Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
É melhor esperar pelos resultados. A empresa precisa de apresentar bons números para decidir para onde ir. Não basta construir, também é preciso ganhar dinheiro.
Kiko_463 Escreveu:Situação atual
Com a situação atual entras longo ou
Curto?
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
NirSup Escreveu:J.f.vieira Escreveu:
Ao mesmo tempo, começam a surgir casas de investimento a reconhecer aquilo que muitos pequenos acionistas defendem há bastante tempo: que a Mota-Engil negoceia com um desconto significativo face às suas congéneres europeias.
O que é que a Muddy Waters Capital sabe que nós, o comum dos mortais, desconhece?
By Nirvana
Se houve alguma coisa, na minha opinião, a Mota já teve tempo para acertar as contas...
Se não existe/existiu nada, a Muddy são tipicos parasitas do mercado.
- Registado: 9/12/2025 16:04
J.f.vieira Escreveu:
Ao mesmo tempo, começam a surgir casas de investimento a reconhecer aquilo que muitos pequenos acionistas defendem há bastante tempo: que a Mota-Engil negoceia com um desconto significativo face às suas congéneres europeias.
O que é que a Muddy Waters Capital sabe que nós, o comum dos mortais, desconhece?
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Tenho acompanhado a Mota-Engil com bastante atenção e, sinceramente, quanto mais informação analiso, mais convicto fico de que o mercado continua a atribuir à empresa um valor inferior ao que os seus fundamentos justificam.
A minha convicção não assenta numa notícia, nem num contrato isolado. Assenta na evolução consistente da empresa: crescimento da carteira de encomendas, melhoria dos resultados, reforço da geração de caixa, expansão em mercados estratégicos e um plano de crescimento ambicioso para os próximos anos e mais umas quantas situações.
Também me parece relevante a colocação em mercado dos 1,41% da CCCC, realizada a cerca de 4,72€ por ação. Foi uma operação absorvida de forma organizada, sem pressão descontrolada sobre a cotação, e continua por saber quem assumiu essa posição. Não tiro conclusões antecipadas, mas acredito que, mais cedo ou mais tarde, essa informação poderá ser conhecida e ajudar a perceber melhor alguns movimentos recentes.
Posso estar completamente enganado. Em bolsa ninguém tem certezas. Mas, neste momento, continuo a preferir olhar para os fundamentos da empresa do que para a volatilidade de curto prazo.
Por isso, vou passar a intervir menos no fórum. Já partilhei a minha visão várias vezes e não faz sentido repetir diariamente os mesmos argumentos. Agora prefiro deixar que seja a própria Mota-Engil, através da execução do seu plano estratégico e dos resultados que vier a apresentar, a demonstrar se esta convicção faz ou não sentido.
Bons negócios a todos.
J.f.vieira
A minha convicção não assenta numa notícia, nem num contrato isolado. Assenta na evolução consistente da empresa: crescimento da carteira de encomendas, melhoria dos resultados, reforço da geração de caixa, expansão em mercados estratégicos e um plano de crescimento ambicioso para os próximos anos e mais umas quantas situações.
Também me parece relevante a colocação em mercado dos 1,41% da CCCC, realizada a cerca de 4,72€ por ação. Foi uma operação absorvida de forma organizada, sem pressão descontrolada sobre a cotação, e continua por saber quem assumiu essa posição. Não tiro conclusões antecipadas, mas acredito que, mais cedo ou mais tarde, essa informação poderá ser conhecida e ajudar a perceber melhor alguns movimentos recentes.
Posso estar completamente enganado. Em bolsa ninguém tem certezas. Mas, neste momento, continuo a preferir olhar para os fundamentos da empresa do que para a volatilidade de curto prazo.
Por isso, vou passar a intervir menos no fórum. Já partilhei a minha visão várias vezes e não faz sentido repetir diariamente os mesmos argumentos. Agora prefiro deixar que seja a própria Mota-Engil, através da execução do seu plano estratégico e dos resultados que vier a apresentar, a demonstrar se esta convicção faz ou não sentido.
Bons negócios a todos.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Com uma proposta cara é quase certo que perdeu a segunda fase do TGV para os espanhóis. Pode ser que assim suba!
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... velocidade
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... velocidade
J.f.vieira Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/congo-aprova-parceria-com-mota-engil-para-extensao-do-corredor-do-lobito
Quanto mais acompanho a Mota-Engil, mais estranho acho o comportamento da cotação.
Numa semana passou de cerca de 4,90€ para 4,40€, uma correção de quase 10%. Pelo meio, surgem notícias como a aprovação da parceria para a extensão do Corredor do Lobito, no Congo, mais um contrato de cerca de 180 milhões de euros no México, uma carteira de encomendas em máximos e recomendações positivas por parte de analistas e muito mais.
Naturalmente, a cotação nem sempre acompanha as notícias no curto prazo. Mas chega a um ponto em que a divergência entre os fundamentos da empresa e o comportamento da ação começa a chamar a atenção.
Cada um tira as suas conclusões. Eu continuo a achar que, mais cedo ou mais tarde, será o mercado a adaptar-se aos fundamentos da Mota-Engil, e não o contrário.
J.f.vieira
O que é estranho na cotação? A Mota está a seguir o comportamento de todas as outras ações do setor na Europa. É uma questão de comparar os gráficos...
- Registado: 29/3/2022 14:04
pmlcastanho Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.
Hoje vejo muitas semelhanças. A ação voltou a entrar numa fase em que o mercado parece ignorar os fundamentos, apesar da sucessão de contratos, da carteira de encomendas recorde e das perspetivas de crescimento. O sentimento voltou a ser de desânimo, exatamente quando surgem as melhores oportunidades para quem consegue olhar para além do curto prazo.
Não afirmo que a história se vai repetir, porque em bolsa não há certezas. Mas, na minha opinião, quem espera que a Mota-Engil anuncie uma grande recuperação para depois comprar, corre o risco de voltar a chegar tarde. As maiores subidas começam normalmente quando quase ninguém acredita nelas. E é precisamente essa sensação que o gráfico me transmite neste momento.
J.f.vieira
Acho que a resposta a isso é em parte isto:
"Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP is a Cayman Islands-domiciled hedge fund launched in February 2021 by Carson Block's Muddy Waters Capital LLC. The fund takes a longer-term, structural approach to short-selling using proprietary AI tools and gained notable attention in the Iberian market for taking a major short position in Portuguese construction firm Mota-Engil."
Este fundo subsidiário dedica-se a shorts de longo prazo.
.............. ................... ..................
Caro pmlcastanho,
É verdade que a existência de fundos com uma estratégia de short de longo prazo pode ajudar a explicar parte da pressão que a ação sofreu. Mas isso, por si só, não determina o valor de uma empresa no longo prazo.
Se assim fosse, bastava um fundo manter uma posição curta para impedir qualquer ação de subir, e sabemos que não é assim que os mercados funcionam.
No final, são os resultados, a geração de caixa, a carteira de encomendas e a execução do plano estratégico que acabam por prevalecer. Os shorts podem prolongar períodos de fraqueza e aumentar a volatilidade, mas não alteram os fundamentos da empresa.
Curiosamente, se esses fundamentos continuarem a melhorar, uma posição curta demasiado prolongada pode até transformar-se num catalisador para uma recuperação mais rápida da cotação.
É por isso que continuo mais interessado na evolução da Mota-Engil do que na estratégia de quem está vendido. O mercado pode demorar a reconhecer valor, mas dificilmente o ignora para sempre.
J.f.vieira
J.f.vieira Escreveu:Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.
Hoje vejo muitas semelhanças. A ação voltou a entrar numa fase em que o mercado parece ignorar os fundamentos, apesar da sucessão de contratos, da carteira de encomendas recorde e das perspetivas de crescimento. O sentimento voltou a ser de desânimo, exatamente quando surgem as melhores oportunidades para quem consegue olhar para além do curto prazo.
Não afirmo que a história se vai repetir, porque em bolsa não há certezas. Mas, na minha opinião, quem espera que a Mota-Engil anuncie uma grande recuperação para depois comprar, corre o risco de voltar a chegar tarde. As maiores subidas começam normalmente quando quase ninguém acredita nelas. E é precisamente essa sensação que o gráfico me transmite neste momento.
J.f.vieira
Acho que a resposta a isso é em parte isto:
"Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP is a Cayman Islands-domiciled hedge fund launched in February 2021 by Carson Block's Muddy Waters Capital LLC. The fund takes a longer-term, structural approach to short-selling using proprietary AI tools and gained notable attention in the Iberian market for taking a major short position in Portuguese construction firm Mota-Engil."
Este fundo subsidiário dedica-se a shorts de longo prazo.
Investor Tuga Escreveu:Está explicada a queda de hoje…
Na Mota as melhores notícias são elas não existirem…
Um abandoned baby, hoje, no fim da sessão, podem ser boas noticias...
Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.
J.f.vieira
J.f.vieira
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -do-lobito
Quanto mais acompanho a Mota-Engil, mais estranho acho o comportamento da cotação.
Numa semana passou de cerca de 4,90€ para 4,40€, uma correção de quase 10%. Pelo meio, surgem notícias como a aprovação da parceria para a extensão do Corredor do Lobito, no Congo, mais um contrato de cerca de 180 milhões de euros no México, uma carteira de encomendas em máximos e recomendações positivas por parte de analistas e muito mais.
Naturalmente, a cotação nem sempre acompanha as notícias no curto prazo. Mas chega a um ponto em que a divergência entre os fundamentos da empresa e o comportamento da ação começa a chamar a atenção.
Cada um tira as suas conclusões. Eu continuo a achar que, mais cedo ou mais tarde, será o mercado a adaptar-se aos fundamentos da Mota-Engil, e não o contrário.
J.f.vieira
J.f.vieira
Está explicada a queda de hoje…
- Registado: 7/9/2024 8:51
Mota-Engil assina contratos no México no valor de 185 milhões de euros
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/mota-engil-assina-contratos-no-mexico-no-valor-de-185-milhoes-de-euros
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/mota-engil-assina-contratos-no-mexico-no-valor-de-185-milhoes-de-euros
- Registado: 16/9/2014 15:30
A Mota está claramente subvalorizada, mas existem muitas incognitas nesta altura, será que a Muddy vai largar a Mota?
Qual o impacto do conflito no Irão no 2T, o aumento das taxas de juro em Setembro, o facto que perderam a subsidiária para os comboios da linha Rubi e precisam de encontrar uma nova aos mesmos preços, a macro a evoluir negativamente.
Vai continuar na zona do preço justo até tudo isto ser digerido.
Tecnicamente parece-me ter agora buy zone nos 4.50, mas pode ir á base da cunha antes de começar a subir outra vez.
Bons negocios.
Qual o impacto do conflito no Irão no 2T, o aumento das taxas de juro em Setembro, o facto que perderam a subsidiária para os comboios da linha Rubi e precisam de encontrar uma nova aos mesmos preços, a macro a evoluir negativamente.
Vai continuar na zona do preço justo até tudo isto ser digerido.
Tecnicamente parece-me ter agora buy zone nos 4.50, mas pode ir á base da cunha antes de começar a subir outra vez.
Bons negocios.
J.f.vieira Escreveu:Hoje concretizei aquilo que tinha dito: reforcei a minha posição na Mota-Engil a 4,50€.
Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas continuo a acreditar que o mercado está a atribuir à empresa um valor inferior ao seu verdadeiro potencial.
Prefiro comprar quando o sentimento é de dúvida do que quando todos estiverem convencidos. O tempo dirá se foi uma boa decisão.
J.f.vieira
Eu também comprei mais 900 acçoes ( migalhas tendo em conta o poder de compra dos foristas) a 4,50 a juntar as 3900 a preço medio de 5€. Acredito que pode ir aos 6€ ate ao fim do ano e mais alem nos anos vindouros. A confirmação da aquisição da bamin, se acontecer juntamento com a apresentação de resultados do 1º semetres em finais de agosto vai catapultar com short squezee a ação e arrebentar com os shorts, esta é a minha previsão, pode ou não acontecer, é o risco que se corre na bolsa.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Hoje concretizei aquilo que tinha dito: reforcei a minha posição na Mota-Engil a 4,50€.
Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas continuo a acreditar que o mercado está a atribuir à empresa um valor inferior ao seu verdadeiro potencial.
Prefiro comprar quando o sentimento é de dúvida do que quando todos estiverem convencidos. O tempo dirá se foi uma boa decisão.
J.f.vieira
J.f.vieira
Hoje vendi a minha posição na Pharol.
Foi uma decisão ponderada. Neste momento, prefiro concentrar o meu investimento na Mota-Engil, porque continuo a acreditar que existe uma diferença significativa entre o valor que o mercado lhe atribui e o valor que a empresa poderá demonstrar nos próximos tempos.
Amanhã, se o mercado o permitir, reforçarei a minha posição na Mota-Engil.
Veremos se o tempo me dá razão.
J.f.vieira
Foi uma decisão ponderada. Neste momento, prefiro concentrar o meu investimento na Mota-Engil, porque continuo a acreditar que existe uma diferença significativa entre o valor que o mercado lhe atribui e o valor que a empresa poderá demonstrar nos próximos tempos.
Amanhã, se o mercado o permitir, reforçarei a minha posição na Mota-Engil.
Veremos se o tempo me dá razão.
J.f.vieira
Quando todos se põem à espera que vá para cima, ela vai para baixo!
Pageup Escreveu:Bar38 Escreveu:Kiko_463 Escreveu:Ponto da Situação. Paciência , confiança na Gestão e nos fundamentais. Já saiu do triângulo?
Qual triangulo????
Triângulo das bermudas, já está a beirinha....
Vamos lá então traçar um triângulo em condições....
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bar38 Escreveu:Kiko_463 Escreveu:Ponto da Situação. Paciência , confiança na Gestão e nos fundamentais. Já saiu do triângulo?
Qual triangulo????
Triângulo das bermudas, já está a beirinha....
- Registado: 1/4/2019 10:52
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 228 visitantes