Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 4/7/2026 23:01

Meus caros, se me permitem tambem estou dentro na Mota há varios anos, e longo, sou um modesto acionista mas que todos os anos pago às finanças uma média de 5 ou 6 mil euros por causa das mais valias, esta empresa tem um grande potencial no futuro, brevemente Bamin no Brasil, 2 troco TGV e o que mais se verá, o Ceo disse que até 2030 pretende atingir 360 M de lucros... com a minha modéstia dou vos um conselho : quem poder cá ficar 4 a 5 anos nao se vai arrepender..
BN

Registado: 28/5/2025 23:55

por Pageup » 4/7/2026 16:38

Atenção.....

Um falso breakout (ou falso rompimento) ocorre quando o preço de um ativo ultrapassa um nível técnico importante (suporte, resistência ou padrão gráfico), mas não consegue manter o movimento e retorna rapidamente para a faixa anterior. Geralmente, isso prende os investidores que entraram na operação muito cedo e causa reversões bruscas.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Àlvaro » 4/7/2026 16:36

Com mais uma perna de alta que os mercados deverão fazer para comemorar a baixa do petróleo, vejo a Mota nos 5,25. Daí para cima só se for com grua! :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 3/7/2026 19:31

Kiko_463 Escreveu:Todos queremos o mesmo, não há duvida e pagar muitos impostos ...kkkk! Agora só temos de remar para o mesmo lado e colaborar com aquilo que sabemos uns aos outros com verdade e clareza; não na ambiguidade. Eu ganhei muito dinheiro com análise simplista do Vale, a qual agradeço. Agora a cotação está uma resistência forte nos 4.85, pela n-ésima vez. A ver se rompe com volume e algum catalisador! Bons negócios.

Fico contente por reconheceres que com os meus bonecos " Eu ganhei muito dinheiro com análise simplista do Vale, a qual agradeço. "
È com essa finalidade que os partilho, e também admito que com eles tenho ganho muito dinheiro, não só na MOTA, mas por onde ando. E espero, acredito que muitos mais também tenham ganho.

Os meus Bonecos, normalmente estão carregados de informação, certamente alguns devem achar excessiva, mas é propositada porque assim há várias opções para escolher, não quero relevar a minha.
Neste caso, e como já tenho referido, espero vender pelos 6,14/ 6,18€. Mas não tenho deixado da rodar o papel.

Aqui vão dois Bonecos para a escolha.

Cada um que faça as suas apostas.

CumPrim/
VsaleAquilino
Anexos
MOTA 03Julho.png
MOTA 3julho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Dragon56 » 3/7/2026 17:42

Independemente de todas as analises tecnicas e fundamentos, no caso da Mota Engil existe um denominador comum que pode influenciar positiva ou negativamente esta cotada até às eleicoes intercalares em Novembro, e somos testemunhas no passado recente quando o Trump perde o juizoxo que tem acontecido aos mercados europeus
BN

por tami » 3/7/2026 17:37

J Alves Escreveu:oh tami

Tu deves pensar que és a última bolacha do pacote, é que já são algumas vezes que tentas não sei bem o que.

Se tens alguma coisa contra a minha pessoa, diz aqui publicamente, porque eu até gostava de te ver falar sobre mercados, mas tu qualquer coisa que eu escrevo sobre a mota que não te agrade vens sempre tentar morder-me nos calcanhares... mas olha posso dizer-te que tens os dentes fracos para moder

Por acaso a unica vez que fiz uma observação sobre ti, até foi para te elogiar e que sempre gostei de ler o que metias por aqui nos meus primeiros tempos de Caldeirão (há-de estar por aí escrito, mas não vou perder tempo a procurar). Não me acho a última bolacha do pacote, não fui agressivo contigo, e só te fiz uma pergunta legítima - se o meu perfil encaixava na tua descrição.

Se o que escrevi te afetou para responderes dessa forma, ao contrário do que referes aparentemente devo ter uns dentes bem forte para te morder mesmo sem intenção. Da minha parte estamos apresentados, pelos vistos tu é que não gostas de ver as tuas ideias confrontadas, e podes ficar descansado que foi a ultima vez que me dirigi a ti. BN

Registado: 28/12/2015 16:15

por pmlcastanho » 3/7/2026 16:58

Filosofias de vida á parte...

A Mota tem tudo para ser a ação do verão de 2026, precisa é que tudo se alinhe positivamente, a Muddy desistir do processo, interesse renovado dos institucionais.

Abertura de capital da unidade de mineracão( seja de que maneira for, e mais informação sobre este assunto na apresentação de resultados do 1S).

Tecnicamente a LTA de longo prazo continua a aguentar, no curto prazo está com bom aspecto, a fechar acima dos 4.80 com bom volume, não consigo projectar a LTD neste momento, mas parece-me que foi quebrada.

Bons negócios.

Registado: 9/12/2025 16:04

por Kiko_463 » 3/7/2026 15:15

Todos queremos o mesmo, não há duvida e pagar muitos impostos ...kkkk! Agora só temos de remar para o mesmo lado e colaborar com aquilo que sabemos uns aos outros com verdade e clareza; não na ambiguidade. Eu ganhei muito dinheiro com análise simplista do Vale, a qual agradeço. Agora a cotação está uma resistência forte nos 4.85, pela n-ésima vez. A ver se rompe com volume e algum catalisador! Bons negócios.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J Alves » 3/7/2026 14:09

A parte importante que referiste é que a nossa estratégia nos dê qualidade de vida, e eu acrescento liberdade.

J.f.vieira Escreveu:
J Alves Escreveu:oh camarada vieira

tu não leves as coisas a peito, vê a minha escrita como uma crítica pela positiva.

Quanto aos meus anos de mercado, isso é o que menos importa, mas posso dizer-te que já são 25 anos a virar frangos.

Quanto ao mercados, repito o que já escrevi, há muita mais vida para além da mota.

............. ............... .......................

J. Alves, claro que há mais vida para além da Mota-Engil, e concordo contigo. Aliás, é precisamente por isso que prefiro acompanhar poucas empresas, mas conhecê-las bem, em vez de tentar seguir dezenas ao mesmo tempo.

A bolsa é apenas uma parte da minha vida. Tenho empresas, família e outras responsabilidades que valorizo muito mais. O meu objetivo é investir de forma consistente, sem precisar de estar colado ao ecrã todos os dias.

Cada um encontra o método que melhor se adapta à sua forma de estar. O meu passa por estudar bem as empresas, investir com convicção e deixar o tempo trabalhar a meu favor. Até hoje, tem resultado e, acima de tudo, permite-me manter aquilo que considero mais importante: qualidade de vida.

J.f.vieira
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.

Registado: 3/3/2006 11:17

por J.f.vieira » 3/7/2026 12:58

[quote="J Alves"]oh camarada vieira

tu não leves as coisas a peito, vê a minha escrita como uma crítica pela positiva.

Quanto aos meus anos de mercado, isso é o que menos importa, mas posso dizer-te que já são 25 anos a virar frangos.

Quanto ao mercados, repito o que já escrevi, há muita mais vida para além da mota.

J. Alves, claro que há mais vida para além da Mota-Engil, e concordo contigo. Aliás, é precisamente por isso que prefiro acompanhar poucas empresas, mas conhecê-las bem, em vez de tentar seguir dezenas ao mesmo tempo.

A bolsa é apenas uma parte da minha vida. Tenho empresas, família e outras responsabilidades que valorizo muito mais. O meu objetivo é investir de forma consistente, sem precisar de estar colado ao ecrã todos os dias.

Cada um encontra o método que melhor se adapta à sua forma de estar. O meu passa por estudar bem as empresas, investir com convicção e deixar o tempo trabalhar a meu favor. Até hoje, tem resultado e, acima de tudo, permite-me manter aquilo que considero mais importante: qualidade de vida.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por J Alves » 3/7/2026 11:35

oh tami

Tu deves pensar que és a última bolacha do pacote, é que já são algumas vezes que tentas não sei bem o que.

Se tens alguma coisa contra a minha pessoa, diz aqui publicamente, porque eu até gostava de te ver falar sobre mercados, mas tu qualquer coisa que eu escrevo sobre a mota que não te agrade vens sempre tentar morder-me nos calcanhares... mas olha posso dizer-te que tens os dentes fracos para moder

tami Escreveu:
J Alves Escreveu:Eu não posso atribuir targets, só posso mandar bujardas.

Espero que não haja aqui malta que contraiu matrimónio com a mota :roll:

Eu tenho ações da Mota há mais de 3 anos (com uns reforços e vendas parciais pontuais pelo meio), o que de facto até já é mais que alguns casamentos que conheço. Isso quer dizer que encaixo nessa "malta que contraiu matrimónio com a Mota"?

por J Alves » 3/7/2026 11:30

oh camarada vieira

J.f.vieira Escreveu:

Não estou "casado" com a Mota-Engil. Estou investido porque, até ao momento, os fundamentais continuam a suportar a minha tese de investimento.

Partilho notícias e análises porque considero que são relevantes para quem acompanha a empresa, não porque tenha necessidade de defender a minha posição. Se os resultados, a execução ou a valorização deixarem de justificar o investimento, não terei qualquer dificuldade em reduzir ou sair.

Quanto ao resto, provavelmente já ando na bolsa há mais anos do que o J. Alves. O meu método nunca foi fazer trading de curto prazo nem reagir a cada oscilação diária. Invisto com uma perspetiva de médio e longo prazo, assente nos fundamentais, e essa abordagem tem-me dado bons resultados ao longo dos anos.

O único "problema" que essa estratégia me tem trazido é ter de pagar IRS sobre as mais-valias com alguma regularidade. É um inconveniente com o qual, felizmente, aprendi a viver.

Cada investidor tem o seu estilo. Eu respeito quem faz curto prazo; peço apenas o mesmo respeito por quem investe com convicção e horizonte de longo prazo.

J.f.vieira

por Shimazaki_2 » 3/7/2026 0:52

Oxalá a ME nos traga bons momentos \:D/
Estávamos em simultâneo a acompanhar a GALP há tempos atrás e que o JFViera ia alimentando o tópico, fiquei com a ideia que desligou na altura pre-guerra... se sim, perderam-se uns euros, eu sim :wall:
Respeitando muito a abordagem e conhecimento que o JALVES partilha com o forum, tambem gosto muito do compromisso com a partilha de novos acontecimentos que o j.f.vieira nos vai fazendo.
Relativo ao activo, vejo como tendo quebrado uma ltd e caminhando numa nova lta, mas a ME têm muita volatilidade...
Sem AT envolvida, vejo uma empresa a crescer, com forte capacidade de crescimento internacional, capaz de abraçar de grandes projectos além fronteiras em diversos continentes.

Registado: 16/9/2014 15:30

por J.f.vieira » 2/7/2026 21:51

Não estou "casado" com a Mota-Engil. Estou investido porque, até ao momento, os fundamentais continuam a suportar a minha tese de investimento.

Partilho notícias e análises porque considero que são relevantes para quem acompanha a empresa, não porque tenha necessidade de defender a minha posição. Se os resultados, a execução ou a valorização deixarem de justificar o investimento, não terei qualquer dificuldade em reduzir ou sair.

Quanto ao resto, provavelmente já ando na bolsa há mais anos do que o J. Alves. O meu método nunca foi fazer trading de curto prazo nem reagir a cada oscilação diária. Invisto com uma perspetiva de médio e longo prazo, assente nos fundamentais, e essa abordagem tem-me dado bons resultados ao longo dos anos.

O único "problema" que essa estratégia me tem trazido é ter de pagar IRS sobre as mais-valias com alguma regularidade. É um inconveniente com o qual, felizmente, aprendi a viver.

Cada investidor tem o seu estilo. Eu respeito quem faz curto prazo; peço apenas o mesmo respeito por quem investe com convicção e horizonte de longo prazo.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Pageup » 2/7/2026 21:36

Amigo vale, a cotação já foi testar várias vezes 4,80, sem conseguir superar penso que se voltar lá e não conseguir a dança é para baixo, mas a valer!

Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião de"

por Aqui_Vale » 2/7/2026 17:06

A coisa está cada vez mais apertada. E eu à espera dos 6,14/ 6,19...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 2Julho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por tami » 2/7/2026 14:32

Eu tenho ações da Mota há mais de 3 anos (com uns reforços e vendas parciais pontuais pelo meio), o que de facto até já é mais que alguns casamentos que conheço. Isso quer dizer que encaixo nessa "malta que contraiu matrimónio com a Mota"?

Registado: 28/12/2015 16:15

por Kiko_463 » 2/7/2026 13:50

Hoje vivemos uma mudança de paradigma devido a 4 fatores:
1-espectativas de bons resultados das empresas,
2-perspetivas de descida (ou estabilidade) das taxas de juro.
3- Dados económicos melhores do que o esperado.
4- Diminuição das tensões geopolíticas e queda do preço do petróleo.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J Alves » 2/7/2026 11:13

Eu não posso atribuir targets, só posso mandar bujardas.

por Goya777 » 2/7/2026 8:19

pmlcastanho Escreveu:"No último Capital Markets Day, a gestão indicou que uma potencial abertura de capital da unidade de mineração continua em cima da mesa."

Ou seja um IPO da unidade de mineração?

Podem vender participação a um sócio institucional sem IPO tal qual

Registado: 17/7/2014 22:33

por pmlcastanho » 2/7/2026 4:23

"No último Capital Markets Day, a gestão indicou que uma potencial abertura de capital da unidade de mineração continua em cima da mesa."

Ou seja um IPO da unidade de mineração?

por J Alves » 1/7/2026 21:43

Há mais vida nos mercados para além da mota

Imagem

por Dragon56 » 1/7/2026 20:18

Penso que Concurso do 2 troço tgv só em janeiro de 2027....

por pmlcastanho » 1/7/2026 15:49

J.f.vieira Escreveu:https://eco.sapo.pt/2026/07/01/mota-engil-perto-de-vitoria-em-processo-movido-nos-estados-unidos-pela-muddy-waters/

Na minha opinião, esta notícia merece mais atenção do que aquela que o mercado lhe está a dar.

J.f.vieira

Esta é uma das razões porque os institucionais não têm interesse na Mota nesta altura.

No caso de uma resolução favorável, pode ser que eles voltem e ajudem a passar a barreira psicológica dos 4.80, até lá pode bem ir fechar o gap no diário ou ir á base da cunha.

Estou longo, isto não muda os meus planos.

P.s.-Tinha na agenda dia 29 de Junho, 80 anos da Mota e apresentação do consórcio vencedor do 2⁰ troço da VR, alguém sabe quando vai ser afinal?

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 251 visitantes