Caldeirão da Bolsa

Memórias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por meu-gôdo » 20/3/2007 11:30

Empirico, o que mais aprecio nas tuas análises é a simplicidade das mesmas. Praticamente, à semelhança do Ulisses não usas indicadores técnicos (MACD; RSI; estocásticos, etc). Eu praticamente só os uso para reforçar as posições que penso tomar. Porquê, perguntarão vocês? Porque no meu caso quando olho a primeira vez para um gráfico o que vejo primeiro são tendências, canais, suportes e resistências, triângulos e coisas assim. É o que toda a gente vê. Quanto aos outros indicadores, cada um usa os que melhores resultados lhe dão. Quando eu negoceio, quero que o máximo de pessoas veja o que eu vejo e façam o que eu faço, para dar força ao movimento porque haverá sempre alguém do outro lado a querer fazer o oposto. Prevalecerá o lado que tem mais força.

Em suma, toda a gente vê suportes e resistências. Por vezes, não são bem desenhados, mas isso melhora com o tempo e é outra história.

Parabéns mais uma vez pelo tópico e aparece sempre que possas. És uma mais valia neste fórum...

Registado: 4/7/2006 19:54

por empirico » 19/3/2007 23:01

Valete Escreveu:
empirico Escreveu:Neste gráfico podemos reforçar a ideia que vale apena negociar por breakouts, reparem o breakout de inicio de Abril teve breakouts sucessivos sem violação, daí o efeito escadinha o que permitiu um trade de 5 meses com um posição altamente rentável.

Olá empírico. A negociação que falas a partir de Abril, não deve ser fácil de efectuar em tempo real, porque no inicio não tinhas o canal descendente definido. Isto é as escadinhas que referes serão tão facilmente desenhadas não tendo ainda o canal em mente? Realmente assim parece perfeito com o canal.

Já agora bom tópico, e já que não dá para comentar no dax, se puderes vai partilhando os teus conhecimentos gerais, que penso ser muito importante para o pessoal.

Um abraço.

Olá Valete,

Esta negociação é possivel em tempo real, porque em nenhum momento houve quebras de breakouts.

Com este exercicio quis transmitir que esta analise é das mais poderosas para ganhar dinheiro em bolsa pela AT, por isso vou deixar aqui mais exemplos.
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por Valete » 19/3/2007 22:45

empirico Escreveu:Neste gráfico podemos reforçar a ideia que vale apena negociar por breakouts, reparem o breakout de inicio de Abril teve breakouts sucessivos sem violação, daí o efeito escadinha o que permitiu um trade de 5 meses com um posição altamente rentável.

Olá empírico. A negociação que falas a partir de Abril, não deve ser fácil de efectuar em tempo real, porque no inicio não tinhas o canal descendente definido. Isto é as escadinhas que referes serão tão facilmente desenhadas não tendo ainda o canal em mente? Realmente assim parece perfeito com o canal.

Já agora bom tópico, e já que não dá para comentar no dax, se puderes vai partilhando os teus conhecimentos gerais, que penso ser muito importante para o pessoal.

Um abraço.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por empirico » 19/3/2007 22:10

BabyBoom Escreveu:Gráfico corrigido, depreendo que fizes-te a correcção ou agora ou passado algum tempo.

verifica-se a evolução na análise técnica com muito mais experiência, com targets precisos e linhas consistentes.

Essencialmente o que resulta da observação é que ouve uma imensa evolução e exigência no traçar das linhas no segundo gráfico confrontado com o primeiro.

Evolução essa que pessoalmente procuro, porque estou aqui para aprender e quem me dera poder daaui a um tempo poder apresentar a mesma evolução.

Obrigado empirico.

Com treino vais conseguir!
Empirico

por empirico » 19/3/2007 22:07

colmeias Escreveu:Olá DerivativesMan, estava a referir-me ao Delta... que eu tenha conhecimento não se pode alterar strike e datas de vencimentos...

Deixo aqui mais um aviso, nem entrem em produtos sem dominarem, a sorte não dura sempre... existe muita bibliografia sobre os produtos alavancados, e depois podemos sempre fazer um estudo historico do produtos antes de entrarmos...

Bons investimentos

João Colmeias

Concordo a 1000% com o Colmeias, os warrants são o pior instrumento para se negociar, havendo hoje CFD's não compreendo porque se investe neste produto!
Empirico

Re: Empirico, estás sempre a surpreender-me...

por empirico » 19/3/2007 22:06

colmeias Escreveu:Depois das razões que só ele sabe, e de nos ter deixado a Todos Orfãos da suas sempre generosas Analises, e sempre muito apreciadas por todos, e ainda não encontrei aqui ninguem que não lhe esteja eternamente grato...
Reaparece o seu primeiro grafico que ele coloca aqui no caldeirão.

Sendo reconhecido o seu Grande sentido de Oportunidade, deixo aqui a minha analise...

Mais uma vez, Obrigado por tudo Empirico...

Colmeias,

Até achei piada á brincadeira :mrgreen:

Bons negócios!
Empirico

Re: Belo exercício pedagógico

por empirico » 19/3/2007 21:58

meu-gôdo Escreveu:Vamos lá ver se consigo fazer uma análise correcta. No segundo gráfico o canal descendente tem mais toques do que no primeiro gráfico pelo que o torna mais válido. Os toques encontram-se quase equidistantes entre si, assim como os suportes que ficam quase sempre equidistantes formando uma escadinha descendente. De seguida dá-se uma pequena rotura (para cima) o que é sinal de que a tendência pode ter terminado formando um triângulo que é rompido para baixo dando sinal bear e projectando-o para a zona dos 4,5 pontos local que é ligeiramente ultrapassado pela cotação do título. Depois surge nova inversão de tendência com várias velas verdes e o fecho de gap e continuação de tendência dando inicio a um movimento bull formando o canal que desenhaste. Finalmente a resistência dos 5,70 é vencida com uma bela vela verde ao qual se segue uma vela vermelha (feia por sinal), mas seguida de um belo movimento para cima com 3 velas verdes ficando aquele ponto como um belo suporte para entrada posterior no caso de corrigir.

Empírico, agradeço correcções e obrigado pelo exercício

xcelente comentário! :wink:
Empirico

por empirico » 19/3/2007 21:55

Porque risquei as LTs (linhas brancas)? porque elas só são importantes para confirmar a tendência, para a negociação própriamente dita não me permite posicionar em nada. Também risquei as linhas para separar o mês porque podem distorcer a imagem o mesmo em relação ao fundo. O ideal é um fundo branco simples e de fácil leitura, não somos decoradores, somos analistas. Durante este periodo foram 8 movimentos de trading possiveis conforme setas e foram 4 posições longas e 4 posições curtas.

Neste gráfico podemos reforçar a ideia que vale apena negociar por breakouts, reparem o breakout de inicio de Abril teve breakouts sucessivos sem violação, daí o efeito escadinha o que permitiu um trade de 5 meses com um posição altamente rentável.

Durante este periodo só ouve uma vez que foi efectuado um trde por figura técnica (triângulo simêtrico e os ganhos são conseguidos sem qualquer outro tipo de indicadores técnicos, muitas vezes originando falsos sinais.

Deste exercicio retenho: Quanto mais simples e dirigida é a analise, maior é a rentabilidade. O ideal é seguir os movimentos por linhas de suporte/resistência.
Empirico

por colmeias » 19/3/2007 20:31

Olá DerivativesMan, estava a referir-me ao Delta... que eu tenha conhecimento não se pode alterar strike e datas de vencimentos...

Deixo aqui mais um aviso, nem entrem em produtos sem dominarem, a sorte não dura sempre... existe muita bibliografia sobre os produtos alavancados, e depois podemos sempre fazer um estudo historico do produtos antes de entrarmos...

Bons investimentos

João Colmeias

Registado: 13/6/2006 23:14

por DerivativesMan » 19/3/2007 9:36

Colmeias, tem a certeza que os emitentes alteram o delta conforme lhes apetece?? Não será o strike ou a data de vencimento? Também já vi que eles mudaram a paridade dos warrants, incrível! Realmente não existem warrants baratos (excepto warrants sobre o DAX que às vezes são tão baratos que dá para arbitrar). Diga-me lá como o emitente altera o Delta, ainda não conseguir entender esta....

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

As más experiencias...

por colmeias » 18/3/2007 15:27

Os Warrants , não compensam o risco...

Existem duas variaveis a ter toda a atenção, o Delta e a volatilidade... Quando falamos de volatilidade é um indicador que depende da volatilidade do mercado, MAS quando falamos de Delta, a historia é outra, é uma variavel que varia conforme a vontade do emitente, isso é que me assusta, porque se estiver muito dinheiro investido no Warrant, eles baixam o Delta...

Gostaria de recomendar 2 factores muito importantes, não entre num warrant novo, e nunca invista num warrant sem o observar pelo menos durante 15 dias o seu comportamento, estou a referir-me aos autonomos...

Não esqueça os emitentes não lançam warrants para perder dinheiro...Não existem warrants baratos...

Bons investimentos

Joao Colmeias

por empirico » 18/3/2007 14:11

Segunda-feira darei respostas e a minha opinião relativamente ao gráfico corrigido.

Quanto a este tópico, criei-o com o objectivo de:

Aproveitar as más experiências de todos nós feitas no passado, colocá-las aqui, discutir os erros e aprender com eles para não os repetir no futuro. Este é o objectivo do tópico, daí o nome de memórias!
Empirico

por michael » 18/3/2007 12:39

porque passamos do dax para a sonae/pt e novamente para o dax? por 1 momento com a frase inicial do "levei à falência" pensei que fosse no presente e que tinhas estoirado com as quedas do dax...

eu não me posso dar ao luxo de perder 80% do meu capital, fogo :!:

Registado: 28/12/2006 1:38

por Cali » 17/3/2007 11:08

olá colmeias! Não percebi umas coisas:

Esse quadro "average of the month" do DAX, pretende ser o quê? Uma previsão para os proximos meses, da cotação média do DAX, suponho. MAs que raio é aquela coisa do 50% e 80% correct, e os respectivos valores? E de onde tiraste esse quadro ? E de que forma é que o grafico do Empirico, que é da PT e da há vários anos atrás, encaixa no grafico do DAX que aqui puseste? É que acho que me passou alguma coisa ao lado... se calhar foi por falta de dormir...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Empirico, estás sempre a surpreender-me...

por colmeias » 17/3/2007 10:20

Depois das razões que só ele sabe, e de nos ter deixado a Todos Orfãos da suas sempre generosas Analises, e sempre muito apreciadas por todos, e ainda não encontrei aqui ninguem que não lhe esteja eternamente grato...
Reaparece o seu primeiro grafico que ele coloca aqui no caldeirão.

Sendo reconhecido o seu Grande sentido de Oportunidade, deixo aqui a minha analise...

Mais uma vez, Obrigado por tudo Empirico...
Anexos
dax_future.JPG
Ficheiro perdido na net
dax_future.JPG (0 Bytes) Visualizado 2006 vezes

por BabyBoom » 17/3/2007 2:32

Gráfico corrigido, depreendo que fizes-te a correcção ou agora ou passado algum tempo.

verifica-se a evolução na análise técnica com muito mais experiência, com targets precisos e linhas consistentes.

Essencialmente o que resulta da observação é que ouve uma imensa evolução e exigência no traçar das linhas no segundo gráfico confrontado com o primeiro.

Evolução essa que pessoalmente procuro, porque estou aqui para aprender e quem me dera poder daaui a um tempo poder apresentar a mesma evolução.

Obrigado empirico.

Registado: 7/9/2005 20:11

Belo exercício pedagógico

por meu-gôdo » 17/3/2007 0:25

Vamos lá ver se consigo fazer uma análise correcta. No segundo gráfico o canal descendente tem mais toques do que no primeiro gráfico pelo que o torna mais válido. Os toques encontram-se quase equidistantes entre si, assim como os suportes que ficam quase sempre equidistantes formando uma escadinha descendente. De seguida dá-se uma pequena rotura (para cima) o que é sinal de que a tendência pode ter terminado formando um triângulo que é rompido para baixo dando sinal bear e projectando-o para a zona dos 4,5 pontos local que é ligeiramente ultrapassado pela cotação do título. Depois surge nova inversão de tendência com várias velas verdes e o fecho de gap e continuação de tendência dando inicio a um movimento bull formando o canal que desenhaste. Finalmente a resistência dos 5,70 é vencida com uma bela vela verde ao qual se segue uma vela vermelha (feia por sinal), mas seguida de um belo movimento para cima com 3 velas verdes ficando aquele ponto como um belo suporte para entrada posterior no caso de corrigir.

Empírico, agradeço correcções e obrigado pelo exercício

por empirico » 16/3/2007 22:03

Deixo o gráfico corrigido, se alguém quiser comntar ou colocar perguntas, força no final eu faço o meu comentário.
Anexos
ptc.bmp
ptc.bmp (0 Bytes) Visualizado 2274 vezes
Empirico

por empirico » 16/3/2007 21:08

Vou deixar-vos o primeiro gráfico que coloquei no Caldeirão em 2002.
Sem comentários nem adaptações.

No post seguinte vou comentá-lo.
Anexos
ptc.bmp
ptc.bmp (0 Bytes) Visualizado 2313 vezes
Empirico

por carrancho » 16/3/2007 20:36

É a melancolia!!! :cry: desconfio que quando as memórias acabarem passa às anedotas no off-tópic e quando mais não souber... lá vai ter de largar o tal projecto para poder aqui escrever o que quer!!!

Um abraço e venham de lá essas memórias, mas tambem podem vir as boas que pelas más anda muita gente agora investido :twisted:

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por meu-gôdo » 16/3/2007 20:33

A velha e importante máxima aplica-se aqui: stop-losses. O resto é conversa. Até o melhor trader do mundo perde dinheiro em certos negócios. É a lei dos mercados

por empirico » 16/3/2007 20:32

hehehehe... se a raiva da época dê-se envelhecimento precoce, garanto-te que tinha ficado com 100 anitos no minimo :mrgreen:
Empirico

por @rmando » 16/3/2007 20:27

Agora até me assustei!!! Então o novo projecto do empirico passa pelo envelhecimento precoce?!!! As memórias?!!!

ok! ok! já percebi a ideia pedagógica.

Como deves saber, será mais um tópico com milhares de leituras...

um abraço
armando

Registado: 11/10/2006 11:18

Memórias

por empirico » 16/3/2007 20:10

Aprendi a gostar de conviver com os daxianos e uma forma de estar presente é fazendo alguns comentários sobre erros que cometi e regras de trading de forma a ajudar a minimizar erros emocionais, espero desta forma também poder ser útil e um dia destes quando a minha vida o permitir volto a deixar a minha AT.

1. Levei a minha carteira à falência!

Tal como a esmagadora maioria das pessoas que começam a negociar dinheiro vivo na bolsa, também eu perdi inicialmente todo o meu dinheiro, na época iniciei o negócio com 1000 contos em Março de 1998 e em Setembro tinha uns miseros 200 contos, com esse dinheiro paguei 50 contos a um falecido grande especulador que vivia na minha cidade do Porto, em Serpa Pinto e o restante deu para ir 1 semana para o algarve.

Isto aconteceu porque eu iniciei-me a comprar Sonae em 1998 a 2,64 e em Setembro valia 1€, pelo meio vendi-a e comprei PT que ajudou a esta perca de 80% do Capital.

Quem nunca passou por isto e anda na bolsa o mais certo é que infelizmente venha a passar por isso se quiser um conselho escreva:

Sempre que decida comprar algo em bolsa pense bem o que vai comprar e a que preço, se mesmo assim decidir comprar decida ainda antes da compra a perca máxima que está disposto a ter e se a cotação for a esse valor não adie, venda imediatamente

Em breve deixo outras pequenas histórias.
Empirico

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], m-m, yggy e 126 visitantes