Caldeirão da Bolsa

[off-topic] Ninhos e locais de incubação de empresas? Onde?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por OPA » 16/3/2007 16:29

kemmy

Na Faculdade de Ciencias e Tecnologia (Univ. Nova de Lisboa) tens um parque de incubacao de empresas. Alem disso, e uma faculdade que forma eng. do ambiente, informaticos, geologos, enfim...muita materia prima a precisar de estagios profissionais e futuro emprego/trabalho.

De referir que os SIGs fazem parte da materia curricular de quase todas estas licenciaturas :wink:

Penso que as condicoes sao boas. Contacta o MADAN parque, na FCT-UNL, Monte da Caparica.

Se precisares de mais contactos, envia-me uma pm!

Registado: 9/6/2005 11:19

por Guloso » 16/3/2007 16:01

Em Lisboa à alguns centros de escritórios, para empresas “muito” pequenas. Assim rapidamente estou-me a lembrar de alguns: em Sete-Rios, Saldanha, Benfica e na Alexandre Herculano. Faz uma pesquisa na net.

Registado: 4/11/2002 23:51

por Quico » 16/3/2007 11:55

Há uns anos iniciei a minha empresa aqui: http://www.net-sa.pt/

Foram porreiros e ajudaram bastante nos prmeiros anos. Entretanto crecemos e saimos de lá, e entretanto já passaram muitos anos (mais e uma década). Não sei como está aquilo.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por nunofaustino » 16/3/2007 11:47

Lol pata...

o problema é ser em Lx... eu nessa zona não conheço nadica de nada...

Se fosse na zona centro conhecia o Pedro Nunes (já referido), o Biocant (onde estou instalado, mas mais virado para a biotecnologia), o parkurbis (tb já referido), ...

Em lisboa, o único sítio que conheço é mesmo o tagus park (penso que a renda anda à volta dos 20E/mês, mas posso estar redondamente enganado). Mas penso que se fores ao IAPMEI ou telefonares para a AdI (214232100) eles te poderão ajudar a encontrar um bom sítio para ti.

Para além disso, há alguns centros de empreendedorismo... um deles é relativamente dinâmico e têm algumas iniciativa que vos podem ser úteis até porque está localizado em Cascais (http://www.dnacascais.pt/).

Finalmente, existem diversos apoios da AdI e do IAPMEI a que podes concorrer... procura nestas duas instituições pelos programas de apoio a novas empresas... um dos programas (finicia) tem um acordo qquer com a câmara de Lx (http://www.cm-lisboa.pt/index.php?id_it ... tegoria=11).

Mais qquer coisa avisa...

Um abraço e boa sorte (dá sempre jeito) e muita persistência/paciência

Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por Pata-Hari » 16/3/2007 8:06

O nosso amigo faustino é que é um expert em empreendoria... ele é que poderia dar umas dicas. Nuno à cabine de som para dar umas dicas, pode xer?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por kemmy » 16/3/2007 1:54

Boa noite

Desde já um muito obrigado pelas respostas e pelo apoio, prometo que vou dando noticias à medida que as coisas vão avançando.

A empresa ainda não passa de um projecto de duas cabeças duras (que ainda estão iludidos pela sua juventude de idade e profissional).

Sendo um projecto ainda estamos a avaliar todos os prós e contras, desde as despesas fixas, possíveis despesas pontuais, despensas com divulgação e angariação de clientes etc…

Em relação aos ninhos e centros de incubação, o preço destes deixa qualquer futuro jovem empresário de micro-empresa de boca aberta, alguns chegam a pedir aproximadamente 600 euros mês por gabinetes de 20 m2 (para nós não seria necessário algo tão grande, mas os mais pequenos estão ocupados) mais outras despesas (como por exemplo luz, a Internet é sempre à parte).

No site http://www.neotec.gov.pt/index.php?opti ... id=61&lang podemos ver locais especializados em ninhos e incubação de empresa, mas depois em sites de agências mobiliárias também é possível encontrar mais outros.

Para a semana devo começar a visitar in loco os ninhos de empresa com vagas e visitar o iapmei.

De facto para nós era bom que ficássemos em Lisboa, pois já temos família formada, ainda sem rebentos mas já temos o vaso (leia-se casa) para pagar e ir para fora de Lisboa seria ainda mais complicado, uma vez que também não sabemos o futuro da futura empresa.

Esta semana já não poderei dar mais informações, mas depois deixo uma espécie de manual de procedimentos, lol

Já agora alguém sabe quanto poderá custar os serviços mínimos de um TOC?

Cumprimentos

Kemmy
Estou a aprender

Registado: 9/2/2007 12:26

por TraderAT » 16/3/2007 1:16

Boa noite

Sei que é algo distante de Lisboa...em Coimbra, o IPN - Instituto Pedro Nunes, ver link http://www.ipn.pt(ligado a FCT da U.Coimbra).

Eu sei que ainda são 200km de A1, mas fica a sugestão.
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por vitor79 » 16/3/2007 0:54

Obrigado, SCPNuno.
Vou agora enviar uma PM.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por jabreu » 15/3/2007 13:59

Excelente off topic...

Nem sabia da existencia desses ninhos e incubadoras... Porreiro..

Vai dando noticias desta tua procura.. fiquei curioso
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por paulomo » 15/3/2007 13:52

Caríssimo
Aproveito para o desafiar a ir partilhando neste tópico quais os resultados da vossa procura de local bem como dos apoios e celeridade que identificarem na criação da vossa empresa.
Um abraço

Registado: 8/3/2007 16:28

por scpnuno » 15/3/2007 10:55

Já agora, juntando o util ao agradavél, e visto que a empresa está ligada á area do ambiente, deixa-me recordar-te que existe aqui no forum um colega, o vitor79 que é engenheiro do ambiente e está á procura de emprego. Nunca se sabe...pode até ser que vos dê jeito aos dois.

Boa sorte
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: [off-topic] Ninhos e locais de incubação de empresas? On

por Scorpio » 15/3/2007 10:48

Mais uma ideia, a 45 minutos de Lisboa. E sei que já passou por lá uma empresa do mesmo ramo.

http://www.airo.oestedigital.pt/customp ... 56e4&m=a31

Centro Incubador das Caldas da Rainha

As incubadoras são empresas/associações ou instituições especializadas que fornecem espaços devidamente equipados para o desenvolvimento de uma nova empresa, assim como apoio ao nível administrativo. O principal objectivo de uma incubadora de empresas é auxiliar os novos projectos no seu processo inicial.

Clique aqui para ver um mapa com a localização do Centro Incubador

Apresentação do Centro Incubador:
A AIRO (Associação Industrial da Região do Oeste), a CMCR (Câmara Municipal de Caldas da Rainha) e a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) com o intuito de promover o espírito empreendedor dos jovens da região criam o Centro Incubador de Caldas da Rainha. São desta forma criadas condições para o surgimento de novos projectos empresariais, criativos e dinâmicos que promovam e revitalizem o desenvolvimento sócio-económico da região.

Missão:
Apoiar jovens com potencial empresarial para o desenvolvimento de projectos

Visão:
Ser a médio prazo, um local de sucessos para formação de empreendedores e de projectos/ideias inovadoras.

Destinatários:
- Jovens finalistas e ou licenciados
- Residentes no distrito de Leiria
O apoio prestado, assume essencialmente a forma de:

Orientação técnica na fase de constituição e arranque da empresa;
Disponibilização de espaço físico para instalação de empresas;
Serviços de logística: salas de reuniões, correio, Internet, fotocópias, bar, restaurante, auditório, ligações e contactos com diversos centros de investigação nacionais e internacionais e outras fontes de conhecimento, fontes de financiamento, etc.
Acesso a acções de formação regulares em temas tecnológicos e relacionados com gestão.
Possibilidade de recorrer à nossa bolsa (em constituição) de consultores especializados em distintas áreas (gestão, Investimentos, marketing, Fiscal, SHST, estratégia, Tecnologias, Qualidade, etc.) Em condições vantajosas.

Como se candidatar:

Condições de Candidatura
Podem candidatar-se ao Centro os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (inclusive), recém licenciados ou de formação especializada, que se queiram agrupar para constituir a sua empresa.
As candidaturas são por um período de 2 a 3 anos.
No caso da empresa já exercer actividade, será dada preferência aos candidatos daquelas constituídas à menos de um ano.
No caso de a empresa ainda não se encontrar constituída deverá a sua constituição efectuar-se no prazo de 3 (três) meses, podendo esse período, em casos de excepção a definir pelo juri, ser alargado até aos (seis) meses.
A candidatura deve ser formalizada através de impresso próprio (formulário de candidatura) que poderão solicitar na AIRO.
A análise dos projectos e a subsequente selecção e admissão dos candidatos avaliará, ainda, entre outros, os seguintes elementos:
a Curricula escolares e profissional;
b Inserção do projecto na filosofia que está subjacente à criação dos centros de incubação;
c Capacidade para o desenvolvimento de actividades potencialmente geradoras de novas profissões;
d Contribuição para o desenvolvimento económico e social do concelho
Estão excluídos do presente programa os projectos de sociedades constituídas para prosseguir actividades ligadas exclusivamente ao exercício da profissão liberal, advocacia ou medicina.
Formalização da candidatura e entrega dos Projectos

O período de apresentação das candidaturas encontra-se aberto.
A Entrega das candidaturas deverá ser efectuada directamente na AIRO (Associação Industrial da Região do Oeste).

Critérios de Selecção

Viabilidade técnica e económica do empreendimento com potencial de crescimento.
Grau de Inovação e de Competitividade dentro do Foco da Incubadora.
Grau de importância da empresa no apoio às outras empresas residentes. Fazer parte da rede de empresas da Incubadora.
Qualificação dos proponentes e da equipe quanto aos aspectos técnicos e empreendedores.
A adequação promotor-ideia / projecto-região
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por The Mechanic » 15/3/2007 9:27

Pega ...

Ninhos de Empresas

Os Objectivos

Os Ninhos de Empresas são espaços física e geograficamente definidos pelos Centros de Apoio à Criação de Empresas (CACE), destinados a promover a constituição, desenvolvimento e consolidação de empresas, através da prestação de apoios técnicos, com a finalidade de permitir a sua posterior integração no mercado com total autonomia.

Os CACE têm por objectivo fomentar o aparecimento de novas empresas, na área geográfica em que estão implantados, proporcionando-lhes condições técnicas e físicas para um desenvolvimento e crescimento sustendados, através dos Ninhos de Empresas, tendo em vista a criação de postos de trabalho.

Os Destinatários

Pessoas singulares, com idade igual ou superior a 18 anos;
Entidades privadas com fins lucrativos.

Não são admitidos projectos de criação de empresas apresentadas por sociedades que já desenvolvam actividades empresariais no exterior do Ninho.

O Projecto-Tipo

O projecto de criação de empresa a instalar nos Ninhos deve reunir, cumulativamente, as seguintes condições de acesso:

Demonstrar viabilidade económico-financeira e técnica;
Garantir a criação de emprego estável e qualificado;
Adequar o projecto aos objectivos do CACE e às instalações disponíveis.

Apoios Técnicos
Organização e desenvolvimento de acções de formação empresarial destinadas aos potenciais promotores;
Acompanhamento técnico na fase de arranque e desenvolvimento das iniciativas empresariais;
Cedência de espaços modulados e respectivos serviços de logística.

O Enquadramento Legal

Portaria nº 1191/97 de 21-11

Onde estão os CACE?

CACE

PENÍNSULA DE SETÚBAL ( responsável por Lisboa, creio eu )
R. António José Baptista, 86
2910 - 397 Setúbal
Telef: 265 52 05 96
Fax: 265 52 05 67
E-mail: cace.setubal.drl@iefp.pt

Vái ao Site da ANJE e vasculha lá tambem , telefona e indorma-te . Creio que existe tambem algo no TagusPark ( Oeiras ) que tem a ver com ninhos de empresas .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por icorreia » 15/3/2007 1:09

Caro Kemmy,

Se por acaso pensar em instalar a sua empresa fora de Lisboa, pode ver o site do Parkurbis, que fica na Covilhã. Na sua mensagem fala na zona de Lisboa, mas decidi falar-lhe deste parque porque tem incubadora de empresas.

http://www.parkurbis.pt/

Neste parque tecnológico estão instaladas várias empresas na área das novas tecnologias.

Cumprimentos,

Icorreia

Registado: 1/2/2006 16:54

[off-topic] Ninhos e locais de incubação de empresas? Onde?

por kemmy » 15/3/2007 0:36

Boas noites

Peço desculpa, desde já, pela ousadia e pelo off-topic que vou criar.

Estou a pensar criar uma pequena empresa familiar com um colega meu, neste momento a empresa é apenas um projecto, pois vai depender de muitos outros factores, como por exemplo os custos de arrendamento de um espaço para trabalhar.

A minha pergunta é então a seguinte: alguém tem conhecimentos de ninhos de empresas, com valores de arrendamentos acessíveis a uma micro-empresa recém criada, na área de Lisboa?

Já visitamos 3 ninhos de empresas, um deles com preços acessíveis, um outro não possuía vagas e por fim um parque tecnológico, que seria o sonho de uma empresa liga às novas tecnologias, mas que o arrendamento é simplesmente proibitivo para os nossos bolsos.

Já agora, se me permitem, passo publicidade à futura empresa. Esta estará ligada ao ordenamento do território, analise ambiental, Sistemas de Informação Geográfica.

Muito obrigado

Kemmy
Estou a aprender

Registado: 9/2/2007 12:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: belinho2, Dragon56, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, m-m, Minsk, Mr.Warrior e 114 visitantes