Para além do fecho do GAP existe mais qualquer coisa.
Ainda não saiu nos médias nacionais, mas ja saiu nos médias locais
O contrato foi adjudicado pelo Instituto de Estradas de Angola (INEA) à empresa portuguesa Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, SA.
A nova ponte, que será construída sobre o rio Kwanza, se enquadra nas obras previstas pelo Programa de Investimentos Públicos (PIP), e terá uma secção central com 170 metros de cumprimento sobre o curso normal do rio.
A obra inclui dois viadutos de acesso, com 60 e 120 metros de extensão longitudinal a Norte e Sul, respectivamente, sobre a bacia de inundação do rio.
A secção central consistirá num tabuleiro contínuo de três vãos. Os dois extremos são de 50 metros e o intermédio de 70 metros de cumprimento, constituído por duas vigas metálicas mestras.
O tabuleiro possuirá 10,6 metros de largura, suportado por dois pilares no curso normal do rio e um pilar em cada margem.
Nos viadutos de acesso, os tabuleiros serão simplesmente apoiados em vãos iguais de 20 metros cada um, também com vigas pré-fabricadas de betão em “T” invertido. O empreendimento prevê obras relativas à acomodação do tráfego, retirada do mato e limpeza, drenagem, terraplenagens e pavimentação.
O contrato de empreitada foi adjudicado pelo Instituto de Estradas de Angola (INEA) à empresa portuguesa Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, SA.
A ponte será erguida fora do alinhamento da estrada existente para permitir a continuidade do tráfego e a operação das jangadas durante a fase de construção, com duração prevista para 15 meses.
Para tanto, será necessário deslocar os actuais pontos de atracagem das jangadas e construir uma nova estrada de acesso a esses sítios
O rio Kwanza possui uma largura do curso normal de água de 170 metros, podendo atingir, no período das cheias, uma largura total de dois quilómetros, incluindo a bacia de inundação.