
Enviado:
20/12/2006 22:02
por artista_
Será que esta notícia já era esperada?? se não talvez possa provocar algumas mexidas amanhã...
De qualquer forma os mercados talvez já estejam mais a pensar no Natal que outra coisa, eu só tenho tido tempo para dar uma olhadela de vez em quando de resto tem sido só trabalho e agora estou a tratar do resto das prendas
Bons negócios
Euronext reduz limite peso acções PSI20, altera revisão

Enviado:
20/12/2006 21:27
por mcarvalho
NOVA1-Euronext reduz limite peso acções PSI20, altera revisão
20/12/2006
(Acrescenta mais informação, citações Euronext)
LISBOA, 20 Dez (Reuters) - A Euronext Lisbon vai introduzir novas regras para o cálculo do índice PSI20 , impondo um limite de 15 pct para o peso de cada título na altura de revisão da carteira e alterando a periodicidade das revisões, anunciou a empresa.
Actualmente as regras de cálculo do PSI20 estabelecem um limite de 20 pct para o peso de cada título na altura de revisão do índice, independentemente da sua dimensão.
Esse valor irá agora baixar para os 15 pct, limitando o peso de títulos como a EDP , Portugal Telecom e BCP , que apresentam um peso superior aos 15 pct da carteira do PSI20.
"Será mais fácil comparar o PSI20 com os restantes índices europeus, já que estas regras irão criar uma harmonização com o que se passa noutros países", afirmou António Martins, responsável pela área de listing da Euronext .
Outra alteração nos cálculos do PSI20 passa pela eliminação de uma definição do factor de correcção do free float (FCFF) por tabela. A partir de agora o valor do free float será definido a partir do valor real da dispersão de cada título.
A periodicidade da revisão da carteira também irá sofrer alterações, passando da actual situação de revisão semestral para uma única revisão anual, a ocorrer em Março.
As novas regras entrarão em vigor a partir de Julho de 2007, à excepção da regra da revisão, que só funcionará a partir de 2008.
"Tinhamos opção de começar já com esta regra, e fazer nova revisão do índice em Março de 2007, mas optámos por fazer uma revisão semestral em Junho e introduzir o novo sistema em Março de 2008", disse António Martins.
O índice terá também um período de revisão extraordinária em Setembro, para os títulos que não cumpram os requisitos de 'fast-entry' no PSI20.
"Há titulos em que não se conhece no momento de entrada na bolsa a sua liquidez e desempenho , e esses títulos terão oportunidade de entrar no PSI20 em Setembro se provarem que preenchem os requisitos", disse António Martins.