Caldeirão da Bolsa

Puts... ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Brah » 8/12/2006 20:23

Obrigado Trader... já tinha ido ler o site do BCP sobre warrants, e com o teu post ainda fiquei mais esclarecido :idea: :idea:

mas vou seguir o teu concelho, já tinha a ideia que os warrants era algo muito volátil,é certo que dão hipótese de se ganhar muito, mas também dão hipotese de perder, e eu não estou assim tão dentro dos mercados como isso para me lançar assim à sorte :wink:

Acho que as acções já me vão dando com que me entreter, e ás vezes mais dores de cabeça do que pretendia :)

De qualquer forma obrigado por responderem às minhas bacoradas, ao menos já fiquei que saber que é algo que não me importo que passe ao lado... 8-) 8-)

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Tentado clarificar.

por TraderT » 8/12/2006 20:10

The Doctor

Warrants Puts podem ser uteis da seguinte forma.

Se tiveres uma carteira de acções e queiseres impedir que perca valor com a queda podes comprar puts.

Direitos a vender as acções a um preço mais baixo.
E que enquanto a tua carteira de acções se desvaloriza estão-se a valorizar os warrants, aqueles direitos numa razão proporcionalmente inversa (de acordo com várias regras).

Claro que isto poderia ser evitado se venderes as acções antes da queda.

A questão que se põe é que não tinhas a certeza da queda e estavas disposto a perder um valor (Prémios dos Ws) para garantir que a queda não te ia afectar a carteira... mantendo sempre essa carteira.

Claro que, se passar X tempo sem que nem suba nem desça o stock/acções da tua carteira, então o teu direito expira sem qualquer valor.

Se a tua carteira se valorizar então os teus puts também perdem todo o valor.

Mas se descer a tua carteira os teus puts asseguram que não perdes os ganhos que tinhas. Porque se valorizam entretanto.

Isto é um tipo de hedging.

Claro que podes não ter nenhuma carteira e compras puts que se valorizam a medida que o subjacente(stock) perde valor. Ou calls que se valorizam a medida que o subjacente (stock) ganha valor. Os warrants podem custar 1/10 do preço de uma acção e permitir ganhos em relação ao valor investido muito superior.

Mas se passar x tempo, estabelecido no contrato, e não for atingido um valor, também estabelecido no contrato, então perdes todo o valor investido. (se não venderes antes - Entretanto a medida que passa o tempo o valor que deste pelo Warrant (Prémio) diminui de acordo com determinadas regras.

- De qualquer forma um conselho. Evita os Warrants a alavancagem e as regras dos warrants, levam com demasiada facilidade a perdas totais.
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

por H01 » 8/12/2006 17:38

Penso que não é necessário ser cliente (não fazem nenhuma referência a essa obrigatoriedade).

Quanto ao local, provavelmente serão realizadas de acordo com as inscrições.

Registado: 29/9/2006 11:56

por SoEu » 8/12/2006 17:33

H01 Escreveu:Boa tarde,

Sugeria-lhe que se inscrevesse nos cursos gratuítos sobre warrants que estão a ser anunciados nos sites:
http://www.santander.pt/pagina/indice/0,,725_1_1,00.h...

É preciso ser cliente? Alguém sabe em que zona do País é a formação? Como não sou cliente ....

Registado: 14/9/2006 19:54

por Jooaaoo » 8/12/2006 17:09

The Doctor Escreveu:Para quê fazer um put, estar a "segurar" a acção num determinado valor, se temos de ainda pagar um prémio por cima?? Se temos a convicção que um título irá descer porque não o vender logo???

Mas tu com a queda de um subjacente qualquer não ganhas dinheiro....o Put serve para ganhares dinheiro tambem com as quedas....assim, não ficas à espera que eles subam outra vez...

Abraços
Na Vida tudo é relativo...
Um fio de cabelo na cabeça é pouco...
Na sopa é muito...

Registado: 8/11/2005 11:28

por JAOR » 8/12/2006 17:07

Deslculpa, mas não estás a ver a coisa com olhos de ver :wink:

dá um salto aqui..

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... ndex.jhtml

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Brah » 8/12/2006 17:00

Ok, obrigado vamessa, já ficou mais claro o que é, mas sinceramente não estou a ver a utilidade... :oops:

Para quê fazer um put, estar a "segurar" a acção num determinado valor, se temos de ainda pagar um prémio por cima?? Se temos a convicção que um título irá descer porque não o vender logo???

Mas pronto, se pagarmos um prémio, sempre ficamos com as acções no caso delas subirem não é? Tudo depende do valor do prémio e da razão entre a possibilidade de descida/subida... estou certo?

Mas não é algo que se utilize muito ou é?a avaliar pela pouca importância dada neste forúm... :wink:
abraço

por Vanessa » 8/12/2006 16:30

Caro The Doctor,

Só os mais esquecidos se irão rir das questões que coloca, e digo esquecidos porque provavelmente não se lembrarão de que quando começaram também não sabiam nada.

Uma opção (warrant) PUT permite beneficiar da desvalorização do subjacente, ou seja, ao adquirir uma put (pode ser um warrant sobre qualquer activo, como por exemplo as acções da EDP que utilizou como exemplo) está a assumir que esse activo irá desvalorizar. Por outras palavras, quando compra uma PUT, compra o direito de vender algo a um preço pré-definido numa determinada data (ou até essa data, dependendo do estilo de exercício).
Desta forma estará a benificiar da queda do subjacente (ou a fazer um "seguro" por via de uma estratégia de cobertura).

Continuando nos exemplos, imagine um produtor de café que prevê vender a sua produção no próximo ano. Se acordar com os compradores um preço de venda futuro está na prática a comprar o direito de vender a sua produção a um determinado preço (e por esse direito pagará um determinado valor (prémio)).

Aconselho-o a informar-se melhor sobre o funcionamento destes instrumentos (seja por via deste magnifico fórum de partilha de ideias, ou até mesmo frequentando os cursos como os que foram referidos neste tópico por outro participante).

Quanto às dúvidas que lhe subsistirem pode continuar a questionar no fórum que alguém responderá.

Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

por D1as » 8/12/2006 16:10

No caso do filme do Bond, James Bond :)
O vilão tinha tomado posições put sobre acções de uma companhia de aviões, o que significa que ele ganharia no caso de a cotação descer; algo que ele se encarregaria de fazer ao tentar fazer explodir um avião protótipo dessa empresa (provocando prejuizos), mas o herói não deixou que o avião explodisse :)

É tipo o que o Bin Laden fez a 11 de Set ao adquirir puts sobre companhias aéreas antes de acontecer o atentado...

Registado: 7/11/2002 19:47

por Brah » 8/12/2006 16:09

Obrigado pata, mas mesmo assim não compreendo o mecanismo... :cry:
não é como uma acção, que tu compras e tem sempre um preço... Um put não se compra, ou compra??? :wink: ou como é? chego ao banco e digo que quero um put em, imaginemos, edp, e se a cotação descer um cent eu fico a ganhar um cent??? e se a cotação subir?

Se calhar arrisquei-me a proferir a maior barbaridade da história deste forum...olha...sempre serve para os mais entendidos mandarem umas gargalhadas :mrgreen: :mrgreen:

é que tou mesmo às escuras...

por H01 » 8/12/2006 16:06

Boa tarde,

Sugeria-lhe que se inscrevesse nos cursos gratuítos sobre warrants que estão a ser anunciados nos sites:

http://www.santander.pt/pagina/indice/0,,725_1_1,00.htm
e
http://www.totta.pt/pagina/indice/0,,725_1_4,00.htm

segundo me disseram o nível será para iniciados e penso que poderá ser útil para quem se inicia nestes mercados.

Registado: 29/9/2006 11:56

por Pata-Hari » 8/12/2006 16:01

é isso mesmo: é uma opção onde ganhas dinheiro com a queda de um subjacente qualquer.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Puts... ajuda

por Brah » 8/12/2006 15:56

Boas a todos...

Quem já viu o novo filme do james bond deve perceber a minha questão... ( sem querer fazer publicidade) mas quem não viu, também!!! :mrgreen: :mrgreen:

Só queria saber o que é que são puts (se houver algum site que me possam indicar) e o que é que significa os puts expirarem??

Será que os puts têm algo a ver com o facto de se ganhar dinheiro com a cotação de determinada acção descer? é que fiquei com a sensação que sim...

Já tenho aprendido muita muita coisa por aqui sobre acções, mas puts é algo que não é muito falado...

desde já o meu obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, bpcolaco, Google [Bot], Kiko_463, m-m, trend=friend e 35 visitantes