Publicado 17 Janeiro 2007 7:04
Bolsa já esgotou potencial de valorização do CaixaBI para 2007O CaixaBI estima que o PSI-20 termine 2007 nos 11.497 pontos, atribuindo um potencial de valorização de 2%. Uma subida já esgotada, uma vez que o principal índice da Bolsa de Lisboa já segue com um ganho de 3,17% este ano, para os 11.552 pontos. São cinco as “top picks” seleccionadas: BCP, Cimpor, Galp Energia, Ibersol e Portucel.
André Veríssimo
averissimo@mediafin.ptO CaixaBI estima que o PSI-20 termine 2007 nos 11.497 pontos, atribuindo um potencial de valorização de 2%. Uma subida já esgotada, uma vez que o principal índice da Bolsa de Lisboa já segue com um ganho de 3,17% este ano, para os 11.552 pontos. São cinco as "top picks" seleccionadas: BCP, Cimpor, Galp Energia, Ibersol e Portucel.
O departamento de "research" do banco estatal acredita, no entanto, que os movimentos especulativos, não considerados nas avaliações, deverão permitir um potencial de ganhos superior.
O departamento de "research" do banco do Estado é o que acompanha mais acções da Bolsa de Lisboa, 29 ao todo. As avaliações do banco de investimento revelam que o potencial de valorização de alguns dos principais títulos da praça lisboeta é reduzido face às cotações actuais, ou está mesmo esgotado. É o caso da EDP, cujo preço-alvo fica 12% acima do actual valor de mercado.
Também o BPI já negoceia acima da avaliação. Note-se, no entanto, que o banco poderá rever em alta as estimativas para estas empresas durante o ano, com base em nova informação, o que alterará também o potencial de valorização do PSI-20. Convém também referir que o banco está restrito na Portugal Telecom e PT Multimédia, por estar envolvido nas OPA, pelo que não faz avaliações para estas empresas, assumindo a sua cotação actual.
A equipa de "research" do CaixaBI ressalva que "existe um potencial acrescido de valorização do principal índice do mercado accionista português, que resulta do esperado fluxo de notícias especulativas, que não está incorporado na nossa avaliação".
No relatório, o CaixaBI elege também as suas "top-picks" para o próximo ano. A preferência recai no BCP, Cimpor, Galp Energia, Ibersol e Portucel. A empresa de restauração apresenta o maior potencial de valorização face à cotação de fecho de ontem, podendo subir mais de 22% até ao fim do próximo ano.
Em 2006, as "top-picks" do banco – BPI, Impresa, Mota-Engil e Sonae – registaram uma valorização média de 33,2%, com destaque para a construtora que subiu 58%. A Impresa foi a única que desceu (-6,4%).