Caldeirão da Bolsa

O Peso do Caldeirão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rui A » 22/11/2006 0:19

MarcoAntonio Escreveu:Sobre poder-se tornar eventualmente um serviço pago, sinceramente não acho que faça sentido. Quer pelo carácter que tem o Caldeirão como site, quer pelo tipo de papel que desempenha quer ainda pela mentalidade dos investidores e utilizadores da internet em Portugal ou mesmo a própria dimensão do Mercado em Portugal.

O que me "preocupa" não é a "mentalidade dos investidores e utilizadores da internet em Portugal ou mesmo a própria dimensão do Mercado em Portugal".
O que me "preocupa" é o cansaço dos bons administradores do sítio e o seu consequente e hipotético "desmantelamanto".
Enquanto não vos passa isso pela cabeça, há que aproveitar :).

Abraços e bem-hajam ;).

Registado: 10/3/2004 17:35

errata

por valves » 22/11/2006 0:10

ERRA

onde se lê

mesmo que as compras directamente provocadas pelos seus admiradores não produzam directamente esses swings.

deve se ler

quote]mesmo que as compras directamente provocadas pelos seus admiradores não produzam directamente esses swings.[/quote]
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 22/11/2006 0:08

esta é de facto uma questão interessantissima e é curioso que o Midas se interrogue sobre o efeito que as suas palavras tenham num titulo de pequena dimensão como a Semapa porque ele é de facto um dos melhores analistas do caldeirão embora a natureza da influencia que ela exerça sobre a semapa nunca ponha em causa a direcção primaria do titulo nem tão pouco a direcção de medio prazo pode efectivamente influenciar os Swings de curto prazo mesmo que as compras directamente provocadas pelos seus admiradores produzam directamente esses swings. Aqui trata-se mais de uma reação favoravel ou desfavoravel de quem faz o movimento do titulo. embora como é evidente se no Post da Semapa tivermos 200 000 observadores e todos o siguem então o titulo sofre influencias directas as mesmas a que o Ulisses teme quando faz comentários ou analises a pequenos titulos onde o pouco movimento é feito pelos particulares. No meu caso há muito que adoptei uma atitude de prudencia e descrição no comentário aos titulos nacionais posso dar uma outro lamiré exprimir optimismo ou pessimismo mas nunca valores ou price targets apesar de ter uma ideia muito razoavel de como vai ser a bolsa no medio prazo. quer em termos genericos ( PSI ) quer na maioria dos titulos que compoem deve-se deixar isso ás casas de investimento e aos jornais que são pagos para isso mesmo ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Adrenalin » 21/11/2006 23:42

No tópico "Toque de Midas - Semapa" já tinha escrito o seguinte:

"Questiono-me até que ponto um tópico neste fórum, poderá, de certa forma influenciar uma cotação como a da Semapa, normalmente marcada pelo baixo volume, e em que os cofres por norma apresentam números baixos!

Parece-me que poderá perfeitamente ditar movimentos ascendentes os inversos em alguns pontos percentuais..."

Registado: 19/4/2006 20:18

por 1963 » 21/11/2006 23:33

Eu apenas digo que tenho aprendido muito no CB, directa ou indirectamente.
Bem hajam

Registado: 24/8/2006 20:09

por ccarvalho » 21/11/2006 19:25

bem haja os que fazem dia após dia este "caldeirão" fórum
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

por MarcoAntonio » 21/11/2006 17:47

O papel do Caldeirão é essencialmente o de um veículo de informação, não de informação do tipo «noticioso» mas de informação do tipo «opinioso». É um espaço de discussão onde são discutidas opiniões quer sobre notícias, resultados e recomendações vindas a público pelos meios habituais de informação noticiosa quer sobre as opiniões e análises dos investidores propriamente ditos sobre os activos no mercado.

E claro está, um espaço onde, para além dessa vertente de discussão sobre o mercado, os utilizadores podem ainda aprender sobre os diversos produtos e sobre a forma de estar e encarar o mercado ao seu próprio ritmo e de uma forma informal.

Isto tem um impacto essencialmente no próprio investidor. É um impacto de carácter pessoal e não propriamente um impacto de massas onde, de repente, porque se fala no título x ou y, este dispara para este ou para aquele lado. Até porque, note-se e sublinhe-se, sempre desincentivamos as participações de carácter francamente especulativo. O que queremos é que as pessoas digam o que pensam e fundamentem o que pensam e não que tentem utilizar o Caldeirão como uma ferramenta para tentar empurrar o mercado para este ou para aquele lado.

Achei interessantes alguns dos comentários do Recolector. De facto, e assim foi desde o seu início, o Caldeirão tem-se centrado essencialmente no Forum. É, a nosso ver, o grande capital do Caldeirão, aquilo que ele tem de maior valor.

Sobre poder-se tornar eventualmente um serviço pago, sinceramente não acho que faça sentido. Quer pelo carácter que tem o Caldeirão como site, quer pelo tipo de papel que desempenha quer ainda pela mentalidade dos investidores e utilizadores da internet em Portugal ou mesmo a própria dimensão do Mercado em Portugal.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 21/11/2006 16:54

Obrigado pela correcção, Recolector.

Susana, que não seja por isso... beijinhos :)

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 21/11/2006 16:52

Ulisses Pereira Escreveu:Scpnuno,....
Um abraço,
Ulisses

Um abraço??

Um abraço???

Um abraço?

Cadê as minhas beijocas? Hoje nem me portei mal, até fiz um post serio e tudo... :oops: tou de castigo porquê?

Ulisses, eu acredito mesmo que o Caldeirão pode ter influencia em alguns movimentos mais "anormais" em acções menos liquidas - mas não imaginava nem de perto, o nº de page views

Beijocas :evil: :evil:
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Recolector » 21/11/2006 16:52

Ulisses Pereira Escreveu:Scpnuno, considero que nas acções fora do PSI, o Caldeirão tem um peso interessante e que algumas opiniões podem gerar uma pressão vendedora/compradora que fazem mexer a sério essas acções.

Do PSI20 queres tu dizer ?
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por Ulisses Pereira » 21/11/2006 16:43

Scpnuno, considero que nas acções fora do PSI, o Caldeirão tem um peso interessante e que algumas opiniões podem gerar uma pressão vendedora/compradora que fazem mexer a sério essas acções.

Essa foi, aliás, a razão de eu - há alguns anos atrás - ter decidido deixar de analisar esse género de acções pois levava a variações muito bruscas nas mesmas gerando situações bastante complicadas.

Em relação a quem lê o Caldeirão, sei que a maior parte do pessoal que trabalha nas corretoras o lê. Umas vezes para procurarem informações interessantes, outras vezes para explorarem o sentimento contrário, outras vezes para conhecerem as queixas das pessoas.

Um fórum que tem mais de 1,5 milhões de page views mensais, inevitavelmente, tem que causar algum impacto. Mais ou menos marginal conforme as situações.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

POR FAVOR, NÃO TENTEM ISTO EM CASA !

por Recolector » 21/11/2006 16:12

Lembram-se daqueles programas de TV acerca de malabarismos perigosos, que terminam invariávelmente aconselhando o espectador a não tentar repetir a proeza em casa ?

Pois ... Nos mercados mobiliários, a ser verdade que a esmagadora maioria dos investidores "paga para ver" :roll: deveria dar-se mais importância a este conselho ...

Quer aprender AT ? Concerteza, abra uma conta demo e experimente à vontade, mas quando se tratar do seu dinheiro, Por Favor, guie-se por um analista conceituado :!:
Mesmo assim, quer mesmo fazer a sua própria AT :?: OK, está bem, mas pelos menos copie as resistências e os suportes e depois pode colorir o gráfico à vontade ... Colocar indicadores QB; deixar-se hipnotizar pelas MMs ...
Ah ! mas não se deixe hipnotizar ao ponto de ficar alheado da realidade ... é que pode haver situações em que a AT pura e simplesmente não se aplique :twisted:

p.s.
_______
Todo este post se baseia no pressuposto de que a maioria dos investidores, perde dinheiro no mercado.

Re: O Peso do Caldeirão - Muito interessante

por Recolector » 21/11/2006 15:41

scpnuno Escreveu:Alguém já pensou qual será o peso do Caldeirão no PSI?
Quero dizer, o peso de uma noticia, uma opinião, um gráfico, uma analise... além da malta que se "mostra" por aqui, outros tantos (ou até talvez mais) que leem e não escrevem. Sendo o maior site sobre bolsa português, sempre tive curiosidade em saber a influencia que tem na nossa bolsa.

Por exemplo, uma analise de um dos nossos notaveis, sobre uma acção estar "boa para compra" influencia um movimento? grande?
Um gráfico a dizer que a acção X está a tocar numa resistencia, provoca vendas?

Ora aí está um tema muito interessante, diria mesmo, RELEVANTE. Provávelmente estarias a pensar, como seria bom se o CB fosse o Boursorama do PSI20... 8-)

No Boursorama há uma passagem de know-how e info do estado do mercado (CAC sobretudo) muito mais rica e consistente, sem que se deixe de ter uma relação win-win, pois o Boursorama ganha tb com cada negócio de muitos investidores :!: É outro campeonato :mrgreen:

No CB dá-me a ideia que a vertente de artigos e ATs regulares, foi sendo reduzida, por não ser suficientemente consumida pelos frequentadores do CB, logo não valia a pena o esforço ... Por outro lado, para ser considerada relevante pelos investidores, teria que ser muito mais regular e consistente.

Penso que o caldeirão, no tempo em que os Admins publicavam regularmente ATs sobre os Market Movers do PSI20, teve mais influência, do que aquela que tem actualmente. De qq maneira, mesmo que voltassem as ATs regulares, difícilmente o CB aumentaria muito o seu impacto no mercado, sem alterar a sua estrutura, isto é, sem deixar de ser 90% de fórum. Se a esmagadora maioria dos visitantes apenas utilizar a vertente "fórum" essa será sempre uma limitação ao aumento da influência real no mercado.

Este thread é muito interessante porque expõe claramente a necessidade que os investidores têm de guias; luzes; orientação para o mercado. As pessoas têm tanta necessidade da AT como de serviços do tipo CB, por isso eles existem :mrgreen:
Na minha opinião, a AT é simplesmente um normalizador de mercado e quanto mais pessoas acreditarem nela, melhor funciona. O mercado é por natureza imprevisível e a mente humana abomina o desconhecido, pelo que a AT , ao preencher esse vazio e dar a sensação que se pode prever o mercado, tem naturalmente o seu espaço garantido.

A AT é um NORMALIZADOR. Ao induzir em grandes massas de investidores comportamentos prevísiveis, normalizados, torna o mercado, também ele, mais previsível.

Mas a AT, por si é bastante subjectiva, pois individuos diferentes, baseados na mesma informação de mercado, produzem ATs diferentes.
É aqui que entra a figura do Analista Técnico. O indíviduo com provas dadas no tempo, com historial, consistente e regular, cujas ATs são seguidas com muita consideração ...

Como rentabilizaria o CB o evoluir para esse patamar ? Como se conseguiria manter uma relação
win-win ? Por absurdo, no caso concreto do Ulisses, se a qualidade do CB fosse tão elevada que permitisse a qualquer um ganhos elevados e consistentes no tempo, quem precisaria dos serviços dos investidores profissionais ?

Na minha opinião o CB atingiu o auge. Não será viável torná-lo pago, pois isso obrigaria a aumentar muito a relevância do serviço durante um período suficientemente longo para as pessoas reconhecerem que valia a pena pagar. No estado actual, alguém pagaria para ter que desenterrar meia dúzia de pedras preciosa do meio de "toneladas de bacoradas" :?:

Na minha opinião, a haver alterações no CB serão no sentido da criação de uma NewsLetter que passe gradualmente de pública a paga.

por yugovic24 » 21/11/2006 15:23

Claro que tem um peso bastante significativo!
Basta dar uma olhadela pelo fórum do jornal de negócios para perceber que este é o único que vale a pena e é tal a quantidade de tópicos que se criam e respostas originadas todos os dias para se perceber que andamos todos a mexer com a bolsa... Uns mais que outros, mas todos juntos....
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

ja q fui eu q fiz o topico

por vmerck » 21/11/2006 15:06

relembro os pontos de interrogação OPA? QUEM COMPRA?
Ao continuo de rumores de OPAs por tudo qt é lado....umas verdade outras nem tanto, as acções destas empresas q se veem envolvidas nestas "divulgações" aumentam substancialmente de volume assim como de preço.
na situação de quem compra questionomo qual seria a possivel empresa portuguesa a comprar esta empresa? talvez tenham compreendido quem compra? no sentido de comprar acções, de pessoas q comprariam ECR aqui no forum.....não foi essa a minha intenção.....

Registado: 2/12/2002 0:22

er

por luis lobs » 21/11/2006 15:00

A meu ver o *Caldeirao* destaca-se da generalidade dos concorrentes.Bem moderado, ..pena as analises do Marco e d Ulisses diminuirem ao longo do tempo, claro terao a sua vida.

Mas é ja uma referencia e penso q já mexe como mercado, pelo menos na rapidez das noticias em 1. mao.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por LVM » 21/11/2006 15:00

imagino,na minha ignorância :roll: , que existam olheiros (dos tubarões) como no futebol , que passem pelos foruns para ver o que se diz e analisa por aqui... talvez os ajude a fazer noticias e a manipular, se tal acontecer, para ganharem mais...
será??? :?:
E deste modo talvez o caldeirão tenha influência a Bolsa....
Dizem que o dinheiro não trás a felicidade... pois... mas lá que ajuda, e muito, ajuda!!

Registado: 26/10/2006 8:53

por Valete » 21/11/2006 14:45

Penso que em acções com pouca liquidez os efeitos podem ser visiveis. De qualquer forma eu só vim aqui para dizer que pelo menos na minha vida teve efeito, estou completamente viciado na poção do caldeirão.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

O Peso do Caldeirão

por scpnuno » 21/11/2006 14:23

Ao ler o post "OPA, quem compra" relembrei-me de um "estudo" que gostaria que fosse possivél e em que andei a pensar durante uns tempos (depois desisti, claro)

Alguém já pensou qual será o peso do Caldeirão no PSI?
Quero dizer, o peso de uma noticia, uma opinião, um gráfico, uma analise... além da malta que se "mostra" por aqui, outros tantos (ou até talvez mais) que leem e não escrevem. Sendo o maior site sobre bolsa português, sempre tive curiosidade em saber a influencia que tem na nossa bolsa.

Por exemplo, uma analise de um dos nossos notaveis, sobre uma acção estar "boa para compra" influencia um movimento? grande?
Um gráfico a dizer que a acção X está a tocar numa resistencia, provoca vendas?

Eu sei que isto deve ser tremendamente dificil de calcular e/ou saber, mas se alguém já se debruçou sobre isto e tem alguma ideia que gostasse de compartilhar, eu agradecia. E acho que seria de interesse para todos.

Abraços

P.S. Isto reforça a ideia do Ulisses de ser "tão facil lançar um rumor". Na altura certa, no sitio certo...e voilá, temos noticia.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Cheme, Ferreiratrade, Google [Bot], m-m, Majestic-12 [Bot], Olhar Leonino, peterteam2 e 67 visitantes