Caldeirão da Bolsa

Valor do Prémio/Desconto nos TW

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dudu » 16/11/2006 21:16

pois essa é mesmo uma boa questão, a qual eu não sei responder

mesmo assim uma dúvida subsiste... o cálculo do prémio é totalmente automático pelo MM, em função dos factores referidos, ou, há factor humano na definição do valor do prémio?

talvez o Ovos Moles ou o Derivatives nos possam ajudar

mas tanto quanto eu penso, deverá ser uma variável "pseudo-automática", já que segundo li nos books estes valores deveriam andar pela casa dos 1-5% do strike e já os tenho visto BEM LONGE dessa range, quer para cima quer para baixo

exemplos para hoje, calculados ontem à noite, para os 2 TW que segui hoje :

DAX C KO6175 11-06/CT/8200C-Turbo
DAX P KO6475 11-06/CT/8259C-Turbo

segundo os manuais os prémios brutos deveriam ser entre

61.75-308.75 para o call
64.75-323.75 para o put

valores efectivos para a cotação de hoje foram

call +23.00
put -13.00

bem longe portanto da range

a não ser que as minhas contas estejam todas erradas, o que pode obviamente ser, uma vez que sou apenas um curioso dos turbos, mas desconfio uma vez que os valores estimados para os TW hoje bateram sempre "na mouche" ao longo de todo o dia

Registado: 4/11/2003 14:49

por daviddias » 16/11/2006 21:14

isso foi alguém k tinha o activo k colocou lá isso à espera k outra pessoa se engane e compre ou venda o mesmo a um preco de saldo.. bye

podes seguir na pagina do emitente o valor da opção..
bye
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

por hokie » 16/11/2006 20:06

dudu,

pois!
era mesmo a parte final da sua explicação que me falhava... obrigado.

mesmo assim uma dúvida subsiste... o cálculo do prémio é totalmente automático pelo MM, em função dos factores referidos, ou, há factor humano na definição do valor do prémio?

NOTA: Não estou desconfiado dos MM nem acho que eles nos tentam enganar, só quero perceber integralmente o mecanismo de cálculo,

Tive recentemente um TW-CALL que cotava em torno dos 1,10 EUR (com strike 52 e cotação do subjacente em torno dos 59 - deve ser fácil adivinhar qual o subjacente :) ) e, durante largos minutos, a compra e venda eram respectivamente:
EUR 0,01
EUR 200
qual a razão para isto? seria erro da plataforma de negociação?

mais uma vez obrigado e bons negócios

PS: conselho aos iniciantes como eu em warrants
Balanço
TW: 3 negócios positivos, 1 negativo (sem KO)
Inlines: 2 negócios positivos, 1 KO
Global: positivo (Bom)
Factor comum a todos os negócios: a % investida das minhas 'economias' foi sempre inferior a 1,5% do total

Registado: 19/9/2006 0:01

por dudu » 16/11/2006 18:22

posso dar o meu pequeno contributo para esta questão

segundo os manuais técnicos dos TW's, disponíveis na Net, as suas fórmulas de cálculo mais simples são as seguintes :

Preço TW Call

(Act.Subj. - Strike) * Paridade + Prémio

Preço TW Put

(Strike - Act.Subj.) * Paridade - Desconto

Como as unicas variáveis desconhecidas aqui são o Prémio e o Desconto, há que por a matemática a trabalhar e resolver estas equações em ordem a elas, em cada momento

et voilá !!!

Existem outros factores que podem provocar desvios deste valor estimado em curtos espaços de tempo.

Outras Características e Riscos:

É importante realçar que o cálculo do preço dos Turbo Warrants está sujeito a outros factores, nomeadamente:

•dividendos;

•“basis”entre contratos de futuros e o activo subjacente;

•taxas de juro;

•procura de Turbo Warrants muito próximos do “Knock-Out”;

Em resultado do impacto desses factores, os preços
dos Turbo Warrants podem apresentar desvios face ao valor teórico estimado.

Registado: 4/11/2003 14:49

por hokie » 16/11/2006 14:56

daviddias,

obrigado pelos esclarecimentos.

já fiz alguns negócios com TW (sempre com % muito pequenas do meu total disponível - REGRA DE OURO) e devo dizer que só num fui mal sucedido (embora conscientemente - passou a barreira KO por uma pequeníssima margem, paciência!)

É a parte do prémio que ainda não percebi bem, tudo o resto (valor do activo subjacente, o strike, a pridade, a data de maturidade, etc) já percebi (ou julgo humildemente ter percebido).

Quanto a achar que o MM nos anda a roubar... sinceramente confesso que nunca tive essa sensação, embora já me tenha acontecido que "gostava que o MM lá estivesse e ele não estava lá", mas isso, segundo os guias de W, TW e Inlines que li, é mesmo assim, têm que lá estar, por exemplo, em 80% da sessão. São as regras e eu aceitei-as ao entrar no produto em causa...

por daviddias » 16/11/2006 13:39

*o valor chama-se prémio independetemente de ser call ou put;

*o valor de um tw é calculado da mm forma que uma opção, mas tendo como atencao que se toca no K fica com o valor zero para smp, isto é, se usares uma arvore binomial, a partir do momento em k valeria zero, os ramos futuros sao smp zero;

*claro que o TW tb têm implicito o valor temporal. Tb têm implicito outro valor, o de bater no K. Como têm sinais contrarios e, normlamente, se transaccionam TW ligeiramente in-the-money, o valor temporal passa despercebido..

Uma nota: antes de te lancares ao TW percebe MT bem como funcionam as opções e lê outros tópicos aqui sobre isso.. se fizeres uma pesquisa por opções ou warrants de certeza k achas kk coisa..

já agora, kando comecares a achar k os MM te tao a roubar mais vale a pena deixares a negociação deste tipo de activos..
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

Os TW do DAX...

por aforro » 16/11/2006 13:34

Pela pouca Experiencia que tenho, os TW do Dax variam indexados ao indicador Vdax , ( que gratuito penso que n está disponivel), por exemplo neste momento com um sentimento Bull que temos, os Call estão apreciados...

Cump.

João

Registado: 15/6/2006 0:10

Valor do Prémio/Desconto nos TW

por hokie » 16/11/2006 13:25

Caros Foristas,

Tenho estudado o funcionamento dos TW e ainda não conseguir perceber bem o valor do Prémio ou Desconto (conforme é CALL ou PUT)!

- O Prémio ou Desconto é definido pelo MM?
- É definido arbitrariamente ou depende de alguns factores? Quais factores?
- Tenho visto noutros posts que os TW não perdem valor com o tempo, mas, por exemplo, para um TW-CALL o valor do prémio desce com o passar do tempo. Ou seja, admitindo que o valor do subjacente se mantém inalterado então, com a descida do valor do prémio, TW também desce. É assim?

agradeço antecipadamente os esclarecimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Caelito Telles, Google [Bot], m-m, tami e 60 visitantes