Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/2/2023 23:40

 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por ASimoes » 27/1/2023 12:51

:shock: E, COMO PODEREMOS, AO MENOS apresenta-las, em nosso IRS / IRC :-k :!: :!: :?:
Marco Martins Escreveu:
vinas1976 Escreveu:Boas ,

Alguém tem novidades sobre este tema ? Quando é que poderemos incluir as nossas percas com estas ações no nosso IRS ?

Agora que as ações mudaram de custodiante e que deixaram de estar refletidas nas nossas carteiras das contas bancárias como poderemos acompanhar o estado das mesmas ?

Obrigado

Bons negócios a todos !


As perdas seria o mínimo que o estado deveria aceitar e permitir reportar!!
O Banif faliu, mas todos os seus ativos foram vendidos para uma nova instituição... e quem era acionista do banco viu a sua percentagem ser vendida, mesmo que a custo zero!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Marco Martins » 27/1/2023 11:34

vinas1976 Escreveu:Boas ,

Alguém tem novidades sobre este tema ? Quando é que poderemos incluir as nossas percas com estas ações no nosso IRS ?

Agora que as ações mudaram de custodiante e que deixaram de estar refletidas nas nossas carteiras das contas bancárias como poderemos acompanhar o estado das mesmas ?

Obrigado

Bons negócios a todos !


As perdas seria o mínimo que o estado deveria aceitar e permitir reportar!!
O Banif faliu, mas todos os seus ativos foram vendidos para uma nova instituição... e quem era acionista do banco viu a sua percentagem ser vendida, mesmo que a custo zero!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Banif - Tópico Geral

por Opcard » 27/1/2023 11:22

Celsius-reloaded Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ui, ui... aquela reação intempestiva de Costa a ameaçar o Ex Governador a propósito do livro e do tema Banif deixou-me com a pulga atrás da orelha. E, na verdade, Costa poderá estar metido em graves sarilhos. Caso se confirme vai ter à perna os entalados do Banif! Ainda o PS terá de vender imobiliário no Largo do Rato. Vejam isto:
https://eco.sapo.pt/2023/01/27/ex-presi ... cou-banco/


Estou a ler o livro agora.

Ainda não cheguei a essa parte mas está a ser mto interssante.

Recomendo vivamente.


É minha impressão que o caso BANIF e outros teriam posto em causa o regime em outro país que não Portugal .

Eu dou a volta a outros países que tiverem problemas na Banca e nao há nenhuma situação que se aproxime da nossa para quando uma Comissão independente para o povo português saber porque pagou.
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Banif - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 27/1/2023 11:12

Àlvaro Escreveu:Ui, ui... aquela reação intempestiva de Costa a ameaçar o Ex Governador a propósito do livro e do tema Banif deixou-me com a pulga atrás da orelha. E, na verdade, Costa poderá estar metido em graves sarilhos. Caso se confirme vai ter à perna os entalados do Banif! Ainda o PS terá de vender imobiliário no Largo do Rato. Vejam isto:
https://eco.sapo.pt/2023/01/27/ex-presi ... cou-banco/


Estou a ler o livro agora.

Ainda não cheguei a essa parte mas está a ser mto interssante.

Recomendo vivamente.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/1/2023 11:03

Ui, ui... aquela reação intempestiva de Costa a ameaçar o Ex Governador a propósito do livro e do tema Banif deixou-me com a pulga atrás da orelha. E, na verdade, Costa poderá estar metido em graves sarilhos. Caso se confirme vai ter à perna os entalados do Banif! Ainda o PS terá de vender imobiliário no Largo do Rato. Vejam isto:
https://eco.sapo.pt/2023/01/27/ex-presi ... cou-banco/
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por vinas1976 » 24/1/2023 12:40

Boas ,

Alguém tem novidades sobre este tema ? Quando é que poderemos incluir as nossas percas com estas ações no nosso IRS ?

Agora que as ações mudaram de custodiante e que deixaram de estar refletidas nas nossas carteiras das contas bancárias como poderemos acompanhar o estado das mesmas ?

Obrigado

Bons negócios a todos !
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Banif - Tópico Geral

por ASimoes » 13/12/2022 10:51

=; ao menos que o Estado, com o q fez assuma e nos permita meter as perdas, no IRS :idea: :!: :!: :!:
bons negócios
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/12/2022 23:41

Pelo que percebi a carta foi decisiva. Daniel Bessa é claro, é cado para Ministério Público.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por Marco Martins » 11/12/2022 22:05

Infelizmente os orgãos que em Portugal deveriam ter capacidade de intervenção, nada fazem e só a muito custo atuam contra grandes interesses!

Caso o Banif tenha incorretamente sido dado como insolvente, deveria haver algum orgão que obrigasse o estado a assumir os custos e deveria haver "alguém" (possivelmente muitos) que teriam de responder juridicamente...

No entanto, se o Carlos Costa tinha algo a dizer, seria no momento certo e não passados uns anos!!!


Porém, há quantos anos o Banif ficou insolvente? Quantos anos demoraria a surgir um processo relacionado com a injusta insolvência? Quantos mais anos falta para prescrever qualquer processo? Ou seja, não compensa sequer a justiça mexer qualquer palha, pois vai ser apenas uma perda de tempo e mais um gasto para os contribuintes!!

Infelizmente duvido muito que isto dê algum desfecho diferente!!

Como consumidor, comprei um artigo na Conforama que tinha como oferta uma garantia extra (talvez erro informático)!! Tenho os screenshots, e fiz uma gravação que foi gravada pela linha da Conforama que confirmam tudo o que fiz e a garantia oferecida!
No entanto, depois de pagar, a Conforama diz que não fez a oferta. Abri reclamações e a ASAE (entidade responsável pela defesa do consumidor) nada faz!!! Simplesmente aceitam a resposta da Conforama e pronto.... e o cliente que se "#$"$% !!!!

Infelizmente como país desenvolvido ainda temos de evoluir muito e se em algumas coisas conseguimos evoluir, noto que noutras demoramos décadas para melhorar um pouquinho!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/12/2022 19:14

No mínimo! Vale a pena ler a carta para se perceber até onde os políticos estão dispostos a meter-se para tomar o poder e dar mama às clientelas. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por ASimoes » 11/12/2022 18:06

Àlvaro Escreveu:É verdade volvista, verdadeiro e triste. Esse deixa andar faz parte da cultura do chico espertismo, dá votos. O maior dos problemas deste País é a ileteracia financeira, é ela a que leva a que se considerem competentes pessoas como Vieira da Silva que basicamente roubou o futuro aos jovens para garantir votos com uma imensa esperteza saloia. Hoje mesmo foi desmascarado por Cristina Casalinho. Quando digo aos jovens há que excluir a filha dele e aqueles a quem ela paga bem com o nosso dinheiro. :cry:

:clap: Contudo, uma perca global, deveria ser incluída, nos nossos IRS :idea: :!: :-k :?:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/12/2022 16:12

Não vai dar em nada? Quem perdeu afinal perdeu por sua interferência indevida. Costa Ministro, não se espantou com Costa Governador por causa de Isabel dos Santos, a carta que vem publicada no livro é que é um grande berbicacho! Será que Costa pode fazer o que fez? :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por Marco Martins » 10/12/2022 22:58

E não vai dar em nada, pois quem tinha títulos do banco ficou sem nada!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2022 19:57

Acabei de ler o artigo de DANIEL BESSA
Só Sei Que Nada Se

O governador

É muito mais grave que o que pensamos... afinal Costa vai ser investigado pelo Ministério Público, a carta que escreveu para Bruxelas é de uma gravidade gigante!... Ui. Aqui há história. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/11/2022 21:54

É verdade volvista, verdadeiro e triste. Esse deixa andar faz parte da cultura do chico espertismo, dá votos. O maior dos problemas deste País é a ileteracia financeira, é ela a que leva a que se considerem competentes pessoas como Vieira da Silva que basicamente roubou o futuro aos jovens para garantir votos com uma imensa esperteza saloia. Hoje mesmo foi desmascarado por Cristina Casalinho. Quando digo aos jovens há que excluir a filha dele e aqueles a quem ela paga bem com o nosso dinheiro. :cry:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por volvista » 17/11/2022 15:37

Perante o que se vê diáriamente nas Televisões tudo é possivel em Portugal e a maior parte dos casos não tem culpadps...Só Lesados!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Banif - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/11/2022 23:50

ASimoes, também ficaram lá uma quantas e, de acordo com o ex governador do Banco de Portugal, podemos agradecer ao Costa do PS. =;
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Banif - Tópico Geral

por ASimoes » 15/11/2022 20:42

Marco Martins Escreveu:
Marques Mendes pede investigação do Ministério Público à resolução e venda do Banif
Luís Marques Mendes entende que a resolução e venda do Banif esteve envolta em favores e pede uma investigação do Ministério Público.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/marques-mendes-pede-investigacao-do-ministerio-publico-a-resolucao-e-venda-do-banif

Se forem à pagina 381 deste fórum, podem sempre rever as horas que antecederam a resolução do Banif no dia 20 de Dez 2015 onde ainda havia quem muito acreditava na sua recuperação!!!

Continuo sem entender como pode um acionista (estado) com 60% vender a um Domingo à noite a sua posição!!
É curioso como já nessa data foi o Marques Mendes a dizer que o Banif seria vendido ao Santander... e agora 7 anos depois vem ele dizer que a venda esteve envolta em favores...
Mas é bom que haja uma investigação...


eu era acionista e até a prova disso, foi retirada de minha carteira e seria bom que estas perdas, entrassem no IRS2022 !!! :pray:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Marco Martins » 15/11/2022 20:13

Marques Mendes pede investigação do Ministério Público à resolução e venda do Banif
Luís Marques Mendes entende que a resolução e venda do Banif esteve envolta em favores e pede uma investigação do Ministério Público.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/marques-mendes-pede-investigacao-do-ministerio-publico-a-resolucao-e-venda-do-banif

Se forem à pagina 381 deste fórum, podem sempre rever as horas que antecederam a resolução do Banif no dia 20 de Dez 2015 onde ainda havia quem muito acreditava na sua recuperação!!!

Continuo sem entender como pode um acionista (estado) com 60% vender a um Domingo à noite a sua posição!!
É curioso como já nessa data foi o Marques Mendes a dizer que o Banif seria vendido ao Santander... e agora 7 anos depois vem ele dizer que a venda esteve envolta em favores...
Mas é bom que haja uma investigação...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Banif - Tópico Geral

por Marco Martins » 13/5/2020 20:44

Goncalo20 Escreveu:Olá a todos,

Após ler alguns tópicos neste fórum, venho aqui colocar uma questão na tentativa de saber se alguém encontrou solução para eliminar da carteira, títulos representativos de empresas falidas, como é o caso do Banif.

Abandonei o mercado de capitais há mais de 5 anos (já nem sei ao certo), porque muito sinceramente, depois dos roubos que se passaram na bolsa portuguesa relacionados com a PT, BES, Banif e outras mais, fez com que procurasse uma coisa mais valiosa, chamada "juízo".

Aos poucos, fui vendendo títulos que tinha em carteira, até que sobraram os malfadados títulos das empresas falidas. Pensava eu que bastava esquecer o assunto, fechar a conta, e seguir em frente. No passado mês de Fevereiro, recebo a resposta da minha corretora que não posso encerrar a conta, enquanto esta tiver títulos em carteira (mesmo que o seu valor seja zero, e não sejam transacionáveis em bolsa).

Quer então dizer, que tenho que manter a conta e pagar as respectivas comissões, para guardar algo que vale zero. (Toma lá mais uma bofetada para aprenderes a ter juízo e não te meteres com vígaros).

Pois bem, pelo que li no fórum, ocasionalmente ainda há quem tenha interesse nestes títulos (será a esperança em milagres, não sei). Eu não tenho interesse algum, pois como referi, abandonei o mercado de capitais.

Se alguém tiver interesse, OFEREÇO o conjunto dos seguintes títulos, suportando os custos de transferência:
- 250.000 ações BANIF
- 600.000 ações AERO PERFORMANCE PRO (NASDAK) - penso que também falido
- 27.700 ações RTS/BANK UNITED CORP (NASDAK) - banco falido (curiosamente muito antes da crise do subprime)
- 2.500.000 ações AMERIRESOURCE TECH (NASDAK) - estas permanecem abertas à negociação (vá lá saber-se porquê), embora a informação que eu tenho é que a empresa também faliu há mais de 5 anos. No entanto, não têm liquidez.

Se alguém tiver informação como possa livrar-me destes papéis para encerrar conta, agradeço.


Já agora, aproveito a mensagem e também tenho uns 300000 títulos do Banif que posso "doar", para o caso de alguém aceitar.

Desde o que se passou na banca portuguesa, que tenho exactamente o mesmo pensamento que tu.. ganhei juízo...

Temos uma CMVM que nada vale e que deveria ela mesma criar uma conta para onde os títulos do Banif pudessem ser movidos, sendo os custos repartidos por toda a banca ou pela própria CMVM que teve falhas em todo o processo.
Ainda para mais, permitiu que o estado vendesse a sua participação de um banco falido durante o fim de semana!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Banif - Tópico Geral

por Goncalo20 » 13/5/2020 19:51

Olá a todos,

Após ler alguns tópicos neste fórum, venho aqui colocar uma questão na tentativa de saber se alguém encontrou solução para eliminar da carteira, títulos representativos de empresas falidas, como é o caso do Banif.

Abandonei o mercado de capitais há mais de 5 anos (já nem sei ao certo), porque muito sinceramente, depois dos roubos que se passaram na bolsa portuguesa relacionados com a PT, BES, Banif e outras mais, fez com que procurasse uma coisa mais valiosa, chamada "juízo".

Aos poucos, fui vendendo títulos que tinha em carteira, até que sobraram os malfadados títulos das empresas falidas. Pensava eu que bastava esquecer o assunto, fechar a conta, e seguir em frente. No passado mês de Fevereiro, recebo a resposta da minha corretora que não posso encerrar a conta, enquanto esta tiver títulos em carteira (mesmo que o seu valor seja zero, e não sejam transacionáveis em bolsa).

Quer então dizer, que tenho que manter a conta e pagar as respectivas comissões, para guardar algo que vale zero. (Toma lá mais uma bofetada para aprenderes a ter juízo e não te meteres com vígaros).

Pois bem, pelo que li no fórum, ocasionalmente ainda há quem tenha interesse nestes títulos (será a esperança em milagres, não sei). Eu não tenho interesse algum, pois como referi, abandonei o mercado de capitais.

Se alguém tiver interesse, OFEREÇO o conjunto dos seguintes títulos, suportando os custos de transferência:
- 250.000 ações BANIF
- 600.000 ações AERO PERFORMANCE PRO (NASDAK) - penso que também falido
- 27.700 ações RTS/BANK UNITED CORP (NASDAK) - banco falido (curiosamente muito antes da crise do subprime)
- 2.500.000 ações AMERIRESOURCE TECH (NASDAK) - estas permanecem abertas à negociação (vá lá saber-se porquê), embora a informação que eu tenho é que a empresa também faliu há mais de 5 anos. No entanto, não têm liquidez.

Se alguém tiver informação como possa livrar-me destes papéis para encerrar conta, agradeço.
 
Mensagens: 1
Registado: 13/5/2020 19:36

Re: Banif - Tópico Geral

por visit » 9/8/2018 12:37

É credor do Banif? Hoje é o último dia para reclamar dívidas..????!!!! :oops: :cry: :evil: :shock: :shock:

Atualmente, a reclamação de créditos é a única opção para os credores tentarem recuperar os investimentos em ativos relacionados com o Banif. Quem não o fizer, não terá a possibilidade de receber qualquer montante que resulte da liquidação.

Rafael Marchante/Reuters
Os credores do Banif têm até ao final do dia de hoje, 9 de agosto, para reclamar os respetivos créditos no seguimento da regovogação da autorização para o exercício da atividade de instituição de crédito, pelo Banco Central Europeu (BCE), em maio, e da liquidação judicial do banco.
A apresentação de reclamações abrange todos os detentores de ações, obrigações e quaisquer outros produtos financeiros no âmbito do processo Banif, independentemente da nacionalidade. Enquanto estes devem fazê-lo, o grupo de lesados que propuseram ações judiciais são mesmo obrigados a reclamar os créditos.
As reclamações não têm um esquema obrigatório, mas têm de ser enviadas por escrito à Comissão Liquidatária e contemplar determinadas informações essenciais.
A Comissão Liquidatária é composta por José Manuel Bracinha Vieira, Carla Rebelo e João Figueira. A reclamação de créditos deverá ser apresentada ou remetida por via postal registada mediante requerimento dirigido à Comissão Liquidatária do Banif, com domicílio profissional na Av. Liberdade, 230 – 230 A, 6º Andar, 1250-148 Lisboa.
“O essencial é que conste no requerimento o número do processo (neste caso o processo é 13511/18.2T8LSB), a identificação completa do credor e a designação correta da entidade em liquidação, a proveniência dos créditos, a sua data de vencimento, o montante de capital e juros, a natureza comum, subordinada, privilegiada ou garantida dos créditos e a existência de eventuais garantias pessoais”, explica a Deco Proteste.
Os credores têm ainda de enviar todos os documentos que comprovem a existência dos créditos, incluindo documentos de subscrição e extratos bancários. “Se o credor não dispuser de tais documentos, deverá solicitá-los quanto antes à instituição bancária onde adquiriu os produtos financeiros”, refere a Deco.
“Não é necessário que o requerimento seja apresentado por um advogado. Contudo, se o montante em causa for muito elevado ou se o seu caso pessoal apresentar alguma especificidade, poderá ser conveniente aconselhar-se com um advogado, para a melhor defesa dos seus interesses”, acrescenta.
Atualmente, a reclamação de créditos é a única opção para os credores tentarem recuperar os investimentos em ativos relacionados com o Banif. Não garante reembolsos (os investidores passam a integrar a lista de credores e ganham direito a participar nas decisões que venham a ser tomadas), mas quem não o fizer dentro do prazo estabelecido, não terá a possibilidade de receber qualquer montante que resulte da liquidação.
 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Thoth » 27/7/2018 14:27

Não tenho a certeza mas só terá créditos a reclamar caso seja credor do banco, que penso que não será o caso do simples accionista.
O banco não deve nada ao simples accionista, no limite o accionista é que pode dever alguma coisa aos credores.
Não se assustem que esta hipótese já foi descartada :twisted:

Corrijam-me se estiver errado.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Banif - Tópico Geral

por Samukinha » 27/7/2018 14:13

Boa tarde,

Também recebi carta do banco MBCP, com essa informação.
Liguei e a resposta que obtive foi que teria que me deslocar à morada indicada... ainda questionei se havia outra forma, mas (por desconhecimento, ou não) não me souberam informar.

Será que como accionistas temos créditos sobre a instituição???
 
Mensagens: 26
Registado: 27/7/2018 14:08

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Google [Bot], PAULOJOAO e 139 visitantes