Galp ou EDP?
4 mensagens
|Página 1 de 1
Nunnus Escreveu:Se pessoalmente tivesse mais capital disponivel para investir, talvez optaria pela GALP, isto porque vejo a cotação de outras grandes empresas dentro do ramo no IBEX (CEPSA, TOTAL) e vejo a cotação da Galp... que nao tem nada aver, bastante inferior.
Nunnus,
Não percebo muito bem esse teu raciocínio.
Por essa ordem de ideias, as empresas portuguesas estão quase todas baratas por comparação com as suas congéneres europeias, e isto sobretudo devido aos stock splits que fizeram reduzir o seu valor nominal.
Em minha opinião não faz muito sentido comparar cotações de empresas com valores nominais diferentes.
Por outro lado, mesmo que os valores nominais sejam iguais, o número de acções dispersas em bolsa é muitas vezes diferente e logo o lucro por acção é também diferente, o que logicamente afecta a cotação.
Por último, mesmo que o valor nominal e o número de acções fosse o mesmo, ainda assim não me parece legítimo comparar empresas dessa forma, porque a gestão das várias empresas é diferente e consequentemente os resultados vão evoluir de forma diferente.
Dou um exemplo: duas empresas francesas do sector automóvel: PEUGEOT e RENAULT. Em meados de 2003 valiam ambas o mesmo (cerca de 42 euros), agora a RENAULT vale 94 euros, precisamente o dobro da PEUGEOT que se ficou pelos 47 euros. A PEUGEOT vale praticamente o mesmo do que valia (subiu 10%), a RENAULT valorizou mais de 100%. Será que podemos comparar os preços e dizer que agora a PEUGEOT está barata face ao resto do sector? Ou será que a RENAULT se conseguiu impor no mercado graças a uma estratégia diferente, melhorando os seus resultados por acção?
Pessoalmente não acredito em comprar acções de uma empresa só porque o sector em geral se está a portar bem...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Se pessoalmente tivesse mais capital disponivel para investir, talvez optaria pela GALP, isto porque vejo a cotação de outras grandes empresas dentro do ramo no IBEX (CEPSA, TOTAL) e vejo a cotação da Galp... que nao tem nada aver, bastante inferior.
Mas... Uma coisa é importante e que devemos ter sempre em conta: compra-se quando a acção esta a subir e vende-se no inverso.
Eu pessoalmente optaria a curto/medio prazo pela Galp.
Abraço
Nuno Guedes
Mas... Uma coisa é importante e que devemos ter sempre em conta: compra-se quando a acção esta a subir e vende-se no inverso.
Eu pessoalmente optaria a curto/medio prazo pela Galp.
Abraço
Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
Galp ou EDP?
Estou com bastantes duvidas, pois uma vez que só analiso a parte técnica e ninguem tem base tecnica na Galp, isto de entrar na Galp é complicado. Quem perceber de fundamentais pode dizer qual dos titulos tem melhor potencial
- Registado: 31/8/2005 14:07
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 74 visitantes