Caldeirão da Bolsa

Lucro Jerónimo Martins 9-meses sobe para 66,6 ME

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 2/11/2006 8:47

Lucro J.Martins 9-meses sobe para 66,6 ME, na média estimativas

02/11/2006

Por Sérgio Gonçalves

LISBOA, 2 Nov (Reuters) - O lucro líquido consolidado atribuível da Jerónimo Martins (JM) , entre Janeiro e Setembro de 2006, subiu 3,7 pct para 66,6 milhões de euros (ME), na média das estimativas dos analistas.

O número dois do retalho em Portugal e líder do retalho alimentar na Polónia adianta que as vendas consolidadas aumentaram 14,5 pct para 3.177 ME e que o EBITDA -- Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization -- subiu dois pct para 215,4 ME.

Uma Poll de analistas previa um lucro entre 64 e 69,5 ME com o ponto médio em 66,7 ME, estimavam vendas entre 3.140 e 3.160 ME com a média em 3.150,7 ME e apontavam para um EBITDA de 213 a 218 ME e um valor médio de 214,5 ME.

"Este conjunto de indicadores reflecte o sólido desempenho operacional do grupo, em especial se for considerada a forte competitividade dos mercados onde opera, tanto em Portugal como na Polónia", afirma a empresa em comunicado.

"Em Portugal, o notável desempenho das vendas assume particular relevo numa conjuntura macro-económica ainda desfavorável", acrescenta.

Realça que "o terceiro trimestre foi particularmente positivo" com as vendas a aumentarem 15,5 pct para 1.149,5 ME e o EBITDA a subir cinco pct para 85,4 ME.

A JM destaca "o sucesso da estratégia do Pingo Doce" -- cadeia de supermercados -- com as vendas totais a cresceram 12,2 pct e as vendas like-for-like a aumentarem 10,5 pct.

No final do trimestre, o Pingo Doce tinha 184 lojas ou seja mais cinco do que no mesmo período de 2005 e, de Janeiro a Setembro, remodelou 23 lojas.

"A aposta nos produtos de marca própria, com elevada qualidade e preço muito competitivo, revelou-se muito positiva, com um aumento de vendas de 39 pct nos primeiros 9 meses do ano", afirma.

O Feira Nova -- hipermercados -- abriu cinco novos mini-hipers, nos três primeiros trimestres, o que "impulsionou fortemente as vendas deste formato que registaram um aumento de 20,8 pct face ao período homólogo de 2005".

"As vendas totais da insígnia (hipers e mini-hipers) aumentaram 7,7 pct", acrescenta.

Quanto ao cash & carry Recheio, refere que reforçou a liderança no sector com as vendas like-for-like a aumentarem 5,6 pct dado que "o enfoque estratégico no canal HoReCa revelou-se acertada, reflectindo-se de forma notória nas vendas like-for-like que cresceram 7,1 pct".

"A bem sucedida estratégia de preços baixos e estáveis no ambiente altamente competitivo da Madeira, resultou no assinalável crescimento de 7,7 pct nas vendas like-for-like do terceiro trimestre, invertendo-se a tendência desfavorável ocorrida no primeiro trimestre do ano", realça.

As vendas totais na Madeira subiram quatro pct.

Na Indústria, explica que "a estratégia de inovação associada à crescente competitividade em preço gerou um crescimento nas vendas de 3,8 pct nos primeiros nove meses".

As vendas da polaca Biedronka, que representam 38,7 pct das vendas totais consolidadas, subiram 27,3 pct, em euros, adiantando a JM: "o crescimento das vendas like-for-like foi notável, tanto no terceiro trimestre (mais 11,4 pct) como no valor acumulado dos nove meses (mais 11,2 pct)".

"Líder incontestável no seu formato, a Biedronka prossegue a estratégia de rápida expansão, potencializando a melhoria sentida no ambiente macro-económico polaco", vinca.

A Biedronka inaugurou 63 novas lojas nestes nove meses de 2006, o que representou um aumento de 15 pct na superfície total de vendas.

"A taxa de crescimento do EBITDA no terceiro trimestre foi superior à das vendas, revelando um excepcional desempenho operacional", afirma a JM.

JM INVESTE 300 ME EM 2006, 60 PCT PORTUGAL E 40 PCT POLÓNIA
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por luiz22 » 2/11/2006 8:44

02/11/2006

LISBOA, 2 Nov (Reuters) - O lucro líquido consolidado atribuível da Jerónimo Martins (JM) , entre Janeiro e Setembro de 2006, subiu 3,7 pct para 66,6 milhões de euros (ME), na média das estimativas dos analistas.

O número dois do retalho em Portugal e líder do retalho alimentar na Polónia adianta que as vendas consolidadas aumentaram 14,5 pct para 3.177 ME e que o EBITDA -- Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization -- subiu dois pct para 215,4 ME.

Uma Poll de analistas previa que o lucro se tivesse fixado entre 64 e 69,5 ME com o ponto médio em 66,7 ME, estimavam vendas entre 3.140 e 3.160 ME com a média em 3.150,7 ME e apontavam para um EBITDA de 213 a 218 ME e um valor médio de 214,5 ME.

((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cheme, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 68 visitantes