Carteira JAS*2006 - Mês 11 - Capital 1,266X
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 30- Capital 1,266X
E lá se fechou mais um mês que não me correu mal de todo pois a carteirinha valorizou-se quase 5% contra +1,71% do PSI.20.
E o mês acabou com um novo máximo anual...
BCP
A OPA ao BPI está atrasada, a cotação tem-se mantido quase inalterada e a minha posição em acções foi reduzida durante este mês.
De qualquer forma o gráfico está naquele ponto de rebuçado onde um novo arranque pode ocorrer.
Tenho andado a adiar o reforço da posição em W's e preferiria só o fazer para a semana.
Mas pode ser que o faça já amanhã...
JMT
Tem andado com umas oscilações esquisitas o que não é para admirar num mês onde subiu 8,5%.
Hoje reforcei a posição com uma compra a 16,19 mas a posição, entre vendas e recompras parciais, manteve-se quase inalterada durante o mês.
Até ao final do ano ainda poderá haver notícias agradáveis e não penso sair dela.
SEM
Valorizou-se cerca de 7,7% este mês pelo que foi uma boa aposta.
Eu optei por reduzir a posição, ao entrar na PTI, para não ficar com muitas galinhas no mesmo saco...
Continua a parecer-me uma excelente aposta para o médio prazo mas também pode ser uma boa aposta de curto prazo.
PTI
Uma entrada com 15% da carteira apostando numa valorização pós privatização.
Tem andado com oscilações entre os 2,20 e os 2,30 e ainda só subiu 2%.
Mas pode vir a dar maiores alegrias no curto prazo.
CFN
Aumentei a posição durante o mês dos 10 para os 15% como forma de reduzir o break point.
De qualquer forma ela perdeu quase 4% este mês e 2,55% relativamente ao meu break point actual.
Pensei que seria uma boa aposta, com a notícia do acordo com o Oliveira, mas até agora tem sido um perfeito desapontamento.
Enquanto não precisar do cash pode ir ficando.
VAA
Mantém-se inalterada e não penso sair dela.
Poderei fartar-me algum dia de ter o dinheiro parado mas prejuízo também não deverá dar....
JAS
E o mês acabou com um novo máximo anual...
BCP
A OPA ao BPI está atrasada, a cotação tem-se mantido quase inalterada e a minha posição em acções foi reduzida durante este mês.
De qualquer forma o gráfico está naquele ponto de rebuçado onde um novo arranque pode ocorrer.
Tenho andado a adiar o reforço da posição em W's e preferiria só o fazer para a semana.
Mas pode ser que o faça já amanhã...
JMT
Tem andado com umas oscilações esquisitas o que não é para admirar num mês onde subiu 8,5%.
Hoje reforcei a posição com uma compra a 16,19 mas a posição, entre vendas e recompras parciais, manteve-se quase inalterada durante o mês.
Até ao final do ano ainda poderá haver notícias agradáveis e não penso sair dela.
SEM
Valorizou-se cerca de 7,7% este mês pelo que foi uma boa aposta.
Eu optei por reduzir a posição, ao entrar na PTI, para não ficar com muitas galinhas no mesmo saco...
Continua a parecer-me uma excelente aposta para o médio prazo mas também pode ser uma boa aposta de curto prazo.
PTI
Uma entrada com 15% da carteira apostando numa valorização pós privatização.
Tem andado com oscilações entre os 2,20 e os 2,30 e ainda só subiu 2%.
Mas pode vir a dar maiores alegrias no curto prazo.
CFN
Aumentei a posição durante o mês dos 10 para os 15% como forma de reduzir o break point.
De qualquer forma ela perdeu quase 4% este mês e 2,55% relativamente ao meu break point actual.
Pensei que seria uma boa aposta, com a notícia do acordo com o Oliveira, mas até agora tem sido um perfeito desapontamento.
Enquanto não precisar do cash pode ir ficando.
VAA
Mantém-se inalterada e não penso sair dela.
Poderei fartar-me algum dia de ter o dinheiro parado mas prejuízo também não deverá dar....
JAS
- Anexos
-
- cart 11-30.png (64.62 KiB) Visualizado 1606 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 29- Capital 1,266X
A rentabilidade está a centésimas de novo máximo anual de forma que estou bem assim...
Nenhum movimento.
JAS
Nenhum movimento.
JAS
- Anexos
-
- cart 11-29.png (47.54 KiB) Visualizado 1820 vezes
Jas, pelos vistos quem comprou Cofina tb é parvo, eheh. já comunicaram. Foi o Santander e outro BPI, se não me engano.
Vai ser uma subida complicado, porque ha muitos a vender e o clima tá a ficar frescote.
Eu ando satisfeito com o meu finibanco e com a não reentrada na Cimpor. E até os meus certificados do petróleo no BCP estão positivos. Essa parte é gira, pq ou ganho na bolsa e perco na bomba, ou meto mais na bomba e perco dos certificados.
É fantástico que em semanas como esta, tu ainda tenhas quase tudo positivo. Isso é que é saber escolher.
Vai ser uma subida complicado, porque ha muitos a vender e o clima tá a ficar frescote.
Eu ando satisfeito com o meu finibanco e com a não reentrada na Cimpor. E até os meus certificados do petróleo no BCP estão positivos. Essa parte é gira, pq ou ganho na bolsa e perco na bomba, ou meto mais na bomba e perco dos certificados.
É fantástico que em semanas como esta, tu ainda tenhas quase tudo positivo. Isso é que é saber escolher.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
- Registado: 5/8/2005 11:27
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 28- Capital 1,266X
Regresso às origens...
JMT
Em épocas de crise está costuma ser segura.
Reforço da posição para 25% com compras entre 16,21 e 16,16.
E foi pena não estar on-line no fecho.
JAS
JMT
Em épocas de crise está costuma ser segura.
Reforço da posição para 25% com compras entre 16,21 e 16,16.
E foi pena não estar on-line no fecho.
JAS
- Anexos
-
- cart 11-28.png (47.62 KiB) Visualizado 2071 vezes
Re: Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 27- Capital 1,266X
JAS Escreveu:JAS Escreveu:
E pensando melhor não será mau manter o cash de fora...
JAS
concordo .Eu estou a começar a lavar cestos para ter tudo limpo no próximo ano.
Bons investimentos
JacSilva
JacSilva
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 27- Capital 1,266X
JAS Escreveu:Pensando bem, 2ª feira costuma ser dia de compras e convém ter cash disponível...
E pensando melhor não será mau manter o cash de fora...
Nenhum movimento.
JAS
- Anexos
-
- cart 11-27.png (47.77 KiB) Visualizado 2301 vezes
JMT
vitorigus Escreveu:E conforme é publico a JMT esta a encontrar concorrencia ao negocio na Polonia, e como dizia W Buffett as acçoes boas para investirmos são aquelas do tipo negocio unico (ou quase), em que "temos que pagar portagem..."
A concorrência existe há muito tempo, resta saber se a Biedronka supera ou não a abertura de lojas dos outros...
Convém lembrar que tinham 805 lojas no final de 2005 e que agora já têm 900.
E que as vendas "like for like" subiram 11,2% até ao final do 3º trimestre deste ano.
A concorrência estará a ter assim tanta importância?
As empresas portuguesas do tipo "negócio único a quem temos de pagar portagem" acho que apenas serão a EDP e a BRI.
E não têm esse crescimento pois não?
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 24- Capital 1,266X
Pensando bem, 2ª feira costuma ser dia de compras e convém ter cash disponível...
BCP
Os W's com maturidade para Dezembro estão já sem prémio pelo que trocar acções por warrants liberta capital.
Reduzida a posição em acções com venda a 2,56.
Comprar os calls fica para a semana.
De qualquer forma a posição conjunta equivale agora a um pouco mais de 30% (se fosse toda em acções).
SEM
Aproveitei para reduzir a posição para os 22,5% com venda a 8,37.
Agora já tenho um b.p. muito tranquilizador.
Quanto à rentabilidade a semana não foi nem carne nem peixe mas a carteira recuperou 0,4% e acabou a 0,5% do máximo anual.
Bom fim de semana,
JAS
BCP
Os W's com maturidade para Dezembro estão já sem prémio pelo que trocar acções por warrants liberta capital.
Reduzida a posição em acções com venda a 2,56.
Comprar os calls fica para a semana.
De qualquer forma a posição conjunta equivale agora a um pouco mais de 30% (se fosse toda em acções).
SEM
Aproveitei para reduzir a posição para os 22,5% com venda a 8,37.
Agora já tenho um b.p. muito tranquilizador.
Quanto à rentabilidade a semana não foi nem carne nem peixe mas a carteira recuperou 0,4% e acabou a 0,5% do máximo anual.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 11-24.png (64.8 KiB) Visualizado 2538 vezes
JMT
A propósito de bulls, bears e justificações para tudo, é um bocado como disse certa ocasião, um camarada: os aumentos de capital, nos bearmarket são vistos como gastos, logo cai a cotação; nos bullmarkets são vistos como crescimento da empresa, criando sinergias, logo sobe a cotação...
Hoje lia no JN que a JMT abre a sua 900ª loja na Polónia... Ah a Polónia, lembro-me dos tempos em que cada vez que se falava em Polónia, ela tombava mais 1 ou 2 euros...
São coisas! 
Hoje lia no JN que a JMT abre a sua 900ª loja na Polónia... Ah a Polónia, lembro-me dos tempos em que cada vez que se falava em Polónia, ela tombava mais 1 ou 2 euros...
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 23- Capital 1,266X
Nenhum movimento, elas já começaram a subir...
JAS
JAS
- Anexos
-
- cart 11-23.png (47.74 KiB) Visualizado 2880 vezes
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 22- Capital 1,266X
Nenhum movimento, continuo a sentir-me bem assim.
CFN
Nem sabia que a Merryl tinha 3% da Cofina.
Chego à conclusão que à CMVM só comunica quem é parvo.
Mas se venderam melhor, alguém comprou.
E também não comunicou, também deve ser inteligente.
JAS
CFN
Nem sabia que a Merryl tinha 3% da Cofina.
Chego à conclusão que à CMVM só comunica quem é parvo.
Mas se venderam melhor, alguém comprou.
E também não comunicou, também deve ser inteligente.
JAS
- Anexos
-
- cart 11-22.png (47.77 KiB) Visualizado 3082 vezes
.
A AT não safava desta queda desde os 3.5* para quem lia da AT que a CFN estaria a fazer um H&S em ambiente Bull, em que o 2º Ombro em princípio não é bem bem igual ao 1º, face ao cenário Bull.
Após a AT ter demonstrado um H&S perfeito... poder-se-ia ler ... continuação da LT de longa duração a 3.4*
Mas tb aí, o cenário de Sul puxou-a para os minimos de hoje a 3.15 ...
Agora a vela de hoje é interessante, mas já deu tantos falsos cenários de retoma...
E depois ainda há a costela de "entalado" na acção ... que ajuda a enviezar graficos...
Boas curvas,
Guzziman
Após a AT ter demonstrado um H&S perfeito... poder-se-ia ler ... continuação da LT de longa duração a 3.4*
Mas tb aí, o cenário de Sul puxou-a para os minimos de hoje a 3.15 ...
Agora a vela de hoje é interessante, mas já deu tantos falsos cenários de retoma...
E depois ainda há a costela de "entalado" na acção ... que ajuda a enviezar graficos...
Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Neste caso, a questão nem tem a ver tanto com "inside trading". A Merryl teve que andar à procura de comprador para a posição dela. TRerá falado com muitos "tubarões" e terá negociado muitos preços. Por isso, era inevitável que o mercado fosse ajustando a isso ao longo das últimas semanas.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
SMALL2004 Escreveu:tás a ver como é a bolsa portuguesa?
Isto já se sabia, portanto.....algumas casas financeiras toca a vender.......antes, mesmo sem razão aparente
É triste, mas parece que assim é. Não me parece que "lá fora" seja muito diferente.
SMALL2004 Escreveu:Apenas a AT nos podia ter salvo desta queda...
Bem verdade...
SMALL2004 Escreveu:Agora pode subir, mas vai ser complicado porque pelo caminho vai existir muito lucro que pode ser feito pelos que andaram a coprar
SMALL2004,
Pode saber-se se já entrou, está a pensar entrar, ou é dos que ficou "entalado"
Abr
- Registado: 10/3/2004 17:35
tás a ver como é a bolsa portuguesa?
Isto já se sabia, portanto.....algumas casas financeiras toca a vender.......antes, mesmo sem razão aparente
Apenas a AT nos podia ter salvo desta queda...tb leveu com ela. Agora pode subir, mas vai ser complicado porque pelo caminho vai existir muito lucro que pode ser feito pelos que andaram a coprar
Apenas a AT nos podia ter salvo desta queda...tb leveu com ela. Agora pode subir, mas vai ser complicado porque pelo caminho vai existir muito lucro que pode ser feito pelos que andaram a coprar
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
- Registado: 5/8/2005 11:27
OPA Escreveu:Morgan Stanley vende 4,8 milhões de euros de acções da Cofina fora de bolsa
A Morgan Stanley vendeu cerca de 4,8 milhões de euros de acções da Cofina, confirmou um operador que preferiu o anonimato.
Segundo a mesma fonte, a casa de investimento vendeu 1,5 milhões de acções entre 3,15 euros e os 3,18 euros.A percentagem a ser alienada corresponde a quase 3% do capital da empresa de media.
Se assim é, agora sim, a COFINA já pode subir. Não é JAS? (btw, não quer postar uns comentários no tópico da COFINA
Abr
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 21 - Capital 1,266X
Nenhum movimento.
Por falta de tempo e porque acho que estou bem assim...
JAS
--------------------
Nem sempre...
Uma ordem do 1º nível pode estar colocada no fim da fila e ir sendo anulada e renovada de forma a manter-se em último.
É uma táctica mais arriscada nmas podes crer que é bastante utilizada.
Há que ter em conta isto:
Um abraço,
JAS
----------------------------
Ele comprou-as há muito tempo.
Não sei bem quando, mas seguramente em 2005 ou antes.
Se calhar a ALTR tem subido mais do que aquilo que vale.
Ou melhor, mais do que as expectativas mais ousadas.
Um abraço,
JAS
Por falta de tempo e porque acho que estou bem assim...
JAS
--------------------
_JB_ Escreveu:Resumindo, o que está visível no sistema é acessível a toda gente e fazer "Bluff" também faz parte do jogo. Uma coisa é certa: todas as ordens que estão no 1º nível são ordens reais, para serem executadas, pois estão mesmo ali á mercê...! Habituei-me a "respeitar" o 1º nível que a cada momento se vai negociando pois é nesse que são formados os preços reais.
Nem sempre...
Uma ordem do 1º nível pode estar colocada no fim da fila e ir sendo anulada e renovada de forma a manter-se em último.
É uma táctica mais arriscada nmas podes crer que é bastante utilizada.
Há que ter em conta isto:
JAS Escreveu:Uma ordem que anda a "mudar de sítio", sem se deixar apanhar, é certamente "para encher".
Um abraço,
JAS
----------------------------
Rui A Escreveu:Admito que o ponto de vista do JAS seja o correcto (o Oliveira a vender) mas, para isso, também as teve que comprar . Porque não subiu nessa altura? A lógica não é a mesma?
Ele comprou-as há muito tempo.
Não sei bem quando, mas seguramente em 2005 ou antes.
Rui A Escreveu:Acredito na COFINA, essencialmente, por causa dos resultados da ALTRI (tenho de ser sincero). Mas não será isso suficiente? Ou, quer isto dizer que, a ALTRI tem subido bem mais do que aquilo que vale?
Se calhar a ALTR tem subido mais do que aquilo que vale.
Ou melhor, mais do que as expectativas mais ousadas.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 11-21.png (47.92 KiB) Visualizado 1718 vezes
Re: Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 20 - Capital 1,266X
JAS Escreveu:Rui A Escreveu:Ainda assim, gostaria de lhe pedir (se possível) que fizesse uma análise à situação da COFINA e nos confidenciasse "até que ponto está disposto a ir".
Se eu bem lembro a posição do Oliveira era pouco mais de 1% e era apenas para chatear.
Tendo chegado a agora a acordo ele deve andar a vender e já não lhe devem faltar muitas...
O meu "fundo" foi alto demais mas, para já, aguento-as.
Um abraço,
JAS
Cada vez mais me sinto tentado a entrar nesta acção
Admito que o ponto de vista do JAS seja o correcto (o Oliveira a vender) mas, para isso, também as teve que comprar
Acredito na COFINA, essencialmente, por causa dos resultados da ALTRI (tenho de ser sincero). Mas não será isso suficiente? Ou, quer isto dizer que, a ALTRI tem subido bem mais do que aquilo que vale?
BN
Permitam-me só adicionar uma nota no tocante á leitura e interpretação dos "COF´s" e que de certa forma complementa o que aqui foi dito.
Quando aparecem ordens um pouco maior que o normal para um determinado título, há que observar se elas estão no 1º nível da compra ou da venda, ou se estão lá para os 3º, 4º, 5º níveis de profundidade.
Porquê ? Justamente, porque quem mete as ordens no caso destas "serem para Inglês ver..." vai fazê-lo geralmente acima do 2º nível para as ordens não serem executadas e haver tempo de poderem ser anuladas (ou então passarem para o fim da fila). Ficam lá visiveis no sistema para dar a ilusão de que há muitas compras ou vendas áquele nível.
Fazem isto por motivos meramente tácticos e não de manipulação, como muitas vezes se pensa. É legal pôr ordens no sistema e anulá-las quantas vezes se quiser. São "ordens de fachada" - assim que a cotação avança ou recua elas vão-se dissimulando ou são anuladas, uma vez que não são para serem executadas. Quem o faz muitas vezes está á procura do efeito contrário - p. ex. coloca fortes compras quando na realidade quer é vender ali no 1º ou 2º nível, e vice versa. Ou então quando quer acelerar um movimento; ou ainda quando está "entalado" e a perder bastante e pretende dar a ideia de falsos suportes/resistências, etc.
Resumindo, o que está visível no sistema é acessível a toda gente e fazer "Bluff" também faz parte do jogo. Uma coisa é certa: todas as ordens que estão no 1º nível são ordens reais, para serem executadas, pois estão mesmo ali á mercê...! Habituei-me a "respeitar" o 1º nível que a cada momento se vai negociando pois é nesse que são formados os preços reais.
Cumprimentos
JB
Quando aparecem ordens um pouco maior que o normal para um determinado título, há que observar se elas estão no 1º nível da compra ou da venda, ou se estão lá para os 3º, 4º, 5º níveis de profundidade.
Porquê ? Justamente, porque quem mete as ordens no caso destas "serem para Inglês ver..." vai fazê-lo geralmente acima do 2º nível para as ordens não serem executadas e haver tempo de poderem ser anuladas (ou então passarem para o fim da fila). Ficam lá visiveis no sistema para dar a ilusão de que há muitas compras ou vendas áquele nível.
Fazem isto por motivos meramente tácticos e não de manipulação, como muitas vezes se pensa. É legal pôr ordens no sistema e anulá-las quantas vezes se quiser. São "ordens de fachada" - assim que a cotação avança ou recua elas vão-se dissimulando ou são anuladas, uma vez que não são para serem executadas. Quem o faz muitas vezes está á procura do efeito contrário - p. ex. coloca fortes compras quando na realidade quer é vender ali no 1º ou 2º nível, e vice versa. Ou então quando quer acelerar um movimento; ou ainda quando está "entalado" e a perder bastante e pretende dar a ideia de falsos suportes/resistências, etc.
Resumindo, o que está visível no sistema é acessível a toda gente e fazer "Bluff" também faz parte do jogo. Uma coisa é certa: todas as ordens que estão no 1º nível são ordens reais, para serem executadas, pois estão mesmo ali á mercê...! Habituei-me a "respeitar" o 1º nível que a cada momento se vai negociando pois é nesse que são formados os preços reais.
Cumprimentos
JB
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
- Registado: 15/3/2005 16:13
Carteira JAS*2006 - Mês 11 - dia 20 - Capital 1,266X
Pouco tempo para a Bolsa, nenhum movimento.
JAS
------------------------
Se eu bem lembro a posição do Oliveira era pouco mais de 1% e era apenas para chatear.
Tendo chegado a agora a acordo ele deve andar a vender e já não lhe devem faltar muitas...
Um abraço,
JAS
------------------------
A análise dos cof's não se faz a partir de uma imagem estática pois o que mais interessa são as alterações que vão ocorrendo ao longo do dia.
Para analisares tens que ter 2 dados em mente:
- volume médio diário
- volume médio das ordens de compra e venda.
São espectáveis alterações significativas de cotação quando o volume for superior do normal.
Nessa altura terás que ver onde estão a aparecer ordens superiores à "ordem média" habitual.
Muitas vezes as grandes ordens nem sequer aparecem nos cof's pois são "despejos" ou "limpesas" e devemos estar atentos a esse facto.
Podemos ir ao site da Euronext ver os movimentos da sessão.
- Nessa listagem os movimentos que nos interessam têm exactamente a mesma hora e englobam várias ordens contrárias.
- Não se consideram as passagens que se caracterizam por 1 movimento apenas.
Quanto aos cof's, em cada momento, haverá que tentar descobrir se as ordens que lá andam são reais ou se são "só para encher".
Uma ordem que anda a "mudar de sítio", sem se deixar apanhar, é certamente "para encher".
Os valores do lado da venda "todos bem recheados" pode significar que pretendem executar uma ordem de compra sobretudo se a cotação nem sequer está a descer.
E vice-versa.
Uma ordem que se esgota e vai sendo renovada de imediato é uma ordem "aparente" e é preciso cuidado com elas pois mostram um institucional com peso nessa posição.
Estar do lado dos tubarões é sempre o mais aconselhável.
Não é fácil vermos todas estas coisas num cof se os acompanhamos assiduamente.
E não conseguimos acompanhar assiduamente muitos títulos...
Há algumas coisas que conseguimos ver em títulos de baixo volume e que são quase impossíveis de notar em títulos de grande volume.
Um abraço,
JAS
JAS
------------------------
Rui A Escreveu:Ainda assim, gostaria de lhe pedir (se possível) que fizesse uma análise à situação da COFINA e nos confidenciasse "até que ponto está disposto a ir".
Um abraço,
JAS
------------------------
grão a grão Escreveu:que fizesse um comentário aos cofres do final de sessão da Cofina (escolhi esta porque faz parte da sua carteira),tendo a certeza que a sua explicação não só será muito útil para mim como para muitos outros colegas do fórum:
A análise dos cof's não se faz a partir de uma imagem estática pois o que mais interessa são as alterações que vão ocorrendo ao longo do dia.
Para analisares tens que ter 2 dados em mente:
- volume médio diário
- volume médio das ordens de compra e venda.
São espectáveis alterações significativas de cotação quando o volume for superior do normal.
Nessa altura terás que ver onde estão a aparecer ordens superiores à "ordem média" habitual.
Muitas vezes as grandes ordens nem sequer aparecem nos cof's pois são "despejos" ou "limpesas" e devemos estar atentos a esse facto.
Podemos ir ao site da Euronext ver os movimentos da sessão.
- Nessa listagem os movimentos que nos interessam têm exactamente a mesma hora e englobam várias ordens contrárias.
- Não se consideram as passagens que se caracterizam por 1 movimento apenas.
Quanto aos cof's, em cada momento, haverá que tentar descobrir se as ordens que lá andam são reais ou se são "só para encher".
Uma ordem que anda a "mudar de sítio", sem se deixar apanhar, é certamente "para encher".
Os valores do lado da venda "todos bem recheados" pode significar que pretendem executar uma ordem de compra sobretudo se a cotação nem sequer está a descer.
E vice-versa.
Uma ordem que se esgota e vai sendo renovada de imediato é uma ordem "aparente" e é preciso cuidado com elas pois mostram um institucional com peso nessa posição.
Estar do lado dos tubarões é sempre o mais aconselhável.
Não é fácil vermos todas estas coisas num cof se os acompanhamos assiduamente.
E não conseguimos acompanhar assiduamente muitos títulos...
Há algumas coisas que conseguimos ver em títulos de baixo volume e que são quase impossíveis de notar em títulos de grande volume.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 11-20.png (47.68 KiB) Visualizado 2042 vezes
Re: Cofina
JAS,
Há algum tempo que tenho olhado para a COFINA (sempre com vontade de entrar, por questões fundamentais - relacionados com a ALTRI mas não só -, e pelo facto de vir a cair há algum tempo - tal como o JAS, tentando "adivinhar" fundos).
No entanto, nunca me pareceu que o risco compensasse, ou seja, achei sempre - e pelo que tem mostrado continuo a achar - que a probabilidade de me "cortar" ("segurar a faca pela lâmina") é bem maior do que a de ter sucesso ("apanhar a faca a cair, segurando pelo cabo").
Tenho lido, sempre com bastante atenção, os seus comentários e, sinceramente, parece-me que (neste caso) tem tido mais crença/fé do que cabeça fria.
Não me parece que tenha vindo a dar suficiente relevância à AT. Desde há uns 3 meses que a COFINA não apresenta "boa saúde técnica", por isso, e a meu ver, não adianta contrariar o mercado.
Tentei fazer um "resumo" do que foi dito no seu tópico e não vejo grandes alterações no último mês...
Ainda assim, gostaria de lhe pedir (se possível) que fizesse uma análise à situação da COFINA e nos confidenciasse "até que ponto está disposto a ir".
Muito obrigado e grande abraço,
Rui Costa.
Há algum tempo que tenho olhado para a COFINA (sempre com vontade de entrar, por questões fundamentais - relacionados com a ALTRI mas não só -, e pelo facto de vir a cair há algum tempo - tal como o JAS, tentando "adivinhar" fundos).
No entanto, nunca me pareceu que o risco compensasse, ou seja, achei sempre - e pelo que tem mostrado continuo a achar - que a probabilidade de me "cortar" ("segurar a faca pela lâmina") é bem maior do que a de ter sucesso ("apanhar a faca a cair, segurando pelo cabo").
Tenho lido, sempre com bastante atenção, os seus comentários e, sinceramente, parece-me que (neste caso) tem tido mais crença/fé do que cabeça fria.
Não me parece que tenha vindo a dar suficiente relevância à AT. Desde há uns 3 meses que a COFINA não apresenta "boa saúde técnica", por isso, e a meu ver, não adianta contrariar o mercado.
Tentei fazer um "resumo" do que foi dito no seu tópico e não vejo grandes alterações no último mês...
Ainda assim, gostaria de lhe pedir (se possível) que fizesse uma análise à situação da COFINA e nos confidenciasse "até que ponto está disposto a ir".
Muito obrigado e grande abraço,
Rui Costa.
JAS Escreveu:Rui A Escreveu:Pelo que sei, a COF detém pouco mais de 20% da ALTRI (não sei quanto).
Pelo que sei, a participação da COF na ALTRI "custou-lhe" 0,575€, i.e. já valorizou quase 600%. Daí ter referido que "O raio da ALTR não pára de subir, é altura de perceberem que a CFN lucra com isso... ". E mais?
A CFN detém pouco mais de 20% da ALTR mas os administradores devem ter mais uns 30%...
E se eles manejam tão bem a ALTR mais tarde ou mais cedo farão as mesmas "tropelias" na CFN.
JAS Escreveu:CFN
O raio da ALTR não pára de subir, é altura de perceberem que a CFN lucra com isso...
Continuei a reforçar, hoje com compras a 3,57 e 3,55.
JAS Escreveu:A minha entrada na CFN baseia-se na AF e na valorização da participação financeira na ALTR.
...
Eu gosto de procurar fundos e não me admiraria muito se ele se situasse nos 3,45.
...
As entradas com base na AT deixam-nos de fora em cerca de 25% dum movimento ascendente.
Conseguir entrar num fundo permite englobar essa parcela mas implica um pouco mais de risco e um negócio mais demorado.
JAS Escreveu:Os 3,45 são uma zona de suporte e podem constituir o fundo do movimento descendente pois, em geral, os suportes resistem em Bull Market.
Tendo em conta as notícias, embora desmentidas, desconfio que o Oliveira anda a vender a posição.
Isso explicaria a queda das cotações devido ao volume em causa.
Um possível acordo poria fim à disputa judicial que tem prejudicado a CFN.
Confiando nessa hipótese reforcei a posição com compras a 3.40-3,41.
Não é pressa, quando o Oliveira acabar de vender ela sobe...
Como também não vejo mais nada para meter o cash vou deixando por aqui.
JAS Escreveu:Jornal de Negócios Escreveu:A Cofina acordou vender a participação de 19,09% que detém na Global Notícias à Controlinveste, liderada por Joaquim Oliveira, por 27 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado.
O negócio será concretizado até ao próximo dia 20 de Dezembro, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Cofina foi um dos candidatos à compra da então Lusomundo media quando a PT decidiu alienar esse activo, em 2005. A empresa liderada por Paulo Fernandes já detinha 19,09% na Controlinveste.
Em Abril, Joaquim Oliveira pediu a impugnação das deliberações tomadas na Assembleia Geral da Cofina que ficou assim impedida até decisão do tribunal de pagar os dividendos aos seus accionistas.
No comunicado hoje emitido a Cofina informa que "no prazo de três dias úteis contados de hoje será lavrado termo de transacção no processo de anulação das deliberações sociais tomadas na AG da Cofina, de 30 de Março e respectiva providência cautelar de suspensão das deliberações sociais".
Logo que o Tribunal declare extinta a anulação a Cofina vai proceder à distribuição do dividendo de 50 cêntimos por acção, aprovado na AG de 30 de Março.
"Nos termos oportunamente comunicados terão direito ao dividendo os titulares das acções à data de 10 de Abril de 2006," acrescenta a mesma fonte.
A questão está resolvida, já pode subir...
JAS
Analisando os cof´s da Cofina a minha opinião é a seguinte:
-Entregas cirúrgicas na compra, para não desarrumar a imagem no cof
-Por vezes aparece na venda grandes volumes com poucos pedidos, grandes posições a vender
-Existe interesse e compra, mais pequenos e médios investidores, mas existe alguém com mais a despachar
-Penso que acabando o stock a meia dúzia de indivíduos tem capacidade para subir
Gostaria igualmente de ver comentários a esta acção.
-Entregas cirúrgicas na compra, para não desarrumar a imagem no cof
-Por vezes aparece na venda grandes volumes com poucos pedidos, grandes posições a vender
-Existe interesse e compra, mais pequenos e médios investidores, mas existe alguém com mais a despachar
-Penso que acabando o stock a meia dúzia de indivíduos tem capacidade para subir
Gostaria igualmente de ver comentários a esta acção.
Bom dia.
Há algum tempo atrás perguntei neste seu tópico como é que fazia e em que é que se baseava nas suas análises dos cofres das acções em que negoceia. apesar de me ter aconselhado a função de pesquisa e de ler tópicos antigos, o certo é que não fiquei a perceber grande coisa.
Deste modo agradecia, caso não se importe, que fizesse um comentário aos cofres do final de sessão da Cofina (escolhi esta porque faz parte da sua carteira),tendo a certeza que a sua explicação não só será muito útil para mim como para muitos outros colegas do fórum:
Cofina - SGPS
Profundidade:
Ofertas de Compra Ofertas de Venda
Nº Qtd. Preço Preço Qtd. Nº
2 1.688 3,28 3,29 35.616 3
8 24.265 3,27 3,30 12.184 5
13 33.428 3,26 3,31 8.000 3
10 17.550 3,25 3,32 14.200 4
4 17.400 3,24 3,33 3.250 2
Não sei se este é o melhor exemplo educativo mas gostaria que explicasse quais os aspectos a ter em conta, que movimentos é que poderemos antecipar, etc.
Desde já muito obrigado e...desculpe o incómodo.
abraço
Há algum tempo atrás perguntei neste seu tópico como é que fazia e em que é que se baseava nas suas análises dos cofres das acções em que negoceia. apesar de me ter aconselhado a função de pesquisa e de ler tópicos antigos, o certo é que não fiquei a perceber grande coisa.
Deste modo agradecia, caso não se importe, que fizesse um comentário aos cofres do final de sessão da Cofina (escolhi esta porque faz parte da sua carteira),tendo a certeza que a sua explicação não só será muito útil para mim como para muitos outros colegas do fórum:
Cofina - SGPS
Profundidade:
Ofertas de Compra Ofertas de Venda
Nº Qtd. Preço Preço Qtd. Nº
2 1.688 3,28 3,29 35.616 3
8 24.265 3,27 3,30 12.184 5
13 33.428 3,26 3,31 8.000 3
10 17.550 3,25 3,32 14.200 4
4 17.400 3,24 3,33 3.250 2
Não sei se este é o melhor exemplo educativo mas gostaria que explicasse quais os aspectos a ter em conta, que movimentos é que poderemos antecipar, etc.
Desde já muito obrigado e...desculpe o incómodo.
abraço
- Registado: 11/2/2006 15:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Mr.Warrior e 95 visitantes