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Streaming, Ambição, Subscritores, CRESCIMENTO EXPONENCIAL, Mudança, Conteúdos,
Parcerias estratégicas, Línguas Ibéricas, Venture Capital, GLOBALIZAÇÃO, diversificação, IPO, irrelevância do lucro, irrelevância do passivo
"There are far better things ahead than any we leave behind" CS Lewis
"Growth and comfort does not coexist" + " Change is everything. Change is the only path to enduring success" Gwinni Rometti
Os despojos da Liderança (20 meses), retomada ao fim de 13 anos, dá ao Grupo SIC dentro do grupo Impresa (com 2 outros líderes sub-sectoriais), dão um potencial para a
oferta actual do líder de 1 enterprise value de 220 M (170M dívida líquida + 50 M capitalização bolsista potencial vs 1,1 B de capitalização bolsista máxima em 2000). Os benefícios da liderança permitiram evitar no 2º trimestre, mesmo com o colapso
Covidiado da publicidade nos media+digital media, -37%, quando no 1º trimestre tinham crescido 6%, no semestre publicidade só representou 3/5 da receita total, impediu que o Grupo Impresa tivesse prejuízo l´íquido (embora os
180 mil euros de lucro representem uma queda de 95% face ao 1º sem. 2020).
3 principais factores provindos da liderança que mitigaram a destruição maciça da publicidade, PÓS-COVID, no Grupo Impresa (publicidade que caiu mais no publishing que na TV, mais no digital que nos canais cabo): As chamadas de valor acrescentado em apenas 2 canais dos 7 do Grupo SIC cresceram quase 6,2% para 6,7 M num semestre apenas, a vendas de novelas, direitos, documentários e séries cresceram a dois dígitos e a liderança do Expresso permitiu um crescimento de 9% nas receitas de circulação digital (totalizando crescimento de 3% na soma digital+papel).
Agora que o Lyubomir Stá na Sic, que o Daniel Oliveira (créme de la créme Mundial) e o Ricardo Araújo Pereira ganharam raízes (e volto a ter posição tímida na ação), encetamos uma linha de
IMAGINAÇÃO/ESPECULAÇÃO a 99% sobre 3 Objectivos, fases e racional na Mudança a 7 anos (começamos este
cenário imaginário com uma ridícula market cap de 20M e acabamos com uma venda por robustos 11B) » Criação de nova empresa-embrião do
1º mega projeto de Streaming oficial em língua portuguesa (1ºos 2 anos e também EM LÍNGUA Espanhola, apartir do 3º ano) .
Racional 1: "The global video streaming market size was valued at USD 42.60 billion in 2019 and is projected to grow at a compound annual growth rate (CAGR) of 20.4% from 2020 to 2027. Innovations, such as blockchain technology and Artificial Intelligence (AI), to improve video quality are expected to boost market growth. AI is playing an essential role in editing, cinematography, voice-overs, scriptwriting, and several other aspects of video production and upload."
Racional 2: Mercado publicitário em streaming cresce a 30% ao ano (nos canais no top 3 por país não limitados a subscritores exclusivos)
Racional 3: Inexistência de uma oferta consolidada e GLOBAL (visando 7,5 biliões de habitantes e não os 700 milhões) em língua/origem Portuguesa/Espanhola.
Racional 4: Benchmarks/role models Roku, At&T TV, Kan, TF1, Apple TV, Disney TV, Netflix
Racional 5 (hipótese): Qualquer projeto global de streaming deverá incorporar uma valoração de 1/400 da market cap Netflix por cada milhão de subscritores (220B de market cap - 200 milhões de subscritores mas é líder e portanto cada cliente "conta o dobro da concorrência" ).
Racional 6: Speculative evolution/ 1) Corporate Split (2022) 2) TransAtlantic+Iberian Partnerships (2023/2024) 3) Nasdaq IPO (2026) 4) Apple TV merger or vertical Chinese acquisition (2027)
1º Fase dez. 2020 até final de 2021 » Lançamento de streaming 100% do canal
SIC S ou SIC Yies? [/b] » Reavaliação especulada para 120M capitalização bolsista potencial
1 - Business plan sem lucros contemplados a 3 anos porque ainda sem subscrição paga e visando atingir o Milhão de subscritores Mundial ao fim de apenas 2 anos (apenas alguns pay per views e MUITA publicidade dedicada), o objectivo é transpôr produção selecionada de media Grupo SIC 7 canais dos últimos 20 anos para o canal (uns 40.000 produtos selecionados por agrupamento e temas): entre documentários, programas de humor, passadeiras vermelhas, reportagens, culinária, novelas, filmes, séries, mini-séries, entrevistas+"alta definições"
2 - Segmentos para lançar alguns pay per views e(ou) subscrição simbólica (2€/mês) »
Criação de dezenas de programas e séries originais com a prata da casa, lançadas no streaming meses antes da transposição para canais cabo e generalistas (de Ricardo Araújo Pereira e Lyubomir StáNaSIC, episódios especiais de novelas e séries, inserções exclusivas sobre programas e concursos transversais e até pré-lançamento de reportagens para telejornais e jornais do grupo. telejornal especial diário só acessível no streaming). Artigos de opinião e »"últimas" do Expresso aparecerão no canal de streaming em mini videos (aparecendo no site Expresso apenas em artigo e só para os assinantes).
3 - Comprar bem barato licenças para boas centenas/milhares de produtos à RTP (exemplos: Humor Herman José desde Hermanias até presente, programas de História de José Hermano Saraiva e Visitas Guiadas desde 2011).
2ª fase 2022 » Autonomização da SIC S(treaming) ou YIES Young Iberian Extra Streaming (Sub-holding criada e preparação para autonomização total)
3ª fase 1º semestre 2023 e 2024 » Juntar partner luso-americano para 1/3 do capital » Globo TV ou mediaset (ideal) e encetar internacionalização/globalização » r
eavaliação especulada a 31 dez 2023, nos 500M apenas para o streaming (Impresa teria enterprise value de 450M. Parcerias exclusivas com Mediaset (líder Espanha) e Televisa (México), com eventuais participações societárias+1ª entrada de venture capital asiático ou UK.
Centenas de milhares de conteúdos/produtos em Português e Espanhol acessíveis a todos os habitantes do planeta / milhares de produções Lusas, Brasileiras, Mexicanas e Espanholas convertidas para língua Inglesa/ centenas de produções exclusivas, por 6 meses, para streaming, com
subscrições simbólicas pagas (3 euros/mês).
4ª fase (2025) - Expansão / Hype Global com
reforço de Venture capital Norte-Americano para 10% ou 250M da sociedade avaliando SIC-Yies nos 2,5B)
objectivo - 3 milhões de subscritores em todo o Mundo a 31 de Dezembro de 2023 (8 milhões final 2024, 15 milhões finais de 2025, 25 milhões em finais de 2026, 40 milhões final de 2027)
co-produções Globo/SIC/mediaset/Televisa com promoção Global de 3 ou 4 séries com forte investimento
centenas de produções exclusivas, por 6 meses, para streaming, com subscrições mensais a atingir os 4 euros/mês
5ª fase - IPO no princípio de 2026, no Nasdaq de 30% do capital da SIC S ou YIES. Capitalização Bolsista equivalente a 12x faturação de 500M prevista para 2026 / 6B de capitalização bolsista dos quais 2B ainda pertencerão ao Grupo Impresa (mais 350M em cash para Impresa provindos do IPO).
Preço da subscrição aumenta para 5 euros/mês, criada subscrição premium por 7 euros/mês com acesso a produtos e serviços adicionais (com parceiros globais intra e extra-sectoriais).
6ª fase (2027) - No mercado Global, primeira Proposta de
merging pela Apple TV avaliando SIC S/Yies em 8B ou de
aquisição Chinesa acima dos 11B pela iQiyi (Baidu) em disputa com a Youku (Alibaba) ou a Tencent Video.
nota 1- face ao market cap de 220B da Netflix, um take over chinês da SIC S/Yies (visando cross-selling multi-plataformas), em 2026 poderia representar 5% desse valor (11B) para 1/15 do nº de subscritores global Netflix» not bad! Ad futurum, 11B seria considerado um valor de saldos!
O potencial de monetização, a 10 anos, pelo "verticalizado"comprador chinês poderia ser 100x superior ao preço da compra (1,1T) alguns links interessantes (monetização+pricing, potencial de mercado, new new thing, IPO's,
mergers and acquisitions) :
https://www2.deloitte.com/content/dam/D ... IGITAL.pdf https://www.grandviewresearch.com/indus ... ing-market https://www.marketwatch.com/story/roku- ... 2020-04-13 https://venturebeat.com/2019/03/30/glob ... -suspects/ https://marketrealist.com/2019/09/an-ov ... -industry/ https://www.investopedia.com/articles/m ... s-nflx.asp https://clark.com/technology/tvsatellit ... -services/ nota 2- streaming global, privilegiando língua do top 10 da humanidade faz e fará a diferença. Per se e para cross selling Global.
nota 3 - para deixar de ser apenas imaginação (e para se poder investir cash relevante), urge o lançamento do streaming SIC (SIC-S) + ponderação da ambição/projeção/cronologia da mudança.
nota 4 - Bela soma exigida à media Capital pela quebra contratual da Milionária quarentona, "embora no meio estará a virtude" »
20M de indemnização a pagar em 15 dias.
https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalh ... sDestaquesO Ficheiro OPTO streaming nos 4 continentes.png não está disponível
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