Impresa fecha 2009 com lucros de 7,8 milhões
O grupo Impresa finalizou 2009 com um resultado líquido de 7,8 milhões de euros, um valor que compara com os 26,9 milhões de euros de prejuízos contabilizados em 2008. Para este ano a empresa estima um crescimento nos lucros, nas receitas e na publicidade.
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Filipe Pacheco
filipepacheco@negocios.pt
O grupo Impresa finalizou 2009 com um resultado líquido de 7,8 milhões de euros, um valor que compara com os 26,9 milhões de euros de prejuízos contabilizados em 2008. Para este ano a empresa estima um crescimento nos lucros, nas receitas e na publicidade.
Olhando apenas para o quarto trimestre, a progressão foi ainda mais positiva. A Impresa obteve lucros de 7,53 milhões de euros, contra prejuízos de 27 milhões de euros no quarto trimestre de 2008. Os analistas consultados pela Reuters estimavam que a empresa liderada por Pinto Balsemão fechasse o ano com lucros de 7,5 milhões de euros.
O EBITDA da “holding” de media saldou-se nos 33,3 milhões de euros, em comparação com os 19,4 milhões de euros do ano anterior, registando assim uma subida de 71,9%.
As receitas consolidadas do grupo presidido por Francisco Pinto Balsemão foram 253,2 milhões de euros em 2009. Este registo, comparado com os 273,1 milhões de euros de 2008, significa uma queda de 7,3% nas receitas.
A empresa explica o aumento nos lucros e EBITDA com “o forte esforço de reestruturação, que ocorreu no final de 2008, em conjunto com o plano de contingência iniciado no segundo trimestre de 2009”, que permitiu à empresa reduzir os custos operacionais em 13,3%, ou 33,8 milhões de euros.
Também a beneficiar os lucros, os resultados financeiros negativos diminuíram 24,9%, para 12,4 milhões de euros, beneficiando da quebra nas taxas de juro durante os últimos 12 meses. A dívida líquida do grupo, que em 2008 era de 241,1 milhões de euros, baixou em 4,1%, sendo agora de 241,1 milhões de euros.
Televisão com maior queda nas receitas
A área da televisão foi a que sofreu a maior quebra, de 9,4%, em função das suas receitas terem caído dos 171,5 milhões para os 155,4 milhões de euros entre 2008 e 2009. Já a área editorial do grupo teve, em 2009, um encaixe de 91,9 milhões de euros, o que significa um decréscimo de 3,9% em função dos 95,62 milhões de euros contabilizados em 2008.
Em publicidade, a Impresa encaixou 138,9 milhões de euros em 2009. Em comparação com os 166,9 milhões de euros de 2008, as receitas publicitárias do grupo sofreram um recuo de 16,8%.
Lucros e facturação crescem em 2010
A queda nas receitas de publicidade, a maior das duas últimas décadas, justifica a queda no volume de negócios da empresa. Para este ano a empresa perspectiva “um crescimento positivo, embora moderado”, “no seguimento do que já aconteceu no quarto trimestre de 2009”.
“A eventual melhoria do mercado publicitário, em conjunto com o aumento de receitas das restantes actividades do Grupo e com a manutenção de um apertado controlo dos custos, permite-nos estimar que, em 2010, se verificará um crescimento da facturação e dos resultados líquidos e nova redução da dívida.
As acções da Impresa fecharam a 1,34% para 1,51 euros.