Caldeirão da Bolsa

Estratégia mágica... p'ra vida não ficar trágica!!! :o)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ora... 5 pontitos... até p'ra mim são troquitos! :-)

por leprechaun » 2/10/2006 19:43

Ná... protesto!!! :evil:

Isto é a malapata JAS que me apara o jogo lesto!!! :lol:

Olha, eu até estou todo satisfeito, já que com a abertura logo em gap up não entrei em call nenhum e até estou nuns warrants put normais.

Desta feita, parece que o ciclo sempre vai em frente... e eu aqui todo contente! :clap:

Importa, contudo, ter em atenção o que pode suceder na quarta-feira, com a entrada em cena dos operadores que estão de folga. Foi a minha sorte... e viva o feriado lá prá Europa do Norte!!! :P

E agora, quanto mais avermelhado...

Rui leprechaun

(...mais eu sou afortunado! :))

PS: Com estes reles 5 pontitos a menos, o saldo positivo, só de fecho a fecho, continua a ser uns impressionantes 1296 pontos :!: em 44 meses... e até incluindo Agosto, que não faz parte destas contas!

Registado: 24/11/2002 14:36

Re

por JAS » 2/10/2006 19:29

leprechaun Escreveu:Ou seja, em 39 meses negociando este padrão facílimo, ter-se-ia obtido uma percentagem de acertos absolutamente extraordinária de 90%!!! Pedir mais do que isto é manifestamente impossível...

Lá se vai a estatística outra vez...

Resta o 2ºdia mas com esta quedazinha dos states não sei se amanhã temos DAX positivo.

Eu continuo de fora, não pago para ver.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

100%... 10%... 1%... 0,1%... vê-se daqui a um momento! :-)

por leprechaun » 2/10/2006 19:00

Calma, JAOR... que eu sou Bull...

..é só uma excursão ao Sul! :P

Mas passada esta sessão inaugural, sem mudanças de maior, e com os índices americanos igualmente a patinar, a confiança que deposito no agora também por cá famoso ciclo quadrienal saiu reforçada.

Para isso, os índices terão de cair nas próximas 2 semanas, no mínimo, talvez uns 3-4%, com o target natural do SPX na zona dos 1290 e o DAX de novo pelos 5700-50. É apenas uma hipótese, mas julgo-a bem fundamentada no comportamento similar no passado. Aliás, em 44 anos este ciclo ainda não falhou, só que por vezes a sua interpretação é bem mais fácil à posteriori, claro!

Mas com os States de novo em terno negativo, à medida que nos encaminhamos para as 2 horas finais da sessão, aumenta deveras a minha convicção na justeza desse cenário, quiçá indispensável para a manutenção da subida sustentada.

Em relação ao DAX, convém agora salientar a grande importância da zona em torno dos 5950-60, que corresponde sensivelmente aos 6000 pontos nos Futuros. A sua quebra deverá ser o sinal que marca o início da correcção. De notar que hoje e na semana passada, as quedas bruscas terminaram por aí. Mas eu creio que o cântaro vai perder a asa em breve... e aposto fortemente nisso... sou o almocreve! :lol:

Oh my! Three black crows... the fall begins to show... get out!... I shout!!! :shock:

É a vingança do ciclo...

Rui leprechaun

(...um salto mortal e triplo!!! :twisted:)

PS: S&P já abaixo do último suporte, eis os números:

P: 1337 R1: 1339 R2: 1341 S1: 1334 S2: 1333

por JAOR » 2/10/2006 18:31

Boa tarde,

leprechaun, que raio de queda para as quedas tem...cuidado...ele só pdoe cair 100 % ..mais??..num creio...digo eu...

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

5 pontos a menos... dia neutro de somenos! :-)

por leprechaun » 2/10/2006 18:25

O mês de Outubro entrou um tanto tristonho...

...e eu aqui todo risonho! 8-)

Quando se poderia esperar a continuação das belas subidas da semana passada, o gás esgotou-se logo na abertura, e depois foi ver o índice definhar lentamente, desde o meio da manhã até quase ao final da sessão, arrebitando um pouco só na última meia hora, de tal forma que fechou de novo em cima do número mágico dos 6000.

Desta forma, não houve a habitual magia, mas quem tivesse entrado longo no fecho de sexta-feira teria ainda oportunidade de sair a lucrar, na zona da 1ª resistência intraday (6026) já que o índice permaneceu por aí muito tempo.

Esta é apenas a 2ª vez que o 1º dia do mês não é positivo no 4º trimestre. O ano passado, a sessão inaugural de Novembro também terminou com 7 pontos negativos, mas o 2º dia compensou com 33 positivos. Tendo em conta que amanhã é feriado na Alemanha e muitos operadores fizeram ponte, será de esperar ainda por quarta-feira para ver se o habitual fenómeno das compras institucionais se vai dar então ou não.

Eu cá por mim, preferia que isto ficasse tudo sossegadinho e até baixasse um bocadinho! Para já, continua a indecisão do SPX com os 1340 pontos. Ele já se fartou de lá ir, tendo sempre recuado. E este último cenário adequa-se muito bem com a previsão do ciclo quadrienal para o presente ano, ora veremos se a regra tem excepção ou não...

...mas que tudo continue como então...

Rui leprechaun

(...que eu aposto forte na tradição! :))

PS: Quanto ao FTSE, perdeu terreno na parte final, já que não acompanhou a arrancada do DAX para a meta. 41 pontos é agora a diferença... 5999-5958... quando acaba esta doença?! :twisted:

Novidades... do indicador contrário!!! :-)

por leprechaun » 2/10/2006 14:22

Olá... queridos detractores...

...super-JAS e outros senhores! :lol:

Pois, como vêm, isto anda tudo ao contrário...

...do que diz o operário! :oops:

Ora, há bom remédio... despedi-lo sem salário!!! :shock:

De facto, após a euforia inicial que, tal como na sexta-feira, até seria boa para vender nas resistências intraday, o DAX veio progressivamente a perder gás e até já chegou ao 2º suporte intraday (5971), o que é um inequívoco sinal de fraqueza. Já agora, isto também pode prenunciar que o S&P não consiga ultrapassar os 1340 pontos, o que é óptimo para o meu ciclo quadrienal! Logo, perde-se por um lado, mas ganha-se por outro. De qualquer modo, também não entrei em posições longas, porque no método do P.P. vendem-se resistências e compram-se suportes, se possível em posições extremas, como a actual no DAX. É que entrar longo em euforias na abertura não é lá grande receita... e pode até dar maleita! :?

Mas, afinal, por que é que isto não está a subir hoje?! Pois bem, faltava um dado que só chegou agora! Ora leiam... sem demora! :!:

14:53 Dax

Mañana es fiesta en Alemania, aunque los mercados abrirán y se comenta que algunos operadores habituales están de puente, por lo que algunas de las compras habituales del primer día podrían no estar apareciendo, y no lo harían hasta después de la fiesta de mañana. El caso es que las ventas son duras, son ya muchas horas de ventas y dinero no ha entrado nada de nada.

15:08 Dax

9 velas a la baja seguidas en gráfico de 30 minutos, un chaparrón de ventas ininterrumpido, sin demasiado motivo, una de dos o van a atacar el 6000 y provocar una dura bajada o están echando a todos los largos, haciendo que pierda los nervios hasta el más templado, para darle la vuelta al alza con suma violencia. Los 6000 son la clave, en análisis técnico ya saben que hasta el rabo todo es toro. No se puede descartar ninginua de las dos hipótesis. Por debajo del 6000 aquí pueden caer chuzos de punta, además acrecentado por el bajo volumen que está teniendo el contado subyacente por la fiesta de mañana en Alemania, pero mientras aguante nunca se sabe.

Quanto ao SPX, o Nichols continua a dizer que o reteste aos 1327 é o caminho mais natural. Assim, talvez tenhamos de novo o DAX no importante suporte dos 5925-30... e depois veremos!

Vou também actualizar o tal gráfico quadrienal, mas o melhor é mesmo esperar pelo fim do dia, não vá o SPX pregar-me outra a partida... e lá se me vai a fama querida! 8-) Mas se os 1340 resistirem mais um dia, então o quadriénio ditaria as próximas 2 semanas de baixa...

...vamos ver o que ele acha...

Rui leprechaun

(...que isto agora ou vai ou racha! :))

por Jabba_Hut » 2/10/2006 8:44

este rapaz vale ouro!!!

Jabba_hut

Registado: 6/4/2006 21:42

Está ou não iminente a correcção?! I guess so...

por leprechaun » 2/10/2006 1:27

...we're heading low(er)!

Para completar a rabiscada, deixo aqui ficar os gráficos semanais do presente ano, do DAX e do SPX.

Neles podemos ver que apenas existiu uma correcção significativa no ínício de Maio e que se prolongou até meados de Julho, com alguma recuperação pelo meio. Este comportamento é normal nos 2º e 3º trimestres - Sell in May and go away - estendendo-se tal fraqueza até à 2ª quinzena de Outubro, normalmente.

Nesse sentido, mostro ainda outros 2 gráficos semanais do DAX, de 2004 e 2005, referentes aos últimos 5 meses do ano e onde se pode ver a correcção que tem sido habitual na 1ª metade de Outubro, precedendo o rally de Novembro e Dezembro.

É este o panorama que de facto estou a esperar, uma vez que é o único consentâneo com o ciclo quadrienal... no qual não me canso de falar a bem ou mal! :lol:

Logo, isto amanhã até deve abrir com força, a qual se pode manter ainda no início da semana, mas depois... Ou seja, continuo teimosamente à espera de uma correcção que pode nem ser meiga e, antes disso, não me parece compensador perseguir estes valores elevados dos índices, em período de incerteza e contradições estatísticas!

Fico pois pela manha...

Rui leprechaun

(...a ver o que é que se apanha! :))
Anexos
DAX 2006.png
DAX 2006.png (7.77 KiB) Visualizado 1246 vezes
S&P 2006.png
S&P 2006.png (8.54 KiB) Visualizado 1240 vezes
DAX 2005 (2H).png
DAX 2005 (2H).png (7.45 KiB) Visualizado 1246 vezes
DAX 2004 (2H).png
DAX 2004 (2H).png (7.74 KiB) Visualizado 1240 vezes

Pequeno acerto de datas... com tanto nº me matas! :-)

por leprechaun » 30/9/2006 16:31

leprechaun Escreveu:(...) o início da fortíssima correcção só se deu em 28 Março, 3 meses depois, já com os índices separados pela "barbaridade" de 1282 pontos!!! :shock:

É necessário fazer uma correcção a esses números, já que o valor máximo alcançado pelo DAX foram os 8136, a 7 de Março, com fecho nos 8065. Nesse dia, que marca pois o pico do índice germânico, o FTSE fez um máximo de 6568 pontos, logo a diferença foram uns simplesmente abismais 1568 :!: pontos!!! :shock:

De notar, que o índice britânico já tinha feito o seu máximo de sempre na última sessão de 1999 (30 Dez.), nos 6951 pontos e fecho a 6930.

Para se ver o rumo divergente que então seguiram, aí fica o gráfico comparativo.

E agora está na hora do Gnomo plumitivo...

Rui leprechaun

(...dar a papa ao seu neurónio primitivo! :))
Anexos
DAX (2000).png
DAX (2000).png (8.63 KiB) Visualizado 1373 vezes
FTSE (2000).png
FTSE (2000).png (8.42 KiB) Visualizado 1372 vezes

Mas podes ter!... basta apenas ver!!!

por leprechaun » 30/9/2006 12:47

Jabba_Hut Escreveu:Hum... ná! Este ano, e como as coisas estão "pintando", não tenho tanta confiança nesses dados estatísticos. Isto está demasiado esticado. Setembro também deveria ter sido de queda e não caiu,... subiu e bem!

Ó Jabba indeciso...

...e com muito siso! 8-)

Quanto ao estar quieto... é sensato! Nem ganhas nem perdes... não há gato! :)

Os dados estatístico são bons, resta é saber analisá-los correctamente.

Por exemplo, ao dizeres que Setembro também deveria ter sido de queda, estás a contradizer precisamente a estatística dos 3 últimos anos de Bull market, que são aqueles que mais nos interessam de momento.

De facto, o padrão deste mês de Setembro nem saiu fora dos moldes habituais dos anteriores 3 anos, com o DAX em modo Bull, como podes ver se comparares o gráfico do 3º trimestre (abaixo) com aquele que o Ertai aqui deixou no início do mês, no seu tema Os padrões de Setembro.

É certo que a 3ª semana até nem desceu tanto e, inclusive, o seu máximo superou ligeiramente o da semana precedente, não obstante, o padrão bear manteve-se. Tal como se continuou a verificar uma subida na semana final do mês, que para meu azar não segui, tendo optado pelo mais especulativo quadriénio dos mercados americanos, onde a grande dificuldade é determinar a janela temporal de inversão, claro. Este ano chegou mais tarde... se é que já veio!... o que agora me parece bem duvidoso...

Aliás, eu próprio comentei logo no início do mês que era uma falácia dizer-se, de imediato, que Setembro seria um mês Bear - pese embora a sazonalidade negativa deste período - já que, desde 2003, se tinham verificado maioritariamente subidas, o que aconteceu de novo agora. Ou seja, não basta olhar para os números em bruto, é preciso esmiuçá-los mais um bocadinho.

E, de resto, aí vão eles:

Ano - Início - Final - Variação

2003: 3485 - 3419 - -1.9%
2004: 3867 - 3995 - +3.3%
2005: 4838 - 5044 - +4.3%
2006: 5877 - 6004 - +2.0%

Logo, só em 2003 Setembro foi negativo e numa proporção inferior à dos anos seguintes.

De notar que a sazonalidade é medida com TODOS os anos disponíveis, logo Bear, Bull e neutral estão juntos na mesma molhada. Mas é claro que devemos mesmo esperar uma correcção - e talvez forte! - agora em Outubro, já que vários indicadores de curto prazo para isso apontam.

É que se continuarmos em alegre modo de rally por Outubro fora, corre-se mesmo o risco de termos essa correcção muito fora de horas, no tal cenário apocalíptico para os estatísticos! Isso seria mesmo uma baralhada para os crentes na sazonalidade, ciclos e outras "esoterias", ou a (im)previsibilidade do mercado. Mas como ainda não estamos lá, resta aguardar.

Ou ainda, e continuando numa de "adivinho" :wink: uma onda de euforia Bull agora - será que estamos mesmo a entrar nela? - significaria simplesmente o fim deste ciclo e a entrada em novo Bear market, já no início de 2007. Sem alguma correcção mais significativa nos próximos dias, será muito difícil podermos continuar a ter uma subida sustentada e ordeira. Mas veremos, ainda é cedo para adiantar cenários destes.

De qualquer forma, e também já falei nisto há dias, o actual clima de alguma euforia - alimentado por OPA sem fim, por exemplo - poderia explicar a agora prolongada divergência FTSE-DAX, a qual tem sido um sinal ominoso no passado, mas pode ainda levar algum tempo a ser despoletada.

Por exemplo, no pico do anterior Bull market, em inícios do ano 2000, o DAX ultrapassou o FTSE, por escassos 6 pontos, em 23 de Dezembro de 1999 - num dia em que subiu uns espantosos 4,5% e 290 pontos!!! :!: :!: - e o início da fortíssima correcção só se deu em 28 Março, 3 meses depois, já com os índices separados pela "barbaridade" de 1282 pontos!!! :shock: É claro que depois sabemos o que se seguiu. Como esse quadro não me agrada nadinha, preferia de longe bem mais moderação agora, veremos se Outubro entra nos eixos e, melhor ainda, o tal ciclo quadrienal ainda é cumprido, como sempre aconteceu nas 10 vezes anteriores, já desde 1962.

Em suma: parece-me que muito do que por aqui venho dizendo não está a ser lido ou interpretado correctamente. É claro, também do modo como eu escrevo e pela extensão das minhas mensagens quase crípticas, tantas vezes, outra coisa nem seria de esperar! Bem, vou tentar ser mais claro e sucinto... but that can be really hard for such a mischievous Leprechaun as me! :lol:

I hope in this we do agree...

Rui leprechaun

(...as for the future... we shall see! :))

PS: Já agora, quanto à 1ª semana completa de Outubro - isto é, que começa já no próprio mês - não há nenhum padrão significativo nos últimos 3 anos, como se poder ver na tabela:

Ano - Início - Final - Variação

2003: 3419 - 3471 - +1.5%
2004: 3995 - 4016 - +0.5%
2005: 5044 - 5008 - -0.7%
2006: 6004 - ...?... - ...?...
Anexos
DAX (Q3).png
DAX (Q3).png (8.88 KiB) Visualizado 1458 vezes

Olha que o 1º de Outubro pode ser mesmo fogo... Bull !!! :o)

por leprechaun » 30/9/2006 10:31

bullsista Escreveu:Para finalizar, mais uma vez discordo de ti... para este mês de Outubro já estou um pouco mais apreensivo. Esperava um período de Setembro-Outubro volátil mas esta última semana foi francamente positiva. Portanto admito que haja um período "correctivo" para termos um final de ano apoteótico.

Ó Bullsista:

Mas nisto estamos de acordo. E quanto à última semana de Setembro, ela apenas decorreu como nos anos anteriores, ou seja, recuperando das quedas habituais após a sexta-feira de fecho dos futuros.

O ciclo quadrienal é que me baralhou as contas, de facto. Nota até que ele ainda não está invalidado, mas para isso os 1339 do S&P ontem, valor de fecho, não devem ser ultrapassados na próxima semana. Nesse caso, poderíamos ter uma queda algo forte nesta 1ª quinzena do próximo mês, uma hipótese algo remota, diga-se. Mas hei-de actualizar ainda o tema do ciclo quadrienal com esses dados.

Quanto à "magia do 1º dia", apenas posso dizer que, na sessão de ontem, tudo decorreu da forma certa para quem espera subidas na segunda. O DAX lá baixou na parte final, pese embora ter recuperado de imediato - sinal de força! - e, mais ainda, os futuros encerraram a esse mesmo nível, não obstante a queda final dos States. Com tudo isto, e salvo qualquer imponderável, segunda-feira pode ser mesmo um dia extremamente Bull no DAX. E ontem, até já tivemos um cheirinho do que isso pode significar.

Por isso, repito apenas que me parece pouco sensato ter posições curtas no próximo dia 2. O que acontecer depois, é já outra história. Desça, suba ou mantenha-se, isso é indiferente para o padrão do 1º dia, que se refere unicamente ao facto de a sessão inicial de cada mês - à excepção de Agosto - ser quase sempre invariavelmente positiva. E com a agravante de no último trimestre, onde vamos entrar, os ganhos dos índices aumentarem!

Por sua vez, o comportamento dos States foi também exemplar. Fortes vendas sempre que o S&P tocava em máximos do dia e a queda prevista no final da sessão. Embora a amplitude tenha sido modesta, somente 4 pontos, quem soubesse disto podia ter arrecadado facilmente algumas mais valias.

Tal como o poderá fazer ainda segunda-feira, posicionando-se correctamente do lado longo. No DAX, com os 6000 ultrapassados, nem deve haver dúvidas sobre isso, é entrar no início da sessão e esperar. No S&P falta só quebrar os 1340 e aí vai disto! Os 1365 pontos estão à porta e será esse o target natural de alta. Quanto ao DAX, obviamente novos máximos devem estar na forja.

Acontecer isto em Outubro é que será de facto bem estanho, confesso. Mas os índices americanos fazerem novos máximos de muitos anos em Setembro e por 3 vezes (!), pois bem, isso também é simplesmente inédito, pelo menos na presente fase do ciclo quadrienal.

Aliás, a este respeito, a sazonalidade do mercado este ano está toda baralhada! Estava inteiramente fora das previsões assistirmos a um topo de mercado nesta altura, enquanto seria de esperar um fundo importante algures na 2ª semana de Outubro, o que ainda pode acontecer, aguardemos...

Por fim, importa realçar que quando os índices mostram uma fortaleza inusual em períodos de suposta debilidade, isso é mesmo um sinal muito Bull. Para além disso, vamos agora para o último trimestre do 2º ano do "Ciclo dos Presidentes", que costuma ser o mais forte de todos, por contraste com o 2º e o 3º que, habitualmente, são algo débeis. Pois bem, se o S&P até subiu dos 1295 (31 Março) aos 1336 (29 Set.) - cerca de 3,2% - o que não poderá fazer agora!

Mesmo o DAX terminou este período ligeiramente positivo - 5970-6004 - até onde poderá chegar no fim do ano?! As projecções do H&S invertido apontam para valores muito elevados, creio que já na casa dos 6300 pontos, afinal só 5% acima de onde estamos agora, nada de especial.

Em suma: também ainda espero pela abertura de segunda para saber o que fazer. E o ideal era mesmo qua a tal correcção de Outubro chegasse depressa e até fosse severa, para corrigir esta baralhação! Ah, e é que o DAX ainda continua bem à frente do FTSE, outra anormalidade que se mantém já desde o final da 1ª quinzena de Setembro, algo inédito este ano! Mas se isto de qualquer forma entrar nos eixos, pois então será de ficar longo, após a eventual correcção, até final do ano... e não se pensa mais nisso!

A não ser que a loucura dos Bovinos também nos tenha atingido, e tenhamos Touro em Outubro e Urso em Dezembro, o que seria suficiente para levar os estatísticos ao hospício e muitos investidores à falência... ou perto disso!!! :shock:

Still... cada dia à vez! Para segunda, (muito) Bull é o que indica o cardápio. Taxa de acerto: 90%... 9 em 10!... no presente Bull market (sem Agosto). A mim parece-me mais do que suficiente para não hesitar no lado a tomar. E quem já alongou, no final da sessão, deve ter feito muito bem, pois um novo gap up na abertura, face à força dos futuros do DAX, é uma hipótese bem provável.

Com tudo isto, há algo neste cenário que até nem me agrada muito, mas como não se vai lá pelos nossos gostos nem desgostos, feelings ou intuições... seguem-se os números e a disciplina...

...sem a qual não se acha o ouro na mina...

Rui leprechaun

(...e ainda nos despenhamos p'la ravina! :|)

PS: Aí vão os altos números do Pivot point para segunda:

P: 6010 R1: 6026 R2: 6048 S1: 5988 S2: 5971

Não será de admirar se a 2ª resistência for alcançada e até se toda a sessão decorrer já acima dos 6000 pontos!

Re: Re

por bullsista » 29/9/2006 23:42

JAS Escreveu: Outro método que andou a resultar muito bem, durante o mesmo passado, foi fazer exactamente o contrário do indicado nas extensas newsletters do Leprechaun...(*1)

P.S. - (*1) Estava evidentemente a brincar...

Tiraste-me as palavras da boca, Jas. E não estou a brincar. Posso dizer que ganhei muito dinheirinho nestes dias e sempre com feelings contrários aos do gnomo. Apesar disso, Rui, simpatizo com aquilo que dizes e a maneira como o exprimes. O teu trabalho estatístico, por vezes, faz-me lembrar o forum do site do euromilhões. :mrgreen: Tentam através de resultados passados conseguir prever as saídas futuras. Não estou a comparar os mercados com algo tão aleatório como o euromilhões mas "alembrou-me".

Não vejas isto como um comentário depreciativo. Qualquer pessoa que tenha a coragem de defender os seus pontos de vista da maneira como o fazes merece admiração e respeito.

Para finalizar, mais uma vez discordo de ti... para este mês de Outubro já estou um pouco mais apreensivo. Esperava um período de Setembro-Outubro volátil mas esta última semana foi francamente positiva. Portanto admito que haja um período "correctivo" para termos um final de ano apoteótico. \:D/
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por Jabba_Hut » 29/9/2006 23:02

Hum...ná! Este ano, e como as coisas estão "pintando", não tenho tanta confiança nesses dados estatisticos. Isto está demasiado esticado. setembro tambem deveria ter sido de queda e não caiu,... subiu e bem! Melhor estar quieto.

jabba_hut

Registado: 6/4/2006 21:42

Re: Uáu! Fui promovido a indicador contrário... :-)

por leprechaun » 29/9/2006 20:11

...pelo JAS das patacas milionário!!! :mrgreen:

JAS Escreveu:Mas com este fecho do DAX continuo a pensar que está numa zona indefinida e se calhar continuo de folga na 2ª feira.

Hummm... é interessante essa ideia... Aliás, eu ainda vou esperar por segunda-feira para entrar nos tais call, nem sei se TW ou normais, já que tenho de estudá-los melhor... e ver se é esperançosa a cor!

Quanto a este padrão de fiabilidade quase garantida, já disse tudo o que sei sobre ele. Este ano, ainda não tem nenhum falha, uma vez que o mês de Agosto não conta. E da maneira como as coisas vão, Outubro não deve ser excepção!

De facto, o trimeste final é mesmo o ideal para esta estratégia. E aproveito até para delinear um plano simples e que me parece bem adequado para aproveitar o padrão, fazendo o gosto ao dedo e mantendo o prazer do daytrading.

Deste modo, no cenário ideal e disciplinado, hoje já se tinha comprado o DAX, e até a um valor abaixo dos 6000 pontos, nessa quebra final. Este trade seria para levar até ao fecho da próxima sessão ou, eventualmente, também se podia vender nalgum topo, tipo resistência intraday ou outro target dado por qualquer método seguido pelo trader.

E, na própria segunda-feira, podia reforçar-se a posição, tendo justamente em conta que o padrão do 1º dia aconselha posições longas. É claro que também se pode ganhar com as curtas, mas em tendência ascendente isso é bem mais difícil e arriscado!

Ainda assim, há de facto esse senão do comportamento algo anómalo dos índices face a esta altura do ano. Mas isso deve ficar de parte, já que aqui estamos a falar unicamente de um só dia, embora o 2º dia também possua uma taxa de acertos (subida) razoável.

Agora que se aproxima o final da sessão em Wall Street, é interessante verificar que as 2 grandes velas pretas que aparecem no gráfico junto aos máximos da sessão - uma 3ª agora, está perto dos mínimos - podem talvez corresponder a essas vendas de fim do mês, embora, neste cenário, seja ainda previsível uma posterior queda final... que deve ser esta, enquanto faço a revisão... eu sou mesmo a perfeição! 8-)

Em suma: segunda será muito provavelmente um dia bem positivo, salvo algo deveras excepcional, para o qual devemos estar sempre precavidos. Confiança e euforia... mas comedida! E, repito, quem seguisse esta táctica simplicíssima, este ano já tinha ganho cerca de 300 pontos no DAX - descontando até 21 pontos para o spread - o que equivale a ter duplicado a carteira dos CFD, caso tivesse utilizado a margem a 100%. E com os TW ainda pode ser melhor, desde que o seu preço seja inferior a 3€, o que até é uma enorme margem de segurança!

Enfim, veremos como isto dança... se é o Touro que enche a pança...

Rui leprechaun

(...ou o Urso é que se lança! :))

PS: Com tudo isto afinal, mesmo com o tal sinal, eu ainda estou neutral! Segunda-feira dirá... ou se desce ou subirá! :P

Só que assim não indico nada... oh! mas que grande maçada! :wink:

Confirmação... mesmo no fim da sessão!!!

por leprechaun » 29/9/2006 17:23

Aí está o sinal que valida a "magia do 1º dia", pelo que devemos ter um dia verde para começar Outubro.

A queda rápida em 6 minutos, desde os 6007 até aos 5993, somente 14 pontos, seguida da imediata recuperação para fecho nos 6004, é o sinal ansiado!

E esperaram mesmo até ao fim, já que os States não ajudaram, sempre a marcar passo... 1 ponto p'ra cima e outro p'ra baixo!

É de notar que talvez se verifique fenómeno idêntico nos índices americanos, provavelmente durante as duas horas finais da sessão.

Note-se, ainda a propósito do DAX, que esta queda coincidiu naturalmente com uma baixa do SPX, mas talvez esta até tenha sido provocada por aquela e não ao contrário.

De resto, o índice americano simplesmente visitou o seu mínimo do dia (1337), enquanto o DAX desceu ainda 8 pontos desde essa zona análoga (6001) que corresponde à 1ª quebra do SPX.

Enfim, não foi lá um signo muito evidente, sequer, mas quem sabe o que procura encontra os mínimos indícios nos mais breves interstícios!

So... my work is done... enjoy, have fun! :P

Vou-me contudo reservar até segunda-feira para qualquer entrada longa, talvez em warrants normais, o call 6200 do CZ deve ser o meu eleito!

Espero que faça efeito...

Rui leprechaun

(...e o DAX me dê proveito! :))

Re

por JAS » 29/9/2006 17:17

leprechaun Escreveu:Hummm... mas se o "insider" JAS desse aqui uma ajudinha... com ou sem a tal Mosquinha...

Hoje estive de folga...
Mas com este fecho do DAX continuo a pensar que está numa zona indefinida e se calhar continuo de folga na 2ª feira.

Essas tuas contas e estatísticas podem ajudar a passar o tempo mas servem de pouco para quem quiser andar em TW's.
Eles não se compadecem com erros de avaliaçãoe os prejuízos podem ser elevados.

Para mim só uma coisa que funciona relativamente bem e é o gráfico do intraday após a estabilização dos movimentos iniciais.

É evidente que podemos conjecturar sobre o comportamento do índice no dia seguinte de forma a aproveitarmos os diferenciais entre fecho e abertura.
São esses diferenciais que, muitas vezes, permitem ganhar mais de noite a dormir do que de dia acordado.

Só que isso tem o problema de que é preciso acertar mesmo na tendência e que falhar tem custos elevados.

Outro método que andou a resultar muito bem, durante o mesmo passado, foi fazer exactamente o contrário do indicado nas extensas newsletters do Leprechaun...(*1)

Bom fim de semana,
JAS

P.S. - (*1) Estava evidentemente a brincar...
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por criança em warrants » 29/9/2006 17:07

A descida foi um pouco timida, nada de especial, fechou nos 6004 pontos.

Registado: 29/9/2004 18:02

por ricardotugas » 29/9/2006 15:48

Era também interresante analizar o penultimo dia.

E para o PSI tens algum estudo ?

Cumprimentos

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

Eu só quero o 1º... como o galo no poleiro! :)-

por leprechaun » 29/9/2006 15:39

Ei, Nuno! :)

Além do 1º dia, alarguei também a minha pesquisa ao 2º dia, como indico acima... mas não tem comparação!

E não me parece que valha a pena andar a ver todos os outros dias, com a excepção que também já referi dos feriados em Wall Street. Com o mercado americano encerrado, as sessões na Europa têm sido quase sempre velas brancas, decorrendo sem grandes sobressaltos.

Nota, porém, que estes dados só se referem aos últimos 4 anos, mais precisamente desde Março de 2003. Esta semana, o Cárpatos tinha uma tabela mais completa que abrange os últimos 13 anos (desde 1994) e a percentagem global é bastante inferior, mesmo assim uns óptimos 65%! E atenção, porque em matéria de pontos ganhos e perdidos, que é isso o que mais interessa, o saldo era positivíssimo!!! 5790 pontos, só com 3 anos pouco negativos, este parece mesmo ser um padrão bastante consistente ao longo do tempo.

Mas, para maior segurança, convinha assistirmos hoje a uma queda na parte final da sessão. Caso contrário, será mais imprevisível o que possa suceder na segunda-feira.

Still this seems so shining and bright...

Rui leprechaun

(...that everything will be alright! :))

PS: Será que é agora?! Desça isto p'la noite fora! :lol:

por nunofaustino » 29/9/2006 15:10

Gnomo verde... já agora, e por mera curiosidade, vou-te dizer que, desde 1 de janeiro de 2003 houve 957 sessões de bolsa no DAX e que 55.4% delas foram positivas e 44.6% foram negativas. Ou seja, o teu valor de 90% é realmente impressionante e não é mera obra do acaso por estarmos no bull market...

Já agora, tu fizeste a mesma análise para as restantes sessões do Dax e viste se este valor de 90% é único para o primeiro dia do mês?

Um abraço
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Esta aposta é segurinha... haja bago e saudinha! :-)

por leprechaun » 29/9/2006 12:21

aos_pouquinhos Escreveu:O mercado "que t'ouça"...

...antes de partires a louça!!! :lol:

Há que acabar sempre co'uma rima... que é p'ra encantar a nossa prima! :wink:

E hoje estás a ganhar...

...ó Pouquinhos a lucrar! :clap:

Espero que já estejam feitos os máximos do dia, até porque quanto mais descer mais barato se compra a sério e a valer! :)

Mas olha mais para o lado longo na segunda! Vê os gráficos das velas no início do mês, que só encontras branquinhas... quase não há vermelhinhas!

Ainda vou mastigar melhor a salgalhada dos números, que até são um prato suculento e apetitoso... se o lucro vier formoso... e assim ficar radioso...

Rui leprechaun

(...o Nostradamus famoso!!! :))

PS: Yes! 'Inda melhor que ganhar... é prever e acertar... e com fé adivinhar... onde o DAX vai parar!!! :mrgreen:

Hummm... mas se o "insider" JAS desse aqui uma ajudinha... com ou sem a tal Mosquinha... :wink: 8-)

Vamos então à parte prática... altíssima matemática! :-)

por leprechaun » 29/9/2006 12:01

Ora cá retomamos o fio à meada... e desta vez espero que sem muita rimalhada...

...que quanto à Tourada... vai alta a fogueira ateada!!! :shock:

Este padrão do 1º dia do mês, cuja fiabilidade no presente Bull Market - desde Março de 2003 - tem sido de uns espantosos 90% :!: compreende 2 dias, naturalmente:

:arrow: Último dia do mês... hoje!
:arrow: Primeiro dia de Outubro, segunda-feira.

Ora é importante saber que existe um comportamento típico na última sessão, o qual dá a indicação de que o padrão se vai verificar, com grande probabilidade.

Assim, será de esperar que à tarde, talvez até mais perto do final da sessão, haja um movimento de baixa no índice, até algo brusco e repentino, de modo que o fecho seja talvez mais perto de mínimos que de máximos.

Por exemplo, no último dia de Agosto tivemos estes valores:

C: 5860 O: 5881 H: 5887 L: 5841

Vemos, pois, que o dia teve uma feição algo negativa, com a abertura perto de máximos e um fecho já na metade inferior do trading range.

Comparemos ainda com o que sucedeu há um ano atrás:

C: 5044 O: 5056 H: 5062 L: 5021

Quase o mesmo padrão de abertura e máximos, mas aqui o fecho esteve próximo do valor intermédio entre o máximo e o mínimo.

Seja como for, será isto que deveremos esperar do dia de hoje, caso contrário não é tão seguro entrar a comprar.

Aliás, existe uma explicação natural para a "magia do 1º dia" e que torna compreensível estas variações no DAX. Assim, essa quebra do índice, por vezes repentina e sem motivo aparente, corresponde ao fecho de posições dos "grandes", no rearranjo das suas carteiras, sendo as respectivas compras feitas no início do mês. Logo, está decifrado o mistério... já não tenho de ser sério! :P

Já agora, vejamos o que aconteceu no 1º dia deste mês que hoje se despede:

C: 5877 O: 5861 H: 5907 L: 5856

Importa notar como a abertura foi perto dos mínimos, embora o fecho tivesse sido algo distante do máximo do dia. Isto aliás comprova os números atrás, que mostram que os ganhos são obviamente muito superiores - quase 2,5 vezes mais! - caso se consiga vender no máximo da sessão ou por aí, e tendo comprado no mínimo do último dia... alta perícia ou sorte em demasia! :wink:

E em Outubro do ano passado, o que sucedeu?

C: 5082 O: 5061 H: 5084 L: 5050

Aqui, já o fecho coincidiu praticamente com o valor mais alto da sessão, logo mesmo quem não pode acompanhar isto o dia todo pode ficar sossegado... co'o plano bem delineado:

1. Comprado 2. Guardado 3. Despachado 4. Lucrado :mrgreen:

Há mais outro ponto muitíssimo importante, que não estudei ainda, já que só mesmo há pouco me lembrei disso. Consiste no facto de saber se existe alguma vantagem em esperar pela abertura do próprio dia para comprar. Isto só diz respeito a quem prefira ou possa apenas entrar no final da sessão, já que quem puder comprar hoje em mínimos ou lá perto não tem problemas.

Mas se o 1º dia abre com a fúria alcista de hoje - 9 pontos de gap de abertura - lá se perdem uns tostões, caso ele não recue mais abaixo, claro. Convém ainda não esquecer que a negociação de warrants só pode ser feita a partir das 8:05h e aí o DAX pode já ter subido um bom pedaço. Hoje, por exemplo, ele estava uns 20 pontos acima do fecho de ontem, nessa altura!

Olhando para os números que dei, pode ver-se que este mês o adiar para o próprio dia não trazia problema, mas já o ano passado o gap de abertura foi de 17 (!) pontos e mesmo o mínimo esteve 6 pontos acima do fecho anterior.

Logo, o ideal seria tentar comprar durante esta sessão, em qualquer quebra do DAX, e depois manter simplesmente até ao fecho de segunda. Caso o final fosse ainda mais baixo, toca a reforçar e rapa o tacho! 8-)

Há, contudo, um pequeno pormenor interessante, que é o facto deste final de mês coincidir com uma sexta-feira, habitualmente o dia de mais perdas para os índices. Ah, e as segundas são os de maiores ganhos! Logo, poderia especular-se com um fecho menos forte dos States e a possibilidade de uma abertura até em ligeira baixa do DAX, na segunda. Mas isto já sai fora do padrão, o mais simples é comprar sem discussão! :P

Bem, como tenho de sair, por aqui me vou ficar. Se tiver outras novidades a acrescentar, cá as venho colocar!

'Bora em frente é só ganhar... se o Gnomo adivinhar... que esse moço anda a errar...

Rui leprechaun

(...e 'tá-se a massa esturricar! :))

PS: Mas os bolsos fundos... compram meio mundo... até uma ilha... ah JAS maravilha!!!!!! :lol: :P :)

Oh lepre...

por aos_pouquinhos » 29/9/2006 11:27

andas um pouco "Nostradamiano".
Visionário, lunatório, no seu laboratório a fabricar numeros para o aleatório?

Cuidado com a longinqua visão,
Se não tens o stop à mão,
Vai ficar sem a razão,
e com a conta a zerão...

A estatística já não é o que era, mas....

O mercado "que t'ouça"

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

Estratégia mágica... p'ra vida não ficar trágica!!! :o)

por leprechaun » 29/9/2006 5:05

Pois bem, na sequência do longo namoro com o JAS... e que inveja ele me faz!... por aqui continuo a desoras, estudando... meditando... pensando... filosofando... e sonhando... co'o muito que irei ganhando... se acertar apostando! :lol:

Ná! Isto é um post sério, toca lá a começar ou ninguém me vai escutar!

Já por várias vezes tenho referido este padrão muito especial da "magia do 1º dia", cujo conhecimento pode permitir uns belos ganhos e, ao mesmo tempo, evitar perdas sempre aborrecidas e nada queridas!!! :evil:

Resumindo, neste período de Bull market que teve o seu início em Março de 2003, apenas por 7 vezes o 1º dia de um novo mês não fechou acima do último dia do mês anterior. E isto inclui 3 meses de Agosto, os quais são uma notória excepção ao padrão. Tirando esses casos espúrios, os 4 meses em que a subida não se verificou foram os seguintes:

:arrow: Julho 2003 (-74) (mas +35 no máximo)
:arrow: Junho 2004 (-57) (mas +31 no máximo)
:arrow: Julho 2004 (-18) (mas +49 no máximo)
:arrow: Nov. 2005 (-5) (mas +84 no máximo)

Daqui se pode ver que os meses de férias, Julho e Agosto, são de facto os piores para a "magia do 1º dia". Mesmo assim, os seus máximos ficam bem acima dos mínimos da sessão anterior, logo é possível sair com ganhos.

Acresente-se que o total de meses com resultados positivos é de 36, pelo que, se retirarmos Agosto, com um score de 1-3, ficamos com um espantoso resultado final de 35-4!!! :!: :!:

Ou seja, em 39 meses negociando este padrão facílimo, ter-se-ia obtido uma percentagem de acertos absolutamente extraordinária de 90%!!! :!: Pedir mais do que isto é manifestamente impossível...

Ora e por falar em lucros... belíssimo vocábulo!... :lol: que tal se víssemos o que se poderia facturar com esta estratégia do 1º dia? A tabela abaixo inclui também o 2º dia do mês, já que resolvi estender este estudo a ambos, procurando ver se existe alguma vantagem em manter o trade ainda para o dia seguinte. Posso já dizer que nem por isso, isto se compararmos ambos os resultados, já que, no cômputo final, os lucros até aumentam e é isso o que importa!

:arrow: 1º dia (Fecho) .. 1301
:arrow: 1º dia (Máx-Mín) 3252
:arrow: 2º dia (Fecho) .. 1660
:arrow: 2º dia (Máx-Mín) 3950

De notar que estes números compreendem todos os meses, incluindo Agosto, num total de 43. Deste modo, o lucro médio por trade é de 30 pontos, só para o 1º dia, ou 38 e meio para os 2. Se fizermos as contas ao ganho máximo teórico, assumindo compra no mínimo e venda no máximo, a média para o 1º seria de 75 e meio e 92 para os 2.

Os resultados do último trimestre são, no cômputo geral, os melhores de todos os meses. E é justamente aí que vamos entrar agora... aproveitem sem demora!

E que tal ver como se porta o mês de Outubro... ganha tudo?! :wink:

Out. 2003: 073 - 127 - 020 - 152
Out. 2004: 102 - 108 - 140 - 171
Out. 2005: 038 - 062 - 094 - 117

A ordem é a mesma que em cima, com o primeiro par de números referente ao 1º dia e o segundo ao conjunto dos 2. Creio que o mínimo que se pode dizer é que são números muito apetitosos! E este ano, da maneira como as coisas vão... e eu que o diga!... :roll: não há razão para duvidar da boa sorte constante que tem bafejado quem sabe isto... e obtém o bom visto...

Rui leprechaun

(...para o lucro mais previsto! :))

PS: Mais logo, irei pormenorizar alguns aspectos práticos do plano maravilha que Cem pontos ao DAX logo pilha! Ora assim, já pode o JAS ir p'rá ilha... se seguir fielmente esta cartilha! :mrgreen:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], peterteam2 e 47 visitantes