Página 1 de 1

MensagemEnviado: 26/9/2006 12:20
por wolfmen
Boas,

Queeé lá isso, desculpas e Mr.Wolfmen, assim de repente senti-me com mais 30/40 anos :evil: :twisted:

deixa-te disso =; :) :lol:

agora a sério amigo Dwer eu ontem fiquei a olhar para o gráfico, mas como já era tarde podia não estar a ver alguma coisa, dai ter escrito o post

abraço,
wolf

MensagemEnviado: 26/9/2006 11:58
por JAOR
Olá Dwer, esse target vai de encontro ao que escrevi num tópico do S&P, lançado pelo
aos_pouquinhos ...

___________________________________________________
Colocada: 20/9/2006 12:07 Assunto:


--------------------------------------------------------------------------------

só mais uma coisita, posso ver, não a formação de um duplo topo, mas sim, um duplo fundo com target na zona dos 1.340 pts ( já activou a figura pela quebra dos 1.280 pts em 15/08 )

Cmpts

________________________________________

a figura foi activada, falta saber se o target é atingido....mas o mais importante, para mim, é a capacidade do índice fazer novos máximos, tendo ontem, fechado em máximos de 5 anos...para um cenário bear...algo está mal...

( estranhei aquele target e logo vindo de ti...mas ok...todos erramos, temos é que ser humildes no reconhecimento )



Abraço e

Cmpts

MensagemEnviado: 26/9/2006 11:04
por Dwer
Toda a razão Mr. Wolfmen. A amplitude da figura deve ser medida do fundo ao pico entre os dois fundos sendo a projecção de igual dimensão.
As minhas desculpas pela grande calinada.

MensagemEnviado: 26/9/2006 1:09
por wolfmen
Dwer,

estava aqui a olhar para o teu gráfico com o duplo fundo e está-me a escapar qualquer coisa nessa projecção :lol: :wink:

então essa figura (duplo fundo) não deve de ser activada no circulo que eu tenho a vermelho +/- 1280 pts com projecção a +/- 1235 pts

ou então se dermos um pouco mais de “latitude” á figura, a linha amarela nos 1290 pts ( até tem um reteste) com a projecção em verde

o que é que me está a escapar :?: :?: :?: :-k

wolf,

MensagemEnviado: 25/9/2006 23:31
por arnie
Olá Cem

"go with the trend" é outro daqueles clichés
no entanto, este é um dos quais vale a pena investir

MAS, o problema está aí mesmo, " going with it" :wink:

A marcação de um trend num grafico é a coisa mais simples que se pode fazer, infelizmente apenas o vemos quando este já lá está escarrapachado. Não quer isto dizer que não vamos a tempo de entrar, no entanto, perdemos grande parte da vantagem.

Ora estudando a formação de um trend, marcando o maximo de graficos possiveis, iremos ganhar uma visão de quando este está em vias de iniciar e/ou de terminar.

O grande problema dos trends são os seus counter trends. São eles que nos dão a possibilidade de uma entrada com o menor risco possivel mas são também eles que indicam o fim de um trend e o inicio ou não, dele. ( Aqui entra o estudo temporal de um trend pois uma divergencia do tempo indicará se o counter trend dá probabilidades bull ou bear)

Acho que a maneira mais simples de seguir um counter trend é atraves dos retracements. Existe uma regra basica que diz que qualquer retracement que fique entre os 25 e os 37.5% mantem o trend intacto, estando deste a modo a probabilidade do lado dos bulls, apostando deste modo num resumo em alta do trend, caso este seja de subida é claro.
Infelizmente existem spikes que deitam por terra muitas vezes esta regra. Existe também o aspecto temporal que pode também anular o suporte.

Resumindo, temos 1º que tudo saber o que é um trend e como este é constituido. Depois, teremos que estudar o seu aspecto temporal e só no final, desenvolver um sistema capaz de entrar e segui-lo com o menor risco possivel e claro, não sermos stopados cedo demais ou tarde demais.

Olá Bull

..."follow through"...

nice :wink:


Olá Dwer

Essa tua ultima projecção doeu, xiça

Tem lá calma contigo

Essa será realmente a projecção, mas apenas lá para 2008 :wink:

até lá, deixa lá o SPX vir testar a base do range novamente, consolidar posições e depois logo começa o seu caminho ascendente

Um abraço a todos
arnie

MensagemEnviado: 25/9/2006 22:23
por BullPower
Boas Arnie. Em relação ao pormenor do sinal de venda horário, não é mais do que fazer um novo low mas com follow through que no caso do dia 11 de Maio foi dos grandes. No primeiro desenho fica um bom exemplo. No segundo fica o 11 de Maio, em que o tal sinal foi feito em apenas 4 ou 5 horas. Bem mas isto é estar a ensinar a missa ao Padre :).

Abraço e BN.

MensagemEnviado: 25/9/2006 22:08
por Midas
Fica o meu gráfico em relação ao S&P.É preciso nervos de aço e acreditar no que se está a fazer quando há tanta gente bear e com argumentos até válidos. Ainda para mais hoje o susto que pregou... Mas os 1312 no S&P estavam a servir de referência e aguentaram muito bem. Amanha vai ser um dia importante, em que verificaremos a força do dia de hoje e se novos máximos irão ser feitos. Eu acredito que sim e estou do lado da tendência... e ela foi confirmada com o toque na LTA LP e grande reacção e a formação em W que foi activada e é muito bull. Por isso os ursos que se cuidem que o touro continua forte e não está pronto para a matança :)

Continuo longo no NDX.

MensagemEnviado: 25/9/2006 22:08
por nnascimento
Dwer
tb já me tinha ocorrido essa, mas a verdade é que os indicadores estão mesmo mt esticados e o pessimismo é elevado. Com o aproximar do fim do trimestre o posicionamento dos fundos e a leitura que estes farão na descarga de acções que não interessam levam-me a crer sobre a direcção que o mercado irá tomar. Tenho curiosidade em ver quais os sectores que mais vão sofrer com o reposicionamento dos fundos até ao fim do ano.

Cumprimentos

Ó Gnomo

MensagemEnviado: 25/9/2006 21:50
por Dwer
e se...

Atenção! Divergência importante!!! :o)

MensagemEnviado: 25/9/2006 20:23
por leprechaun
Ora com isto tudo na Lua...

...Bear o Gnomo continua!!! :wink:

Bem, mas os limites começam mesmo a ficar esticadinhos...

Surpreendentemente, contudo, um importante indicador de curto prazo - NYSE lows - ultrapassou, pelo 2º dia consecutivo, a marca dos 40. De facto, neste dia tão eufórico, a uma hora do final da sessão, há 70 títulos do NYSE que estão a fazer mínimos anuais, uma incongruência notável!

Já na passada sexta-feira, com uma pequena queda dos índices, esse número tinha sido de 50. De notar que ambas as marcas são as mais elevadas desde meados de Agosto (dia 14), período em que apenas uma única vez se registou uma sessão com mais de 40 novos mínimos.

Logo, eu cá por mim ainda não estou inteiramente convencido, embora isto ande agora a namorar os 1330... e sobe com grande pinta! :lol:

Mas o meu cepticismo permanece...

Rui leprechaun

(...vamos ver mais tarde o que acontece! :))

MensagemEnviado: 25/9/2006 20:08
por Dwer
O SPX de novo a marcar máximos relativos.

Coisa que o SP100 já fez há bastante tempo.

Re

MensagemEnviado: 25/9/2006 19:42
por Cem
Amigo Arnie:
Excelente post o teu. Deixas aí muitas pistas e detalhes dignos de um estudo e reflexão mais profundos, 5 estrelas!
Quanto aos targets limitei-me a referir um dos 4 princípios genéricos do trading: "go with the trend", com toda a certeza quem conseguir aderir de forma férrea a este princípio terá todas as chances de ser alguém bem sucedido neste mundo louco dos mercados.
Abraço amigo e parabéns pela qualidade da tua análise.
Cem

MensagemEnviado: 25/9/2006 19:26
por arnie
Oi Bull

Boa, ciclos de 23 dias :wink:

a questão é essa mesma, existem titulos/indices que podem estar mais "sincronizados" com certos ciclos do que outros.

penso que quem segue aí uns 5 ou mesmo 10 titulos poderá ter um estudo mais pormenorizado de cada um deles, seja o ciclo temporal seja o trend.
o facto de saberes que o DOW é mais fiel no que respeita aos ciclos coloca-te em vantagem relativamente ao S&P

quem tenha um basket de 100 titulos por exemplo é impossivel fazer um estudo desse tipo.
nesta situação penso que o ideal é durante uns largos meses seguir apenas meia duzia de titulos e de acordo com os resultados desse estudo, desenvolver um sistema mecanico capaz de selecionar os titulos em questão dentro do basket

no entanto gostei do pormenor relativamente ao sinal de venda horario, podes ser mais explicito?

um abraço
arnie

MensagemEnviado: 24/9/2006 22:36
por BullPower
Arnie, desde o sinal de venda horário no dia 11 de Maio até ao Low em Junho temos 23 dias, daqui até ao Low de Julho temos mais 23 dias, daqui até ao primeiro fecho acima dos 1300 neste swing high teos mais 23 dias, e por último, daqui até ao dia 21 de Setembro temos mais 23 dias. O máximo foi feito dia 20, mas no Dow Jones o máximo foi feito dia 21. Tem havido realmente intervalos de 23 dias nos movimentos.

Também utilizo os dias do calendário e não sessões para tentar prever inversões que curiosamente resultam com mais precisão no Dow Jones do que no SPX. No SPX acaba sempre por falhar por uma sessão enquanto que no Dow Jones não.

Abraço e BN.

errata

MensagemEnviado: 23/9/2006 20:55
por arnie
onde se lê

Reparem no movimento low to high em 23 dias.


deverá ler-se

Reparem no movimento low to low em 23 dias.

eu não disse que já estava tonto com tantos dias e calendarios? :twisted:

MensagemEnviado: 23/9/2006 20:48
por arnie
epá, essa do copyright é que me lixou :?

os oitavos são do Gann, eu apenas me limito a aplica-las :wink:

Oh Cem, se não existisse projecções como raio querias tu quer os mercados funcionassem? :mrgreen:

Os mercados mexem-se com as espectativas criadas por diversas situações que todas somadas, dão apenas 1 resultado, PROJECÇÂO no futuro, seja ela de queda seja de subida :mrgreen: :mrgreen:

You got to love this sh** :P

mas falando agora a serio...

o SPX prepara-se para nos dar um topo para os proximos meses e quando digo meses falo bem para lá de Junho de 2007.

A projecção do Dwer é aquilo a que chamo de ILUMINATTI projection :mrgreen:

Eu como tenho diversas alergias, sendo uma delas à grande maioria de indicadores e osciladores :P mostro como um simples grafico de barras nos diz tudo

Vamos aqui recapitular umas ideias, vamos aqui dar uma de ILUMINADOS :twisted:

cada estação/ciclo tem 64 dias que dividido por 8 teremos os seguintes ciclos menores: 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56 e 64. Naturalmente que o ciclo anual será de 256 dias mas para o caso apenas nos interessa os 3 meses.

no mundo de Gann continua a existir uma enorme discussão entre trading days e calendar days, o que usar? 3 meses no calendario dá 90 dias, tendo o midpoint nos 45 dias e os 1/8 nos 11 dias e 25 min

11 dias x 8 dá 88 dias o que são 8 trading days x 11, estão a seguir o meu raciocinio? :mrgreen:

3 meses seguindo os trading days apenas nos dá 64 dias, podendo aqui haver divergencias devido aos feriados em que os mercados estão fechados o que para muitos é o suficiente para desvirtualizar a utilização dos trading days e optarem pela utilização do calendario, entrando em consideração os fins de semana, o que a meu ver acaba por tambem desvirtualizar a leitura como acontece nos feriados com a leitura dos trading days, mas prontos, aqui cada maluco sua sentença :P

Eu uso os trading days, ou seja, conto as barras de um grafico não tendo em consideração o calendario propriamente dito, a não ser nos dias de inicio e fim de cada ciclo, Primavera, Verão, Outono e Inverno, que é como quem diz, entre os dias 20 e 23 dos meses Março, Junho, Setembro e Dezembro.

não se esqueçam, o Outono começou hoje :wink:

Passemos agora ao grafico pois penso que neste momento já toda a gente anda a olhar para um calendario a tentar situar-se no mês em que está pois eu proprio já começo a estar tonto :mrgreen:

No grafico podemos ver o trading range em que o indice se situa nos ultimos 5 meses.
Caiu 26 dias para estar a subir à 68 dias.

Pergunta Porque carga de agua o SPX está a demorar mais do dobro do tempo para chegar ao anterior maximo?

Resposta Os buyers simplesmente deitaram a toalha ao chão. Ou seja, os pequenos neste momento estão a comprar o que os grandes estão a vender, ou seja, this is a beautiful long term distribution pattern

A projecção em termos de preços situa-se entre os 1240.13 e os 1353.55 pts. A meu ver será extremamente dificil um teste a estes valores devido ao excessivo tempo que o indice demorou a testar o anterior high. Os 1340.13 podem no entanto ser atingidos pois existe muitas acções neste momento com bons padrões para iniciarem um rallie o que poderá dar novo high ao indice, gerando assim uma expecie de rotação.

Em termos temporais podemos ver os dias em que os swings highs e lows foram feitos.
Como podemos tentar projectar, neste caso, um topo em termos temporais?

Bem, comecemos peço obvio, cada ciclo de 64 dias pode dar um topo ou um high, ou seja, estando neste momento o indice com 68 dias de rallie sob o maximo, era obvio que uma resistencia neste niveis seria muito provavel.

Afinal menti anteriormente, precisamos ir além dos 3 meses (64 trading days). :oops:

Temos assim acima dos 64 dias, 72, 80, 88, 96 e para já chega.
Temos um low to high em 36 dias que se fosse um midpoint poderia dar o proximo ponto de inversão nos 72 dias. Temos também um low to low noa 40 dias que, se fosse um midpoint poderia nos dar um outro ponto de inversão nos 80 dias.

Reparem no movimento low to high em 23 dias. 23 dias x 2 são 46 dias. 46 a 48 dias o indice deixou ali um range de consolidação.

5 meses de range podem projectar no futuro 5 meses, ou seja, quando o indice sair deste range, o movimento que se lhe seguir deverá demorar o mesmo tempo.

Ora se os mercados respeitassem todas estas regras estariamos todos milionarios neste momento.
Não acredito na confirmação de um padrão para que possamos entrar. Esse tempo já lá vai. O facto de todos entrarem na confirmação de um padrão levou ao aparecimento daqueles que se antecipavam a esse mesmo padrão, trazendo aos mercados e ao mundo da AT uma nova dor de cabeça. Durante dezenas de anos padrões eram respeitados quase ao centimo e hoje em dia contam-se pelos dedos de uma só mão esses mesmos padrões. Hoje em dia tudo é antecipado.

Uma das leis dos counter trends são que situam-se sempre entre 1 a 3 dias, isto, para que o anterior movimento mantenha intacto o momentum. Hoje em dia, estes counter trends são esticados ao 4º e 5º dia, disparando tudo o que é stops.

As leis de à 100 anos atrás continuam a dar dinheiro, mas há que adapta-las à nova realidade. Se um RSI, para quem usa indicadores, à 10 anos dava bosn sinais de venda acima dos 70, i think :oops: , hoje pode ir a 80 ou a 85.

O mesmo se passa com os oitavos de Gann ou os retracements de Fibonnacci. Há que dar latidude suficiente para que não sejamos stopados. O facto de Fibonnacci ser tão amplamente reconhecido provoca por vezes uma quase anulação dos seus valores.

E acho melhor terminar por hoje.

Termino com um daqueles clichés deliciosos

O mercado é soberano

:mrgreen: :mrgreen: :P :P

Um abraço
arnie

Re: Re

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:59
por Dwer
Cem Escreveu:Amigo Doer:
Apadrinho a 2ª hipótese mas sem targets de subida, já cá ando há muitos anos para saber que acertar em projecções é como ganhar a lotaria! O mercado que dê o que quiser dar...
Abraço.
Cem


eheh, esta foi de propósito. se reparares não só assumo a projecção, mas também a altura da quebra e ainda os swings up e down que levarão a ela (6 sessões up, 5 down). isto é que era ganhar dinheiro se fosse assim tão simples. de qq forma aqui fica.

Re

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:54
por Cem
Amigo Doer:
Apadrinho a 2ª hipótese mas sem targets de subida, já cá ando há muitos anos para saber que acertar em projecções é como ganhar a lotaria! O mercado que dê o que quiser dar...
Abraço.
Cem

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:53
por Dwer
a reforçar a hipótese da cunha, a cunha descendente do VIX.

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:48
por Dwer
as retracções oitavadas são copyright do nosso amigo Arnie.

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:47
por Dwer
peço desculpa.
a hipotese bear é esta.

SPX curto prazo

MensagemEnviado: 22/9/2006 18:45
por Dwer
A curtíssimo prazo o spx está já sobrevendido como se pode ver pelo stochRSI de 11 períodos que é o ciclo em que o spx se tem movido no último mês e picos. Hoje segurou-se na LTa inferior da cunha ascendente.
Penso que irá testar a LTa superior em breve.
Com esse movimento fará novos máximo relativos.

Resta saber o que se passará depois:

falso break e quebra da cunha com projecção de 32 pts abaixo?

a cunha é de consolidação e a quebra é para cima, com projecção 32 ptos acima?

isto é tudo uma treta e só se vai passar uma destas coisas por acaso?

fica o boneco da hipotese bear.
Aceitam-se comentários.