SPX...
Aqui d'el rei! Roubaram-me o meu ciclo, os fora-da-lei!! :-(
Mas que grande malvadez!!! Eu aqui todo compenetrado a estudar um ciclo raro do mercado e... zás!... essa malandragem dos ricaços do "dinheiro inteligente" roubaram o tostão à gente!!!
Bem, é chato, convenhamos... Mas é o que há, a Mofina "Gnomo" Mendes entornou o leite e partiu os ovos... há que recomeçar de novo!
O pior é que esta parece ser a 1ª vez, em 11 ciclos quadrienais, que o guião não é repetido e logo quando eu esfregava as mãos de contente à espera de fazer um figurão co'os meus dotes de adivinho omnisciente! Pronto, OK... fico numa de ignaro Gnominho no meu canto quietinho!
Vou deixar de novo o gráfico do ciclo quadrienal do SPX, o qual previa uma inflexão em baixa, antes do seu final já na próxima quarta-feira, dia 11 e nº 1008 do quadriénio (252 x 4). Esse downtrend parecia ter tido o seu começo na passada quinta-feira, dia 28, quando o SPX fechou nos 1339 pontos. Mas a fortíssima sessão de hoje, que levou o índice aos 1350, invalida obviamente essa hipótese. Acontece também que já estamos no dia 1003 do ciclo, o que significa existir uma notável divergência com aquilo que sucedeu no passado, por esta altura. Logo, este ano a correcção chega mais tarde... e eu aqui feito alarve!
Com os 1365 do SPX à porta e novos máximos do DAX na calha, há que procurar outros cenários que mantenham ainda viva a possibilidade de prolongar este Bull market um pouco mais no tempo, possivelmente ainda durante o 1º trimestre de 2007. Ora aqui entra um novo conceito também dos ciclos, que são as datas de viragem de tendência. Há 2 este mês, e a 1ª até coincide justamente com o último dia do quadriénio, quarta-feira, dia 11. Assim sendo, é de esperar que este momentum Bull ainda se prolongue até lá para depois se iniciar um período de correcção, nunca inferior a 2 semanas. Mas na altura certa cá voltaremos à lida com o truque estudado... para iludir o mercado!
De recordar igualmente que entrámos naquele que é o melhor trimestre de todo o "Ciclo dos Presidentes". Os ganhos médios do SPX neste período rondam os 8% o que, feitas as contas, deveria levar o índice até cerca dos 1450 (!) pontos, o que é obra! Transpondo estes dados para o DAX, pois bem, deveríamos vê-lo bem no alto, aí pelos 6500 pontos, nada mais!
Logo, cuidado com os put e inline... que se assim for... it ain't fine!
Com tudo isto, talvez tenhamos uma próxima "turnaround tuesday", o interessante fenómeno da mudança de tendência que, muitas vezes, se dá justamente às terças-feiras.
E o sono já chegou à minha beira...
Rui leprechaun
(...mas ainda se labuta aqui na jeira!
)
Bem, é chato, convenhamos... Mas é o que há, a Mofina "Gnomo" Mendes entornou o leite e partiu os ovos... há que recomeçar de novo!
O pior é que esta parece ser a 1ª vez, em 11 ciclos quadrienais, que o guião não é repetido e logo quando eu esfregava as mãos de contente à espera de fazer um figurão co'os meus dotes de adivinho omnisciente! Pronto, OK... fico numa de ignaro Gnominho no meu canto quietinho!
Vou deixar de novo o gráfico do ciclo quadrienal do SPX, o qual previa uma inflexão em baixa, antes do seu final já na próxima quarta-feira, dia 11 e nº 1008 do quadriénio (252 x 4). Esse downtrend parecia ter tido o seu começo na passada quinta-feira, dia 28, quando o SPX fechou nos 1339 pontos. Mas a fortíssima sessão de hoje, que levou o índice aos 1350, invalida obviamente essa hipótese. Acontece também que já estamos no dia 1003 do ciclo, o que significa existir uma notável divergência com aquilo que sucedeu no passado, por esta altura. Logo, este ano a correcção chega mais tarde... e eu aqui feito alarve!
Com os 1365 do SPX à porta e novos máximos do DAX na calha, há que procurar outros cenários que mantenham ainda viva a possibilidade de prolongar este Bull market um pouco mais no tempo, possivelmente ainda durante o 1º trimestre de 2007. Ora aqui entra um novo conceito também dos ciclos, que são as datas de viragem de tendência. Há 2 este mês, e a 1ª até coincide justamente com o último dia do quadriénio, quarta-feira, dia 11. Assim sendo, é de esperar que este momentum Bull ainda se prolongue até lá para depois se iniciar um período de correcção, nunca inferior a 2 semanas. Mas na altura certa cá voltaremos à lida com o truque estudado... para iludir o mercado!
De recordar igualmente que entrámos naquele que é o melhor trimestre de todo o "Ciclo dos Presidentes". Os ganhos médios do SPX neste período rondam os 8% o que, feitas as contas, deveria levar o índice até cerca dos 1450 (!) pontos, o que é obra! Transpondo estes dados para o DAX, pois bem, deveríamos vê-lo bem no alto, aí pelos 6500 pontos, nada mais!
Logo, cuidado com os put e inline... que se assim for... it ain't fine!
Com tudo isto, talvez tenhamos uma próxima "turnaround tuesday", o interessante fenómeno da mudança de tendência que, muitas vezes, se dá justamente às terças-feiras.
E o sono já chegou à minha beira...
Rui leprechaun
(...mas ainda se labuta aqui na jeira!
- Anexos
-
- SPX - 4yr cycle.gif (11.9 KiB) Visualizado 1502 vezes
- Registado: 24/11/2002 14:36
Mas atenção à prudência... mai-la a manhosa paciência!!!
Olá, Pouquinhos...
...grão a grão muitos Eurinhos!
Mas olha que estamos numa fase em que a prudência deve ser a conselheira... que ela esteja à minha beira!
O problema dos topos, se for o caso, é que podem ir sempre um pouquinho mais acima... e lá se estragou a rima!
Ou ainda, no SPX a zona dos 1330-35 pode ainda ser atingida, o que levaria o DAX a quebrar os 6000, talvez. Cá por mim, espero que isso não aconteça, but...
Esta é uma situação em que começa a ser perigoso antecipar e se torna mais seguro entrar mesmo a favor da tendência - na quebra clara de suportes - ou contra a tendência em picos de exaustão e euforia.
No DAX, esses valores são, quanto a mim:
suporte: 5925-30
resistência: 5970
Ele até está mais cá p'ra baixo que p'ra cima... descer seja a sua sina!
But... com o leoníssimo - OK, de Belém we know!
- JAS a torcer pró outro lado, isto fica complicado!!!
Respeitinho por ele e p'lo mercado...
Rui leprechaun
(...e guardar o lucrinho amealhado!
)
...grão a grão muitos Eurinhos!
Mas olha que estamos numa fase em que a prudência deve ser a conselheira... que ela esteja à minha beira!
O problema dos topos, se for o caso, é que podem ir sempre um pouquinho mais acima... e lá se estragou a rima!
Ou ainda, no SPX a zona dos 1330-35 pode ainda ser atingida, o que levaria o DAX a quebrar os 6000, talvez. Cá por mim, espero que isso não aconteça, but...
Esta é uma situação em que começa a ser perigoso antecipar e se torna mais seguro entrar mesmo a favor da tendência - na quebra clara de suportes - ou contra a tendência em picos de exaustão e euforia.
No DAX, esses valores são, quanto a mim:
Ele até está mais cá p'ra baixo que p'ra cima... descer seja a sua sina!
But... com o leoníssimo - OK, de Belém we know!
Respeitinho por ele e p'lo mercado...
Rui leprechaun
(...e guardar o lucrinho amealhado!
Muito bem visto...
e diria mais: is this the last time to short?
Eu creio que se anda a fazer a grande "panela" para uma correcção digna desse nome.
É claro que muitos dizem baseado em quê?
Eu aqui já disse. Olha-se para o gráfico e ele está bull de muito-longo. Mas até quando? è claro que poderá corrigir sem quebrar tendência, mas cá para mim seria necessário.
O RSI está na MHO esticou e divergiu do preço. Até ver temos dois toques ali nos 1311.
E depois. Está tudo Bull. Mas atenção, quando anda tudo do mesmo lado do mercado.......
Eu estou short para Curto-prazo e só para curto-prazo...... só ainda
Já sei que devo ser com o amigo leprechaun a única ovelha tresmalhada. Força "lepre". Nem só de bull vive o mercado, mas de ovelhas tresmanhadas e ranhosas como "we".
Cumps
Eu creio que se anda a fazer a grande "panela" para uma correcção digna desse nome.
É claro que muitos dizem baseado em quê?
Eu aqui já disse. Olha-se para o gráfico e ele está bull de muito-longo. Mas até quando? è claro que poderá corrigir sem quebrar tendência, mas cá para mim seria necessário.
O RSI está na MHO esticou e divergiu do preço. Até ver temos dois toques ali nos 1311.
E depois. Está tudo Bull. Mas atenção, quando anda tudo do mesmo lado do mercado.......
Eu estou short para Curto-prazo e só para curto-prazo...... só ainda
Já sei que devo ser com o amigo leprechaun a única ovelha tresmalhada. Força "lepre". Nem só de bull vive o mercado, mas de ovelhas tresmanhadas e ranhosas como "we".
Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....
Round and round... here comes the Bear sound! :-)
Como disse agora ao JAS, deixo ficar a análise do trader de Futuros, Mike Paulenoff, à sessão de hoje do SPX - via SPY - na qual se manteve a já prolongada divergência do RSI... uma entre tantas outras!
Entretanto, um excerto de outro dos meus mestres "cíclicos"... The McClellan Market Report... why not?!
Overbought conditions and divergences continue to pile up, and up through this week that has not mattered. Eventually the piper must be paid, and we think that process is starting now. Watch for a very quick decline, seemingly for no good reason, bringing an initial bottom this week, but a better bottom Oct. 5-12. The damage should be done by that second bottom date, but the uptrend is not likely to start until Wall Street sees resolution of the November elections. (...)
Divergences, overbought conditions, and loss of upside momentum are the standard hallmarks of a top, and they are present in the market now.
Yes! Com tudo aprendo...
Rui leprechaun
(...mas não me rendo!
)
Entretanto, um excerto de outro dos meus mestres "cíclicos"... The McClellan Market Report... why not?!
Overbought conditions and divergences continue to pile up, and up through this week that has not mattered. Eventually the piper must be paid, and we think that process is starting now. Watch for a very quick decline, seemingly for no good reason, bringing an initial bottom this week, but a better bottom Oct. 5-12. The damage should be done by that second bottom date, but the uptrend is not likely to start until Wall Street sees resolution of the November elections. (...)
Divergences, overbought conditions, and loss of upside momentum are the standard hallmarks of a top, and they are present in the market now.
Yes! Com tudo aprendo...
Rui leprechaun
(...mas não me rendo!
- Anexos
-
- SPX.gif (45.97 KiB) Visualizado 1680 vezes
Boas
Bom postleprechaun gostei .
Bear também continuo na próxima inversão no horário lá estou eu a entrar curto.
Até lá e ir seguindo.
Assubiar para o ar quem está fora como eu, a carregando baterias.
Haver vamos onde nos leva este movimento, estou de facto curioso.
Bons negócios.
Bom postleprechaun gostei .
Bear também continuo na próxima inversão no horário lá estou eu a entrar curto.
Até lá e ir seguindo.
Assubiar para o ar quem está fora como eu, a carregando baterias.
Haver vamos onde nos leva este movimento, estou de facto curioso.
Bons negócios.
- Registado: 15/8/2004 20:52
Ena! Há que retocar a pintura... Vénus sexy e madura! :-)
Ainda um pouco antes do final da sessão, venho aqui actualizar a tal rota que começa a ficar rota!
Bem... ainda não, e eu confio nos meus dotes de antevisão!
Para já, actualizo o gráfico dos quadriénios do SPX, com o preente ciclo agora representado até ao dia 995 (sexta-feira).
Anteriormente, eu tinha dito que a janela temporal, nos outros ciclos, se estendera entre os dias 992 e 996. A queda da passada quinta-feira no SPX, fez-me prever que o máximo do presente quadriénio já tinha sido feito no dia anterior - e 993 do ciclo - nos 1325 pontos, valor de fecho.
Mas hoje, com um novo máximo intraday nos 1329 pontos, o SPX fechou no valor mais alto do ano (1326.38). Deste modo, deveremos, para já, considerar este dia - o 996º do ciclo - como o da possível inversão de curto prazo, a qual se deverá estender por um mínimo de 12 sessões... se assim tiver de ser!
É interessante ainda salientar que, neste período do ciclo de 4 anos, apenas em 1986 o SPX conseguiu fazer um máximo de 2 anos em Setembro, tal como sucedeu precisamente hoje... e pela 2ª vez!!!
Nessa altura, nem correu lá muito bem a aventura e o índice pagou caro a travessura! 3 semanas e meia volvidas, o ciclo completou-se com uma queda abrupta de 9,5%. E pode-nos suceder o mesmo fado... cuidadinho lá co'o Touro e Urso gado!
OK! Mais logo, vou actualizar o ponto da situação... será para subir ou não?!
Teimosamente contrario a razão...
Rui leprechaun
(...e voto ainda no Urso grandalhão!
)
Bem... ainda não, e eu confio nos meus dotes de antevisão!
Para já, actualizo o gráfico dos quadriénios do SPX, com o preente ciclo agora representado até ao dia 995 (sexta-feira).
Anteriormente, eu tinha dito que a janela temporal, nos outros ciclos, se estendera entre os dias 992 e 996. A queda da passada quinta-feira no SPX, fez-me prever que o máximo do presente quadriénio já tinha sido feito no dia anterior - e 993 do ciclo - nos 1325 pontos, valor de fecho.
Mas hoje, com um novo máximo intraday nos 1329 pontos, o SPX fechou no valor mais alto do ano (1326.38). Deste modo, deveremos, para já, considerar este dia - o 996º do ciclo - como o da possível inversão de curto prazo, a qual se deverá estender por um mínimo de 12 sessões... se assim tiver de ser!
É interessante ainda salientar que, neste período do ciclo de 4 anos, apenas em 1986 o SPX conseguiu fazer um máximo de 2 anos em Setembro, tal como sucedeu precisamente hoje... e pela 2ª vez!!!
Nessa altura, nem correu lá muito bem a aventura e o índice pagou caro a travessura! 3 semanas e meia volvidas, o ciclo completou-se com uma queda abrupta de 9,5%. E pode-nos suceder o mesmo fado... cuidadinho lá co'o Touro e Urso gado!
OK! Mais logo, vou actualizar o ponto da situação... será para subir ou não?!
Teimosamente contrario a razão...
Rui leprechaun
(...e voto ainda no Urso grandalhão!
- Anexos
-
- SPX - 4yr cycle.gif (11.9 KiB) Visualizado 1764 vezes
Segunda parte... da obra de arte! :-)
Yeah! Também me auto-elogio... e extravaso de brio!
Sem mais delongas, toca lá a ver o que aconteceu no ano de 1994.
No gráfico global, podemos notar que a queda se iniciou no dia 992, que corresponde a 15 de Setembro, tendo terminado 15 sessões e 3 semanas depois, a 6 de Outubro (dia 1007). Sensivelmente a meio da tendência, observam-se 2 dias de ligeira recuperação e nada mais. Logo, este padrão é bastante similar ao anterior, confirmando assim a fiabilidade de ambos. O problema é aferir correctamente o seu início, esse é mesmo o bico-de-obra... saber onde a curva dobra!
Em termos numéricos, o SPX desceu dos 474.81 aos 452.36 - 4.7% - logo, bastante menos do que no ciclo transacto. Transpondo para os valores actuais, teríamos o índice cerca dos 1265 no final da 1ª quinzena de Outubro.
Pessoalmente, esta hipótese mais moderada afigura-se-me bastante provável, correspondendo a um nível de suporte importante do SPX, ou um dos "níveis de energia" que o Nichols tem considerado como significativo no presente cenário, a par dos valores 1328, 1312, 1294 e, mais abaixo, os 1220-25 pontos.
E agora vamos lá ver se isto vai mesmo assim em frente...
Rui leprechaun
(...quer dizer, na projectada curva descendente!
)
Sem mais delongas, toca lá a ver o que aconteceu no ano de 1994.
No gráfico global, podemos notar que a queda se iniciou no dia 992, que corresponde a 15 de Setembro, tendo terminado 15 sessões e 3 semanas depois, a 6 de Outubro (dia 1007). Sensivelmente a meio da tendência, observam-se 2 dias de ligeira recuperação e nada mais. Logo, este padrão é bastante similar ao anterior, confirmando assim a fiabilidade de ambos. O problema é aferir correctamente o seu início, esse é mesmo o bico-de-obra... saber onde a curva dobra!
Em termos numéricos, o SPX desceu dos 474.81 aos 452.36 - 4.7% - logo, bastante menos do que no ciclo transacto. Transpondo para os valores actuais, teríamos o índice cerca dos 1265 no final da 1ª quinzena de Outubro.
Pessoalmente, esta hipótese mais moderada afigura-se-me bastante provável, correspondendo a um nível de suporte importante do SPX, ou um dos "níveis de energia" que o Nichols tem considerado como significativo no presente cenário, a par dos valores 1328, 1312, 1294 e, mais abaixo, os 1220-25 pontos.
E agora vamos lá ver se isto vai mesmo assim em frente...
Rui leprechaun
(...quer dizer, na projectada curva descendente!
- Anexos
-
- SPX 1994.png (16.56 KiB) Visualizado 1836 vezes
-
- SPX 1994 (Sep-Oct).png (11.86 KiB) Visualizado 1830 vezes
Vamos lá esmiuçar... o que isto nos vai dar! :-)
Com ou sem Bin Laden... bem podem os Bull ladrar...
...que a Bear caravana está a passar!
Ora bem, uma vez que talvez tenhamos já iniciado esta quarta-feira um ciclo descendente - de curto prazo, note-se! - vou então analisar em mais pormenor este padrão bem seguro do ciclo de 4 anos.
Caso se confirme o downtrend, ele terá tido o seu início no 993º do ciclo, devendo estender-se até ao final do mesmo, ou seja, mais 15 sessões até ao dia 1008. O que se passar depois, já pertence a outra fase de novo campeonato... disso agora eu cá não trato!
Note-se ainda que esta possível correcção deverá ser interrompida no início de Outubro, provavelmente com 2 sessões positivas, pelo menos, de acordo com o habitual padrão da "magia do 1º dia". Logo, há que ter isso em atenção!
Deste modo, e em termos temporais, estamos a falar de uma queda provável dos índices durante cerca de 3 semanas. Contudo, analisando em mais pormenor o que se passou em circunstâncias similares no passado, por vezes 2 semanas bastam para concluir este padrão que tem sido, até ver, muito fiável. Mas, ainda assim, é claro que pode admitir excepções... mas eu não apostaria nisso!
Para facilitar a exposição, que vou dividir por 2 posts, volto a colocar o gráfico mais geral que mostra as linhas dos diversos ciclos em que o comportamente do SPX foi mediano, ou seja, anos em que não houve grandes subidas ou quedas, até ao último trimestre.
A explicação detalhada já foi dada acima, logo dispenso-me de a voltar a repetir, claro. Para além do presente ano - a vermelho, e só até à sessão 990 de sexta-feira, dia 15 - temos mais 4 quadriénios representados. Destes, apenas pude obter os pormenores de dois: 1986-90 e 1990-94. E já chega para o propósito desta comparação-antevisão... cá do Bruxinho marrão!
Os 2 gráficos seguintes referem-se ao ano de 1990, com o período Setembro-Outubro em destaque. Comparando-os com o gráfico do ciclo, pode ver-se que o padrão se desenrolou inteiramente durante o mês de Setembro, tendo o último dia (1008) do ciclo coincidido com a antepenúltima sessão do mês. A posterior queda na 1ª quinzena de Outubro, já são contas de outro rosário! É que, como expliquei no post acima em que apresentei o ciclo quadrienal, a contagem dos dias é feita a partir do low do ciclo precedente (4º trimestre), pelo que não são os dias do calendário que contam!
Analisando melhor no gráfico bimestral, podemos ver que o downtrend se iniciou na 3ª sessão de Setembro (dia 993) tendo-se prolongado até à penúltima (dia 1009), num total de 16 sessões ou 3 semanas.
Em termos da cotação do SPX, o índice caiu desde os 324 (aprox.) até aos 300 pontos exactos, ou seja, 7.4%, uma queda nada desprezível! A única reacção digna de nota deu-se já quase no fim, dia 25, com uma subida de 1.6%, seguida depois pelo recuo final de mais 2.85%.
Transpondo estes valores para a actualidade, teríamos o SPX cerca dos 1230 pontos, no termo da 2ª semana de Outubro, quinta-feira, dia 12... nice!
É claro que não é preciso ser tão rigoroso assim... mas tratando-se do meu (pouco) pilim... eu quero protegê-lo até ao fim!!!
No próximo post, vamos então ver o que se passou no ciclo seguinte... que isto em episódios tem mais requinte!
Com louvor e distinção e nota vinte...
Rui leprechaun
(...eu me auto-premeio sem acinte!
)
...que a Bear caravana está a passar!
Ora bem, uma vez que talvez tenhamos já iniciado esta quarta-feira um ciclo descendente - de curto prazo, note-se! - vou então analisar em mais pormenor este padrão bem seguro do ciclo de 4 anos.
Caso se confirme o downtrend, ele terá tido o seu início no 993º do ciclo, devendo estender-se até ao final do mesmo, ou seja, mais 15 sessões até ao dia 1008. O que se passar depois, já pertence a outra fase de novo campeonato... disso agora eu cá não trato!
Note-se ainda que esta possível correcção deverá ser interrompida no início de Outubro, provavelmente com 2 sessões positivas, pelo menos, de acordo com o habitual padrão da "magia do 1º dia". Logo, há que ter isso em atenção!
Deste modo, e em termos temporais, estamos a falar de uma queda provável dos índices durante cerca de 3 semanas. Contudo, analisando em mais pormenor o que se passou em circunstâncias similares no passado, por vezes 2 semanas bastam para concluir este padrão que tem sido, até ver, muito fiável. Mas, ainda assim, é claro que pode admitir excepções... mas eu não apostaria nisso!
Para facilitar a exposição, que vou dividir por 2 posts, volto a colocar o gráfico mais geral que mostra as linhas dos diversos ciclos em que o comportamente do SPX foi mediano, ou seja, anos em que não houve grandes subidas ou quedas, até ao último trimestre.
A explicação detalhada já foi dada acima, logo dispenso-me de a voltar a repetir, claro. Para além do presente ano - a vermelho, e só até à sessão 990 de sexta-feira, dia 15 - temos mais 4 quadriénios representados. Destes, apenas pude obter os pormenores de dois: 1986-90 e 1990-94. E já chega para o propósito desta comparação-antevisão... cá do Bruxinho marrão!
Os 2 gráficos seguintes referem-se ao ano de 1990, com o período Setembro-Outubro em destaque. Comparando-os com o gráfico do ciclo, pode ver-se que o padrão se desenrolou inteiramente durante o mês de Setembro, tendo o último dia (1008) do ciclo coincidido com a antepenúltima sessão do mês. A posterior queda na 1ª quinzena de Outubro, já são contas de outro rosário! É que, como expliquei no post acima em que apresentei o ciclo quadrienal, a contagem dos dias é feita a partir do low do ciclo precedente (4º trimestre), pelo que não são os dias do calendário que contam!
Analisando melhor no gráfico bimestral, podemos ver que o downtrend se iniciou na 3ª sessão de Setembro (dia 993) tendo-se prolongado até à penúltima (dia 1009), num total de 16 sessões ou 3 semanas.
Em termos da cotação do SPX, o índice caiu desde os 324 (aprox.) até aos 300 pontos exactos, ou seja, 7.4%, uma queda nada desprezível! A única reacção digna de nota deu-se já quase no fim, dia 25, com uma subida de 1.6%, seguida depois pelo recuo final de mais 2.85%.
Transpondo estes valores para a actualidade, teríamos o SPX cerca dos 1230 pontos, no termo da 2ª semana de Outubro, quinta-feira, dia 12... nice!
É claro que não é preciso ser tão rigoroso assim... mas tratando-se do meu (pouco) pilim... eu quero protegê-lo até ao fim!!!
No próximo post, vamos então ver o que se passou no ciclo seguinte... que isto em episódios tem mais requinte!
Com louvor e distinção e nota vinte...
Rui leprechaun
(...eu me auto-premeio sem acinte!
- Anexos
-
- SPX - 4yr cycle.gif (12.51 KiB) Visualizado 1893 vezes
-
- SPX 1990.png (14.61 KiB) Visualizado 1886 vezes
-
- SPX 1990 (Sep-Oct).png (11.96 KiB) Visualizado 1898 vezes
7:30
Equity Strategy: the R-word is right, front and center this morning as investors note the inverted yield curve and the awful Philly Fed reading. The latest 24 hours have only bolstered our view that S&P 500 won't close above 1326 anytime soon and so will this be the mother of all double-tops in S&P 500? EU indices opening broadly lower except for OBX (getting a boost by higher energy)...
Equity Strategy:...levels: DAX 5900-5935, FTSE 5830-5880, SMI 8275-8400. Weekly Market Update currently maintains two trades: short S&P 500 (SP500.I) at 1325, stop 1331, targets 1291/1261. Long health care (XLV:xase), short financials (XLF:xase).
Homem de pouca fé... cá co'o gnomo é que é!!! :-)
Bem, ó JAOR, isso era há horas atrás!!!
E a baixa acentuada neste final de sessão é um sinal muito claro mesmo de qual é a próxima tendência.
É certo que com os foguetes é preciso ter cuidado, mas a clara evidência dos múltiplos padrões que eu aqui trouxe aponta um rumo único e seguro... vermelho é o futuro!
Pessoalmente, o meu trading plan - a confirmar só amanhã - é permanecer curto e ir reforçando cautelosamente, até ao final da próxima semana e fim do mês. Aí, entra talvez o padrão Bull do 1º dia de Outubro, além de que é sempre possível qualquer recuperação, entretanto.
Mas agora é mesmo boa altura para ler o Nichols com redobrada atenção, que... finalmente!... ele acertou no padrão!
Os fractais já deram, de certeza, sinal de início de tendência, pelo menos nos prazos curtos de 150 minutos ou talvez até o diário. Ora 5 ou 6 sessões são quase o mínimo timeframe para uma tendência de curto prazo se esgotar...
...e a rósea cor do pôr-do-sol eu vou amar...
Rui leprechaun
(...numa união feliz de extasiar!
)
PS: It's time to short... may be a lot!
E a baixa acentuada neste final de sessão é um sinal muito claro mesmo de qual é a próxima tendência.
É certo que com os foguetes é preciso ter cuidado, mas a clara evidência dos múltiplos padrões que eu aqui trouxe aponta um rumo único e seguro... vermelho é o futuro!
Pessoalmente, o meu trading plan - a confirmar só amanhã - é permanecer curto e ir reforçando cautelosamente, até ao final da próxima semana e fim do mês. Aí, entra talvez o padrão Bull do 1º dia de Outubro, além de que é sempre possível qualquer recuperação, entretanto.
Mas agora é mesmo boa altura para ler o Nichols com redobrada atenção, que... finalmente!... ele acertou no padrão!
Os fractais já deram, de certeza, sinal de início de tendência, pelo menos nos prazos curtos de 150 minutos ou talvez até o diário. Ora 5 ou 6 sessões são quase o mínimo timeframe para uma tendência de curto prazo se esgotar...
...e a rósea cor do pôr-do-sol eu vou amar...
Rui leprechaun
(...numa união feliz de extasiar!
PS: It's time to short... may be a lot!
Até agora, negoceia dentro da vela de ontem...nem mínimo, nem máximo foram quebrados....assim, penso que é muito cedo para sinais...foguetes...e outros
Cmpts
Cmpts
- Anexos
-
- S.png (11.25 KiB) Visualizado 2127 vezes
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Terá sido ontem o topo?... no dia 993 encheu-se o copo!?!
Pois bem, o cenário aqui ontem detalhadamente analisado talvez se esteja a concretizar neste momento, com uma sessão bem negativa nos States.
Deste modo, é possível que o topo do presente ciclo tenha sido estabelecido ontem, nos 1328.53 no S&P.
Claro que ainda é cedo para o afiançar com segurança, mas há já uma razoável probabiliade de estarmos a assistir, neste momento, a uma inversão de tendência - pelo menos no curto prazo - de acordo com os cenários que amplamente tenho divulgado... e sem me fazer rogado!
Ainda assim, também não é de entrar a matar em posições curtas... cuidado para não exagerar! É claro que se forem inline... ah! isso então é muito fine!!!
Enfim, que mais dizer? Sou o duende-pastor...
...e cumpri o meu dever com muito amor!
Apascentei e protegi as ovelhas do senhor...
...Ulisses de seu nome, um excelente gestor!!!
E se alguém me quiser dar emprego de engraxador... não hesite, por favor...
Rui leprechaun
(...estou ao inteiro dispor!!!
)
PS: Yes!!! 'Té da Bibinha... com ardor!!!
Deste modo, é possível que o topo do presente ciclo tenha sido estabelecido ontem, nos 1328.53 no S&P.
Claro que ainda é cedo para o afiançar com segurança, mas há já uma razoável probabiliade de estarmos a assistir, neste momento, a uma inversão de tendência - pelo menos no curto prazo - de acordo com os cenários que amplamente tenho divulgado... e sem me fazer rogado!
Ainda assim, também não é de entrar a matar em posições curtas... cuidado para não exagerar! É claro que se forem inline... ah! isso então é muito fine!!!
Enfim, que mais dizer? Sou o duende-pastor...
...e cumpri o meu dever com muito amor!
Apascentei e protegi as ovelhas do senhor...
...Ulisses de seu nome, um excelente gestor!!!
E se alguém me quiser dar emprego de engraxador... não hesite, por favor...
Rui leprechaun
(...estou ao inteiro dispor!!!
PS: Yes!!! 'Té da Bibinha... com ardor!!!
Ui! Eu não disse anorético... que até ando bem estético! :-)
jarc Escreveu:Pelo sim, pelo não, o melhor será guardar algum pró caixão.
Quer dizer... assim-assim... um tanto gordito, sim!
Hummm... problem is... e quem vai a enterrar? Será o Bill ou o Misha... por quem iremos chorar?!
Mas como a vida é eterna... e há Inverno e Primavera...
...o melhor é dar à perna... fugir lesto dessa fera!!!
Que se a tempestade molha... e tiritamos de frio...
...há sempre uma outra escolha... o calor do belo Estio!
Chegou já o triste Outono... 'té o mercado tem sono... e está agora a adormecer... vai começar a descer!!!
Se eu o digo, acredita... mesmo que não soe bem... para não teres a desdita... de ficar sem um vintém!!!
Bolas! Não sou convincente... com tanta riminha à toa... só para avisar a gente... que aí não vem coisa boa!?!
Pois não me querem ouvir?!... fiquem p'raí a carpir... como esse triste fundo... que enterrou meio mundo!!!
E eu aqui tão altruísta... a dar conselhos de graça... como o vidente que avista... hoje o futuro que passa!
Uma alma que aproveite... tão douta sabedoria... já me traz tanto deleite... que mil outras salvaria!
Enfim, lá faço o que posso... por toda a comunidade... para salvar o que é nosso... só quero a felicidade!!!
E acaba aqui a tolice...
Rui leprechaun
(...alguém ouviu o que eu disse???
PS: Please, do listen! I'm talking pretty serious... you hard Bulls out there... do take care... get out!... beware!!!!!!!!

Re: Mais comentários... diários! :-)
JAOR Escreveu:tu bem puxas... melhor... tu bem empurrasmas parece que não te quer fazer a vontade
continua, um dia...... acertas
![]()
![]()
Olha que esse dia não está longe...
...te assevera aqui o monge!
Outro comentário... fresquinho na hora e sem demora:
Ambiente en los pits
No me gusta nada el ambiente que hay. El escepticismo es rampante entre los grandes bancos que por un lado están subiendo las previsiones de finales de año, pero por otro no compran ni un centavo. Bueno, estamos hablando de corto plazo y sus previsiones son a medio y desde luego todo es compatible.
Solo se han cruzado lotes pequeños y sin dirección concreta, mucho escepticismo y muchos comentarios de que demasiado alto y demasiado rápido, no es un buen asunto.
Enfim, já somos 2 cépticos...
Rui leprechaun
(...gordinhos ou esqueléticos?!
PS: Mas o JAS o que fará... esse "tubarão" de cá?!
Re: Cárpatos... e os pits de Chicago!
leprechaun Escreveu:
E já estamos negativos... cuidado que aí vem perigo!!!
tu bem puxas..melhor..tu bem empurras
Fica o gráfico actualizado...
Cmpts
- Anexos
-
- s&p.png (16.66 KiB) Visualizado 1580 vezes
JAOR Escreveu:Ele fala de que bancos??? um dia destes, alguém por aqui escreveu que tinha lido/ouvido algures que todos estavam à espera dos máximos para shortar mais acima...ainda falta muito ???
depressa demais?? em que espaço temporal ??? no longo prazo ?? ele que veja o gráfico...no curto/médio prazo..só precisa de ver desde junho para cá....
Sorry, JAOR...
...co'a pressa nem pus o indicador...
...ou o título, melhor!
Ambiente en los pits de futuros del SP de Chicago
Atenção, porém, que estas indicações que o Cárpatos fornece amiúde são só referentes ao curto e muito curto prazo! O médio continua Bull... mas primeiro há que ir ó Sul!!!
Mas há mais:
Curiosa la estadística que se comenta hoy en Wall Street por algunos expertos, y seguimos coleccionando divergencias. Resulta que en muchas crónicas se habla de lo tremendamente anormal que es que se abra con tanta fuerza en un día de reunión de la FED al alza y luego se mantengan las alzas al cierre sin haber cerrado el gap.
Según comentan estos expertos, en un 90%s de las veces en que esto ha pasado 3 días después se bajaba fuertemente.
Eu dou ouvidos a isto... berro, pulo, ladro, insisto!!!
Mas se o JAS não me ouvir...
Rui leprechaun
(...'inda fico eu a ganir!!!
PS: Claro, é ele o smart-money cá da terra...
...e o que ele faz é a lei da guerra!!!
E já estamos negativos... cuidado que aí vem perigo!!!
Re: No SPX... compra mas quem?! O JAS ou um zé-ninguém?! ;-)
aos_pouquinhos Escreveu:O pânico é tão grande que em caso de dúvida compra-se. Ainda ontem estava a ver o Bloomberg e um do Nas dizia que está tudo esticadinho.
Pois será como dizes...
...é tudo traders felizes!
Mas se os leões vão à caça, eu meto também a massa, que se estão a descansar, então prefiro pastar!
E quem sou eu?! Só a tímida gazela... que se mexe assim tão bela...
Rui leprechaun
(...passo a passo com cautela!!!
PS: Bom início dos States... para os curtos!... don't be late... down is our fate!!!
leprechaun Escreveu:Informação importante e na hora!Preocupante el comentario que hay en los pits, ni uno solo de los grandes bancos compró nada en la subida de ayer. Solo se vieron cierres de cortos de traders más pequeños, y poco más, parece que el dinero salió de operadores pequeños y de hede funds aislados.
Hoy se nota muy claro el mismo sentimiento de ayer, los grandes bancos no se ponen contra tendencia de ninguna manera pero no entran tampoco porque consideran que se va demasiado deprisa sin correcciones intermedias, y en esas estamos...
Logo, a máxima prudência...
Rui leprechaun
(...cuidadinho co'a tendência!!!)
Ele fala de que bancos??? um dia destes, alguém por aqui escreveu que tinha lido/ouvido algures que todos estavam à espera dos máximos para shortar mais acima...ainda falta muito ???
depressa demais?? em que espaço temporal ??? no longo prazo ?? ele que veja o gráfico...no curto/médio prazo..só precisa de ver desde junho para cá....
esse senhor
Cmpts
Cárpatos... e os pits de Chicago!
Informação importante e na hora!
Rui leprechaun
(...cuidadinho co'a tendência!!!
)
Preocupante el comentario que hay en los pits, ni uno solo de los grandes bancos compró nada en la subida de ayer. Solo se vieron cierres de cortos de traders más pequeños, y poco más, parece que el dinero salió de operadores pequeños y de hede funds aislados.
Hoy se nota muy claro el mismo sentimiento de ayer, los grandes bancos no se ponen contra tendencia de ninguna manera pero no entran tampoco porque consideran que se va demasiado deprisa sin correcciones intermedias, y en esas estamos...
Rui leprechaun
(...cuidadinho co'a tendência!!!
Ontem, hoje ou amanhã... na serra da Covilhã! :-)
JAOR Escreveu:Bom dia, que um dia vai ter que cair...vai...vai...quando vai ser ??? ...num chei
Num chabes tu mas chei eu...
...e foi um ar que lhe deu!!!
A janela temporal é estreitíssima e estende-se SÓ até segunda-feira! Logo, não há muito que esperar... e basta olhar!
Para já, tudo normal, com o DAX a movimentar-se entre os pontos Short (5929) e Long (5979) da equação Camarilla... outra Cárpatos maravilha!
Atendendo ao tal padrão dos números redondos, nem espero que o DAX consiga chegar aos 6000 pontos, se bem que tal não seja especialmente significativo... excepto para quem "brinca" com penny TW e afins! Alguém comprou, suponho, o agora mais do que nunca "suicida" inline 5000-6000, a 8 cêntimos! Espero que tenha sorte, e que isto não vá pró Norte!
Enfim, outro émulo do JAS... só que este manda o DAX lá p'ra trás!
Quanto ao FTSE-DAX... tudo na mesma, mas que grande abantesma! 80 pontos... e pronto!... tá o bicho tonto!
Ah! 1000 já foram a 0.10, não sei é se foi o anterior comprador, já que eu venderia tudo... mas subiu mesmo p'ra 0.11, nada mau pró kamikaze... já é medalha de bronze!
Enfim, vejamos, co'os gráficos não há enganos...
Rui leprechaun
(...nervos de aço e cá vamos!!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 496 visitantes