Caldeirão da Bolsa

O fim do INDEPENDENTE ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vasco » 4/10/2006 17:03

Boas,

volto a escrever neste tópico, por ter pensado numa forma de rendimento para o Caldeirão.
O Google tem o serviço de publicidade Adsense (https://www.google.com/adsense) que paga por click feitos nos anuncios colocados no Caldeirão.

Talvez os admins já tenham pensado nisso ou se será "compativel" com o serviço de banners de publicidade aqui do site, mas fica a sugestão.

um abraço
vasco

Registado: 8/11/2002 17:27

Fecho do "Independente"

por Recolector » 2/9/2006 10:14

Chegado de umas mini-férias, deparo com a notícia do fim do jornal. Não fiquei admirado, pois já se falava na sua debilidade há muito.
Ainda fui a tempo de comprar a última (última em todos os sentidos :) )edição e fiquei chocado, por 2,5€ venderam-me um jornalinho com menos conteúdo que muitos diários ! Se esta era a dimensão média das últimas edições, era simplesmente um e apenas um dos muitos cadernos do Expresso, que custa apenas mais 0.50€ ... Como era caro o papel em que o Independente era impresso !
A única coisa que ainda me surpreendeu um pouco, foi a coincidência de o "Independente" fechar próximo da abertura do Sol ... No meio de tudo isto, sobra o prejuízo para a última proprietária, que para ter comprado o título por 1€, deve ter assumido todas as dívidas do mesmo. Será que se conseguiu ressarcir de algum investimento ? Mesmo que o "Independente" tivesse património imobiliário, sendo o passivo muito superior ao activo, deve ter gerado fortes perdas para os ùltimos donos, não é ?
Há que louvar a coragem, para correr riscos, dos últimos donos do "Independente".
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por vasco » 1/9/2006 10:29

Moz!
long time no see!
o que é feito?

um abraço :)
vasco

por MozHawk » 31/8/2006 23:30

Sinceramente, tirando a parte do Ulisses e do CdB, é daqueles títulos que não fazem falta nenhuma. Sempre achei o Independente pouco mais do que um pasquim daí que o seu desaparecimento peca por tardio. Basta fazer uma análise retrospectiva e ter boa memória para se compreenderem algumas coisas sobre o título em si.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Pata-Hari » 31/8/2006 23:29

Posso sugerir que se deixe o peditório para quando estivermos mesmo mal, hehehe? o tópico acabou desviando-me do assunto original e já se está a dramatizar algo que, para já, não é dramático.

Fico contente e muito, muito grata que haja muito boa vontade por parte de todos (com excepção dos que acham que devem dispor e opinar acerca do que fazer com o património pessoal do Ulisses, Pata e Marco, lol) mas, para já, não há razões para pânico e para achar que o caldeirão corre riscos de terminar. As questões que se levantam e que o Ulisses abordou são as de sustentabilidade de médio-longo prazo e do facto dessa sustentabilidade depender de factores que nem sempre conseguimos controlar como gostaríamos. E é aí que nos podem dar uma enorme ajuda: está na vossa mão manter este fórum num espaço em que os anunciantes querem estar presentes!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Cali » 31/8/2006 23:17

sobre a visibilidade da publicidade neste site e forum (tal como noutros), atrevo-me a deixar as seguintes questões, para reflexão:

- quantos de vós usam (visitam) o site do Caldeirão? Refiro-me ao site, não ao forum...

- quantos de vós, utilizadores diários do forum, olham para o topo do ecran? Aposto que se lá aparecer um banner a oferecer 1000 euros em troca de um mero click, que 99% do pessoal nem repara.

Julgo que a ideia de isto poder ser suportado parcialmente pelos utilizadores fieis deveria ser explorada. Existem muito poucas comunidades com um grau de fidelidade semelhante a esta, e isso devia ser capitalizado. Há aqui muita gente a fazer umas valentes massas na bolsa, e que decerto não se importariam de contribuir para manter aberto o seu café virtual preferido. Façam uma 'poll' sobre o tema, sempre ficam com uma ideia de quantos alinhariam.

Registado: 9/12/2002 13:40

pª mjaguiar

por zé povinho » 31/8/2006 23:04

[quote]
So uma pequena constatação:já repararam que existem 3!!! jornais diários sobre futebol? (curiosamente os espanhois, com uma população muito superior a nossa e tb mt "doidinhos" pela bola, não tem tantos!!). [/quote]

assim de repente lembro-me do "AS", "Marca" e "Mundo Desportivo"
será que não há mais?

Registado: 4/11/2002 23:38

mais uma p/achega...

por mjaguiar » 31/8/2006 18:18

meus senhores, sendo novato (mt mesmo) nestas coisas tb não queria deixar de dar "o m/palpite"
a questão inicial foi levantada pelo noticia (mt triste :cry: ) do encerramento do Independente. fui durante mts anos leitor assiduo do mesmo mas ultimamente ja so o comprava esporadicamente (confesso que o expresso nem exporadicamente!). a forma directa e irreverente do mesmo foi algo que me cativou desde o inicio da aventura da celebre dupla que arrancou com este semanário!.
Confesso que actualmente já não sentia o mesmo apelo(dai talvez o meu afastamento) mas também reconheço que é muito dificil levar estes projectos a bom porto, sobretudo nos dias de hj.
So uma pequena constatação:já repararam que existem 3!!! jornais diários sobre futebol? (curiosamente os espanhois, com uma população muito superior a nossa e tb mt "doidinhos" pela bola, não tem tantos!!).
tudo isto me faz refletir um pouco sobre o País que temos...
A questão que se levantou, e muito bem a meu ver, sobre a viabilidade de projectos como este (do caldeirão) e de uma realidade assutadora porque na verdade e mesmo mt dificil angariar esquemas de financiamento baseados na publicidade (vide o estado geral do Páis e da população em particular).
uma pequena achega (e perdoem-me a minha ingenuidade): já que este site se dedica a questões relacionadas com a economia e a bolsa em particular, que tal criar uma "empresa" em que os todos participassem (aqueles que quisessem claro) como accionistas? obviamente que o objecto social da mesma seria o de investir em activos mobiliários (ou não digo eu). Não sei quantos são os utilizadores deste forum (mas os administradores saberão decerto) mas se cada um investisse 1/10/100€ numa participação nessa entidade, será que todos nos não "puxariamos" para que a mesma tivesse sucesso?
fica aqui a ideia (mt maluca mesmo!)
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por valves » 31/8/2006 18:03

bom não consigo compreender a falta de interesse dos anunciantes pelo caldeirão de bolsa. Afinal um formato onde todos podem participar quando entenderem onde a informação que circula tem muita qualidade só pode ter um grande futuro. Aqui fala-se de de bolsa de politica de economia de sexo sem haver uma preocupação do politicamente correcto a que estão amarrados muitos jornais Portugueses pagos. É evidente que por outro lado os semanários generalistas estão em declinio porque por um lado as pessoas estarem cada vez com menos paciencia para a politica parte muito importante desses Jornais e por outro não são interactivos ou são muito pouco tratando-se de um formato muito estatico.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por n.investidor » 31/8/2006 16:53

acompanho o caldeirão desde jogo da bolsa 2004 da carregosa.
so recentemente me registei a sério para acompanhar estas andanças e ver se aprendo alguma coisa com pessoas 5 estrelas que dispoem aqui a sua informação e as suas opiniões. já não ha muito disso hoje (a informação vale muito $$$).

minha opinião pessoal como empresário do comercio.
os preços tem de ser razoaveis mas ajustados sempre para cima.
sentimento geral:
o que é barato não presta.

promoção:
pelo, ainda pouco, que conheço penso que este caldeirão tem uma dimensão nacional dentro do meio financeiro pelo que poucos serão os que não conhecem o caldeirão ou pelo menos já aqui vieram dar uma espreitadela ver como era, outros ate acompanham ser estar regitados porque gostam de ler as analises aqui feitas (eu fui assim muito tempo) e depois acabam por aceder a este forum magnifico.

pato_maluco
os teus comentários foram de uma infelicidade enorme.

reservo o meu ultimo comentário para quem gere o forum:

os meus sinceros parabéns e muitas felicidades pois é raro encontrar hoje em dia quem corra (em prol dos outros) por desporto. (nem os atletas)

Bem hajam

Registado: 25/8/2006 11:36

por charles » 31/8/2006 15:27

Ulisses Pereira Escreveu:Muito obrigado a todos pelas opiniões que têm deixado e pelas diversas mensagens privadas que nos têm feito chegar. Não deixa de ser curioso que, na maior parte dessas mensagens, os utilizadores do Caldeirão achem que é possível captar mais publicidade para o site. O que lhes tenho respondido é que, qualquer utilizador do Caldeirão que consiga captar publicidade para o mesmo receberá 20% desse valor.

Continuaremos a estudar a melhor forma de rentabilizar o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

registei a tua proposta :mrgreen: quanto ao resto tenho presente uma total noção de como isto deve realmente dar um trabalhão, pois eu próprio com muito mais tempo disponivel já nem leio todos os posts, agora imagino os moderadores além de supostamente terem de os ler todos ainda lançarem posts de opinião , e tambem é como tudo as coisas na vida por vezes têm o seu timing, continuação de um bom caldeirão por muitos anos.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Ulisses Pereira » 31/8/2006 14:17

Muito obrigado a todos pelas opiniões que têm deixado e pelas diversas mensagens privadas que nos têm feito chegar. Não deixa de ser curioso que, na maior parte dessas mensagens, os utilizadores do Caldeirão achem que é possível captar mais publicidade para o site. O que lhes tenho respondido é que, qualquer utilizador do Caldeirão que consiga captar publicidade para o mesmo receberá 20% desse valor.

Continuaremos a estudar a melhor forma de rentabilizar o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por drivingsouth » 31/8/2006 14:03

Com a experiência que tenho no desenvolvimento de websites e contacto com clientes, concordo plenamente com o Ulisses.

Ninguêm poderá hoje em dia pensar em querer criar um site desligado de qualquer outra fonte ou actividade económica, onde o site será um extra secundário, obtendo lucros dai.

Não são os 150€ que interessam mas sim recursos como tempo gasto. Só se pode ter um projecto destes por paixão, e ai as caras do Caldeirão estão de parabéns e merecem a minha/nossa admiração.

Drivingsouth

Registado: 17/10/2005 11:04

por vasco » 31/8/2006 13:43

viva,

antes de mais um abraço ao Ulisses, Pata e Marco pelo trabalho produzido desde "sempre" :)
Depois, Ulisses: voltaste de férias e, se fores como eu, nos primeiros dias ando com uma neura que ninguém me atura e normalmente vejo as coisas mais negras :wink: Não quero com isto de todo desvalorizar qualquer das tuas palavras, compreendendo perfeitamente o estado das coisas.
Depois ainda, por experiência própria sei como se processam estas coisas de publicidade na net. É só uma pequena "ajuda" para o site. Muitas vezes os anunciantes nem querem pagar, apenas fazer permutas de publicidade com banners.
E aplicar esforço e dinheiro (o tal "investimento" que falavam atrás :roll: ) só por "piada" ao fim de algum tempo cansa, como é natural.

Quanto a mim, a sugestão de aumentar a taxa de cliques nos banners é razoavel, podendo servir de bom indicador na altura de angariar novos anunciantes.
Quanto a uma assinatura, mesmo que por um valor simbólico, vai naturalmente afastar algumas pessoas, mas quem se "sente bem aqui" fica. Imaginem 1€/mês (ou "arredondando" 10€/ano) para mantermos um espaço de qualidade, acham muito? ...
Isso cabe aos 3 Administradores fazerem contas, bem como risco/beneficio.
Eu por exemplo não pago para assinar um Publico.pt, mas até assinaria o Caldeirão.

Ulisses, em termos de publicidade, já analisaste soluções tipo AdSense que existe para blogs?

Espero ter sido útil com esta reflexão.

um abraço
vasco

por ASR » 31/8/2006 12:54

Bem, mas se um dos problemas é o retorno da publicidade, nós, os "clientes" do caldeirão, podemos talvez ajudar....

Porque não nos habituamos a diariamente clicar nos banners de anúncios do caldeirão? Se ninguem clicar, o anunciante não vê retorno, logo não tem interesse em pagar por isso...

Eu geralmente nunca ligo nos banners de publicidade, mas pelo caldeirão, acho que não me iria custar muito. Quem sabe se multiplicado por um número razoável de utilizadores esses "clicks" podem ajudar alguma coisa....

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por Pato_Maluco » 31/8/2006 5:12

jazz Escreveu: estou certo de que todos devemos reconhecer o mérido desse grupo, enaltecer e agradecer as horas dedicadas, o conhecimento e o profissionalismo com que diáriamente por nós (por eles tambem, claro) nos trás bons conhecimentos."

oh jazzzzzz e quem é que não reconhece? humm? :?: :?: só critiquei a ideia do caldeirao acabar, nada mais. e reconheço mais do que tu possas imaginar o trabalho desta equipa de administração!agora sim! vou dormirrrrr!! cuac cuac cuac
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

por jazz » 31/8/2006 4:04

Pato olha para a frente e não olhes para baixo! Antes de escreveres certas coisas (bitaites) nada construtivos, estou certo de que todos devemos reconhecer o mérido desse grupo, enaltecer e agradecer as horas dedicadas, o conhecimento e o profissionalismo com que diáriamente por nós (por eles tambem, claro) nos trás bons conhecimentos."

Cumprimentos

Registado: 4/12/2002 12:01

por leopalas » 31/8/2006 2:55

charles escreveu:
hehe essa do plutão tá boa, fáz-me lembrar um artigo que li sobre medicina em que determinada doença deixou de ser considerada como tal desde que em congresso mundial os medicos o decidiram os valores definidos para essa doença foram alterados logo deixou de ser doença, o plutão tambem deixou de ser e passou a plutinho

Só um pequeno aparte, apesar de só oficialmente isso ter sido alterado nos últimos dias, há muito, muito tempo que era alvo de discussão se Plutão devia ser classificado como Planeta ou não.

Isto porque Plutão para além de ter uma órbitra muito excentrica, é mais pequeno que a nossa Lua por exemplo e muitos outros satélites do sistema solar e na realidade é um sistema binário tendo um satélite com mais de metade do diametro do próprio Plutão.

Entretanto já foram descobertos outros corpos do Sistema Solar até maiores do que Plutão o que veio «acelerar» o processo de redefinição. Mas muitos cientistas há muito que se recusavam a considera-lo um planeta.

Eu acho que Plutão deveria recorrer aos tribunais comuns. Não se é despromovido assim de qualquer maneira... Que se lixe o Tribunal arbitrário da Associação de Astrónomos.

P.S. Desculpem lá... estou a ficar parvo. Tá na hora de dormir...[/quote]
" Markets can remain irrational longer than you can remain solvent "

Registado: 19/6/2006 5:11

por leopalas » 31/8/2006 2:46

Reconheço que terás razão... O factor "carolice" por parte de quem "dá uns toques" não pode ser menosprezado e a implementação de um sistema em que uns pagariam e outros não baseado na contribuição útil é de facto muito subjectiva... Afinal, por mais úteis que sejam algumas análises elas n~ºao passam de opiniões e, portanto, passíveis de valer ou não, objectivamente, algo. Decidir quanto a isso seria de facto muito difícil, logo à partida eticamente... A minha análise está portanto errada. No entanto, não posso deixar de acreditar que tem de haver maneira de rentabilizar um espaço como este e, se a publicidade anda em baixo tem de haver outra maneira qualquer. Penso que, quanto mais não seja, a existência de uma área reservada com conteúdos de qualidade ( alguns poderiam ser acordados com membros em particular que os forneceriam, por exemplo, por "carolice", outros obtidos de outras fontes) não devia ser posta de parte. O mercado, em Portugal, no que diz respeito a sites sobres mercados com toda a panóplia de informação que se vê por essa internet fora noutras línguas, é uma criança. Julgo que há espaço para um site multi-usos português. O interesse pelos mercados e pelo investimento em bolsa em produtos cada vez mais sofisticados tem crescido grandemente ( v~e-se pela oferta que os bancos andam a por cá para fora de qq maneira...) O que falta é muita informação. Informação paga-se... Tem de haver uma maneira de rentabilizar esse "void". Um abraço e BN's a todos.

por MarcoAntonio » 31/8/2006 2:41

charles Escreveu:hehe essa do plutão tá boa, fáz-me lembrar um artigo que li sobre medicina em que determinada doença deixou de ser considerada como tal desde que em congresso mundial os medicos o decidiram os valores definidos para essa doença foram alterados logo deixou de ser doença, o plutão tambem deixou de ser e passou a plutinho

Só um pequeno aparte, apesar de só oficialmente isso ter sido alterado nos últimos dias, há muito, muito tempo que era alvo de discussão se Plutão devia ser classificado como Planeta ou não.

Isto porque Plutão para além de ter uma órbitra muito excentrica, é mais pequeno que a nossa Lua por exemplo e muitos outros satélites do sistema solar e na realidade é um sistema binário tendo um satélite com mais de metade do diametro do próprio Plutão.

Entretanto já foram descobertos outros corpos do Sistema Solar até maiores do que Plutão o que veio «acelerar» o processo de redefinição. Mas muitos cientistas há muito que se recusavam a considera-lo um planeta.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por D1as » 31/8/2006 2:25

lol

Se se pagasse é que deixava mesmo de haver qualidade!
Repara, quem dá uns toques nisto não precisa do fórum pra quase nada portanto não iria gastar um centavo que fosse para poder usar o fórum. Quem pagaria? Quem sabe pouco da poda e vê o pagamento como uma forma de obter boas "dicas" ou "sumo", logo quem acabaria por as fornecer? Alguém com os msmos conhecimentos que ele, ou pior.
Resumindo, ao fim de algum tempo que pagava deixaria de pagar pq n vê retorno e quem dá uns toques mudava de paragens... pq se ainda participa é por pura "carolice" :)

A melhor forma de rntabilizar o fórum? Pedir mais por publicidade. O maior fórum português não deveria pedir menos que outros, mas sim mais...

Registado: 7/11/2002 19:47

por Pato_Maluco » 31/8/2006 2:24

Ulisses Pereira Escreveu: Mas como parece estares numa de brincadeira e hoje não estou com estofo com isso,

o facto da minha opiniao ser diferente da tua nao significa que a tua é séria e a minha é brincadeira. mas vamos é dormir pois o sono já pega! :wink:
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

por leopalas » 31/8/2006 1:47

Porque não cobrarem subscrições? Mesmo que fossem valores simbólicos sempre seria concerteza uma ajuda... Como já se disse atrás não há acesso à qualidade sem se pagar e cada vez mais é assim na Internet. Embora um Forum deva ser tendencialmente um espaço livre de discussão, prefiro pagar algum a deixar de ter acesso a qualidade... Quanto à perda de competitividade esta será momentânea porque mais tarde ou mais cedo esta será uma práctica generalizada. Se eu fornecesse uma "sala" para as pessoas discutirem um assunto tão específico quanto mercados lhes garanto que o arrendamento não seria de borla... Mais, não se trata apenas do forum mas também de outros serviços que são por vocês aqui fornecidos... Já paguei várias subscrições online substanciais para ter acesso a informação que é diminuta em comparação com aquela que obtenho aqui todos os dias... Estou a pensar no Carpatos. Gosto muito da análise dele. Se não frequentasse o Caldeirão provavelmente nunca teria acesso a ela. Não me estou a ver a por Carpatos num motor de busca... Eu pagaria por esse link... O PTMasters disponibiliza gratuitamente o relatório do Nichols... O JAOR, TRSM, Dwer e outros ( não quero ser injusto mas nunca mais acabava se os nomeasse... )têm análises que considero muito úteis. Há sempre alguém a partilhar algum link que pode fazer a diferença...Mais, poderiam ter um sistema de isenções para quem aqui deixasse material relevante. Poderiam ter uma área reservada paga e uma pública com menos features...É claro que isto é subjectivo mas pelo menos seria um começo para uma discussão mais séria... Reparem que não pretendo subverter a ideia de Forum, estou a tentar ser pragmático. Abraço e BN's

por Princepe da bolsa » 31/8/2006 1:46

Realmente esses 150 euros são uma quantia bastante pequena, mas deixa-me acrescentar um promenor: duvido que se me pagasses um alojamento desses por um ano em conseguisse criar um fórum que gerasse esse retorno. :shock:

E depois há outro aspecto que o Ulisses refere que é o mais importante - eu se quiser seguir um dia inteiro de caldeirão, enviando posts e lendo tudo, sou capaz de perder pelo menos 4h - sabes o que são 4 horas nos dias que correm???? Os admnistradores deste fórum são pessoas de elite cuja a hora, nas suas especialidades, deve valer uma pipa de massa! :shock: Isso ao fim do ano é um roubo que fazem a eles próprios! Ou então sempre podem ter a sensação - que acho que Ulisses Perreira pode ter - de poder ter mais que uma nota de rodapé no livro que conta a história do Capitalismo Popular em Portugal... Espero que a possibilidade de deixar uma marca para trás reforçe as energias ao Ulisses todos os dias! :wink:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Ulisses Pereira » 31/8/2006 1:43

oh principe man decerto que arranjas alojamentos que não levam mais que 150 euros por ano e com a capacidade do caldeirao.

Pato, de facto, não tens a menor noção da dimensão do Caldeirão. Mas como parece estares numa de brincadeira e hoje não estou com estofo com isso, acho que não vale a pena prolongar esta discussão até porque já percebeste que aqui não é uma questão de custos financeiros.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 494 visitantes