Caldeirão da Bolsa

David Nichols - Fractal Market Report for August 29, 2006

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BullPower » 29/8/2006 23:54

No entanto, falta a fase da euforia... Ou então fazemos mais uma legdown sem euforia..

Pois, provavelmente isto ainda sobe mais. Mas as yelds das obrigações de 13 semanas são um leading indicator do que o FED poderá fazer relativamente às taxas de juro. Um bear market nas yelds é sinal que o FED mais tarde ou mais cedo (leia-se no espeço de dois a três meses) terá de começar a cortar taxas de juro e isso é sempre um péssimo sinal do estado da economia.

Eu apenas trouxe aqui esse gráfico (está desactualizado) para mostrar a importância que ele tem nos mercados accionistas e pelo facto de estar prestes a fechar o mês no vermelho pela primeira vez em mais de 2 anos, pouco antes do início do ciclo de subida das taxas de juro. Mas é claro que não deverá já começar a malhar, deverá fazer um sinal de venda mensal ou pelo menos semanal, o que poderá levar dois meses. Até lá os mercados poderão fazer o top final em finais de Outubro. Mesmo com a possibilidade de os mercados continuarem a subir, eu vou manter-me na minha.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

Not yet! Espera por Setembro... e cai-lhe o membro! :-)

por leprechaun » 29/8/2006 21:51

BullPower Escreveu:Não quero ser chato :) com a mesma conversa, mas eu penso que estamos mesmo no ponto de as coisas começarem a descambar forte e feio. É muita coisa ao mesmo tempo a dar sinais.

Acabadinho de chegar a casa, deparo com um belíssimo fecho dos States, dando razão à reentrada em boa hora nos call do DAX, isto se os futuros e o Nikkei não trouxerem alguma surpresa de monta!

Bem, mas os pessimistas ainda podem argumentar com um possível duplo topo... ao milímetro!... 1305,02 foi o máximo ontem e hoje... exactíssimo!!! Ah, e 1304,28 é um novo máximo relativo, desde o último fecho acima dos 1300, em 11 de Maio... cacareja o papagaio! :lol: Logo, o SPX acompanha o DAX... belo namoro por fax! 8-)

Quanto a indicadores e correlações gráficas ou estatísticas, pois bem, salvo a comparação FTSE-DAX, a recomendar desde já vigilância e algumas cautelas, os meus amados dados estatísticos estão felizes! E mais, esta 2ª quinzena de Agosto está a ser surpreendentemente forte, o que é um sinal muitíssimo Bull, tendo em conta que já iniciámos o tal período sazonal mais difícil do ano. É claro que seria uma completa estultícia pensar que o vamos atravessar incólumes, mas o facto, por exemplo, de desde o dia 15 o nº de acções que fazem novos mínimos no NYSE ter variado entre somente 10 e 31 - bem abaixo do limiar médio dos 40 - é um sinal extraordinariamente Bull para o médio prazo!

Deste modo, tudo continua a apontar para um fim de ano em grande. Ora assim, quem está longo está feliz... e a começar por mim! :clap:

Ai, com tão boas notícias e um início de noite agradável...

...toca a encher o papo co'a bela fruta palpável...

Rui leprechaun

(...que isto está mesmo um panorama admirável! :))

PS: Olha a cantiguinha... cá p'ra barriguinha!!! :mrgreen:

Eu gosto do DAX a subir
Quando ele sobe eu até me ponho a rir!!!
:) :lol: :P 8-)

Registado: 24/11/2002 14:36

por vieira » 29/8/2006 21:48

Assino por baixo do comentário do bullpower.

No entanto, falta a fase da euforia... Ou então fazemos mais uma legdown sem euforia.. :?

Registado: 9/12/2005 18:40

por Keyser Soze » 29/8/2006 21:38

do blog http://bigpicture.typepad.com/

Consumer Confidence and Commodity Weakness Heralding An Economic Slowdown

The data keeps coming, and its getting harder for the perma-bulls to rationalize the information. Earlier in the month, University of Michigan Consumer Confidence plummeted the lowest level since last October; the blame went to "Terrorism fears and higher gasoline prices;"

Since that August 18 report, gas prices have dropped significantly.

This morning, it was the Conference Board's turn to release their data -- and their confidence index dropped the most since last September post-Hurricane Katrina. Blame for the drop this time went to "Weak Housing and the War in Iraq, and Employment."

I have a different theory: Consumer Confidence is weak due to no real wage gains for more than 2 years; It is not Housing per se, but rather, the inability to extract equity via HELOCs that are to blame for the poor confidence showing.

Even the reconstituted Leading Economic Indicators have continued to weaken:

Imagem

Indeed, when we look at the prime driver of this cycle's inflation -- commodity demand -- is starting to cool off. Spurred by weakness in oil, the Reuters/Jeffries CRB index is testing key 5-year uptrend.

Imagem

Source: Michael Panzner, Collins Stewart

One possible interpretation of that is the commodities market is anticipating cooling demand -- from the decrease in New Home construction, the slowing of the broader US economy, even a lessening of US purchases of goods made in China.

This is a chart worth watching over the short term as it could be the canary in the coal mine . . .

Sources:
Consumer Confidence Tumbles
MICHAEL S. DERBY
WSJ, August 29, 2006 10:18 a.m.
http://online.wsj.com/article/SB115685764716348336.html

U.S. Economy: Consumer Confidence Declines to Nine-Month Low
Bob Willis
Bloomberg, Aug. 29, 2006
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid
=acbsyoix71Ro&refer=home

Tuesday, August 29, 2006

Registado: 8/2/2006 17:32

calma

por vmerck » 29/8/2006 21:30

deixa em primeiro subir...para o mercado descambar tem de subir forte e em topos fazer aumentos de liquidez aliados a volatilidade..só assim o mercado caira alias como aconteceu em maio.
O mercado não fazer maximo é normal não é bear..mas de momento dizer q esta bear é uma afronta!!!!eu penso q vamos ter umas subidas rapidas neste proximos tempos talvez até a FED
dax tem MUITA mais força q o nasdaq e os states..mas isso vem sendo habitual...
Contudo um arrefecimento econmico levara o dax a corrigir com mais força pois é um indice muito fiel a tendencia.....

Registado: 2/12/2002 0:22

por BullPower » 29/8/2006 20:35

Quando o Nichols diz que talvez os 1302 sejam mesmo muito importantes, utilizando relações fibonacci alinham na perfeição com os mínimos de junho, com 1200 e rigorosamente com os mínimos de Outubro passado.

Não quero ser chato :) com a mesma conversa, mas eu penso que estamos mesmo no ponto de as coisas começarem a descambar forte e feio. É muita coisa ao mesmo tempo a dar sinais.

E se isto começar a cair forte, não vai avisar. Não vai ser com más notícias que isto vai cair. Se sair alguma boa notícia nos próximos dias, o melhor é desconfiar pois os mercados não gostam de certezas.

Abraço e BN.

por BullPower » 29/8/2006 20:23

Parece que pela primeira vez em mais de dois anos, as 13 week treasury bills vão fechar o mês no vermelho. Este activo tem uma correlação excelente com o SPX.

Fizeram máximo em 7 de Setembro de 2000 e a 6 de Setembro o SPX fez um máximo relativo que depois foi o que se viu.

Já em 1998 também aconteceu um movimento muito idêntico.

É mais uma que me faz ficar pessimista para o curto e longo prazo. É de facto alarmante. Já para não falar das Yelds das Bonds estarem a cair com força.

Abraço e BN
Anexos
13 w t-bill.png
13 w t-bill.png (12.98 KiB) Visualizado 779 vezes
SPX.PNG
SPX.PNG (29.85 KiB) Visualizado 782 vezes

David Nichols - Fractal Market Report for August 29, 2006

por ptmasters » 29/8/2006 1:42

Boas,

A letter para hoje

1 abraço e bn
Anexos
29082006-DavidNichols.PDF
(63.5 KiB) Transferido 279 Vezes
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Bing [Bot], Google [Bot] e 460 visitantes