O sentimento dos investidores como indicador contrário
Voltou o pessimismo... é pró crash!... é pró abismo!!! :o)
Adpós 6 semanas com predomínio Bull, os investidores individuais ficaram pessimistas com os índices em novos máximos... isto sim, é ser contrário... e esmifrar o salário!!!
Os números desta semana são deveras surpreendentes... e incompreensíveis!!!
Bullish:: 37,8% (51.3%)
Bearish: 46,7% (32.9%)
Neutral: 15.6% (15.8%)
A inversão foi bastante forte, com 14% dos investidores a alterarem o seu sentimento de Bull para Bear, permanecendo inalterado o número de neutrais.
Ora assim, é evidente que vamos ter máximos ainda superiores nos próximos dias, pelo menos!
Pois aguardemos serenos...
Rui leprechaun
(...lucros grandes ou pequenos!
)
Os números desta semana são deveras surpreendentes... e incompreensíveis!!!
Bullish:: 37,8% (51.3%)
Bearish: 46,7% (32.9%)
Neutral: 15.6% (15.8%)
A inversão foi bastante forte, com 14% dos investidores a alterarem o seu sentimento de Bull para Bear, permanecendo inalterado o número de neutrais.
Ora assim, é evidente que vamos ter máximos ainda superiores nos próximos dias, pelo menos!
Pois aguardemos serenos...
Rui leprechaun
(...lucros grandes ou pequenos!
- Registado: 24/11/2002 14:36
6ª semana Bull... 'tá visto, ó Mercosul ! :-)
Sem surpresas, pela 6ª semana consecutiva os investidores particulares mostram-se optimistas quanto ao futuro do mercado. E a diferença Bull-Bear aumentou mesmo para um dos valores mais altos do ano, cifrando-se agora em 18,4%... o que já começa a ser muito!
Cá estão os números desta semana:
Bullish:: 51.3% (47.8%)
Bearish: 32.9% (34.2%)
Neutral: 15.8% (18.0%)
Como se vê, os Bull cresceram à custa dos Bear e dos neutrais.
Enfim, começa a haver algumas indicações aqui de que a esperada e ainda adiada correcção habitual neste período possa não estar tão distante!
Vê-lo-emos mais adiante...
Rui leprechaun
(...se entra o Bear de rompante!
)
Cá estão os números desta semana:
Bullish:: 51.3% (47.8%)
Bearish: 32.9% (34.2%)
Neutral: 15.8% (18.0%)
Como se vê, os Bull cresceram à custa dos Bear e dos neutrais.
Enfim, começa a haver algumas indicações aqui de que a esperada e ainda adiada correcção habitual neste período possa não estar tão distante!
Vê-lo-emos mais adiante...
Rui leprechaun
(...se entra o Bear de rompante!
Os Bull aumentaram... boa! :-)
5ª semana de euforia... tal como se previa!
De novo, a percentagem de investidores Bull supera a dos Bears, com um ligeiro aumento da diferença entre ambos: 13,5%.
Eis aqui os números mais recentes:
Bullish:: 47.75% (47.95%)
Bearish: 34.23% (38.36%)
Neutral: 18.02% (13.70%)
Poucas alterações, como se vê, e só o número de indecisos aumentou ligeiramente. Mas como eles também tinham diminuído bastante a semana passada...
Porém, conjugando estes dados com o recente comportamento do mercado e os importantes fenómenos cíclicos da sazonalidade, há talvez um reforço da ideia de uma correcção próxima, associada a um possível topo de curto prazo feito ontem, nos novos máximos do ano no S&P e, parece-me até, os valores mais altos desde o eclodir da "bolha", em 2001.
Logo, tendo em vista o meu pendor Bear de curto prazo, estou satisfeito lá co'os dados!
E durmam um soninho descansado...
Rui leprechaun
(...p'rás novas emoções cá do mercado!
)
De novo, a percentagem de investidores Bull supera a dos Bears, com um ligeiro aumento da diferença entre ambos: 13,5%.
Eis aqui os números mais recentes:
Bullish:: 47.75% (47.95%)
Bearish: 34.23% (38.36%)
Neutral: 18.02% (13.70%)
Poucas alterações, como se vê, e só o número de indecisos aumentou ligeiramente. Mas como eles também tinham diminuído bastante a semana passada...
Porém, conjugando estes dados com o recente comportamento do mercado e os importantes fenómenos cíclicos da sazonalidade, há talvez um reforço da ideia de uma correcção próxima, associada a um possível topo de curto prazo feito ontem, nos novos máximos do ano no S&P e, parece-me até, os valores mais altos desde o eclodir da "bolha", em 2001.
Logo, tendo em vista o meu pendor Bear de curto prazo, estou satisfeito lá co'os dados!
E durmam um soninho descansado...
Rui leprechaun
(...p'rás novas emoções cá do mercado!
eh pá....
tocou-me este post, não sei porquê!
Vamos lá ter calma com as euforias. Isto tem estado BULL nos últimos dias, mas nada quero acrescentar ao facto de que 38,36 tb lá andam.
Cumps
Vamos lá ter calma com as euforias. Isto tem estado BULL nos últimos dias, mas nada quero acrescentar ao facto de que 38,36 tb lá andam.
Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....
Poucos indecisos?... É falta de siso!!! :-)
Pela 4ª semana consecutiva os Bulls continuam a superar os Bear, o que é perfeitamente normal se considerarmos que o mercado até tem vindo a subir... aos pouquinhos!
Interessante é verificar a acentuada quebra no número de investidores que se declaram neutros, já que representa o valor mais baixo de há muitos meses... e tantos que nem sei quantos!
Quer isto dizer que as posições se extremam... humm... Bem, considerando que estou (muito) Bull no médio prazo mas algo negativo no curto - a próxima semana anuncia-se difícil! - até devo fazer parte da minoria neutra... abstenho-me!
Eis os dados actuais, comparados com os da passada semana:
Bullish: 47.95% (43.0%)
Bearish: 38.36% (29.9%)
Neutral: 13.70% (27.1%)
Logo, a diferença entre Bulls e Bears até se estreitou ligeiramente, estando agora nos 9.5%, ou seja, os indecisos decidiram-se em maior número pelo lado pessimista... e palpita-me que até vão ter razão...
...que eu quero o meu lucrão...
Rui leprechaun
(...co'o tal inline, ai não!
)
PS: Como nota curiosa, é engraçado verificar que o DAX e o FTSE seguem agora quase a par, e praticamente já desde o meio-dia, com uma diferença que mal ultrapassa o par de pontos!
Ena, marcação cerrada... e sem goleada!
Interessante é verificar a acentuada quebra no número de investidores que se declaram neutros, já que representa o valor mais baixo de há muitos meses... e tantos que nem sei quantos!
Quer isto dizer que as posições se extremam... humm... Bem, considerando que estou (muito) Bull no médio prazo mas algo negativo no curto - a próxima semana anuncia-se difícil! - até devo fazer parte da minoria neutra... abstenho-me!
Eis os dados actuais, comparados com os da passada semana:
Bullish: 47.95% (43.0%)
Bearish: 38.36% (29.9%)
Neutral: 13.70% (27.1%)
Logo, a diferença entre Bulls e Bears até se estreitou ligeiramente, estando agora nos 9.5%, ou seja, os indecisos decidiram-se em maior número pelo lado pessimista... e palpita-me que até vão ter razão...
...que eu quero o meu lucrão...
Rui leprechaun
(...co'o tal inline, ai não!
PS: Como nota curiosa, é engraçado verificar que o DAX e o FTSE seguem agora quase a par, e praticamente já desde o meio-dia, com uma diferença que mal ultrapassa o par de pontos!
Ena, marcação cerrada... e sem goleada!
That is old news... now Bears are few!
Ó ilustre Kaiser!
Esses gráficos não estão actualizados com os últimos dados da American Association of Individual Investors, que mostram nas 2 últimas semanas uma recuperação do sentimento Bull, como escrevi atrás.
De facto, na semana passada atingiu-se um mínimo de Bears nos 25,8% que já não se via desde meados de Abril e claro que isso É significativo!
E sim, eu estou mesmo a utilizar esta súbita mudança do sentimento dos pequenos investidores para o curto prazo, conjugando tal dado com outros aspectos técnicos que podem indiciar uma correcção, ainda que ligeira, já nos próximos dias.
Mais 2 notas quanto aos gráficos. O exemplo de 1973-74 é demasiado longínquo e eu só estou a considerar aquilo que se passou desde meados da década de 80. 20 anos de dados já me chegam. Ora, nesse período, das 67 vezes que o nº de Bears ultrapassou o de Bulls durante 6 semanas consecutivas, apenas em 3 - somente TRÊS! - é que os índices não tinham subido 3 meses depois. Pois bem, isto não dá 100% mas fica-se lá por muito perto, certo?! Ou seja, só por este dado - e atenção, que há MUITOS outros que o corroboram! - o final do ano pode ser mesmo bastante Bull, a ver vamos.
Quanto ao gráfico de barras da percentagem de Bears, não é possível tirar nenhuma conclusão significativa sem, ao mesmo tempo, mostrar a correspondente percentagem de Bulls, uma vez que existem também os neutrais ou indecisos, claro. De facto, até foram estes que fizeram pender decisivamente o sentimento para o lado Bull, como se pode ver comparando os números que apresento acima relativos às 2 últimas semanas.
Mas espera! É que me parece que esses gráficos NÃO se referem, afinal, ao mesmo tipo de dados que eu aqui tenho apresentado e que representam o sentimento dos investidores individuais norte-americanos, e não o sentimento dos investidores institucionais, que esses sim costumam estar certos!
Assim sendo, estamos talvez a comparar laranjas com limões...
...não pode dar certo, tostões com milhões...
Rui leprechaun
(...p'ra encher o bolso de mil foliões!
)
Esses gráficos não estão actualizados com os últimos dados da American Association of Individual Investors, que mostram nas 2 últimas semanas uma recuperação do sentimento Bull, como escrevi atrás.
De facto, na semana passada atingiu-se um mínimo de Bears nos 25,8% que já não se via desde meados de Abril e claro que isso É significativo!
E sim, eu estou mesmo a utilizar esta súbita mudança do sentimento dos pequenos investidores para o curto prazo, conjugando tal dado com outros aspectos técnicos que podem indiciar uma correcção, ainda que ligeira, já nos próximos dias.
Mais 2 notas quanto aos gráficos. O exemplo de 1973-74 é demasiado longínquo e eu só estou a considerar aquilo que se passou desde meados da década de 80. 20 anos de dados já me chegam. Ora, nesse período, das 67 vezes que o nº de Bears ultrapassou o de Bulls durante 6 semanas consecutivas, apenas em 3 - somente TRÊS! - é que os índices não tinham subido 3 meses depois. Pois bem, isto não dá 100% mas fica-se lá por muito perto, certo?! Ou seja, só por este dado - e atenção, que há MUITOS outros que o corroboram! - o final do ano pode ser mesmo bastante Bull, a ver vamos.
Quanto ao gráfico de barras da percentagem de Bears, não é possível tirar nenhuma conclusão significativa sem, ao mesmo tempo, mostrar a correspondente percentagem de Bulls, uma vez que existem também os neutrais ou indecisos, claro. De facto, até foram estes que fizeram pender decisivamente o sentimento para o lado Bull, como se pode ver comparando os números que apresento acima relativos às 2 últimas semanas.
Mas espera! É que me parece que esses gráficos NÃO se referem, afinal, ao mesmo tipo de dados que eu aqui tenho apresentado e que representam o sentimento dos investidores individuais norte-americanos, e não o sentimento dos investidores institucionais, que esses sim costumam estar certos!
Assim sendo, estamos talvez a comparar laranjas com limões...
...não pode dar certo, tostões com milhões...
Rui leprechaun
(...p'ra encher o bolso de mil foliões!
Bears, Contrarians and the Crowd
in Apprenticed Investor | Investing | Markets | Psychology/Sentiment | Technical Analysis
Welcome to Lake Wobegon, where all the women are strong, all the men are good-looking, and all the children are above average.
--Garrison Keillor
These days, everyone wants to be a contrarian.
That absurd statement leads us to taking a look at Contrary Sentiment (and other indicators). This highly misunderstood aspect of Technical Analysis can be a source of confusion to long term investors and short term traders alike.
First off, s consider how many people like to think of themselves as not part of the crowd. Surveys show that 80% of people with automobile licenses consider themselves to be "above average drivers."
Like the improbable children of Lake Wobegon, this is not statistically possible.
But it reveals something of Human nature: People like to consider themselves separate from -- or better yet, superior to -- the crowd. At the same time, our experience has been that most people unknowingly act with the crowd.
It is an inherent biological trait, one that has developed over millions of years. There is safety in numbers. In all of those Mutual of Omaha Wild Kingdom episodes I watched as a kid, it was always the gazelle on the outskirts of the herd that got taken by the lions.
The safety and success of going with the flow can be summed up by John Maynard Keynes: "Worldly wisdom teaches that it is better for reputation to fail conventionally than to succeed unconventionally." There is much truth to that.
While many people like to think of themselves as contrarians, the reality is that in the markets, the crowd is what moves the indices. Consider how many Wall Street cliches are a recognition of the power of the masses:
-Don't fight the tape
-The trend is your friend
- Never catch the falling knife
- A rising tide lifts all boats
Each of these aphorisms distilled to its essence are alluding to the power of crowds. Both directly and indirectly, the masses of buyers (or sellers) are what move markets. People forget the simple truism that markets go higher when there are more buyers than sellers, and lower whent there are more sellers than buyers.
Which brings us to today's look at sentiment. One of the things I keep hearing is that there are "too many Bears for the market to go down." That statement is true when Bearish sentiment reaches a true extreme; it can also be true for very short term counter trend rallies.
But just because sentiment is negative or positive does not mean markets automatically must go in the opposite direction. Helene Meisler looked at some past periods where negative sentiment was pretty consistent -- and martkets went down anyway. Specifically, she looked at the Investor's Intelligence readings from the early 1970s, specifically 1973-74:
"From March 1974, the DJIA traded between 846 and 800, roughly a 5% range. In that same time frame, the percentage of bearish newsletter advisers rose steadily from a low of 27% to 60%. The DJIA finally broke 800 in July 1974 year; by then, the bears were already at 60%. They climbed further to a peak of 69.6%.
In other words, the bears were right. And look at how they stayed bearish for the whole decline. The current reading for the percentage of bears is quite high at 34.7%, although it is well off its peak reading of a few weeks ago. But note that it has been in this mid-30s range since mid-June.
When folks ask me, as they often do, where sentiment is now, I must report that it is bearish. It has been bearish and it has not changed. Yet all those bears haven't helped the market rally longer than a handful of days at a time.
Perhaps there are too many bears out there. Perhaps all these bears will lead to a lasting rally one day, but all those bears didn't help the market in 1974 and so far it hasn't helped the market since June.
When I see the number of stocks making new highs increase and volume increase along with it, I will be happy to jump into the bull camp. But for now I continue to be part of the bear consensus."
That the crowd has become negative as the economy is cooling and inflation is still present may not be a great contrary indicator; Perhaps it generates a pop lasting a few weeks. But as we have seen in history, the crowd is typically correct -- until they reach great extremes.
There are all too many pseudo-contrarians who do not understand how (and when) these sentiment indicators work; I saw one that claimed the Housing posts on this blog were a buy signal for the Homebuilders.
Compare that with the "Home Sweet Home" on the cover of Time magazine in June 2005 as a sell signal for the home builders.
As Helene's charts above show, we are nowhere near extreme levels of sentiment that have in the past, reliably produced major reversals or even counter trend rallies.
Sources:
Confessions of a Consensus Bear
Helene Meisler
RealMoney.com, 8/25/2006 9:00 AM EDT
http://www.thestreet.com/p/rmoney/techn ... 05752.html
Home Sweet Home
Time magazine, June 13, 2005
http://www.time.com/time/covers/0,16641 ... 13,00.html
http://bigpicture.typepad.com/comments/ ... raria.html
- Anexos
-
- contrarian.JPG (64.76 KiB) Visualizado 1528 vezes
Cuidado! A malta começa a ficar Bull...! :o)
...atenção aí pró Sul!
Forte recuperação esta semana do sentimento Bull entre os investidores particulares americanos, com os Touros a ultrapassarem os Ursos por 41,6% vs. 25,8%.
Assim, a pequena diferença de apenas 2% na passada semana - e após 14 (!) semanas sempre Bear! - ampliou-se agora para uns razoáveis 16%.
Bem, não é nenhum extremo de sentimento, por certo, mas esta inversão não deve ajudar muito o presente rally...
Deste modo, é conveniente estar bem atento ao desenrolar da próxima semana, já que a probabilidade de alguma correcção, mesmo que ligeira, vai aumentando.
Ainda assim, o lado longo mantém-se para já o mais seguro...
...até cair de maduro...
Rui leprechaun
(...ou me cheirar a esturro!
)
Forte recuperação esta semana do sentimento Bull entre os investidores particulares americanos, com os Touros a ultrapassarem os Ursos por 41,6% vs. 25,8%.
Assim, a pequena diferença de apenas 2% na passada semana - e após 14 (!) semanas sempre Bear! - ampliou-se agora para uns razoáveis 16%.
Bem, não é nenhum extremo de sentimento, por certo, mas esta inversão não deve ajudar muito o presente rally...
Deste modo, é conveniente estar bem atento ao desenrolar da próxima semana, já que a probabilidade de alguma correcção, mesmo que ligeira, vai aumentando.
Ainda assim, o lado longo mantém-se para já o mais seguro...
...até cair de maduro...
Rui leprechaun
(...ou me cheirar a esturro!
Finalmente!!! À 15ª foi de vez... já quase no 4º mês!!! :o)
Até que enfim que o bom senso regressou à mente... e bolsa!... dos pequenos investidores!
Após 14 semanas de inacreditável e injustificado pessimismo - e com os índices a subir, claro! - esta semana marca o regresso da supremacia dos Bull sobre os Bears, mas por uma margem escassíssima de apenas 2% - 39,4% vs. 37,4%.
Obviamente, este moderado optimismo... bem, na prática trata-se de um empate... surge no meio daquilo que se presume ser uma ligeira correcção dos mercados, até ver!
Para já, tudo normal, melhor dizendo, os sinais de médio prazo continuam a acumular-se, devagarinho sem dar nas vistas...
O número de acções que fazem novos mínimos, no NYSE, tem sido baixíssimo nas últimas 7 sessões - entre apenas 10 (!) e somente 21! - outro sinal seguríssimo da possível explosão que aí vem...
...quem está longo fica bem...
Rui leprechaun
(...e mui contente também!
)
PS: Sou um dollar Bull, ó Pato! Aliás, estou Bullíssimo em tudo, até final do ano, no mínimo! Logo, quando a moeda americana perdeu a sua toada ascendente abandonei o Forex, e nem mesmo transacciono agora warrants do câmbio.
Quando os ventos mudarem, talvez regresse, mas para já os índices concentram a minha atenção...
...e vai ser um belo Verão!!!
Após 14 semanas de inacreditável e injustificado pessimismo - e com os índices a subir, claro! - esta semana marca o regresso da supremacia dos Bull sobre os Bears, mas por uma margem escassíssima de apenas 2% - 39,4% vs. 37,4%.
Obviamente, este moderado optimismo... bem, na prática trata-se de um empate... surge no meio daquilo que se presume ser uma ligeira correcção dos mercados, até ver!
Para já, tudo normal, melhor dizendo, os sinais de médio prazo continuam a acumular-se, devagarinho sem dar nas vistas...
O número de acções que fazem novos mínimos, no NYSE, tem sido baixíssimo nas últimas 7 sessões - entre apenas 10 (!) e somente 21! - outro sinal seguríssimo da possível explosão que aí vem...
...quem está longo fica bem...
Rui leprechaun
(...e mui contente também!
PS: Sou um dollar Bull, ó Pato! Aliás, estou Bullíssimo em tudo, até final do ano, no mínimo! Logo, quando a moeda americana perdeu a sua toada ascendente abandonei o Forex, e nem mesmo transacciono agora warrants do câmbio.
Quando os ventos mudarem, talvez regresse, mas para já os índices concentram a minha atenção...
...e vai ser um belo Verão!!!

oh rui desculpa tocar num assunto que já tem meses, mas como ficou a tua aventura das elliot no teu forex? sempre ganhaste ou como quase todos foste ao charco? é que falavas com tao empolgamento que até eu andava curioso por ver o desfecho.
entao amigo poeta? deu pasta ou levou pasta?
entao amigo poeta? deu pasta ou levou pasta?
O mercado é como as pizzas: rotativas
Hans Friedman
Hans Friedman
A serenidade continua... tudo plácido cá na rua! :-)
Embora haja agora sinais de correcção no curto prazo - desde 5ª no Nasdaq e 6ª no S&P - os indicadores estatísticos continuam a apontar um futuro brilhante até final do ano e talvez beyond!
Mas há que estar alerta, pois entramos esta semana no período sazonalmente mais negativo do ano e que se estende até meados de Outubro! Logo, não é de esperar um comportamento demasiado bullish dos índices. Por outro lado, não parece também muito crível que possa haver alguma queda acentuada, tendo em vista o forte "positivismo" das estatísticas que governam o comportamento dos índices em situações similares, no passado. Além de que o ambiente de surpreendente negatividade dos investidores particulares - bastante inexplicável, diga-se de passagem - tem proporcionado uma "almofada" de protecção contra as quedas, propulsionando até os índices em direcção a novos máximos, talvez, mais lá para o final do ano.
Logo, nada mais há a acrescentar. Tudo calmo, tudo sereno, um Bull tranquilo em férias...
...e o resto são só lérias...
Rui leprechaun
(...especulações pouco sérias!
)
Mas há que estar alerta, pois entramos esta semana no período sazonalmente mais negativo do ano e que se estende até meados de Outubro! Logo, não é de esperar um comportamento demasiado bullish dos índices. Por outro lado, não parece também muito crível que possa haver alguma queda acentuada, tendo em vista o forte "positivismo" das estatísticas que governam o comportamento dos índices em situações similares, no passado. Além de que o ambiente de surpreendente negatividade dos investidores particulares - bastante inexplicável, diga-se de passagem - tem proporcionado uma "almofada" de protecção contra as quedas, propulsionando até os índices em direcção a novos máximos, talvez, mais lá para o final do ano.
Logo, nada mais há a acrescentar. Tudo calmo, tudo sereno, um Bull tranquilo em férias...
...e o resto são só lérias...
Rui leprechaun
(...especulações pouco sérias!
- Anexos
-
- OEX Seasonality (5 years).gif (23.12 KiB) Visualizado 1866 vezes
14ª semana ainda negativa... mas que enorme exagero!!! :o)
De facto, já não sei que mais dizer...
Como podem os índices deixar de subir, se os investidores particulares persistem insistentemente em manter-se no lado errado do mercado?!
Há mais de 3 meses (!) que a AAII apresenta uma percentagem de Bears que continua a exceder a de Bulls. Desta feita, por 35,8% contra 30,5% e uma elevada percentagem de neutrais (33,7%).
Mas como vamos entrar no pior período do ano, 8 semanas tradicionalmente muito negativas, talvez eles até acertem desta vez, sei lá... Ou então, mudam para o lado Bull justamente quando isto começar a corrigir, seria de facto irónico!
De resto, continua haver pouco para dizer. Há simplesmente que estar atento a sinais de venda ou sobrecomprado no curto prazo, que devem estar a aparecer.
Por fim, as sextas-feiras costumam ser o pior dia da semana e está mesmo na hora dos índices fecharem no vermelho... nem que seja só um bocadinho! É que se isto não desce coisa que se veja, como é que eu vou recomprar mais barato o que já vendi...
...fique esta subida por aqui...
Rui leprechaun
(...e vamos lá descer p'ra ali!
)
Como podem os índices deixar de subir, se os investidores particulares persistem insistentemente em manter-se no lado errado do mercado?!
Há mais de 3 meses (!) que a AAII apresenta uma percentagem de Bears que continua a exceder a de Bulls. Desta feita, por 35,8% contra 30,5% e uma elevada percentagem de neutrais (33,7%).
Mas como vamos entrar no pior período do ano, 8 semanas tradicionalmente muito negativas, talvez eles até acertem desta vez, sei lá... Ou então, mudam para o lado Bull justamente quando isto começar a corrigir, seria de facto irónico!
De resto, continua haver pouco para dizer. Há simplesmente que estar atento a sinais de venda ou sobrecomprado no curto prazo, que devem estar a aparecer.
Por fim, as sextas-feiras costumam ser o pior dia da semana e está mesmo na hora dos índices fecharem no vermelho... nem que seja só um bocadinho! É que se isto não desce coisa que se veja, como é que eu vou recomprar mais barato o que já vendi...
...fique esta subida por aqui...
Rui leprechaun
(...e vamos lá descer p'ra ali!
Oh!... This is turning so exciting!!! :-)
Vieira Escreveu:E sendo assim, como a diferença entre bulls e bears se tem vindo a atenuar, isso quererá dizer que, se estavas mais bull a semana passada, deverás estar menos bull esta semana, certo?
Ó Vieira!
Nem certo nem errado... vejo o céu em todo o lado!
Ná... está tanto calor que nem me apetece discorrer um bocadinho. Ah, mas só depois me lembrei que esta é a semana de expiração de futuros e opções, logo qualquer possível sinal de compra pode não ser muito fiável... para já!
Outra coisa ainda é que vamos iniciar, na próxima semana, a partir de 21 de Agosto, um período sazonal bastante negativo que se estende por quase 2 meses (!) o que é muito!
Enfim, só sinais contraditários, mas eu estou tão confiante na subida próxima dos índices que, repito, nem me apetece preocupar demasiado sobre o assunto.
Olha, é intuitive trading... or the feminine side of it! E até já vou na 2ª metade do livro, de facto faltam-me pouco mais de 100 páginas na versão *.pdf.
So... what more can I say?! Beautiful times are here to stay...
...and they won't go astray...
Rui leprechaun
(...but will lead the upper way!
rnbc Escreveu:Vieira Escreveu:Mas ó Rui Leprechaun diz-me lá uma coisa: que tipo de produtos se investe para assumir uma posição no médio/longo prazo e deixar correr o tempo?(...)
Não sou o Leprechaun mas penso que nestas alturas um bom produto para investir são os fundos de acções, ou a (re)construção duma carteira diversificada gerida directamente. Pela avaliação dele a época de saldos já está a acabar, pelo que convém avançar, ou já ter avançado.
Falando/ escrevendo de um forma geral sobre fundos, eu não tenho um opinião com a qual mais concorde, houve saldos e bons baratos, num curto espaço de tempo outra época assim n deveremos ter, a n ser que os amigos FED&BCE decidam que tal aconteçe...lá para Dezembro talvez...o primeiro susto cá para mim vem ai...dia 20 de Setembro will see
Cumps
Fanhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas
- Registado: 26/5/2006 17:58
Rui, pela logica do contrarian, não deves ligar à % de bulls ou bears mas sim à variação de uma semana para outra (como se construísse um histograma
)
E sendo assim, como a diferença entre bulls e bears se tem vindo a atenuar, isso quererá dizer que, se estavas mais bull a semana passada, deverás estar menos bull esta semana, certo?
E sendo assim, como a diferença entre bulls e bears se tem vindo a atenuar, isso quererá dizer que, se estavas mais bull a semana passada, deverás estar menos bull esta semana, certo?
Espantoso! 13ª semana consecutiva... NEGATIVA!!! :o)
Novo recorde no mui precioso indicador do sentimento dos investidores particulares da AAII (The American Association of Indivividual Investors)!
Pela 13ª semana consecutiva - ou seja, 3 meses... 1 trimestre!!! - os Bears continuam a superar os Bulls, ainda que a diferença se tenha estreitado: 41,5% - 36,6%.
Desta forma, não sei até onde se pode recuar para ver uma onda tão prolongada de pessimismo assim, que acaba de superar as 12 semanas verificadas já em 1993.
Bem, vou ver se coloco aqui o quadro com a evolução das percentagens, desde 17 de Maio até 9 de Agosto, as 13 semanas fatídicas... que devem augurar belas subidas, repito, pela inevitável lei do "sentimento contrário".
De facto, espero que esta semana seja já dado um sinal de compra no curto prazo, alinhando assim todos os indicadores numa só direcção: up, up and UP!!!
E cá estaremos para aproveitar... e ganhar!
Rui leprechaun
Pela 13ª semana consecutiva - ou seja, 3 meses... 1 trimestre!!! - os Bears continuam a superar os Bulls, ainda que a diferença se tenha estreitado: 41,5% - 36,6%.
Desta forma, não sei até onde se pode recuar para ver uma onda tão prolongada de pessimismo assim, que acaba de superar as 12 semanas verificadas já em 1993.
Bem, vou ver se coloco aqui o quadro com a evolução das percentagens, desde 17 de Maio até 9 de Agosto, as 13 semanas fatídicas... que devem augurar belas subidas, repito, pela inevitável lei do "sentimento contrário".
De facto, espero que esta semana seja já dado um sinal de compra no curto prazo, alinhando assim todos os indicadores numa só direcção: up, up and UP!!!
E cá estaremos para aproveitar... e ganhar!
Rui leprechaun
Hold on... the time hasn't come yet! :-)
rnbc Escreveu:Pela avaliação dele a época de saldos já está a acabar, pelo que convém avançar, ou já ter avançado.
Não é bem assim! Pelo menos, quem quer avançar sem riscos não o deve fazer ainda!
Pela minha parte, vou aguardar até à próxima semana, já que, mesmo que o fecho dos índices hoje seja positivo, as perspectivas de curto prazo não continuam famosas. Logo, esta consolidação pode ainda manter-se mais uns tempos...
Ah! Quanto aos tais instrumentos para beneficiar destas previsões... esse é que é o bico-d'obra... ou o drama!!!
De facto, repito o que já afirmei várias vezes: é incomparavelmente mais fácil ter uma ideia correcta do comportamento dos índices, em especial num prazo razoável de algumas semanas ou um par de meses, do que tirar os respectivos dividendos... lucros!... dessa visão perfeita! Se assim não fosse, eu já tinha até duplicado ou triplicado o meu magro capital!
E, claro, sem ovos não se fazem omeletes... e os meus são mesmo de codorniz...
...'inda assim eu estou feliz...
Rui leprechaun
(...e aplaudo: "Bravo! Bis!!!"
Vieira Escreveu:Mas ó Rui Leprechaun diz-me lá uma coisa: que tipo de produtos se investe para assumir uma posição no médio/longo prazo e deixar correr o tempo?(...)
Não sou o Leprechaun mas penso que nestas alturas um bom produto para investir são os fundos de acções, ou a (re)construção duma carteira diversificada gerida directamente. Pela avaliação dele a época de saldos já está a acabar, pelo que convém avançar, ou já ter avançado.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Acima... abaixo... e o DAX está borracho! :-)
Olá, Vieira!
Agora que os índices europeus recuperaram os máximos do dia, os futuros americanos apontam para uma abertura em forte alta que pode, inclusive, fazer com que o S&P supere o importante nível dos 1280 pontos. Vejamos o que sucede, mas esta quarta-feira promete!
É por isto que eu agora prefiro entrar só pela certa e evitar o mais possível estes movimentos anárquicos e errantes. Desse modo, nem importa qual o instrumento escolhido, porque a compra se faz a bom preço, é esse o segredo!
Posso, contudo, dizer que estou de novo a privilegiar os warrants vanilla e sempre out-the-money. Até à passada semana, escolhi os do CZ com maturidade para Setembro e também, só para o muito curto prazo, o TW com strike a 5500 pontos. Quanto a estes, é de referir que evito entrar em TW que estejam a menos de 150 pontos da barreira, excepto em ocasiões muito pontuais.
Quando voltar a reentrar no DAX, talvez só na próxima semana, escolherei warrants normais já com maturidade para Dezembro, uma vez que a influência da volatilidade já não se faz sentir tanto como nos que expiram daqui a pouco mais de um mês.
O segredo para ganhar nesta táctica é não ser demasiado ambicioso, já que se o índice se voltar a nosso desfavor é sempre possível sair com um prejuízo moderado, algo que não acontece se a escolha do warrant não for a mais apropriada. Depois, o meu investimento em warrants é agora relativamente diminuto, não ultrapassando, em média, os 10% da minha carteira total de acções.
Aliás, as penny stocks podem até ser encaradas como opções sem prazo de maturidade e é assim muitas vezes que eu as vejo. Logo, procuro simplesmente comprá-las o mais baratas possível, tal como faço com os warrants.
Por fim, volto a repetir que o altíssimo nível de apostas short, conjuntamento com o estado de alguma sobrevenda do mercado, no curto prazo, são os principais óbices às quedas que muitos preconizam mas, para já, não se estão a verificar. Assim, é natural que se assista a esta lateralização dos índices em torno de alguns valores chave.
Bem, veremos o que acontece em Wall Street, mais logo, ou seja, até que ponto os índices poderão retomar a subida inicial de ontem, após a divulgação do comunicado do FED. É que um fecho do S&P acima dos 1280 e do Nasdaq superior a 1500 pontos podem dar outra animação ao mercado! Ainda assim, e tudo somado, não me parece que estejamos ainda em "ponto de rebuçado", logo vou apenas concentar-me nas penny... e chega!
E, na próxima semana, logo veremos se o curto prazo se alinha com o médio na direcção Norte...
...quem sabe teremos essa rica sorte...
Rui leprechaun
(...que o sentimento para cima dita forte!
)
Agora que os índices europeus recuperaram os máximos do dia, os futuros americanos apontam para uma abertura em forte alta que pode, inclusive, fazer com que o S&P supere o importante nível dos 1280 pontos. Vejamos o que sucede, mas esta quarta-feira promete!
É por isto que eu agora prefiro entrar só pela certa e evitar o mais possível estes movimentos anárquicos e errantes. Desse modo, nem importa qual o instrumento escolhido, porque a compra se faz a bom preço, é esse o segredo!
Posso, contudo, dizer que estou de novo a privilegiar os warrants vanilla e sempre out-the-money. Até à passada semana, escolhi os do CZ com maturidade para Setembro e também, só para o muito curto prazo, o TW com strike a 5500 pontos. Quanto a estes, é de referir que evito entrar em TW que estejam a menos de 150 pontos da barreira, excepto em ocasiões muito pontuais.
Quando voltar a reentrar no DAX, talvez só na próxima semana, escolherei warrants normais já com maturidade para Dezembro, uma vez que a influência da volatilidade já não se faz sentir tanto como nos que expiram daqui a pouco mais de um mês.
O segredo para ganhar nesta táctica é não ser demasiado ambicioso, já que se o índice se voltar a nosso desfavor é sempre possível sair com um prejuízo moderado, algo que não acontece se a escolha do warrant não for a mais apropriada. Depois, o meu investimento em warrants é agora relativamente diminuto, não ultrapassando, em média, os 10% da minha carteira total de acções.
Aliás, as penny stocks podem até ser encaradas como opções sem prazo de maturidade e é assim muitas vezes que eu as vejo. Logo, procuro simplesmente comprá-las o mais baratas possível, tal como faço com os warrants.
Por fim, volto a repetir que o altíssimo nível de apostas short, conjuntamento com o estado de alguma sobrevenda do mercado, no curto prazo, são os principais óbices às quedas que muitos preconizam mas, para já, não se estão a verificar. Assim, é natural que se assista a esta lateralização dos índices em torno de alguns valores chave.
Bem, veremos o que acontece em Wall Street, mais logo, ou seja, até que ponto os índices poderão retomar a subida inicial de ontem, após a divulgação do comunicado do FED. É que um fecho do S&P acima dos 1280 e do Nasdaq superior a 1500 pontos podem dar outra animação ao mercado! Ainda assim, e tudo somado, não me parece que estejamos ainda em "ponto de rebuçado", logo vou apenas concentar-me nas penny... e chega!
E, na próxima semana, logo veremos se o curto prazo se alinha com o médio na direcção Norte...
...quem sabe teremos essa rica sorte...
Rui leprechaun
(...que o sentimento para cima dita forte!
Mas ó Rui Leprechaun diz-me lá uma coisa: que tipo de produtos se investe para assumir uma posição no médio/longo prazo e deixar correr o tempo? As alternativas que tens são:
1) CFD's: mas se estiveres longo durante muito tempo, pagas um juro diário que não é nada pouco.
2) TW: Bom produto, mas com as flutuações do curto prazo, podes arriscar-te a apanhar ko.
3) Warrants vanilla: Estes têm o problema do valor temporal. Mesmo que o indice vá na tua direcção no médio prazo sem pressas, muitas das vezes o ganho do warrant apenas serve para compensar o valor temporal que perdeu...
Logo é complicado!
1) CFD's: mas se estiveres longo durante muito tempo, pagas um juro diário que não é nada pouco.
2) TW: Bom produto, mas com as flutuações do curto prazo, podes arriscar-te a apanhar ko.
3) Warrants vanilla: Estes têm o problema do valor temporal. Mesmo que o indice vá na tua direcção no médio prazo sem pressas, muitas das vezes o ganho do warrant apenas serve para compensar o valor temporal que perdeu...
Logo é complicado!
Everything's running perfectly! :-)
Exacto, ó Money!
Para já, não há nada a acrescentar aos sinais que os indicadores estatísticos que sigo vêm dando desde meados de Junho. Ou seja, tudo aponta para cima no médio prazo, e aqui o timeframe deve já ser estendido até final do ano, de acordo com o "Ciclo dos Presidentes", um tema que aliás penso retomar em breve.
A visão do David Nichols pode ainda ser compatível com esta perspectiva que defendo, pois uma ida do S&P até aos 1255 pontos em nada altera o rumo dos mercados no médio prazo, em especial, como ele diz, porque de novo se pode assistir a uma forte reacção em alta nessa zona. E atenção, que ainda é possível recuperar o nível de breakout, nos 1274-75, que é justamente a zona para onde apontam os futuros, neste momento.
Volto a salientar que tudo aquilo que venho escrevendo se aplica ao médio prazo e, assim sendo, os altos e baixos no intraday são inteiramente irrelevantes. Da mesma forma, sinais de venda horários ou diários não são considerados, já que só o semanal ou até mensal me interessam nesta visão.
A vantagem de assim negociar é dupla:
Em 1º lugar, não é preciso seguir os índices com uma assiduidade minuto a minuto, logo é muitíssimo mais relaxante, até porque os períodos fora do mercado são mais longos, claro.
De facto, neste método só se deve entrar quando os sinais de médio e curto prazo coincidem na mesma direcção, o que não se verifica agora. A vantagem de o fazer é muito óbvia, pois há menos trades com perdas e os ganhos potenciam-se, já que desta forma se podem de facto deixar os lucros crescer... isto é, mais em teoria, que eu sou bem sôfrego e muito avaro deles!
Por fim, é interessante salientar que apenas os dados referentes ao sentimento do mercado - que me motivaram a abrir este tópico - continuam Bullish... e muito! De resto, o panorama técnico oscila entre o neutral e o Bearish... o que acrescenta ainda mais graça e salero à minha convicta posição contrarian... we're gonna see fireworks soon!
Entretanto, o dia de hoje deverá ser de recuperação nos States, isto a julgar pelos padrões históricos das quartas-feiras anteriores, após uma pausa nas taxas de juro norte-americanas. Os futuros suportam essa visão, veremos se a mesma se concretiza...
Ou seja, e para terminar, em termos práticos continuamos em consolidação de alta... até ver!
E nada mais há para dizer... tempo de passear e entreter... com confiança e prazer...
Rui leprechaun
(...vai subir ou vai descer?!
)
Para já, não há nada a acrescentar aos sinais que os indicadores estatísticos que sigo vêm dando desde meados de Junho. Ou seja, tudo aponta para cima no médio prazo, e aqui o timeframe deve já ser estendido até final do ano, de acordo com o "Ciclo dos Presidentes", um tema que aliás penso retomar em breve.
A visão do David Nichols pode ainda ser compatível com esta perspectiva que defendo, pois uma ida do S&P até aos 1255 pontos em nada altera o rumo dos mercados no médio prazo, em especial, como ele diz, porque de novo se pode assistir a uma forte reacção em alta nessa zona. E atenção, que ainda é possível recuperar o nível de breakout, nos 1274-75, que é justamente a zona para onde apontam os futuros, neste momento.
Volto a salientar que tudo aquilo que venho escrevendo se aplica ao médio prazo e, assim sendo, os altos e baixos no intraday são inteiramente irrelevantes. Da mesma forma, sinais de venda horários ou diários não são considerados, já que só o semanal ou até mensal me interessam nesta visão.
A vantagem de assim negociar é dupla:
Por fim, é interessante salientar que apenas os dados referentes ao sentimento do mercado - que me motivaram a abrir este tópico - continuam Bullish... e muito! De resto, o panorama técnico oscila entre o neutral e o Bearish... o que acrescenta ainda mais graça e salero à minha convicta posição contrarian... we're gonna see fireworks soon!
Entretanto, o dia de hoje deverá ser de recuperação nos States, isto a julgar pelos padrões históricos das quartas-feiras anteriores, após uma pausa nas taxas de juro norte-americanas. Os futuros suportam essa visão, veremos se a mesma se concretiza...
Ou seja, e para terminar, em termos práticos continuamos em consolidação de alta... até ver!
E nada mais há para dizer... tempo de passear e entreter... com confiança e prazer...
Rui leprechaun
(...vai subir ou vai descer?!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 493 visitantes