Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Brisa - Tópico Geral

por trovial » 17/1/2021 21:22

Boa Tarde

Soube recentemente que o meu pai que ja vai para o velhote teve estes anos todos desde a saída da Brisa de bolsa as ações. Juntamente com as ações da cimpor sao as unicas açoes que ele tem desde ha uns anos e ainda n fechou conta n BPI pq n se consegue desfazer das ações.
Dediquei-me a resolver isto e ainda nao arranjei solução. No processo descobri que a Brisa tem dado dividendos estes anos todos(sobre a cimpor nada sei), Mas nao consigo saber onde ter uma informação oficial desses dividendos, datas e valores...
Alguem me pode ajudar?
 
Mensagens: 2
Registado: 15/1/2021 17:14

Re: Brisa - Tópico Geral

por Molr » 13/1/2021 17:03

Consta que consórcio formado pela APG (gestora de ativos da ABP, o fundo de pensões dos funcionários públicos e do setor da educação dos Países Baixos), o NPS (serviço nacional de pensões da República da Coreia) e a SLAM (gestora de ativos da Swiss Life, a maior seguradora do ramo vida na Suíça) que comprou 81% da Brisa aos Mello e à Arcus está a oferecer via balcões 0,9€ (sim apenas 90 cêntimos) por ação aos pequenos acionistas.
Na CGD já existe essa informação nos gestores de conta.
Isto parece-me surreal considerando que a compra que o consórcio fez avaliou cada ação perto dos 4,9 euros cada.
Assim por assim mantenho as minhas que em dividendos dão mais do que isso em 2/3 exercícios.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 133
Registado: 12/4/2011 13:17
Localização: 16

Re: Brisa - Tópico Geral

por Toughpine » 10/12/2017 16:59

Boas,
Alguém sabe de quem queira vender ações da Brisa fora de bolsa? Tenho interesse comprador.
Obrigado
 
Mensagens: 16
Registado: 26/4/2016 16:11

Re: investimento

por msp1978 » 4/9/2013 23:40

MSP78 Escreveu:A julgar pelo historial dos Mellos, q sempre pagaram bons dividendos, quem estiver a recomprar o que vendeu na OPA, neste momento, poderá estar a fazer um grande "value investment" a medio/longo prazo. e reparem q na EFACEC o grupo mello nunca mais abriu o capital. Ou seja esta pode ser a última oportunidade de ter uma participação numa empresa sólida com um negócio seguro.


Disclosure: Eu estou a fazer isso...



Quando escrevi isto há 12 meses não pensava é q o pagamento de dividendos fosse tão generoso tão rapidamente. Perdeu-se em ética, ganhou-se em retorno rápido do investimento...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

Re: Brisa - Tópico Geral

por mcarvalho » 4/9/2013 8:05

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ancos.html

MILAGRE!!!!!!!!!!


Acções da Brisa já valem €4
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO


Re: Brisa - Tópico Geral

por AYRTON » 15/8/2013 22:35

DE momento so tenho a dizer THE END.
 
Mensagens: 2
Registado: 15/8/2013 22:27

por sanchobeti » 28/4/2013 17:49

E se não vender pode daqui a um ano ou mais receber dividendos(chorudos ou não).Penso eu!?
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

por JM72 » 26/4/2013 21:34

Olá! Se venderes recebes 488€.....Se não venderes até 13 de Maio....Depois tens de ir a procura...de um Comprador .O Metes um anuncio no OLX....Vendo 220 ações Brisa....e escolhes o preço :mrgreen:
 
Mensagens: 220
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Figueira da Foz

Re: BRISA

por jcms » 26/4/2013 21:05

aerios Escreveu:Boas!

Tenho 220 ações da BRISA :lol: qual o vosso conselho, vender ou manter?

JG


Vende
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por mfsr1980 » 26/4/2013 19:44

Vende!
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

BRISA

por aerios » 24/4/2013 21:57

Boas!

Tenho 220 ações da BRISA :lol: qual o vosso conselho, vender ou manter?

JG
 
Mensagens: 18
Registado: 28/7/2009 17:22
Localização: 13

por EuroVerde » 12/4/2013 21:37

É uma pena a Brisa ter saído da bolsa...
Pessoalmente tive alguns bons trades nesta empresa e era dum sector que me dava confiança.-
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Informação do Banco BIG

por filipefontao » 12/4/2013 16:05

9. O que acontece se o acionista minoritário não vender nesta operação as suas ações da Brisa?

As ações da Brisa não se extinguem nem a titularidade das ações é afetada, mantendo o acionista a plenitude dos direitos àquelas inerentes, entre eles o direito a receber eventuais dividendos, caso em assembleia geral seja deliberada a respetiva distribuição.

O acionista mantém a sua qualidade, ainda que as ações de que é titular passem a ser representativas do capital social de uma sociedade ‘fechada’, não sujeita à supervisão da CMVM.

Boa tarde, solicito ajuda em relação à informação fornecida pelo banco BIG.
Contactei o banco BIG e indicaram-me que se não vender as acções da Brisa, e se daqui a um ano a Brisa não readquirir a qualidade de sociedade aberta com ações admitidas à negociação em mercado regulamentado, essas ações podem ser extintas, perdendo assim a oportunidade de efectuar algum valor com essas ações e o direito a qualquer dividendos futuros que possam vir a distribuir.

Esta informação que recebi do BIG tem fundamento?
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 3:22
Localização: S. Miguel

por jcms » 9/4/2013 14:42

Elias Escreveu:
Drecksack Escreveu:E como é que encontro essas pessoas ?
E depois de encontradas, o que tenho de fazer para efectuar a transacção ?


Em relação à primeira pergunta: imagina que tens uma bicicleta e que queres vendê-la. Como é que encontras um comprador?

Como não há um mercado de cotações para bicicletas usadas, tens de ir à procura de comprador. Para isso, tens várias hipóteses: perguntar aos teus vizinhos, pôr um anúncio no OLX ou no custojusto, ir a uma loja de bicicletas perguntar se querem uma bicicleta usada... podes ter sorte de alguém querer... mas também podes ter o azar de ninguém querer a bicicleta.

Com as acções não cotadas é mais ou menos a mesma coisa: tens de ir à procura de um comprador (não sei se neste caso o anúncio no OLX é legal :))

E também aqui podes ter o azar de não conseguir encontrar um comprador.

Esta é a grande diferença em relação às sociedades abertas, em que tens sempre um mercado activo e podes vender em qualquer altura a um tipo que não fazes ideia quem seja.

Quanto à segunda questão, não faço ideia como é feita a alteração de titularidade.


Atenção, depois a comissão de guarda de titulos é mais cara.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por mcarvalho » 9/4/2013 14:37

BRISA: amanhã, dia 10 de abril, é o último dia para a negociação das acções em bolsa

09/04/2013



Relembramos que amanhã é o último dia para a negociação em bolsa das acções da BRISA.

Aproveitamos para reenviar as Respostas às Perguntas Frequentes sobre a Perda de Qualidade de Sociedade Aberta da Brisa AutoEstradas de Portugal SA apresentada pelo Tagus Holdings, S.à.r.l.divulgadas no website da CMVM.



1. A Tagus preencheu as condições para o deferimento do pedido de perda de qualidade de sociedade aberta da Brisa?

Sim, a Tagus deu cumprimento aos pressupostos legais de perda de qualidade de sociedade aberta estabelecidos no Código dos Valores Mobiliários, designadamente no art. 27º, nº 1, al. a) e nº 2, bem como aos mecanismos de concretização daqueles pressupostos estabelecidos pela CMVM na decisão comunicada à Brisa e ao mercado em fevereiro de 2013, pelo que a CMVM, no dia 5 de abril de 2013, deliberou deferir o pedido de perda de qualidade de sociedade aberta da Brisa, apresentado pela Tagus a 5 de setembro de 2012.

A decisão consubstancia a pronúncia final da CMVM e encontra-se disponível para consulta aqui.



2. Quando se torna efetiva a perda de qualidade de sociedade aberta da Brisa?

A perda de qualidade de sociedade aberta efetiva-se a partir do próximo dia 11 de abril de 2013, o que significa que nesse mesmo dia ocorre a exclusão da negociação em Bolsa das ações da Brisa.



3. Até quando vão ainda negociar em Bolsa as ações da Brisa?

Até ao dia 10 de abril de 2013, inclusive, o que significa que mesmo depois de o mercado ter tido conhecimento da proposta da Tagus para compra das ações sobrantes, divulgada a 5 de abril de 2013, vai ser possível transmitir ordens de compra e venda das ações para executar em Bolsa até ao referido dia 10 de abril de 2013.



4. Qual é o valor da contrapartida oferecida pela Tagus para compra das ações sobrantes da Brisa, através deste mecanismo de saída?

O valor da contrapartida é de € 2,22 (dois euros e vinte e dois cêntimos) por ação.

Este valor foi determinado em conformidade com o previsto no n.º 2 do artigo 490.º do Código das Sociedades Comerciais e justificado através de um relatório de Revisor Oficial de Contas independente, que se encontra disponível para consulta nos termos legais, nomeadamente na CMVM e na sede da Brisa.



5. Como se vai processar o mecanismo para compra das ações?

Os acionistas que pretendam vender as suas ações da Brisa à Tagus, nos termos e condições definidos para a operação e divulgados em comunicado (versão portuguesa e versão inglesa), deverão dirigir-se a um intermediário financeiro (banco), manifestando junto dele a sua intenção de vender as suas ações da Brisa à Tagus.



6. Qual o prazo para aceitar a proposta de compra das ações pela Tagus?

O prazo decorre entre os dias 11 de abril e 13 de maio de 2013.

Está previsto que a liquidação física e financeira de cada uma das transações realizadas ao abrigo deste mecanismo seja efetuada no 2.º dia útil seguinte ao final de cada período de 5 dias úteis em que as propostas sejam transmitidas ao respetivo intermediário financeiro, com exceção do último período, em que se tomará em conta o prazo de 6 dias úteis.

Ou seja, as liquidações irão ocorrer, numa base semanal, nas seguintes datas:

Instruções de venda recebidas

Data de liquidação financeira

11 a 17 de abril

19 de abril

18 a 24 de abril

29 de abril

26 abril a 3 de maio

7 de maio

6 a 13 de maio

15 de maio



7. A Tagus ainda pode mudar esta sua proposta de compra das ações?

Não.

A Tagus está irrevogavelmente comprometida, através do Banco Comercial Português, S.A., desde o dia 11 de abril até ao dia 13 de maio de 2013, a aceitar as propostas de venda de ações da Brisa, livres de ónus ou encargos, que lhe venham a ser dirigidas por qualquer acionista da Brisa que não a própria Brisa, a Tagus ou entidades que direta ou indiretamente se encontrem com esta última em qualquer relação de participação relevante nos termos do artigo 20º do Código dos Valores Mobiliários.



8. Os acionistas são obrigados a vender as suas ações da Brisa através deste mecanismo?

Não, trata-se de uma opção que poderão exercer livremente.

O mecanismo adotado não constitui nem envolve qualquer aquisição ou alienação potestativas, nem representa a execução de qualquer outro mecanismo de aquisição de ações de onde legalmente decorra o dever de os acionistas venderem, contra a sua vontade, as ações Brisa de que sejam titulares.



9. O que acontece se o acionista minoritário não vender nesta operação as suas ações da Brisa?

As ações da Brisa não se extinguem nem a titularidade das ações é afetada, mantendo o acionista a plenitude dos direitos àquelas inerentes, entre eles o direito a receber eventuais dividendos, caso em assembleia geral seja deliberada a respetiva distribuição.

O acionista mantém a sua qualidade, ainda que as ações de que é titular passem a ser representativas do capital social de uma sociedade ‘fechada’, não sujeita à supervisão da CMVM.



10. Pode o acionista vender as ações da Brisa mesmo depois de ter terminado a oferta de compra pela Tagus?

Sim. As ações da Brisa continuarão a poder ser transacionadas após o dia 11 de abril de 2013, e mesmo depois de ter terminado a oferta de compra pela Tagus, nos termos legais aplicáveis à transmissão de ações representativas do capital social de sociedades fechadas .

O acionista que queira vender as suas ações deverá, em respeito pelos termos legais e estatutários, encontrar um comprador ou pedir ao seu banco que o faça por si. O preço do negócio será acertado entre as partes e não existirá uma cotação de referência da transação do título.

O acionista deverá ter em atenção o preçário aplicável a estas operações de balcão dado que o seu valor usualmente é distinto do aplicável às ordens executadas em mercado regulamentado (‘Bolsa’).



11. Pode a Brisa voltar a solicitar a admissão das ações em mercado regulamentado?

Sim. Mas apenas 1 ano após a data de exclusão, ou seja, a partir de 11 de Abril de 2014, readquirindo a Brisa, nesse caso, a qualidade de sociedade aberta com ações admitidas à negociação em mercado regulamentado.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Elias » 8/4/2013 21:26

Drecksack Escreveu:E como é que encontro essas pessoas ?
E depois de encontradas, o que tenho de fazer para efectuar a transacção ?


Em relação à primeira pergunta: imagina que tens uma bicicleta e que queres vendê-la. Como é que encontras um comprador?

Como não há um mercado de cotações para bicicletas usadas, tens de ir à procura de comprador. Para isso, tens várias hipóteses: perguntar aos teus vizinhos, pôr um anúncio no OLX ou no custojusto, ir a uma loja de bicicletas perguntar se querem uma bicicleta usada... podes ter sorte de alguém querer... mas também podes ter o azar de ninguém querer a bicicleta.

Com as acções não cotadas é mais ou menos a mesma coisa: tens de ir à procura de um comprador (não sei se neste caso o anúncio no OLX é legal :))

E também aqui podes ter o azar de não conseguir encontrar um comprador.

Esta é a grande diferença em relação às sociedades abertas, em que tens sempre um mercado activo e podes vender em qualquer altura a um tipo que não fazes ideia quem seja.

Quanto à segunda questão, não faço ideia como é feita a alteração de titularidade.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MatildeSerrano » 8/4/2013 21:20

Bem...pelos vistos dentro de 1 ano a acções da Brisa poderão voltar a ser negociadas em Bolsa:

11. Pode a Brisa voltar a solicitar a admissão das ações em mercado regulamentado?

Sim. Mas apenas 1 ano após a data de exclusão, ou seja, a partir de 11 de Abril de 2014, readquirindo a Brisa, nesse caso, a qualidade de sociedade aberta com ações admitidas à negociação em mercado regulamentado.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por MatildeSerrano » 8/4/2013 21:16

Obrigado, mas ali não estão respostas relativamente às minhas últimas dúvidas.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

Drecksack

por mcarvalho » 8/4/2013 20:50

Mandei-te uma mp com o site que tem toda a informação


http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR44317.pdf

aqui tens mais



http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20In ... usHol.aspx


ainda continuas com dúvidas???!!

O preço que pagam é 2.220

se não quiseres estar a ir ao banco vende a 2.210 que foi o que muitos fizeram.. ou fica com elas
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MatildeSerrano » 8/4/2013 19:41

Elias Escreveu:Terás de encontrar alguém interessado em ficar com elas.


E como é que encontro essas pessoas ?
E depois de encontradas, o que tenho de fazer para efectuar a transacção ?
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por rtt » 8/4/2013 0:29

desculpem a ignorância mas não percebo muito bem como é que vai ser retirada de bolsa a 2,2 euros por açao.

a cotação anda por volta dos 2 euros, logo a malta pode comprar a 2 e vender no dia 11 a 2,2??

boa semana pra todos.
 
Mensagens: 75
Registado: 8/1/2010 2:08
Localização: 16

por Elias » 7/4/2013 22:21

Drecksack Escreveu:Mas a minha questão mantem-se: se a BRISA vai sair da Bolsa, então todas as acções serão automaticamente vendidas ao preço estpiluado ?


Não há vendas automáticas. Serão vendidas se deres ordem para tal.

Drecksack Escreveu:Se decidir ficar com as minhas acções, irei receber dividendos nos próximos anos ?


Dependerá da política de dividendos da empresa. Se houver distribuição de dividendos, em princípio recebes, sim.

Drecksack Escreveu:Como se processa a venda de acções que já não estejam cotadas em Bolsa ?


Terás de encontrar alguém interessado em ficar com elas.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mcarvalho » 7/4/2013 22:15

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MatildeSerrano » 7/4/2013 10:32

Drecksack Escreveu:Mas a minha questão mantem-se: se a BRISA vai sair da Bolsa, então todas as acções serão automaticamente vendidas ao preço estpiluado ?

Se decidir ficar com as minhas acções, irei receber dividendos nos próximos anos ?

Como se processa a venda de acções que já não estejam cotadas em Bolsa ?



Alguém ?
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, iniciado1, IX Hispana, JoeP, Masterchief, Minsk, Mmmartins, MR32, nfaz, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, Xacal, yggy e 220 visitantes