Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Clube de investidores do Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 7/11/2002 23:17

Atenção modulator, o Clube de Investidores de que aqui se fala é completamente diferente de um Clube de Business Algels! :?

    :arrow: Desde logo, porque os objectos dos investimentos são completamente díspares. Investimentos em bolsa no primeiro caso, investimentos em start-ups com elevado potencial de crescimento no segundo;

    :arrow: Em segundo lugar, porque o formato do Clube também é completamente diferente: No primeiro caso tratar-se-ia de antregar dinheiro a esse Clube para ele gerir e investir (e isto é uma actividade reservada ao sector financeiro e estritamente regulada, na defesa do interesse dos aforradores) e no segundo caso trata-se de uma mera actividade de detecção, análise e "matching" entre investidores e empreendedores

Há várias outras diferenças, mas estas são as essenciais. Resulta que no primeiro caso se entrega a alguém dinheiro para gerir e obter retorno e no segundo se investe directamente, por decisão própria e após aprofundado processo negocial, num determinado negócio em cujo potencial de crescimento se acredita. No caso dos Business Angels, o investimento é normalmente feito a vários anos e o investidor não raramente tem uma postura "hands on", isto é, participa ou, pelo menos, aconselha nas decisões estratégicas do negócio.

Logicamente, os benefícios fiscais no segundo caso serão à partida mais extensos do que no primeiro. Aliás, o link que dás para a dgci apenas vem confirmar isso mesmo: Aplica-se aos investimentos feitos através de clubes de investidores a mesma política fiscal que aos investidores privados. Nada mais. :|

Não estou com isto a dizer que a figura dos Clubes de Investidores não esteja prevista no quadro jurídico português, estou apenas a afirmar que se estão a comparar duas coisas completamente diferentes :!: e que, por se tratar de uma actividade do sector financeiro, existe certamente regulamentação muito apertada quanto ao assunto, como muito bem o Ulisses aponta. Mas eu não estudei a legislação aplicável... :P

Uma última nota, neste post já bem longo, sobre o Clube de Business Angels que é indicado: Trata-se de uma iniciativa do Prof. Francisco Banha, homem de há muito ligado à intermediação de investimentos em pequenas empresas com elevado potencial de crescimento. No entanto, ao que julgo saber, esta iniciativa em concreto nunca conseguiu verdadeiramente levantar voo e, em boa verdade, continua a não existir em Portugal um verdadeiro Clube de Business Angels operacional. :( O que é mau para o empreendedorismo... Em contrapartida, o Reino Unido está cheio deles. Porquê? Porque os incentivos fiscais para este tipo de investimento são verdadeiramente atractivos! :wink:

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

Creio que sim! O Estatuto dos Beneficios Fiscais....

por modulator » 7/11/2002 21:41

.... prevê a figura do clube de investidores!

Vidé: http://www.dgci.min-financas.pt/dgciapp ... enDocument

visitando o url:
http://www.businessangelsclub.com/Club/club.htm
verificamos que não é ideia virgem em Portugal.

Apesar de pequeno investidor, nem pensaria 2 vezes em investir no nosso druida!

p.s.: O Maior dos sucessos Ulisses. O pessoal do #Bolsa sente a tua falta.
 
Mensagens: 1
Registado: 7/11/2002 21:03

Re: Clube de investidores do Ulisses

por R_Martins » 7/11/2002 21:10

missbolsa Escreveu:Como sabem, andei afastada do fórum da Sic por motivos profissionais mas estou de volta! Fiquei muito surpreendida com a saída do Ulisses mas ainda bem que aconteceu pos este fórum é muito melhor. Fiquei a pensar quando o Ulisses disse que gostava de fazer gestão de carteiras. Agora que já não está preso à SIC porque não criar um clube de investidores em que o Ulisses geria o nosso dinheiro, sendo remunerado por isso? Fica a ideia!

Agora vou aparecer mais vezes!

Beijos para todos,
Miss Bolsa


Bem vinda Miss Bolsa

Quanta vezes me perguntei: Que terá sido feito da Miss Bolsa, uma participante activa do Sic.
Seja bem Vinda!!!
Com certeza que ficará surprendida com a qualidade do Caldeirão.
É o melhor Fórum do Mundo.
Muita saúde.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por zé povinho » 7/11/2002 19:42

boa tarde,
caro Ulisses "pensa que não está regulamentado", e pensa mito bem.
de facto a nossa legislação não prevê/permite essa figura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 7/11/2002 19:36

Olá miss! Seja bem aparecida...

É verdade que ainda não sei qual vai ser o meu futuro profissional. Penso que essa sugestão que deu não está prevista na legislação portuguesa. Nos Estados Unidos, os clubes de investidores são muito populares, mas em Portugal penso que isso não está regulamentado, o que é pena pois era uma ideia muito interessante.

É por isso que um dos projectos que tenho na cabeça é a criação de uma gestora de patrimónios, onde pudesse fazer a gestão de várias carteiras num mesmo bolo. Veremos se surgem apoios para isso.

Beijinhos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Flying Turtle » 7/11/2002 19:14

Olá missbolsa, há quanto tempo!!! :) :) :)

Sê bem-vinda de volta, esta casa tembém é (sempre) tua! :wink:

Beijinhos
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

Clube de investidores do Ulisses

por missbolsa » 7/11/2002 18:47

Como sabem, andei afastada do fórum da Sic por motivos profissionais mas estou de volta! Fiquei muito surpreendida com a saída do Ulisses mas ainda bem que aconteceu pos este fórum é muito melhor. Fiquei a pensar quando o Ulisses disse que gostava de fazer gestão de carteiras. Agora que já não está preso à SIC porque não criar um clube de investidores em que o Ulisses geria o nosso dinheiro, sendo remunerado por isso? Fica a ideia!

Agora vou aparecer mais vezes!

Beijos para todos,
Miss Bolsa
 
Mensagens: 5
Registado: 7/11/2002 18:42


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, farami, hbsilva, joingue, m-m, Nuno V, Shimazaki_2, Sr.Marques e 421 visitantes