Página 1 de 91
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
28/5/2026 19:03
por tami
Pagamento do dividendo a 17/6, ex-dividendo a 15.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
16/5/2026 15:43
por CarlosAP
severalmal Escreveu:Continuo a achar que vender a Secil foi um erro crasso. Andamos a vender as joias para comprar tretas como a Triangle's e mais não sei o quê. Sincermaente não gosto do rumo que o CEO está a dar à companhia
Partilho da mesma opinião.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
16/5/2026 9:31
por severalmal
Continuo a achar que vender a Secil foi um erro crasso. Andamos a vender as joias para comprar tretas como a Triangle's e mais não sei o quê. Sincermaente não gosto do rumo que o CEO está a dar à companhia
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
15/5/2026 21:29
por JUKIMSUNG
É muita massa. Dá para comprar 130 milhões de acções da Navigator.
Está na hora de juntar os trapinhos
Agora a coisa muda mesmo de figura.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
15/5/2026 20:05
por MarcoAntonio
Lucro da Semapa dispara para 513 milhões em março com mais-valia provisória da venda da Secil - Indústria - Jornal de NegóciosExpurgando o impacto da mais-valia, o resultado líquido da holding teria recuado para 31 milhões. O encaixe de 1.081 milhões com a venda da cimenteira, concretizada em março, inverteu a posição de dívida líquida do grupo.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
8/5/2026 23:07
por CarlosAP
JUKIMSUNG Escreveu:Agora é que a SEMAPA devia lançar a OPA para retirar a NAV da Bolsa.
Com uma oferta de 3,50/3,60 era capaz de conseguir.
duvido que conseguisse os 90% se oferecer menos de 4€.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
8/5/2026 9:46
por JUKIMSUNG
Agora é que a SEMAPA devia lançar a OPA para retirar a NAV da Bolsa.
Com uma oferta de 3,50/3,60 era capaz de conseguir.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/3/2026 9:43
por SalvaFP
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/3/2026 9:37
por Eduardo R.
Esta malta acha que as empresas têm uma conta na Degiro a partir da qual podem investir de um dia para o outro

Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
19/3/2026 15:57
por SalvaFP
esta queda nos mercados acaba por ser positivo para quem tem muito cash e procura novos alvos de investimento...
a semapa poderá encontrar alvos para o cash da venda que fez||?
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
27/2/2026 22:19
por kkk kkk
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/navigator-dita-recuo-do-lucro-da-semapa-para-157-milhoes-em-2025''Navigator dita recuo do lucro da Semapa para 157 milhões em 2025
A Semapa prevê fechar a venda da Secil à Cementos Molins por 1,4 mil milhões no final de março. O resultado líquido do negócio do cimento, agora descontinuado, cresceu mais de 86% no ano passado. A venda reduz 260 milhões à dívida do grupo.
...''
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/dividendos/detalhe/semapa-propoe-manter-dividendo-nos-0-626-euros-apesar-de-quebra-de-33-no-lucro''Semapa propõe manter dividendo nos 0,626 euros apesar de quebra de 33% no lucro
A "holding" que tem como principais ativos as participações na Navigator e na Secil - cuja venda já foi acordada - volta a propor distribuir pelos acionistas "aproximadamente 50 milhões de euros".
...''
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/2/2026 21:12
por akadama0x
Está em modo "slowly but surely", presume-se que em antecipação da próxima apresentação de resultados dia 27.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
29/12/2025 17:30
por Lisboa_Casino
Pmart 1 Escreveu:Curioso a cotação a manter um valor muito conservador , hoje estamos com volume superior á media , mas até ao momento não há subida para valores mais condizentes
É interessante verificar e assumir por alguns que será a Navigator a fazer movimentos de consolidação com a ENCE , será
É que o cash está na casa mãe , e das duas uma ou compra na SEMAPA ou eventualmente até será desta que tentam tirar a SEMAPA de bolsa
Pmart1,
Bem sabes que anda aqui malta criativa.
Portanto , no final haveria sempre fusão com a navigator............Por isso, um aumento de capital da navigator acompanhado pela semapa.............Aumentaria a percentagem e sem premio
Mas para mim, pode ser qualquer uma..................desde que avancem para cima da ENCE não sou esquisito quanto aos donos !
Penso que seria uma boa oportunidade para Semapa / NAvigtor !!!!
Historicamente , tanto a PORTUCEL como a SONAE .... tiveram interesse na ENCE ! Quem sabe se Portugal não volta a carga !!!
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
29/12/2025 17:24
por Pmart 1
Curioso a cotação a manter um valor muito conservador , hoje estamos com volume superior á media , mas até ao momento não há subida para valores mais condizentes
É interessante verificar e assumir por alguns que será a Navigator a fazer movimentos de consolidação com a ENCE , será
É que o cash está na casa mãe , e das duas uma ou compra via SEMAPA ( OPA Ence) ou eventualmente até será desta que tentam tirar a SEMAPA de bolsa
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
21/12/2025 14:43
por CarlosAP
tem razão.. a divida liquida da navigator deve ser adicionada ao meu cálculo anterior, o que no meu exercício daria então um NBV da Semapa de cerca de 2,4-2.5 biliões.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
21/12/2025 13:52
por mjcsreis
O market cap da Navigator é de 2198M€ (YFinance), o que dá 1540M€ na posse da Navigator.
Não sei se será correto consolidar a dívida da Navigator para o NAV da Semapa, uma vez que o market cap da Navigator já tem assumida a sua própria dívida (pele menos devia!).
Ou seja, para calcular o NAV da Semapa eu faria assim: 70% Market Cap da Navigator + outros ativos - net debt da Holding (sem consolidar as participadas).
Isto dá, assumindo os outros ativos a 0 (pior caso): 1540M€ - (228M€ (Net Debt Holding a 30/09) - 1100M€ (encaixe líquido da venda da Secil)) = 2412M€ de NAV.
E isto é assumindo que os outros negócios valem zero. Claro que uma holding negoceia sempre a desconto face ao NAV devido a ineficiências intrínsecas, mas o market cap atual é um desconto demasiado elevado, a meu ver.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
21/12/2025 10:28
por CarlosAP
as contas devem ser:
1) divida liquida zero (1,4B a 30 setembro - valor de venda da semapa)
2) 70% do market cap da NVG: 1,4B
3) outros negócios - vamos assumir 200 milhões
Dá um net book value de 1.6, que é mais ou menos o que está a valer agora.
a performance da semapa fica, pelo menos por enquanto, mais ligada ao market cap da navigator, pois a divida líquida ao nível da holding é praticamente zero e os outros negócios ainda contam pouco.
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/12/2025 19:20
por Lisboa_Casino
tami Escreveu:Lisboa, podes explicar melhor essas contas? A Secil é vendida por 1.4B, com uma dívida liquida de 400M - nas minhas contas entra 1B na conta (o suficiente para, se assim o entendesse, limpar a divida total). Estou a fazer mal as contas?
Tens toda a razão .... Pelo menos ao valor da mais valia estava a faltar
416 milhões registados no valor da participação o que torna os valores bem diferentes daqueles que tinha colocado
1,4 + 800 + extras
pelo menos 2,2 ficam lá para 1,7 de mk Cap
Bem alertado !!!
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/12/2025 18:24
por PXYC
O negócio tem boas mais valias, mas não entendo o motivo de vender um negócio do tipo "cash cow", simples de gerir para quem sabe ser eficiente durante os ciclos de disminuição de procura, que produz um commodity, ou seja a industria que a Semapa sabe executar melhor. Um negócio onde a Inteligência Artificial não é disruptiva!
A troco de quê?
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/12/2025 18:18
por tami
Lisboa, podes explicar melhor essas contas? A Secil é vendida por 1.4B, com uma dívida liquida de 400M - nas minhas contas entra 1B na conta (o suficiente para, se assim o entendesse, limpar a divida total). Estou a fazer mal as contas?
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
20/12/2025 16:28
por Lisboa_Casino
Uma empresa que detem 70% da Navigator avaliados a 1,4 B e que agora fica com supostamente mais 400 milhões de Caixa, fica um pouco curto para justificar uma
cotaçao de Holding de quase 1, 7 B. A SONAE presenta por exemplo
[b]5B de NAV e 3,3 B de MARKET Cap..............
Mas pode ser que o resto que lá fica fora a NAVIGATOR compensem este diferencial..........mas, uma coisa é 1,4 B outra e 0,4 B de mais valia !
Quanto a OPAS e tendo em conta esses 0,4 B de valia, não sei se os mesmos se encaixam no conceito de NOVAS AVENIDAS .
A quem estava dentro ........
Parabéns ! A quem comprou ,
Boa Sorte !
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
19/12/2025 20:15
por kkk kkk
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/semapa-estima-em-400-milhoes-a-mais-valia-com-venda-da-secil-em-2026''...A Semapa, que na manhã desta sexta-feira anunciou ter assinado um acordo para a venda de 100% da Secil, revelou ao final da tarde que, “na sequência de contacto efetuado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários”, essa “transação, tendo em conta o valor do investimento financeiro atualmente registado e não auditado e verificando-se as condições previstas nesse acordo, ascenderá, no exercício de 2026, a uma mais-valia estimada de 400 milhões de euros”....''
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
19/12/2025 19:51
por mjcsreis
Ainda estou a digerir este negócio, estando longo na Semapa já há alguns anos com um reforço pelo meio.
1400M€ de EV, considerando a dívida líquida de setembro da Secil de 294M€ dá aproximadamente 1100M€ de entrada de cash na Semapa, o que face à capitalização bolsista da Semapa é um valor enorme e que só por si justifica, a meu ver, bem mais do que a subida de 21% hoje (já para não falar que a Semapa estava ridiculamente sub-valorizada, na minha modesta opinião).
Os 1400M€ de EV correspondem a um múltiplo de 11 face ao EBIT dos primeiros nove meses de 2025, anualizados. Parece ser um bom negócio deste ponto de vista.
Agora sem a Secil, desaparece uma das principais "avenidas de crescimento", e espero que as recentes e futuras aquisições façam sentido para colmatar a perda de rendimento desta venda. A Imedexa, que já agora foi paga tb a um múltiplo elevado, é uma delas. Vamos agora ver como correm os próximos anos...
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
19/12/2025 15:29
por azulcordomar
Penso que a Semapa com esta venda pode fazer nos próximos dias idas aos 27 euros por ação. A venda vai gerar uma grande liquidez.
1.4 Bi é mesmo muito dinheiro
Re: Semapa - Tópico Geral

Enviado:
19/12/2025 12:10
por Lisboa_Casino
trend=friend Escreveu:Ence e faziam um maior player já com capacidade para outros campeonatos. Tem as suas questões, mas nada que a NVG não resolva como está a fazer com os ingleses.
Não me parecia mal !!!!
Tem Pasta - Tem Floresta - Tem Energia - DIVIDA BAIXA
Por mim, OPAVA já a 3,50 !
