Semapa - Tópico Geral
Re: Semapa - Tópico Geral
Concordo.
O que nao gosto na Triangle é que me parece que compraram inflacionado no pos covid, quando havia escassez de bicicletas (lembro bem ir ao Decathlon para comprar uma e estarem 1 ou 2 bicicleltas apenas em exposiçao).
Entretanto o mercado normalizou e ja nao é a loucura de crescimento esperada.
Faz lembrar a Peloton
O que nao gosto na Triangle é que me parece que compraram inflacionado no pos covid, quando havia escassez de bicicletas (lembro bem ir ao Decathlon para comprar uma e estarem 1 ou 2 bicicleltas apenas em exposiçao).
Entretanto o mercado normalizou e ja nao é a loucura de crescimento esperada.
Faz lembrar a Peloton
- Registado: 17/7/2014 22:33
Nem todos os investimentos correm bem, seja na Semapa ou numa qualquer empresa de Wall Street. E grande parte desses investimentos não correm bem no imediato, muitos são feitos numa perspectiva de longo prazo (não digo que seja este o caso).
- Registado: 28/12/2015 16:15
Honestamente, sim. Prefiro dar uma chance à gestão de encontrar formas de reinvestir. Mesmo que saia furado, como foi o caso. Se saiu furado deliberadamente ou não, não sei. Quero acreditar que não. E na realidade todos os stakeholders têm incentivos alinhados, portanto a escolha de chutar para canto sob a forma de dividendo, é mesmo o último recurso quando não há em vista qualquer outro veículo de reinvestimento (acima da hurdle rate).
Spfgg Escreveu:Não percebo esta obsessão dos investidores portugueses com dividendos. O dinheiro que não sai em dividendos, não evapora da empresa.
Não?
O da Triangle evaporou mais do que os dividendos previstos para este ano.
É nisso que quer enterrar os lucros?
Opcard33 Escreveu:Spfgg Escreveu:Picaroto1984 Escreveu:Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
Não percebo esta obsessão dos investidores portugueses com dividendos. O dinheiro que não sai em dividendos, não evapora da empresa.
O dividendo é muito bom para grandes investidores, já o pequeno veem o que recebe minguado de impostos e custos . Prefiro que utilizem os lucros para compra de ações próprias .
Isso. Ou reinvestimento -- que ultimamente não tem sido fantástico, mas continuo a achar preferível.
Opcard33 Escreveu:Spfgg Escreveu:Picaroto1984 Escreveu:Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
Não percebo esta obsessão dos investidores portugueses com dividendos. O dinheiro que não sai em dividendos, não evapora da empresa.
O dividendo é muito bom para grandes investidores, já o pequeno veem o que recebe minguado de impostos e custos . Prefiro que utilizem os lucros para compra de ações próprias .
E estao a comprar acçoes proprias?
Acho bem investirem, se investirem bem. A compra da Triangle deixa-me muitas duvidas.
Spfgg Escreveu:Picaroto1984 Escreveu:Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
- Registado: 9/9/2013 15:13
Picaroto1984 Escreveu:Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
Lucro da Semapa recua 4,8% para 233 milhões em 2024 - Indústria - Jornal de Negócios
A holding que controla a Navigator e a Secil investiu 541 milhões de euros no ano passado. O EBITDA atingiu os 703 milhões, o que representa o segundo maior resultado de sempre.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Picaroto1984 Escreveu:Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
Parece-me manobra para desmoralizar investidores. Para as manas chega e sobra, quanto menos interesse houver mais depressa voltam a lançar OPA a preços deprimidos.
E deram 178M pela Triangle que deve facturar uns 20M... Investimento nefasto
Estes gajos da Semapa são muito mãos de vaca, 233 milhões de lucro e só 50 milhões em dividendos.
- Registado: 20/12/2024 15:18
Foi aos 16€ mas acabou por nao ter força para passar. Resultados da NVG (ou pelo menos reacçao aos mesmos) nao ajudaram
Ficou a 6 centimos dos 15.60 esta manha e está com volume alto para a altura do dia.
Será que quer ir já atacar os 16 altos? tambem é certo que em juho ano passado testou os 15 altos e acabou por nao superar. Mas à medida que o dividendo se for aproximando a coisa deveria ir animando
Será que quer ir já atacar os 16 altos? tambem é certo que em juho ano passado testou os 15 altos e acabou por nao superar. Mas à medida que o dividendo se for aproximando a coisa deveria ir animando
Se fechar, pelo menos, nesta zona diria que a resistencia CP está vencida e deveria ir testar os 15.60. Se consolidar aqui pelos 15 também nao invalida os 15.60 dentro de umas semanas
tami Escreveu:cmmanel Escreveu:A Semapa serve para as manas gerirem os seus interesses pessoais.
Não criar valor para os acionistas.
A cotação reflete precisamente isso. Nos últimos anos o PER mais baixo tem sido recorrentemente da Semapa.
Negócios com pouco sentido, como o das bicicletas.
Fraca comunicação com o mercado.
E os acionistas tendem a não gostar de quem não gosta deles.
Qual é o critério para definir criação de "valor para os acionistas"? Tenho Semapa há sensivelmente 5 anos, não sobe como uma tecnológica, mas aguenta tempos turbulentos sem abanar, e todos os anos tem valorizado consistentemente, sem contar com um generoso dividendo anual. Eu gosto muito da Semapa, e conto ficar com ela até a retirarem de bolsa, com o prémio correspondente.
Entras-te numa boa ocasião.
Também tenho ações quase desde o mesmo momento.
Foi lançada entretanto uma OPA, em que o preço oferecido era menor que a participação que a empresa detinha na Navigator.
As únicas beneficiadas eram as manas.
As compras entretanto efetuadas pela empresa, e já foram várias, tem um retorno de 0.
O grande fluxo de capital é gerado unicamente pela Navigator.
A grande distribuição de dividendos foi só quando as manas compraram 13% da Sodim á Sonagi. (Por um preço irrisório).
Embora os múltiplos da Semapa sejam muito interessantes acho a Navigator uma empresa bem mais interessante, e isso deve-se para mim á gestão da Semapa.
Mas confesso que me farta um pouco esta gestão apesar dos múltiplos da empresa que são muito bons.
- Registado: 29/11/2007 2:41
cmmanel Escreveu:A Semapa serve para as manas gerirem os seus interesses pessoais.
A cotação reflete precisamente isso. Nos últimos anos o PER mais baixo tem sido recorrentemente da Semapa.
Qual é o critério para definir criação de "valor para os acionistas"? Tenho Semapa há sensivelmente 5 anos, não sobe como uma tecnológica, mas aguenta tempos turbulentos sem abanar, e todos os anos tem valorizado consistentemente, sem contar com um generoso dividendo anual. Eu gosto muito da Semapa, e conto ficar com ela até a retirarem de bolsa, com o prémio correspondente.
Panchito07 Escreveu:Picaroto1984 Escreveu:Parece-me incrível que uma empresa com lucros constantemente esteja a cotar a PER 4.
Não encontro explicação lógica para isso.
Eles deviam fazer recompra de ações, vão receber 140 milhões da Navigator em dividendos. Dava para recomprar mais de 10% das ações em circulação.
Para isso é que a SoDIM fez a OPA em 2021 mas falhou.
Querem comprar mas é a preço de saldo.
A Semapa serve para as manas gerirem os seus interesses pessoais.
- Registado: 29/11/2007 2:41
Pouco interesse por aqui...
Está numa resistencia de CP. Se rompe devia atacar os 15.60-16€
Será que os dividendos a fazem atacar maximos do ano passado nos 16.8?
Está numa resistencia de CP. Se rompe devia atacar os 15.60-16€
Será que os dividendos a fazem atacar maximos do ano passado nos 16.8?
Panchito07 Escreveu:Picaroto1984 Escreveu:Parece-me incrível que uma empresa com lucros constantemente esteja a cotar a PER 4.
Eles deviam fazer recompra de ações, vão receber 140 milhões da Navigator em dividendos. Dava para recomprar mais de 10% das ações em circulação.
Reduzir ainda mais o free float com que objetivo? Retirar de bolsa?
Picaroto1984 Escreveu:Parece-me incrível que uma empresa com lucros constantemente esteja a cotar a PER 4.
- Registado: 5/8/2016 23:06
Parece-me incrível que uma empresa com lucros constantemente esteja a cotar a PER 4.
- Registado: 20/12/2024 15:18
Navigator distribui quase 100 milhões em dividendos antecipados
70 milhões para os cofres da Semapa em janeiro.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ntecipados
- Registado: 5/8/2016 23:06
Lucky_Luke Escreveu:Para quando nova OPA da Sodim?
Não sei, mas por mim estão à vontade. A não ser adquiram em bolsa o que falta, só vendo acima dos 30.
Eu diria que tendo em conta o relatório Draghi e a nova orientação e rumo que a UE quer tomar daqui para a frente em relação aos mercados de capitais, seria muito miópico por parte da Sodim em fazê-lo agora, quando o paradigma dos mercados públicos está perto de mudar. Haverá mais liquidez, e muito provavelmente, incentivos fiscais para as pessoas colocarem dinheiro nos mercados de capitais, no sentido de construir o fatídico "terceiro pilar".
Tudo isto levará a que as empresas europeias em bolsa finalmente saiam da cepa torta e se aproximem, em termos de múltiplos, da congéneres americanas. Isto é, se a Semapa hoje em dia transacciona a 4x earnings, muito provavelmente passará a uns 8 ou 10 nos próximos anos. Quero vender a 4? Não, não quero.
votou para os 13---
algum comentário
algum comentário
- Registado: 3/7/2023 13:03
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 17 visitantes