Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Lusitanus » 14/7/2021 18:11

Tenho a impressão de que as manas ainda vão fazer com que muitos que não venderam na OPA se arrependam de não o terem feito.
A estratégia pode passar por pressionar a queda da cotação da Semapa e posteriormente realizar um aumento de capital a um preço superior à cotação na altura, estilo Sonae Indústria, para as manas, assim, alcançarem 90 ou mais por cento da Semapa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 14/7/2021 17:44

Spfgg Escreveu:
Sacanitajose Escreveu::wall: :wall: apeei-me, nos 11,98 ! :-" :-" boa tarde !

Depois the 4 meses de consolidação, resolveste vender por 2% upside? :-k

EDIT: A vasta maioria de pessoas que neste momento detêm participações na empresa são: a Sodim e quem não quiz vender na OPA (presume-se por isto que sejam "strong hands"). Se a Sodim quer realmente tirar a empresa de Bolsa (que me parece inevitável por este andar) terá de o fazer a comprar a preços mais altos. Espero com isto que não seja 2% acima que leve os actuais holders a vender. Era ligeiramente patético.

:-k a incógnita, mas após esta resposta, voltei a entrar e vou continuar, na espectativa :wall: :-" Já nem nos, 11,61 das " Manas " :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por MNPTLIS » 23/6/2021 17:41

Pode ser que um dia destes tenhamos um governo minimamente capaz que crie incentivos à poupança/investimento pessoal e renove o interesse nos mercados capitais. Até lá, o mais provável é continuarmos às moscas.

Em Portugal esqueçam isso.
O poder político não está interessado nisso, dinheiro é poder e tem de se manter o povo pobre a qualquer custo ,assim podem continuar descansados que não lhes foge o tacho.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 23/6/2021 17:15

Perdido1 Escreveu:
MNPTLIS Escreveu:Com o volume que apresenta , e a continuar assim parece-me que é uma questão de tempo até sair do PSI20


Se o volume actual da Semapa for um problema para se manter, o que dizer do da Ibersol, Ramada e Novabase? O Psi 20 ficaria ainda menos "20"... Aliás, o volume médio da Semapa não é muito diferente do da Corticeira Amorim.


Pode ser que um dia destes tenhamos um governo minimamente capaz que crie incentivos à poupança/investimento pessoal e renove o interesse nos mercados capitais. Até lá, o mais provável é continuarmos às moscas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Perdido1 » 21/6/2021 23:55

MNPTLIS Escreveu:Com o volume que apresenta , e a continuar assim parece-me que é uma questão de tempo até sair do PSI20


Se o volume actual da Semapa for um problema para se manter, o que dizer do da Ibersol, Ramada e Novabase? O Psi 20 ficaria ainda menos "20"... Aliás, o volume médio da Semapa não é muito diferente do da Corticeira Amorim.
 
Mensagens: 32
Registado: 9/2/2021 20:12

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 21/6/2021 18:09

Spfgg Escreveu:
Sacanitajose Escreveu::wall: :wall: apeei-me, nos 11,98 ! :-" :-" boa tarde !

Depois the 4 meses de consolidação, resolveste vender por 2% upside? :-k

EDIT: A vasta maioria de pessoas que neste momento detêm participações na empresa são: a Sodim e quem não quiz vender na OPA (presume-se por isto que sejam "strong hands"). Se a Sodim quer realmente tirar a empresa de Bolsa (que me parece inevitável por este andar) terá de o fazer a comprar a preços mais altos. Espero com isto que não seja 2% acima que leve os actuais holders a vender. Era ligeiramente patético.


Pois...

LaribauFarmer Escreveu:
Baseado no meu raciocínio, a Herdade entrou hoje com 8% da sua carteira em SEM. Risco: Ter que vender em aquisição potestativa, mas sem perdas/Reward: Receber soculentos Dividendos por via das necessidades da Sodim relativas ao serviço da dívida para financiar a Opa, a qual, mesmo que não chegue aos 90 % a Sodim quererá efetuar e/ou, beneficiar da valorização que estes dividendos irão induzir na cotação.

Aguardando CALMAMENTE, depois de uma excelente MV realizada nos primeiros dias do pós anúncio da OPA...!


Visto não termos vendido na OPA, tem mesmo que ser CALMAMENTE, caso contrário "andamos" aos dois por cento... Por outro lado, é bom que haja quem venda a estes preços, sempre temos oportunidade de ir paulatinamente reforçando... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 21/6/2021 17:34

Sacanitajose Escreveu::wall: :wall: apeei-me, nos 11,98 ! :-" :-" boa tarde !

Depois the 4 meses de consolidação, resolveste vender por 2% upside? :-k

EDIT: A vasta maioria de pessoas que neste momento detêm participações na empresa são: a Sodim e quem não quiz vender na OPA (presume-se por isto que sejam "strong hands"). Se a Sodim quer realmente tirar a empresa de Bolsa (que me parece inevitável por este andar) terá de o fazer a comprar a preços mais altos. Espero com isto que não seja 2% acima que leve os actuais holders a vender. Era ligeiramente patético.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 21/6/2021 16:19

ALEGRIA40 Escreveu:Queria fazer algum para investir noutro título mas não quero vender antes de amanhã tanto por estar curioso sobre o que irá acontecer a este como por não querer que as manas as apanhem... alguém tem uma opinião sobre para onde vai (se é que vai a algum lado)?

Depende da tendência, amanhã !? Mas, julgo que até 6ª feira :-k vai estar confuso e mesmo virar Sul ! porquê, perfectivas :-k !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 21/6/2021 16:15

:wall: :wall: apeei-me, nos 11,98 ! :-" :-" boa tarde !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 21/6/2021 13:35

MNPTLIS Escreveu:Com o volume que apresenta , e a continuar assim parece-me que é uma questão de tempo até sair do PSI20

Yup.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por MNPTLIS » 16/6/2021 12:10

Com o volume que apresenta , e a continuar assim parece-me que é uma questão de tempo até sair do PSI20
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 15/6/2021 20:10

Se houver alguma racionalidade na bolsa de Lisboa e mantendo-se a conjuntura actual, a cotação, para o bem de todos os accionistas (excepto a Sodim), deveria afastar-se para norte dos 11,66. A Sodim mais tarde ou mais cedo irá voltar à carga através de nova OPA ou de um aumento de capital (estilo SONAE Indústria) mas, nesse sentido, quando isso acontecesse teria que abrir os cordões à bolsa.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 15/6/2021 15:07

Queria fazer algum para investir noutro título mas não quero vender antes de amanhã tanto por estar curioso sobre o que irá acontecer a este como por não querer que as manas as apanhem... alguém tem uma opinião sobre para onde vai (se é que vai a algum lado)?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 9/6/2021 19:59

A OPA morreu! Longa vida à SEMAPA!
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 9/6/2021 19:56

Sacanitajose Escreveu:
Sacanitajose Escreveu::shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;

Bom dia !
Uma pergunta algo ingénua:- A Navigator e os Dividendos. há alguma notícia de !?
Obrigado e resto de boa semana :idea: :!: :roll:
:lol: falta de atenção, foram a 25Maio ! Desculpem :oh:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 9/6/2021 9:04

Sacanitajose Escreveu::shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;

Bom dia !
Uma pergunta algo ingénua:- A Navigator e os Dividendos. há alguma notícia de !?
Obrigado e resto de boa semana :idea: :!: :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 9/6/2021 0:20

Spfgg Escreveu:
Bar38 Escreveu:Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..




Na minha perspectiva, a falta de acção em relação ao preço é somente derivada da falta de interesse no mercado português.


Isso não aconteceu de ontem para hoje...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 8/6/2021 23:16

Bar38 Escreveu:Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..


Voltamos à eficiência do mercado (e um pouco de game theory). Se a Semapa estiver de facto subvalorizada, é irrelevante quanto controla o principal accionista. Se ele pretender vender abaixo de book value (ou seja qual for a métrica em questão), está a criar oportunidade para os outro participantes. Se por outro lado tentar agir de forma negligente (na gestão da empresa) para tentar forçar o outros participantes a vender, está também a auto prejudicar-se, o que à partida não fará por razões óbvias. Além de haver sempre a chance de alguém fazer call do bluff.

Na minha perspectiva, a falta de acção em relação ao preço é somente derivada da falta de interesse no mercado português.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 22:40

Lusitanus Escreveu:Um sócio com mais de 82% da Semapa vai querer que a Semapa tenha os maiores resultados possíveis.

Para ele sim...as intenções deste são bem conhecidas...na minha opinião é mais uma que vai andar por aqui moribunda...sem qualquer interesse...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Lusitanus » 8/6/2021 22:37

Um sócio com mais de 82% da Semapa vai querer que a Semapa tenha os maiores resultados possíveis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 22:31

Lusitanus Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...

Isso depende unicamente dos resultados que a Semapa vier a obter futuramente.

Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Lusitanus » 8/6/2021 22:21

Bar38 Escreveu:
Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...

Isso depende unicamente dos resultados que a Semapa vier a obter futuramente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 21:46

Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 8/6/2021 21:42

É preciso é calma...! Calma e gelo no estomago para aguentar a parada. A Sodim só ganha se os atuais acionistas quiserem e só querem se perderem a calma e a paciência. Vai ser uma guerra surda, mas há que aguentar, gelo no estomago, compadres, gelo no estomago... 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 8/6/2021 18:16

Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO, VALHALLA e 164 visitantes