Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 25/5/2021 14:03

ALEGRIA40 Escreveu:E agora a cotar abaixo do preço... a tentarem assustar o povo, só pode


comprei uns pozinhos a 11,50€. se baixarem mais um bocado compro mais. temos a prova viva que a bolsa é algo irracional. daqui a 3 dias podem receber 11,66 e estão a vender a 11,50? LOL
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 25/5/2021 13:45

E agora a cotar abaixo do preço... a tentarem assustar o povo, só pode
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 24/5/2021 13:14

Confesso que estava a espera que alguém fizesse subir a cotação da Navigator no limite do tempo...
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 22/5/2021 13:03

SERRA LAPA Escreveu:Os gráficos têm um valor meramente relativo. Se fosse assim toda a gente estava rica. Eu por mim acho esta OPA optima quem quiser vende ao preço proposto, mas como não vão ter 90%, eu cá continuarei felizmente com as minhas para vender acima de 17. Até lá venham os dividendos.

(Ficava deveras chateado se existisse ua Opa Potestativa e tivesse que dar quase de borla uma acção destas!)

Quem não vende a 11, 66€ não vai depois vender a baixo por isso, vivam os fundos espanhóis que sabem o que estão a fazer. E as tolas das manas se querem tirar a empresa de bolsa, que paguem o preço justo! Recordo que a avaliação mínima é de 17,5 €, sem qualquer prémio!


17,5 é o valor da participaçao no mercado regulado da navigator
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 22/5/2021 1:29

Os gráficos têm um valor meramente relativo. Se fosse assim toda a gente estava rica. Eu por mim acho esta OPA optima quem quiser vende ao preço proposto, mas como não vão ter 90%, eu cá continuarei felizmente com as minhas para vender acima de 17. Até lá venham os dividendos.

(Ficava deveras chateado se existisse ua Opa Potestativa e tivesse que dar quase de borla uma acção destas!)

Quem não vende a 11, 66€ não vai depois vender a baixo por isso, vivam os fundos espanhóis que sabem o que estão a fazer. E as tolas das manas se querem tirar a empresa de bolsa, que paguem o preço justo! Recordo que a avaliação mínima é de 17,5 €, sem qualquer prémio!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 21/5/2021 20:43

Gil Rumor Escreveu:Com a Semapa a negociar abaixo da média móvel simples de 50 períodos, um aumento de volume na penúltima sessão, podemos ter uma correcção.
Esperemos que o titulo caso caia dê sinal de vida nos 11.45 onde passa uma linha unindo o fundo de Novembro e Janeiro, porque senão o titulo pode desvalorizar 5% a 10% na facilmente a muitíssimo curto prazo.( apenas um cenário)


Tens ideia do que se passa? Percebo que muitas vezes os gráficos podem explicar alguma coisa.. no dia 25 qusm quiser vender a 11,66 vende... quem nao quiser é porque acha que está abaixo do preço considerado... como é que alguem que nao vende a 11,66 vai vender mais barato? Rudo isto é pouco lógico, mas penso que devemos ser im pouco racionais...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Gil Rumor » 21/5/2021 19:54

Com a Semapa a negociar abaixo da média móvel simples de 50 períodos, um aumento de volume na penúltima sessão, podemos ter uma correcção.
Esperemos que o titulo caso caia dê sinal de vida nos 11.45 onde passa uma linha unindo o fundo de Novembro e Janeiro, porque senão o titulo pode desvalorizar 5% a 10% na facilmente a muitíssimo curto prazo.( apenas um cenário)
Anexos
semapa daily.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Andre vez » 21/5/2021 15:50

ALEGRIA40 Escreveu:Na minha ignorância pergunto, porque vender? O máximo que pode acontecer é ser obrigado a vender a cotação actual, ou seja, é uma situação de ganhar-não ganhar, mas nunca perder. Portanto quem irá aceitar? Ou há algum inconveniente de que eu não saiba?


Boas,

Pode a cotação sempre descer ;) e tem muito espaço para isso.

Eu também espero que a cotação suba, e para mim prefiro não vender, mas sabendo que também pode descer.
Abraço
André
 
Mensagens: 329
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 21/5/2021 15:45

Na minha ignorância pergunto, porque vender? O máximo que pode acontecer é ser obrigado a vender a cotação actual, ou seja, é uma situação de ganhar-não ganhar, mas nunca perder. Portanto quem irá aceitar? Ou há algum inconveniente de que eu não saiba?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Garfield » 21/5/2021 15:07

Boas,

2021 Maio 20
Família Queiroz Pereira compra em bolsa 0,762% da Semapa por 7,2 milhões

in ECO
https://eco.sapo.pt/2021/05/20/familia-queiroz-pereira-compra-em-bolsa-0762-da-semapa-por-72-milhoes/

A Sodim, holding da família Queirós Pereira, reforçou em bolsa a posição na Semapa, enquanto tem em curso uma oferta pública de aquisição (OPA). A aquisição foi de 619.508 ações — equivalentes de 0,762% do capital — a um preço de 11,66 cada (igual à contrapartida oferecida na OPA). O investimento foi superior a 7,2 milhões de euros.

“A sociedade Sodim, SGPS, S.A. (“Sodim”) comunicou, na presente data, à Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. (“Semapa”) que hoje [quinta-feira] adquiriu em bolsa 619.508 ações, representativas de 0,762% do capital social da Semapa“, refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Antes da operação, a Sodim era dona de 58,4 milhões de ações da Semapa, incluindo 19,4 milhões de títulos diretamente e outros 38,96 milhões de títulos na posse da Cimo – Gestão de Participações. Isto corresponde a 71,906% do total do capital da Semapa. A OPA lançada em fevereiro visa o capital que a holding ainda não detém: ou seja, cerca de 28,1% do capital que estão na posse de outros investidores.

Para ficar com 100% da Semapa, a Sodim vai ter de comprar títulos à Bestinver (3,08%), ao fundo soberano da Noruega (2,13%), Cobas Asset Management (2,05%) e ir à bolsa adquirir capital que se encontra disperso por investidores não qualificados. Esta última opção poderá ter sido escolhida para antecipar a recusa em vender pelos outros acionistas que têm criticado o preço.

É condição de sucesso que a Sodim passe a deter, em consequência da oferta, um mínimo de 90% dos direitos de voto. Esta condição é passível de renúncia, o que significa que a Sodim pode completar a oferta sem conseguir os 90%. Nesse caso, fica, no entanto, em risco a retirada de bolsa da Semapa. Os acionistas da Semapa que pretendam aceitar a oferta deverão comunicar essa intenção aos intermediários financeiros até às 15h de 25 de maio.



BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2372
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 21/5/2021 14:45

Artista Romeno Escreveu:
perneta Escreveu:Na minha opinião a Bestinver deveria fazer um bocado de ativismo e lançar um valor em concreto que estaria disponível vender a posição que trouxesse um premium aceitavel...

Entao e a nvg quanto vale ao certo? Com a pasta a subir assim?


Considerando o valor de mercado da navigator a 3 euros, porque nao faz sentido estar a valorizar por um preço diferente da cotaçao e até uma propria avaliaçao teria de ter isso em conta. E tendo em conta um ev ebitda de 7 para o ambiente e cimento temos os seguintes dados


Vallor navigator 1,49 b
Valor cimento ambiente( a parte da semapa next deve valer algo, mas esquece isso) 0,938b

Divida liquida 0,535b

Ev 1,9b

Caso a avaliaçao da navigator fosse para 2 euros temos 18 euros por acçao. Vale 20 na boa.

Nao me parece nada de extraordinario os 7 do ebitda, ainda para mais temos aqui que pagar um prémio de controlo
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2021 23:40

perneta Escreveu:Na minha opinião a Bestinver deveria fazer um bocado de ativismo e lançar um valor em concreto que estaria disponível vender a posição que trouxesse um premium aceitavel...

Entao e a nvg quanto vale ao certo? Com a pasta a subir assim?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por perneta » 20/5/2021 20:20

Na minha opinião a Bestinver deveria fazer um bocado de ativismo e lançar um valor em concreto que estaria disponível vender a posição que trouxesse um premium aceitavel...
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
Mensagens: 183
Registado: 10/1/2018 16:32

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2021 19:52

Minsk Escreveu:Alguém terá uma ideia de como está a receptividade da adesão à OPA? A Sodim oferece 11.66€/stock (ajustado a pagamento de dividendo já feito), a lógica diria que não seria bem sucedida pelo preço completamente desajustado.

Tirando aqui o lápiz de trás da orelha, tendo a Semapa 69,35% da NVG, com a actual cotação da NVG a semapa valeria quase 20€.
A OPA está a servir de rolha ao ajuste de cotação da Semapa que a estas alturas estaria pelo menos uns 30% acima só como correlação com a NVG, isto descontado o factor holding.

Se a OPA falhar parece-me inevitável uma subida substancial de ajuste de valor.....

Contas á pressão de ar, e a divida da holding nao conta, e os cimentos quanto valem e a etsa....enfim....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 20/5/2021 19:03

Diria que este é um negocio sem risco. Nao vai muito ao encontro dos outros accionistas, mas espero que a opa seja bem sucedida... a partir dai aplicamos o Csc art 105 e 116. No final ficamos com os 20 euros por acçao. Nenhum revisor avaliará por menos que isso.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por OCTAMA » 20/5/2021 12:33

Minsk Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Alguma razão para esta queda e com este volume? :-k


A minha lógica diria que esta queda e ajuste a 11,66e seria sinónimo que a OPA teria sucesso e que a empresa saíria de bolsa a este valor. As afirmações de ontem de alguns acionistas de referência a dizer que não vendem contrariam esta tese... por isso... há algo mais que não sabemos...


Bom Dia Johny,

Pelo que tenho acompanhado da cotação, creio que a recusa em aumentar o preço da OPA, por parte da Sodim, formaliza e acerta somente no preço da OPA. Nada mais.

Se o futuro traz novidades, não sabemos. Mas, com OPA chumbada, o preço corrigirá de início, se depois sobe ou desce? Creio que sobe, senão pelo valor da Navigator e dos outros negócios da Semapa, também o pode fazer pela crença de que de futuro poderá aparecer uma oferta relâmpago, para matar "o bicho" de uma vez por todas (algo já referido pelo Lauribau). Se assim vier a ser, acho isto tudo um desperdício de dinheiro, com Bancos e Advogados, etc, etc em vez de fazerem bem à primeira.

Por mim, venham de lá esses dividendos futuros sff. Sereno.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 20/5/2021 11:53

Eu reforcei há dois dias atrás. Vou pagar para ver. Confio que os accionistas não vão ser burros. Só a participação na Navigator vale 1500 e querem dizer que a Semapa não vale nem 1000?
As holdings tem um desconto, mas e os outros negócios da Holding? Por pouco significativos que sejam, existem.
Além disso ainda tenho para mim que pode haver algum desenvolvimento na manga das outras áreas e que estejam caladinhos.
Com isto tudo, devo dizer que a Jeronimo Martins se afirma neste momento como a única empresa “familiar” cuja missão não declarada é comer a cabeça aos pequenos investidores. O que vai acontecer a cotação da Navigator depois desta lição de ética? dizem que a Sonae é sub-avaliada... porque será...? A única coisa que a salvará são os dividendos.
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Chico_bento » 20/5/2021 11:48

:?
 
Mensagens: 9
Registado: 25/4/2021 8:51

Re: Semapa - Tópico Geral

por Minsk » 20/5/2021 11:23

JohnyRobaz Escreveu:Alguma razão para esta queda e com este volume? :-k


A minha lógica diria que esta queda e ajuste a 11,66e seria sinónimo que a OPA teria sucesso e que a empresa saíria de bolsa a este valor. As afirmações de ontem de alguns acionistas de referência a dizer que não vendem contrariam esta tese... por isso... há algo mais que não sabemos...
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 20/5/2021 11:00

Alguma razão para esta queda e com este volume? :-k
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por Samukinha » 20/5/2021 10:00

Segundo a Bloomberg, a Bestinver não pretende alienar a posição na OPA
 
Mensagens: 26
Registado: 27/7/2018 14:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Minsk » 19/5/2021 13:42

ParaCima Escreveu:Nao assumas isso como certo, muita das vezes a semapa cotou abaixo da percentagem da capitalizacao que tem na navigator... com isto nao digo que nao valha 20 euros


Sim, olhando à correlação é ainda prematuro assumir uma subida grande da SEM, tradicionalmente a NVG segue linha acima mas o gap ainda é pequeno para assumir que a SEM possa subir muito após final da OPA
Anexos
Screenshot 2021-05-19 at 14.34.06.png
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/5/2021 13:13

Minsk Escreveu:Alguém terá uma ideia de como está a receptividade da adesão à OPA? A Sodim oferece 11.66€/stock (ajustado a pagamento de dividendo já feito), a lógica diria que não seria bem sucedida pelo preço completamente desajustado.

Tirando aqui o lápiz de trás da orelha, tendo a Semapa 69,35% da NVG, com a actual cotação da NVG a semapa valeria quase 20€.
A OPA está a servir de rolha ao ajuste de cotação da Semapa que a estas alturas estaria pelo menos uns 30% acima só como correlação com a NVG, isto descontado o factor holding.

Se a OPA falhar parece-me inevitável uma subida substancial de ajuste de valor.....



Nao assumas isso como certo, muita das vezes a semapa cotou abaixo da percentagem da capitalizacao que tem na navigator... com isto nao digo que nao valha 20 euros
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Minsk » 19/5/2021 9:39

Alguém terá uma ideia de como está a receptividade da adesão à OPA? A Sodim oferece 11.66€/stock (ajustado a pagamento de dividendo já feito), a lógica diria que não seria bem sucedida pelo preço completamente desajustado.

Tirando aqui o lápiz de trás da orelha, tendo a Semapa 69,35% da NVG, com a actual cotação da NVG a semapa valeria quase 20€.
A OPA está a servir de rolha ao ajuste de cotação da Semapa que a estas alturas estaria pelo menos uns 30% acima só como correlação com a NVG, isto descontado o factor holding.

Se a OPA falhar parece-me inevitável uma subida substancial de ajuste de valor.....
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por BullDuck » 18/5/2021 12:34

Samukinha Escreveu:Boa noite,

Hoje recebi email com o seguinte conteudo:

"
Prezado Investidor,

Com relação à Oferta Pública Geral e Voluntaria de Aquisição de Açoes representativas do capital social da SEMAPA – Sociedade de Investimento e Gestao, SGPS, S.A., por favor, veja em anexo a Carta da SODIM, SGPS, S.A. aos acionistas da SEMAPA.

A documentação da Oferta pode ser encontrada aqui:

CMVM website

Prospeto: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR79052.pdf

Anúncio de lançamento da Oferta: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR79051.pdf

SODIM website: https://sodim.pt/documentacao/

SEMAPA

Prospeto: https://www.semapa.pt/sites/default/fil ... ospeto.pdf

Anúncio de lançamento da Oferta: https://www.semapa.pt/sites/default/fil ... 6%20AL.pdf

Caso você precise de mais informações sobre a Oferta, por favor, entre em contato conosco através do site https://sodim.pt/contactos/.

Com os melhores cumprimentos,

Morrow Sodali
"

Qual a vossa opinião sobre a OPA?


Boa questão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 36
Registado: 28/7/2013 12:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado: