Aviso a todos os utilizadores!
comentário.....
Mas Cara ..SCPNuno
Olha que eu também vou percebendo alguma coisa de bolsa...e quejandos.
Simplesmente submeto-me a excelsa sabedoria dos demais como, por exemplo...os administradores...os moderadores....e demais personalidades opinativas deste fórum.
Vou reflectindo...e vou aprendendo...tenho lido umas coisas...pois as reticências sãomeras pausas de liguagem discursiva....para se entender melhor.
Mas eu sei escrever sem elas não te preocupes....e julgo que não seja muito maçador com elas...já por cá ando há uns anitos...fui dos primeiros....e tenho toda a consideração pelos Caros.....mesmo com estas reticências automáticas...tenho expendido umas coisas....eeheh!!
cumps
[/b]
Olha que eu também vou percebendo alguma coisa de bolsa...e quejandos.
Simplesmente submeto-me a excelsa sabedoria dos demais como, por exemplo...os administradores...os moderadores....e demais personalidades opinativas deste fórum.
Vou reflectindo...e vou aprendendo...tenho lido umas coisas...pois as reticências sãomeras pausas de liguagem discursiva....para se entender melhor.
Mas eu sei escrever sem elas não te preocupes....e julgo que não seja muito maçador com elas...já por cá ando há uns anitos...fui dos primeiros....e tenho toda a consideração pelos Caros.....mesmo com estas reticências automáticas...tenho expendido umas coisas....eeheh!!
cumps
[/b]
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Pata-Hari Escreveu: ....meteria eu o meu corpanzil opinativo? ....
Sora Administradora!!
Olhe a terminologia! Metade do Caldeirão está agora a imaginar V. Exa como uma mistura entre Maria José Ritta (este tópico não tem NADA a ver com o outro) e aquela antiga secretaria de estado dos USA (esqueci o nome, uma moçinha aí para os seus 90kgs, sempre com uns grandes camafeus)...
Qual corpanzil...corpinho de bailarinha, de elegancia felina que se esgueira entre os posts com gracil leveza, atirando com as bilhas ás cabeças dos futuros accionistas da galp..
(eu hoje não estou bem, isto são opas a mais para mim...)
Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Re: comentário
jotabil Escreveu:Concordo inteiramente com o Mech e as orientações gerais do herói grego e do triunviratista... Tem de haver matérias envolventes que dêm corpo à distinta humanidade do caldeirão....regulamentação a mais tira a sinceridade das opiniões e, vamos lá...dos pareceres dos mais doutos na matéria específica da bolsa.
cumps
Jotabil, eu não sei se percebi que tu concordas com algunzinhos offtopiquinhos de vez em quando? ás vezes, dragão meu, ficas meio dificil de entender...
Mas, se percebi bem,, concordo contigo (nem me lembro se já votei esta "coisa" ou não, mas pronto)
Meu amigo, se nos faltassem os off topics, ficavamos sem as tuas reticencias. Sem as poderes disponibilizar proficuamente aqui no forum, irias ficar com elas em excesso. Logo, sendo a oferta maior do que a procura, ia cair a cotação e os mercados atras das reticencias por simpatia..naa, tu "reticentete " para aí á vontade, é sempre um prazer...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Mais um claro exemplo de como se tentam manietar as opiniões de determinadas pessoas, nomeadamente moderadores.
De tantos exemplos (milhares) de off-topic no Forum e de inclusivamente o Elias (que foi quem puxou o tópico) ter efectuado uma espécie de listagem dos últimos, só te conseguiste lembrar de um exemplo de um discussão num off-topic.
Sintomático.
De tantos exemplos (milhares) de off-topic no Forum e de inclusivamente o Elias (que foi quem puxou o tópico) ter efectuado uma espécie de listagem dos últimos, só te conseguiste lembrar de um exemplo de um discussão num off-topic.
Sintomático.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário
Concordo inteiramente com o Mech e as orientações gerais do herói grego e do triunviratista... Tem de haver matérias envolventes que dêm corpo à distinta humanidade do caldeirão....regulamentação a mais tira a sinceridade das opiniões e, vamos lá...dos pareceres dos mais doutos na matéria específica da bolsa.
cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Ulisses Pereira Escreveu:Não, Pedro. É um tópico que visa regular o fórum e que, de quando em vez, é importante ser reavivado.
Um abraço,
Ulisses
Só estava a perguntar pois não sei se estava a ser somado para efeito de %, no entanto acho que se deve ter em conta os post e não os tópicos, pois os off-topics depressa "desaparecem" e a % é muito mais baixa do que a apresentada.
Como já referi num tópico anterior e a meu ver, pior do que os off-topics (que só abrimos se quisermos), são os vários tópicos sobre o mesmo assunto.
GAB Escreveu:Em assuntos que sejam fora de Bolsa os autores devem por no titulo do tópico OFF-"titulo que deseja". ( no caso de se esquecerem voçes adicionam/alteram o titulo com tal referência)
Concordo!
Queria ainda fazer uma "nova" sugestão. Sem afectar (a meu ver) o espírito do Caldeirão e o conceito que esteve na génese do próprio nome, gostaria que uma acção tivesse um só tópico (exceptuando casos verdadeiramente excepcionais, como: uma OPA, OPV ou outra notícia bombástica). Ao contrário do que tem acontecido, por exemplo, com a Galp (deverão existir, pelo menos, meia dúzia de tópicos sobre a Galp que falam do mesmo e que não é pela quantidade de tópicos que despertam os utilizadores, bem pelo contrário).
Cumps.
- Registado: 10/3/2004 17:35
Tenho observado com atenção a proliferação de off-topics no Caldeirão.
Já li muitas respostas (neste tópico e não só) de que os off-topics são aceitáveis desde que não se ultrapassem determinados limites (não sei muito bem o que isto significa...). No entanto, gostaria de manifestar a minha opinião relativamente ao peso actual dos offtopics, que considero excessivo.
Se alguma vez foi 1% não sei mas fazendo hoje uma contagem rápida na primeira página do forum (e sem contabilizar os 4 posts fixos que estão no topo), encontro:
5 offtopics devidamente identificados
4 offtopics não identificados como tal mas que claramente saem do ambito do forum (bolsa)
Isto dá um total de 9 posts num universo de 37, o que numas contas de merceeiro corresponde a 24%.
Se nos cingirmos aos 10 primeiros posts, encontramos 5 offtopics (isto à hora a que escrevo este post = 18h21m). Isto dá 50%. Um pedacito mais de 1%, não é?
Estes números dao que pensar. Poderá argumentar-se que no universo total de mensagens do Caldeirão a percentagem de offtopics é muito inferior. No entanto, como os offtopics tendem a gerar respostas mais rapidamente, voltam sistematicamente ao topo, acabando por empurrar para baixo muitos posts que têm a ver com o tema do Caldeirão - a Bolsa.
1 abraço,
Elias
P.S.1 - Já participei em off-topics, embora o faça poucas vezes. Não pretendo por isso ter qualquer discurso moralista em relação aos off-topics, pois reconheço que também já contribuí.
P.S.2 - Apesar do que referi em P.S.1, nunca fui a favor de off-topics e vejo com desagrado a contínua proliferação de off-topics no Caldeirão, com a agravante que geralmente geram sequências intermináveis de respostas e discussões pouco simpáticas, resultando em posts bloqueados e "mau ambiente"
P.S.3 - Mesmo sabendo que a administração é a favor da manutenção dos off-topics e neles participa activamente, deixo aqui expresso a partir deste momento o meu apoio total e incondicional a qualquer decisão que eventualmente venha a ser tomada no sentido de acabar com os off-topics ou de criar um espaço alternativo para mensagens cujo tema não seja a Bolsa.
P.S.4 - Dado que pretendo agir em coerência com aquilo que defendo, e embora já tenha escrito em off-topics no passado, a partir de hoje não voltarei a participar em qualquer off-topic.
Já li muitas respostas (neste tópico e não só) de que os off-topics são aceitáveis desde que não se ultrapassem determinados limites (não sei muito bem o que isto significa...). No entanto, gostaria de manifestar a minha opinião relativamente ao peso actual dos offtopics, que considero excessivo.
charles Escreveu:se formos ver estatisticamente esses posts talvez tenham um peso minimo nas medias , assim por alto se calhar não representam 1%.
Se alguma vez foi 1% não sei mas fazendo hoje uma contagem rápida na primeira página do forum (e sem contabilizar os 4 posts fixos que estão no topo), encontro:
5 offtopics devidamente identificados
4 offtopics não identificados como tal mas que claramente saem do ambito do forum (bolsa)
Isto dá um total de 9 posts num universo de 37, o que numas contas de merceeiro corresponde a 24%.
Se nos cingirmos aos 10 primeiros posts, encontramos 5 offtopics (isto à hora a que escrevo este post = 18h21m). Isto dá 50%. Um pedacito mais de 1%, não é?
Estes números dao que pensar. Poderá argumentar-se que no universo total de mensagens do Caldeirão a percentagem de offtopics é muito inferior. No entanto, como os offtopics tendem a gerar respostas mais rapidamente, voltam sistematicamente ao topo, acabando por empurrar para baixo muitos posts que têm a ver com o tema do Caldeirão - a Bolsa.
1 abraço,
Elias
P.S.1 - Já participei em off-topics, embora o faça poucas vezes. Não pretendo por isso ter qualquer discurso moralista em relação aos off-topics, pois reconheço que também já contribuí.
P.S.2 - Apesar do que referi em P.S.1, nunca fui a favor de off-topics e vejo com desagrado a contínua proliferação de off-topics no Caldeirão, com a agravante que geralmente geram sequências intermináveis de respostas e discussões pouco simpáticas, resultando em posts bloqueados e "mau ambiente"
P.S.3 - Mesmo sabendo que a administração é a favor da manutenção dos off-topics e neles participa activamente, deixo aqui expresso a partir deste momento o meu apoio total e incondicional a qualquer decisão que eventualmente venha a ser tomada no sentido de acabar com os off-topics ou de criar um espaço alternativo para mensagens cujo tema não seja a Bolsa.
P.S.4 - Dado que pretendo agir em coerência com aquilo que defendo, e embora já tenha escrito em off-topics no passado, a partir de hoje não voltarei a participar em qualquer off-topic.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ulisses Pereira Escreveu:
Por último, realçar que quando dei o nome de Caldeirão a este espaço, já lá vão mais de 3 anos, fi-lo com a ideia de que isto fosse um autêntico Caldeirão de ideias que se misturam e o fazem fervilhar. Dividi-lo direitinho cortaria o espírito que ele sempre teve.
E eu que andava curioso por saber de onde tinha vindo o nome do forum
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Manhoso e BrusSantos, obrigado pelas vossas sugestões. No entanto, tal como referiram, muitos outros fóruns estão organizados dessa forma (muito direitinhos, com vários subfóruns) e õ Caldeirão nunca esteve. A verdade é que o Caldeirão, com essa (des)organização é desde há muito tempo, de longe, o maior fórum português (seja de Bolsa ou de outra matéria qualquer). Isto significa que esta estrutura aparentemente caótica tem agradado e resulta.
Outros fóruns optaram por outra estrutura. Não me parece que as melhorias tenham sido evidentes. Nós, no Caldeirão, queremos manter a actual estrutura de sucesso. E a existência de diferentes estruturas em vários fóruns possibilita aos utilizadores terem diversas opções.
Por último, realçar que quando dei o nome de Caldeirão a este espaço, já lá vão mais de 3 anos, fi-lo com a ideia de que isto fosse um autêntico Caldeirão de ideias que se misturam e o fazem fervilhar. Dividi-lo direitinho cortaria o espírito que ele sempre teve.
Obrigado pelas vossas sugestões!
Um abraço,
Ulisses
Outros fóruns optaram por outra estrutura. Não me parece que as melhorias tenham sido evidentes. Nós, no Caldeirão, queremos manter a actual estrutura de sucesso. E a existência de diferentes estruturas em vários fóruns possibilita aos utilizadores terem diversas opções.
Obrigado pelas vossas sugestões!
Um abraço,
Ulisses
Olá a todos, sou relativamente novo no fórum e participo muito esporádicamente no fórum, por claro falta de know how da matéria e como no fórum quase todos os posts tem que ser justificado (ainda me lembro nos primeiros posts ter levado uma forte reprimenda dos admins), o que se pode concordar, ainda para mais, este fórum é de uma grande especificidade.
Assim sendo aproveito para deixar uma sugestão quanto à organização do fórum, creio que colocar os mais variados assuntos num só tópico cria uma dificuldade em procurar um determinado tópico, embora exista a pesquisa, esta nem sempre é eficaz.
Penso que a exitencia de sub tópicos iria simplificar o manuseamente deste fórum.
Como disse anteriormente, novato como sou, quem sou para dar palpites ou sugestões.
um abraço e bom trabalho
Assim sendo aproveito para deixar uma sugestão quanto à organização do fórum, creio que colocar os mais variados assuntos num só tópico cria uma dificuldade em procurar um determinado tópico, embora exista a pesquisa, esta nem sempre é eficaz.
Penso que a exitencia de sub tópicos iria simplificar o manuseamente deste fórum.
Como disse anteriormente, novato como sou, quem sou para dar palpites ou sugestões.
um abraço e bom trabalho
Gostava ainda de deixar uma sugestão:
À semelhança de outros foruns, se calhar era bom proibir a criação de novos tópicos filhos do tópico "Forum Geral de Bolsa" e criar sobre este alguns mais genéricos, como por exemplo:
1. PSI20
2. NASDAQ
3. TÍTULOS
4. OPAS
5. DIVIDENDOS
...
E só permitir a criação de novos tópicos sobre estes.
Sempre dava um ar mais agradável à coisa.
Fica a sugestão.
Cumprimentos.
À semelhança de outros foruns, se calhar era bom proibir a criação de novos tópicos filhos do tópico "Forum Geral de Bolsa" e criar sobre este alguns mais genéricos, como por exemplo:
1. PSI20
2. NASDAQ
3. TÍTULOS
4. OPAS
5. DIVIDENDOS
...
E só permitir a criação de novos tópicos sobre estes.
Sempre dava um ar mais agradável à coisa.
Fica a sugestão.
Cumprimentos.
- Registado: 7/2/2006 15:50
Subscrevo a opinião do Mech e sou contra a possibilidade de topicos tipo "CHAT".
Não têm conteudo e tornam o forum mto monotono e pouco estimulante... se as pessoas querem fazer 1chat trocam os contactos do msn por MP e resolvem o problema!
Parabens à administração por estar atenta ao pulsar do forum!
Não têm conteudo e tornam o forum mto monotono e pouco estimulante... se as pessoas querem fazer 1chat trocam os contactos do msn por MP e resolvem o problema!
Parabens à administração por estar atenta ao pulsar do forum!
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Sugiro que este tópico seja colocado como "inamovível&q
Desta forma, estará sempre bem em destaque 
- Registado: 15/3/2006 19:06
The Mechanic Escreveu:Eu aí nos off-topic , já não concordo .
Se forem a ver noutros Sites de Bolsa , eles tem uma página para off-topics própria e a coisa não funciona muito bem .
Uma das coisas que me atrái mais no Caldeirão é poder ler coisas sobre Bolsa , mas tambem " descontrair " com outras coisas " não-de-Bolsa " . Ajuda a manter a mente limpa .
Um Caldeirão só com tópicos financeiros tornar-se-ia maçudo e o que é maçudo , mais tarde ou mais cedo , cansa .
É claro que não pode haver off-tópics em barda ,senão , desvirtua o propósito primeiro do Site . Mas pra isso é que o Ulisses e os outros Administradores cá estão . E fazem um bom trabalho , dada a dimensão do Caldeirão no panorama nacional .
Alem disso , tambem não há assim tantos off-topics quanto isso . Quando surgem é ou porque existe um assunto extraordinário que tem interesse para muita gente ou é fim de semana e é " para descontrair ".
Mas isto é só uma opinião .
Um abraço ,
The Mechanic
eu tou de acordo com o mech, quem das pessoas que concorda com o apagar destes posts off toppic e que nunca colocou um off toppic que atire a primeira pedra, ainda agora li aqui um forense a dizer que devem retirar os off topic quando á pouco tempo particpou activamente num.
acho que os off topic no caldeirao por ser o caldeirao são na sua esmagadora maioria de uma qualidade acima da média, é certo que fogem do tema principal que são os mercados, no entanto pela sua qualidade humoristica devem continuar, e o outro assunto inevitavel que é o futebol e desperta debates mais acesos porque fazer disso um tabu, desde que não acha ofensas pessoais.
se formos ver estatisticamente esses posts talvez tenham um peso minimo nas medias , assim por alto se calhar não representam 1%.
é só uma opinião pessoal...mas todo o respeito para quem dirige e administra o brilhante caldeirao
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Shenron, eu não vejo necessidade de apagar o tópico (creio até que é boa ideia enquanto servir para congregar ali vários off-topics). Melhora a organização e quem abrir o tópico sabe ao que vai...
O alerta do Ulisses não dizia no entanto respeito propriamente aos off-topic (nós vamos estando atentos a esse capítulo e como já explicamos por diversas vezes sempre que estes começam a «tomar conta do forum» nós actuamos).
No entanto, tira-los do forum geral não é positivo. Nós vemos utilidade nos off-topic: servem para desanuviar o ambiente (que se tornaria bastante frio e pesado se se falasse apenas e exclusivamente de bolsa) e serve também para criar outro espírito de comunidade, para que cada um conheça melhor os outros participantes, etc. São saudáveis desde que pontuais e desde que não tirem lugar ao tema principal: os mercados.
Retira-lo para outro forum secundário específico retira-lhes visibilidade (além de não ser prático do ponto de vista logistico). Rapidamente perderiam o interesse, praticamente ninguém os consultaria e sería o mesmo que os remeter para o esquecimento...
Quanto à outra questão, ela sempre existiu e sempre foi uma das directrizes do Forum. No entanto, é em momentos que o mercado está mais mexido e mais agitado (e também em alturas em que chegam muitos participantes novos ao Caldeirão) que a questão se torna mais pertinente e nos obriga a ser mais activos.
Como o Ulisses muito bem disse, não queremos mudar nada. Antes pelo contrário...
O alerta do Ulisses não dizia no entanto respeito propriamente aos off-topic (nós vamos estando atentos a esse capítulo e como já explicamos por diversas vezes sempre que estes começam a «tomar conta do forum» nós actuamos).
No entanto, tira-los do forum geral não é positivo. Nós vemos utilidade nos off-topic: servem para desanuviar o ambiente (que se tornaria bastante frio e pesado se se falasse apenas e exclusivamente de bolsa) e serve também para criar outro espírito de comunidade, para que cada um conheça melhor os outros participantes, etc. São saudáveis desde que pontuais e desde que não tirem lugar ao tema principal: os mercados.
Retira-lo para outro forum secundário específico retira-lhes visibilidade (além de não ser prático do ponto de vista logistico). Rapidamente perderiam o interesse, praticamente ninguém os consultaria e sería o mesmo que os remeter para o esquecimento...
Quanto à outra questão, ela sempre existiu e sempre foi uma das directrizes do Forum. No entanto, é em momentos que o mercado está mais mexido e mais agitado (e também em alturas em que chegam muitos participantes novos ao Caldeirão) que a questão se torna mais pertinente e nos obriga a ser mais activos.
Como o Ulisses muito bem disse, não queremos mudar nada. Antes pelo contrário...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Nós não queremos mudar nada... Simplesmente queremos manter o que o Caldeirão sempre foi e que começámos a sentir que estava a mudar.
As vossas sugestões são interessantes mas o passado já provou que fóruns específicos para off-topics acabam por não resultar. Além disso, o Caldeirão tem uma tradição na discussão de alguns "off topics" que servem para desanuviar da Bolsa. O que não queremos é que surjam mais temas off-topics do que tópicos sobre Bolsa, mas sempre que isso acontece nós temos chamado a atenção para isso...
Quanto à sugestão do GAB, nós não queremos mesmo aqui conversas tipo chat. As mensagens privadas são óptimas para isso.
Um abraço,
Ulisses
As vossas sugestões são interessantes mas o passado já provou que fóruns específicos para off-topics acabam por não resultar. Além disso, o Caldeirão tem uma tradição na discussão de alguns "off topics" que servem para desanuviar da Bolsa. O que não queremos é que surjam mais temas off-topics do que tópicos sobre Bolsa, mas sempre que isso acontece nós temos chamado a atenção para isso...
Quanto à sugestão do GAB, nós não queremos mesmo aqui conversas tipo chat. As mensagens privadas são óptimas para isso.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, Marco e Pata, se não concordarem apaguem o Tópico que eu não levo a mal.
Conversas da treta são nos Bares e como tal eu vou fundar o Bar do Caldeirão (OFF-Topics Only).
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=47804
GAB Escreveu:Ulisses, sem querer interferir na forma de gestão do sitio deixo á consideração:
Ter um aviso inamovivél com regras muitos simples de participação.
Em assuntos que sejam fora de Bolsa os autores devem por no titulo do tópico OFF-"titulo que deseja".
( no caso de se esquecerem voçes adicionam/alteram o titulo com tal referência)
No caso de tópicos em que a troca de ideias vire "chat" ou seja iniciado como chat voçes poriam/adicionariam CHAT-"titulo do tópico")
Assim todos á partida saberiam do tipo de tópico e não intimidava novos visitantes; seriam um local para todos
Os meus parabens, grande ideia
Viva o Caldeirão Quem está ligado: