Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por npatriarca » 8/5/2006 13:41

Confirmo o post anterior... já estou a ganhar €€ com o reforço que fiz na passada 6ªfeira e também acredito que muitos mais estejam a ganhar e em quantidades industriais.

Já no meu post anterior neste tópico eu dizia que a queda não tinha grande motivo, a empresa não ficou mal gerida de repente, os resultados foram inferiores mas não catastróficos e depois de um relatório que definia os resultados de 2005 como "soberbos" não é crível que tudo esteja tão mau.

Há uma correcção no dia de hoje e creio que outras haverão nos próximos tempos.
A eventual entrada no PSI 20 já é conhecida de todos mas pode ainda ajudar a uma ligeira subida do título, quando se vier a verificar.

Creio que será uma boa altura para reforçar, ainda para mais para quem já está a ganhar dinheiro por ter títulos resultantes dos direitos da cisão da Sonae.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

por vieira » 8/5/2006 12:12

Quem comprou no panic sell de 6ª feira, fez um grande negócio :? Nitidamente, aquela queda na 6ª foi empolada para "alguem" comprar muito mais barato.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1875
Registado: 9/12/2005 18:40

por valves » 8/5/2006 2:09

Só uma pequena aditamento ao meu comentário : é evidente que esta queda de 5% não inviabiliza a que no pressuposto de não existerem aumentos de capital ela possa acabar o ano lá para os 9,5. o que me parece é que acima dos 7,5 se estava a formar uma bolha que no curto prazo estava dificil de manter ...

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

Sonaeind

por Clinico » 7/5/2006 16:45

Só para lembrar aqueles que têm sonInd desde o spin-off que continuam a ganhar MUITO dinheiro com esta acção mesmo que caia até aos 6,60!
Tudo o que sobe cai, tudo o que cai sobe! portanto, mais do que a esperança, a paciencia pode compensar, pelo menos até entrar para o Psi 20...
(nota: tenho umas acções da sonind desde o spin off)
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Mr. Market

por obalela » 7/5/2006 11:48

Desculpem-me o atrevimento, mas volto a falar de um livrinho que li há algum tempo atrás: The Little Book That Beats The Market.

O autor apresenta uma teoria de investimento a médio/longo prazo, segundo ele imbatível, daí o nome do livro, e às páginas tantas ele fala do mercado e do comportamento do mesmo.

É que ao ler estes comentários e análises relativas à S3P só me vem à ideia a figura do Mr. Market:

    Ninguém quer saber porque razão sobem ou descem as cotações.
    Mr. Market é meio maluco e dá-nos 3 possibilidades: comprar-lhe acções, vender-lhe acções ou não fazer nada.
    Só temos que saber aproveitar as maluquices do Mr. Market e comprar-lhe acções quando ele, num acesso de loucura, as está a vender ao desbarato.


Mas fica sempre a questão: Estaremos a fazer uma boa compra?

Na perspectiva do autor só o futuro nos poderá dar uma resposta...

Mas na minha modesta opinião, que não gosta muito do médio/longo prazo, continuo a pensar que não há nada como os stop loss e os profit taking. Não há nada como delinear uma estratégia de investimento clara, que se respeite, ignorando FEAR/GREED que faz tanto sofrer/gozar a malta...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 13/4/2006 0:51
Localização: Guimarães

por fmrib » 6/5/2006 19:07

Também eu tenho soni em carteira desde o spin off, e também penso ficar com elas até fev_07.

Se em relação aos próximos dias, parece que não há muito a fazer a não ser aceitar as descidas, penso que a longo prazo poderá haver melhorias substanciais.

:arrow: Pela internacionalização do negócio, quer na alemanha, quer no canadá, ficando exposta a mercados em franco crescimento (países leste e eua);
:arrow: Pela entrada no psi, embora esta já não vá apanhar ninguém desprevenido, pode sempre funcionar como mais uma pequena ajuda;
:arrow: E, por último, até o incêndio no canadá poderá abrir novas oportunidades de negócio, crescimento e expansão, como podemos ver no Iberian Daily do bpi do passado 2 maio_06 (em baixo)

Enfim, vale o que vale esta tentativa de análise, é apenas uma tentativa de colaborar na "discussão". Outros mais versados que digam de sua justiça.

Abraços, fmrib

Anexos
soni1.bmp
soni1.bmp (348.16 KiB) Visualizado 6184 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 14/9/2005 18:17
Localização: matriz

por npatriarca » 6/5/2006 15:27

Concordo com o último comentário e estou em posição semelhante. Tenho certa de 24% da carteira com SONI metade das quais resultado da cisão da SON. Depois tenho mais 10% resultantes decompra de direitos a 0,38 e o resto 40% são reforços (7,89 + 7,21 + 7,40).

Estou na SONI, tal como o amigo anterior, até Fevereiro de 2007 e sempre gostaria de saber se a gestão da empresa é assim tão má que justifique tudo isto, ou se os resultados foram assim tão "lamaçentos". !

Os mercados reagem a rumores e notícias de forma imprevista, tanto para cima como para baixo, mas acredito que a SONI ainda desca um pouco mais até encontrar um suporte nos 7€ e depois regressar às subidas, lentas e progressivas, sendo a maior esperada no anúncio de quem entra no PSI-20 (onde é a melhor candidata).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

Quem encarar o investimento na SONI

por Clepsidra » 6/5/2006 9:44

só numa lógica de resultados diários, estará muito desapontado por não ter colocado "stops" ou por não ter antecipado/reagido face à forte queda observada. A minha visão do problema reside na forma eufórica (quando há uma subida rápida) e na forma de pânico (quando há descidas acentuadas)que os investidores manifestam neste tipo de dias. Haverá a bonança... Aliás, eu tenho pena (como quase todos...) de não ter antecipado tal dimensão da queda, porque queda haveria sempre. O problema centra-se nos "dos Santos" que perante resultados trimestrais negativos (4º de 2005) e anuais positivos,apresentam a empresa como uma oportunidade muito boa de investimento. E considerar como resultados «francamente maus» os do 1º trimestre é utilizar linguagem desadequada para o potencial da empresa...
Estou com cerca de 40% da minha carteira "dentro" da SONI, com metade delas resultantes da cisão (custo teórico de 5€ e real de 0€, devido às menos valias a serem registadas na SON). Estas acções serão mantidas até Fevereiro/07 permitindo realizar enormes mais valias fiscais e sem pagamento de IRS. As outras foram adquiridas a 5,9€ (14,75 direitos a 0,40€). Já "cantei" muitas vitórias na SONI desde então... Hoje "amacio a derrota"!
Daqui a 15 dias já ninguém se lembra do ocorrido hoje e de 2ª próxima porque estarão a comprar SONI pelo facto de ela integrar, sem dúvidas, o PSI20.
Os resultados só são obtidos na venda, mas ver depreciar um activo em mais de 5% num dia, é duro!
Cps.
 
Mensagens: 42
Registado: 12/9/2005 19:19

por valves » 6/5/2006 4:03

Olá boa noite hoje um bocadinho mais tarde do que é costume :lol: em relação á SOI ela já estava a ser considerada cara por alguns analistas com este pequeno desvio deu-se uma hecatombe com os 7 á vista e os 6,6 á espreita abaixo dos 6,6 em principio não cai ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por GONZO » 6/5/2006 0:48

Junto gráfico da SONI, no qual assumem relevância a zona dos 7,00 e a zona dos 6,60.
Anexos
SONI.JPG
SONI.JPG (54.96 KiB) Visualizado 6363 vezes
 
Mensagens: 1517
Registado: 24/8/2005 22:33
Localização: Lisboa

por Cali » 6/5/2006 0:07

eu não queria desanimá-los, mas seguindo uma das lições basicas deste meio, não deixem a esperança toldar-vos os olhos. A realidade é outra: o volume foi brutal, a queda acentuada, e o fecho nos minimos das sessão. Não vejo nenhum sinal de suporte ou reviravolta para segunda-feira. Obviamente que poderá acontecer, mas de facto, desatar a comprar um titulo num dia catastrofico como este, é mesmo confiar na sorte. não me admiro se a vir no prazo de 2 dias a 6,50. Para vosso bem, espero que me engane. Decerto que irei comprá-la, se tiver liquidez, mas será quando houver um sinal claro de exaustão de venda, e após os primeiros sinais de recuperação.
Ela até pode subir aos 8 euros de novo, mas... a julgar pelos detalhes da divulgação de resultado, pode demorar quase um ano.
Boa sorte! Neste momento é a esperança que vos guia, apenas...
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por Ceira77 » 6/5/2006 0:07

Para quem está dentro só posso dizer que agora resta-vos firmeza. Por algumas quedas que já apanhei no Nasdaq, a única forma de recuperar é esperar. Quem saiu no início da facada fez bem, quem não se movimentou resta-lhe esperar. Não tenho posição, nem olhei ainda para a AT, mas estejam certos que mais cedo ou mais tarde isto vira. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/1/2006 21:20
Localização: olival basto

Veremos...

por Zorro » 5/5/2006 23:50

Tanta gente aflita e a perder dinheiro...tudo a sair e claro a cair...eu comprei a 7,79 antes de sairem os resultados... :x mas hoje não vendi!Veremos como se porta segunda mas acho que pior do que hoje já não vai acontecer...mais um mês volta lá aos 8!Se não vai subindo e perco menos... :? Z
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 351
Registado: 31/3/2006 10:10
Localização: Porto

por GONZO » 5/5/2006 23:12

Coragem pessoal!!! Ao contrário do que se costuma dizer, até no Bull Market se perde muito dinheiro (eu tb não escapei a isso). Isto só é fácil para quem está fora. Um abraço para todos os que estavam hoje dentro na SONI! :wink:
 
Mensagens: 1517
Registado: 24/8/2005 22:33
Localização: Lisboa

por Quico » 5/5/2006 22:41

Deixa lá, bolinha. Bem pior fiz eu, que entrei a 7.95 e saí em pânico a 7.39! Das poucas vezes em que não deixei "stop loss" foi-me acontecer isto! Tudo isto por culpa da Semapa! Eu explico: com aqueles movimentos esquisitos da Semapa no outro dia, foi-me activado um "stop loss" quando poderia ter saido numa posição bem mais confortável. Desde aí deixei de os usar. Resultado: o que se viu! Quando fui consultar as cotações já ela vinha por ali a baixo aos trambolhões! :mrgreen:
Fica a lição!

E não penses que fiquei a trocer contra ti, com aquela história das "facas em queda"! Só que hoje as coisas não estavam mesmo de feição... :roll:

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por bolinha » 5/5/2006 19:06

O pior negócio alguma vez feito por mim: Compra a 7,45 e venda a 7,31 :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por Nyk » 5/5/2006 18:49

Sonae Indústria e Banif lideram a Lista de Espera para entrar no PSI-20 05/05/2006 17:38 A Sonae Indústria e o Banif são as duas instituições melhor colocadas para passar a fazer parte do índice PSI-20 na próxima revisão ordinária, com efeitos a partir de Julho. Num comunicado enviado pela Euronext Lisbon, a Sonae Indústria [SONI] surge destacada na Lista de Espera para entrar no PSI-20 [PSI20], a beneficiar da subida da liquidez que se seguiu ao «spin off» da Sonae SGPS. Na segunda posição aparece o banco liderado por Horácio Roque que este ano, a par da subida no volume de negócios, lidera os ganhos da bolsa. Ao longo de 2006, o Banif [banin] acumula uma valorização 69,33%. A Espírito Santo Financial Group, a Soares Costa, a SAG Gest, a Teixeira Duarte, a Corticeira Amorim, a Gescartão, o Finibanco e a Inapa são as acções que também surgem no «top 10» das mais líquidas. O «ranking» é elaborado com base na liquidez média diária dos títulos nos últimos seis meses.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por ATOUGUIA » 5/5/2006 18:18

Nao tenho muitas, mas seja como for, ninguém gosta de perder dinheiro.

Agora amigos, ainda será melhor vender ou comprar???

A vida é feita de altos ebaixos, mas o mercado com tanta subida tb haveria de descer.

Quando me lembro dos 8,20€ sabendo que as comprei a 7€.....
"Diz-me com quem andas e dirte-ei quem és"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 22
Registado: 25/1/2006 13:25
Localização: Leiria

por vieira » 5/5/2006 15:22

Mantenho as minhas devido a uma parvoice, mas como sao poucas, doi menos :? Tenho a esperança que feche perto dos 7,40.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1875
Registado: 9/12/2005 18:40

por DOW » 5/5/2006 15:08

iurp Escreveu:Alguém está a perceber até onde irá a queda? Algum suporte?


Não me admirava nada que fosse até aos 7.00€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...

por iurp » 5/5/2006 15:04

Alguém está a perceber até onde irá a queda? Algum suporte?
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

re

por Infoo » 5/5/2006 13:17

os mesmos que a levaram para cima em finais de Fevereiros contentes com o a SOI disse na altura são os que agora não ficaram contentes com o que saiu

tecnicamanete, desde 27/28 Abril que aquilo diz "vende", e hoje no pós-resultados quebrou a zona dos 7,70 quebrou à manteigada, está a segurar-se na zona dos 7,40 ali de finais de Março.... não seria tão drástico que a "queimasse" até aos 6,60 onde andava quando surpreendeu o mercado com o último report de finais de Fevereiro, mas ali zona dos 7 está a ser um chamariz... a seguir


Cump,
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02

por Princepe da bolsa » 5/5/2006 13:16

O que é que a queda da Soni tem a ver com a subida da Mota? TUDO!! Ora vejam... Fui eu todo contente almoçar, com a Mota a subir, e levei o Diário Económico de hoje comigo... E o que é que eu li na pág 23? "A subida superior a 3% das acções da Mota-Engil para um novo máximo histórico tem a ver com a procura por empresas que estão a investir no sector das energias renováveis". Ao que fica evidente: a soni estoira pq o petróleo está caro e os custos disparam; a Mota dispara pq investe há muito em energias renováveis e com a subida do petroil vai vendê-la mais cara. È mais ou menos como a Altri... nunca acreditei no stock-slpip mas sempre acreditei na biomassa...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
 
Mensagens: 816
Registado: 12/3/2006 16:08
Localização: Lamego

Queda sem fim à vista...

por obalela » 5/5/2006 13:08

Top, queria dizer top, não teremos um duplo TOP?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 13/4/2006 0:51
Localização: Guimarães

Queda sem fim à vista...

por obalela » 5/5/2006 13:07

Não teremos um duplo bottom?
:cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 13/4/2006 0:51
Localização: Guimarães

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AJMC1980, Bing [Bot], Google [Bot], Minsk, PAULOJOAO e 87 visitantes