Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bull ou Bear?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual é o seu sentimento hoje?

Bull
17
36%
Bear
30
64%
 
Total de votos : 47

por MozHawk » 7/11/2002 23:03

Aragorn Escreveu:E a que horas todos os dias pensam limpar o marcador?


Caro Aragorn,

Está tudo em aberto. Vamos analisar estas sondagens.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Aragorn » 7/11/2002 22:49

E a que horas todos os dias pensam limpar o marcador?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

Relativamente a este tópico, ocorre-me dizer o seguinte:

por Touro » 7/11/2002 20:16

As respostas à pergunta que actualmente está colocada, podem ser consideradas como definidoras do sentimwento de mercado de curto-prazo (dia seguinte). Julgo no entanto que também deveria haver a opção neutral.

Seria também interessante fazer a mesma pergunta, mas para o médio e longo prazos. Ficariamos assim com sentimentos de mercado para os vários períodos temporais de investimento.

Parece-me muito mais conveniente separar os horizontes temporais do que os misturar; por exemplo, a um daytrader não lhe importa nada o sentimento para o longo prazo, se este estiver inserido no indicador como sugere o Marco António (MA) só irá falsear o verdadeiro sentimento para o dia seguinte.

Aquilo que o MA propõe seria um quarto indicador que reunia os sentimentos para os vários períodos, o que também considero interessante.

Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Flying Turtle » 7/11/2002 18:24

Caro Aragorn, não sei se isso será viável com o sistema de votação de que disponos, uma vez que não permite mais do que um voto por participante (registado).

Assim, um período tão longo perderia provavelmente o seu significado, porque cada pessoa apenas poderia manifestar a sua opinião uma vez por semana.

Eu sugiro que se tente uma periodicidade diária, a ver no que dá. Será sempre possível fazer mais tarde consolidações semanais, ou outras, dos votos recolhidos e, com isso, desenvolver as análises que se entender :)

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Aragorn » 7/11/2002 13:41

Certo Ulisses, por isso penso que o quye seria necessario definir seria a data (semanal, sugeriria eu) em que colocariam o "marcador" a zero.
até essa data pode-se sempre consultar /votar o indicador
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

por Ulisses Pereira » 7/11/2002 13:31

Nos Estados Unidos, a sondagem mais utilizada é realizada semanalmente e a pergunta é: Está optimista, pessimista ou neutro para os próximos meses no mercado?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Obrigado

por Aragorn » 7/11/2002 13:15

Fico feliz por terem seguido a minha sugestão!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

por MarcoAntonio » 7/11/2002 11:42

Pessoalmente, penso que não. Assim seria surgiria provavelmente um indicador muito volátil e muito sensível aos acontecimentos diários. Se a pergunta for colocada no plano genérico, vamos ter respostas das mais diversas perspectivas... Afinal, o comportamento do mercado depende dos investidores de curto, médio ou longo prazo, todos no seu conjunto.

Um indicador para o dia seguinte creio que não seria de grande utilidade, sinceramente (seria uma espécie de totoloto e creio que dificilmente se chegaria a um resultado interessante). Já se se tratar de um indicador de sentimento mais genérico, teremos (em teoria) um resultado «ponderado» das várias perspectivas e uma movimentação mais lenta por parte dos resultados. Repara-se que os indicadores tipo Bull vs Bear podem demorar meses a passar de um lado da barricada para o outro (o mesmo se aplica ao VIX, por exemplo).

Já se a pergunta fosse colocada para o comportamento do dia seguinte, bem eu posso pensar q a tendência é Bear mas que no dia seguinte vamos subir. Corria-se o risco de se obter um indicador muito volátil e instável e seria difícil tirar ilações.

É uma opinião, obviamente...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Sugestão

por u2u » 7/11/2002 11:39

Penso que para que os resultados fossem mais válidos, a votação devia ser feita em relação ao dia seguinte. Ou seja, seria feita entre as 16:30 de um dia até às 7:59 do dia seguinte.
Digo isto porque o sentimento do mercado é volátil, obviamente. E portanto às 9 da manhã posso estar bull (e o mercado tb), mas às 15 horas posso estar bear (e o mercado também). E portanto aquilo que o resultado final dará é uma misturada que pode não fazer sentido.
A outra alternativa era a possibilidade (que julgo que agora não dá) de cada membro registado alterar o seu sentimento, podendo assim votar bull ou bear ao longo do dia (anulando assim o voto anterior).
Ficam as sugestões
Abraços
u2u
 
Mensagens: 251
Registado: 4/11/2002 22:17
Localização: Lisboa

Yeap

por MozHawk » 7/11/2002 10:07

MarcoAntonio Escreveu:Já agora seria interessante «arquivarem» os resultados para que depois se possam analisar resultados diários e verificar se existe alguma correlação (positiva ou negativa) com os mercados.


É mesmo esse o objectivo Marco! ;) Obrigado pela sugestão. Vamos dando eco da evolução... eheheheheheh

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Bull ou Bear?

por MozHawk » 7/11/2002 9:59

No seguimento da sugestão ontem dada por um dos n/membros, passamos a auscultar o sentimento diário da comunidade. Estamos bull or bear???

Um abraço,

MozHawk
Editado pela última vez por MozHawk em 8/11/2002 14:20, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 7/11/2002 9:57

Já agora seria interessante «arquivarem» os resultados para que depois se possam analisar resultados diários e verificar se existe alguma correlação (positiva ou negativa) com os mercados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Shimazaki_2, VALHALLA e 390 visitantes