Caldeirão da Bolsa

S&P 500 : Cenário bearish de Elliott perto de confirmaçã

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Antonio Vieira » 4/3/2007 19:33

CEM, seria possivel actualizar(redimensionando as ondas) este cenário hipotético? Obrigado e um abraço

Registado: 26/4/2003 21:51

por Antonio Vieira » 29/10/2006 12:42

Lembram-se?? Será que vamos iniciar agora a Wc uma vez que o SP está perto dos 1400 pts? Ou será qua ainda estamos na Wa? Opiniões precisam-se, principalmente do autor. Cumpr e bons negocios

Registado: 26/4/2003 21:51

por Antunes » 21/10/2005 16:08

Fiquei esclarecido! :?

Quanto aos máximos, acho que a probabilidade de acontecerem já é menor...

Registado: 4/12/2002 11:16

Caro figo

por Cem » 20/10/2005 8:54

Chutar com muita força para trás era uma metáfora para querer dizer que os teus targets são muito pessimistas.
Eu digo "mata" e tu dizes "esfola", é uma questão de dimensão das quedas.
Só o mercado no futuro responderá com exactidão ao verdadeiro target a atingir.
Quanto aos índices filhotes do S&P, é certo que mais cedo ou mais tarde o eventual desfazamento das ondas acaba por ser seguido de uma forma similar em réplicas muito semelhantes, embora admita que o mais independente e que não costuma ligar muito ao que faz o S&P é o Nikkei.
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por fig » 19/10/2005 19:00

Talvez Cem, mas só o futuro o dirá.....

E quanto ao desfazamento dos minimos na europa e states concordas com o que disse e em relação a cada índice ter a sua própria analise em termos de ondas...

Explica-me la essa do chutar com demasiada força para trás.. :wink:

Abraço

fig

Registado: 5/11/2002 1:51

Resposta ao figo

por Cem » 19/10/2005 17:44

Figo,
Parece-me que chutas a bola demasiado com força para trás.
A tua interpretação das ondas é um tanto ou quanto radical, mas também sei que na Bolsa tudo é possível...
Eu também tenho indicadores de tendência de médio prazo que nesta altura não andam lá muito famosos nos States mas os de longo prazo estão relativamente estáveis.
Isto pode querer dizer que estamos a atravessar uma fase menos boa que pode durar poucas semanas ou também pode querer dizer que os máximos do ano estão feitos.
A ver vamos, que nisto do trading a virtude de saber esperar tem uma importância acrescida!
Cem

por Antunes » 14/10/2005 16:58

Só mais uma coisa:

Apesar de admitir que a minha contagem esteje errada (o que é muito provável porque tens claramente mais conhecimentos do que eu sobre a matéria), continuo a considerar como muito provável uma ida a novos máximos no S&P, DAX e famelga... :mrgreen:

por Antunes » 14/10/2005 13:12

Cem Escreveu:Amigo Elias:
A proximidade de facto pode dar a sensação de distorção.
No entanto o próprio Elliott dizia que o timing não era o principal. Uma onda podia ter uma duração de 3 meses e a seguinte no mesmo sentido poderia ter apenas 2 ou 3 dias! Isto é difícil de encaixar e é evidente que faz confusão a muita gente. Até a mim faz, a nossa lógica nem sempre aceita isto pacificamente...
No entanto essas situações são por vezes necessárias para conseguir explicar a sequência lógica repetitiva das ondas 1-2-3-4-5-A-B-C e repetição de novos ciclos, dando na respectiva classificação a maior das atenções aos retracements, esses sim, as verdadeiras justificações das denominações de cada uma das ondas.
...
Cem

Cem,

Aqui já respondeste à minha pergunta. De facto eu não estudei profundamente a teoria de Elliot... Tens algum livro avançado (para quem já tenha conhecimentos básicos dos conceitos) ou "site" que recomendes?

PS: essa tua contagem está mais de acordo com uma teoria que tenho sobre os ciclos económicos e que me diz, se estiver certa, que este ciclo bear irá durar até 2018, mais ano menos ano...

Um abraço,

Antunes

Re: S&P 500 : Cenário bearish de Elliott perto de confir

por Antunes » 14/10/2005 11:44

Cem Escreveu:A versão pessimista que abaixo apresento tem por base um cenário de ondas Elliott devidamente actualizado e que deriva de versões anteriores que aqui publiquei.
Aparentemente o S&P 500 terá apenas um potencial de subida de perto de 2%. Será?
Estaremos a aproveitar os últimos foguetes da festa dos mercados, quando a esmagadora maioria pensa que vamos ficar num regime bull estável para os próximos anos?
Não sei responder, mas confesso que gostava de saber a resposta.
No entanto, para quem estuda as ondas de Elliott o gráfico que apresento abaixo é deveras perturbador, tenho andado aqui às voltas para tentar encaixar novas alternativas mas não consigo, ali todas as ondas parecem fazer sentido nas suas relações "fibonácicas"...
O cenário descrito só deixa de ser viável se o S&P ultrapassar claramente em subida a zona dos 1258/1260 pontos, este é o verdadeiro cerne técnico desta questão.
A correcção dos 61,8% da onda WA do grande bear market de 2000 a 2002 está quase a ser atingida. Segundo Prechter e o site Traders.com , que considero como um dos tops de análise técnica nos States, existe um grande consenso acerca da eventual fortíssima resistência que estamos prestes a enfrentar na zona dos 1258 aos 1260. Para a maioria uma onda B correctiva tem uma amplitude de 61,8% de uma onda A, aqui reside a preocupação de quem está comprado. Será que estamos a aproveitar os últimos resquícios deste rally?
A dúvida para a maioria dos experts em Elliott será a identificação correcta da onda desde o mínimo de 2002 até ao presente. A maioria diz que será uma onda WB completa; se assim for, a onda infernal WC que nos levaria abaixo dos 750 pontos estaria prestes a começar...
Há também quem partilhe a opinião bullish que o bear market de 2000 a 2002 terminou o seu ciclo completo; em 2002 teria sido executado o ciclo completo das 3 ondas WA, WB e WC; penso que para a maioria dos traders e em especial os que estão longos, esta seria a visão celestial!
Pessoalmente não acredito em nenhuma delas, a minha versão não é aquela em que acredito mas apenas a que melhor se encaixa na mecânica sequencial e correctiva das ondas Elliott. Assim, estaríamos apenas a terminar uma primeira versão mini-bul de uma onda A (amarela) que é a primeira das 3 ondas que compõem o bull market da onda WB vermelha.
Aqui fica então para partilhar com todos o cenário descrito e o que se poderia passar se a resistência dos 1258/1260 conseguisse de facto impedir a subida do índice.
Para quem está francamente comprado ou longo nos mercados, como é o meu caso, espero bem estar equivocado no cenário apresentado!
Enfim, a beleza dos mercados está exactamente na incógnita do que nos espera.
Este Elliott arranjou-me para aqui um lindo serviço e uma boa fonte de preocupações, sim senhor!

Cumprimentos a todos e boas trades.
Cem

Caro Cem,

Eu pertenço à parte daqueles que acredita que estamos perante uma WB completa e passo a justificar:

- As ondas WA, WB, WC deverão ter uma duração aproximadamente igual;
- A WA durou de Março 2000 a Março 2003 (3 anos mais coisa menos coisa);
- Seguindo o mesmo raciocinio, a WB duraria tmabém 3 anos (de Março 2003 a Março 2006)
- E a WC idem aspas.

Agora pergunto: porque acredita que ainda estaremos na wa da WB?

Um abraço,

Antunes

Só uma alteração ....

por fig » 14/10/2005 0:29

Onde digo 1235/40 é 1225/30...não mesmo cansado :?

Amigo Cem....

por fig » 13/10/2005 23:03

...agora que o Roman me deu uma folga li o teu comentário e já deves saber o que vais ler quando começares.... :wink:

Como sabes a minha opinião sobre os futuros dos mercados é exactamente essa, concluímos uma correcção em ABC e em inicio de 2008 temos minimos dos minimos que deverão ser muit perto dos 600 senão mesmo um pouco abaixo no SPX....
Também sabes que sempre o coloquei a fasquia para o fim desta WB nos 1260/1270...., mas no inicio deste mês rapidamente vi que nunca mais lá ia e então disse que este rally Bear Market(WB) estava concluído e novo máximos só daqui uns 10 anos :shock:

Neste momento tenho 99% de certezas que os mercados nos próximos anos não passarão os máximos deste ano e que tem caminho traçado até aos 600, claro com correcções em alta , mas sei que muita gente vai ganhar esperança quando ver o indíce (SPX)de novo nos 1235/40 no inicio do próximo ano..., esse o objectivo mesmo dos "Homens do sistema"..., mas daí não passarão claro.

Outra coisa que tenho vos visto discutir é a contagem das ondas na europa e nos states, mas existe sempre um ligeiro atraso da europa em relação aos states e não tem nada de estarem mais ou menos pessimista..., a unica coisa que acontece é que quando o SPX inicia a onda para cima no o DAX faz uma 4 e quando o SPX faz a 2(anula a 1 quase toda) é quando o DAX faz a 5 que se torna muito violenta....
Neste momento o SPX ja iniciou a 1 para baixo e o DAX acaba uma 4 e vai fazer a uma 5 que o vai levar em princípio a máximos, mas pode acontecer fazer uma 5 truncada..., enquanto isso o SPX vai fazer uma 4....,já estás a ver o que vai acontecer quando SPX for fazer a 5...,e aí tens a justificaçao para o atraso da europa em relação aos states :mrgreen:

Mas com isto resta dizer que não comparem análises de elliot entre indíces porque em termos temporais estão todas bem diferentes basta dizer que o NDX, SOX, DOT esses não quebrarão os minimos de 2002, poderão lá ir perto mas não os quebram, apenas o BTK dos indíces tecnológicos...

Com isto não tenho mais nada a dizer senão parabéns pela análise, e agora tenho ir dormir que o Roman acorda o pessoal cedo :lol:

Um grande abraço Amigo e é sempre um prazer discutir este tema contigo, é que são muito poucos com quem se aprende a este nível e com a humildade que tens :wink:

fig

por zé povinho » 13/10/2005 22:47

Amigo Cem

mas que pressa :wink:

será que a REFCO não tem muitas culpas neste cartório das quedas mais recentes?

o S&P que chegou a assustar bem durante o dia de hoje, acabou com uma desvalorização quase insignificante

e daqui até ao fim de Dezembro....muita água vai passar sob as pontes :lol:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Cem » 13/10/2005 21:59

Amigo gnomo:
Olha, seja o que Deus quiser, a 31 de Dezembro divulgarei o vencedor do concurso dos máximos do S&P mas para já o grande favorito parece ser o amigo Jerónimo (jarc)!
Abraço.

Amigo TouroPotente:
Sabes que nesta coisa das ondas há muito de interpretação pessoal envolvida.
Se tivessemos 20 analistas teríamos 20 traçados diferentes!
Enfim, admito qualquer cenário para já...
Abraço.

Cem

por BullPower » 13/10/2005 21:08

Boas. Cem, o ponto B não seria de esperar junto aos 750 e o ponto C nos 950 ou 1070?? E de seguida uma quebra dos 750?

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

Qual Elliot, qual carapuça...

por leprechaun » 13/10/2005 20:03

Cem Escreveu:No gráfico do S&P inicial correspondente a 1 de Agosto deste ano, gostava apenas de rectificar que o valor do topo previsto pelas contas dos retracements de Fibonacci não corresponde exactamente ao valor máximo previsto para este ano, que no gráfico está indicado como 1258, mas sim 1253,52 pontos.
É lógico que só um milagre faria coincidir o máximo do S&P com esse valor mas até agora o máximo real anual ficou a menos de 1% dos 1253,52.
Com toda a probabilidade, como frisei num outro post, os máximos deste ano já terão sido feitos.

...o Nichols papa essa Ursa!!! :mrgreen:

Quanto aos máximos do ano... calma, ó mano! Eu disse 1285, creio, inda só vamos a meio... e hei-de acertar em cheio!!! :lol:

Agora, diz-me lá, ó Cem, se as contas do Nichols derem certo... ele é mesmo o mais esperto! ;)

É que se o S&P subir 100 pontos e levar os mais atrás... eu encho e encho o meu cabaz... até à bordinha e zás!!! :P

Sou gnomo mas não tonto...

Rui leprechaun

(...só gosto do moço... pronto!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Rectificação

por Cem » 13/10/2005 18:29

No gráfico do S&P inicial correspondente a 1 de Agosto deste ano, gostava apenas de rectificar que o valor do topo previsto pelas contas dos retracements de Fibonacci não corresponde exactamente ao valor máximo previsto para este ano, que no gráfico está indicado como 1258, mas sim 1253,52 pontos.
É lógico que só um milagre faria coincidir o máximo do S&P com esse valor mas até agora o máximo real anual ficou a menos de 1% dos 1253,52.
Com toda a probabilidade, como frisei num outro post, os máximos deste ano já terão sido feitos.
Falta apenas uma pequena confirmação dos indicadores de longo prazo que por enquanto ainda estão optimistas, mas até quando?
Cem

por Cem » 2/8/2005 17:02

Caro Nuno:
Nesta altura infelizmente não consigo :oops: porque reactualizei a base de dados do EURUSD sob um nome diferente há uns meses atrás e a actual, embora tenha o sistema OHLC, ao contrário da anterior que só tinha fechos, está incompleta porque não atinge o mínimo deste século do Euro.
Mas mal possa dispor de uma database mais profunda terei todo o gosto em enviá-la.
Abraço amigo.
Cem

por nunofaustino » 2/8/2005 16:31

Olá Cem...

De facto neste momento estamos a atingir várias resistências importantes... no nasdaq, no dax, no sp, ... é um daqueles momentos em que considero que n vale a pena estar longo pois o potencial de subida é reduzido.

Qto à tua previsão dantesca (se estiver correcta, em 2010 irá haver uma queda maior ou semelhante à verificada em 2000) espero que n se verifique (dadas as implicações que isso terá a nível económico e do desenvolvimento mundial), mas dada a precisão das tuas anteriores previsões, é um cenário a ter bem presente nos nossos pensamentos e acções...

Finalmente tenho um pedido :)... será que poderias colocar a tua previsão para o EURUSD?

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Elias » 2/8/2005 16:26

Cem,

Desculpa insistir no tema mas não me fiz explicar.

Quando falei de proximidade não me referia à proximidade temporal mas sim à proximidade de valores. Por outras palavras, a segunda onda anulou quase completamente a primeira, levando a questionar a tendência (neste caso ascendente). A minha dúvida era sobre este ponto.

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Cem » 2/8/2005 15:50

Amigo Elias:
A proximidade de facto pode dar a sensação de distorção.
No entanto o próprio Elliott dizia que o timing não era o principal. Uma onda podia ter uma duração de 3 meses e a seguinte no mesmo sentido poderia ter apenas 2 ou 3 dias! Isto é difícil de encaixar e é evidente que faz confusão a muita gente. Até a mim faz, a nossa lógica nem sempre aceita isto pacificamente...
No entanto essas situações são por vezes necessárias para conseguir explicar a sequência lógica repetitiva das ondas 1-2-3-4-5-A-B-C e repetição de novos ciclos, dando na respectiva classificação a maior das atenções aos retracements, esses sim, as verdadeiras justificações das denominações de cada uma das ondas.
Abraço.
Cem

P.S:
Aproveito para agradecer e cumprimentar os amigos castelbranco e f.proença pelas respostas entretanto havidas.
Cem

por Elias » 2/8/2005 15:34

Olá Cem,

Obrigado pela resposta. A minha dúvida era sobre a legitimidade, ou melhor, a aplicabilidade das ondas de Elliot a um triplo fundo com estas características, isto é, em que o terceiro fundo, embora ligeiramente mais elevado que o segundo, fica muito próximo deste. Ao referir que foi ligeiramente mais elevado, já me respondeste, uma vez que já o consideraste na sequência ascendente.

De qualquer forma eu reformulo a questão: estando o segundo e o terceiro fundo tão próximos, isto não distorce substancialmente a evolução das ondas de Elliott?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por castelbranco » 2/8/2005 15:25

ao Cem

sim sem duvida que na verdade o sentimento da massa se deve apalpar em qualquer coisa que seja quanto mais abrangente melhor entendo esse raciocinio e claro que tem toda a logica, mas eu coloquei o ftse precisamente por ser um dos reis da europa isto para não falar tambem na alemnha do dax, ora eu observei que os indices europeus fizeram todos ou quase todos o seu fundo em convergencia com o ftse em março de 2003.

ora teremos aqui alguma materia para pensar que a massa deste lado do atlantico teve um comportamento pessimista mais prolongado que nos estados unidos, mas esse facto tambem se pode atribuir ao comportamento da moeda euro dolar que fez o seu segundo up de curto prazo precisamente nessa altura e que pode muito bem ter influenciado a massa do outro lado do atlantico ou seja melhores prespectivas de exportação, o que julgo eu, teria sido o suficiente para travar o andamento do quinto movimento de baixa do sp500, no entanto é claro que de uma forma ou de outra concordo com o seu post em como deveremos estar pertissimo de um forte movimento de baixa, pois tanto de uma forma como de outra os quintos movimentos parecem evidentes.

cumprimentos

Registado: 10/11/2002 12:19

Re: S&P 500 : Cenário bearish de Elliott perto de confir

por fproenca » 2/8/2005 15:18

Cem Escreveu:Estaremos a aproveitar os últimos foguetes da festa dos mercados, quando a esmagadora maioria pensa que vamos ficar num regime bull estável para os próximos anos?

E olha que não são tão poucos como isso, bendito sejais os cerntes que no futuros "alimentarão" os Bears :mrgreen:

O cenário descrito só deixa de ser viável se o S&P ultrapassar claramente em subida a zona dos 1258/1260 pontos, este é o verdadeiro cerne técnico desta questão.

100% de acordo

[/quote]
Enfim, a beleza dos mercados está exactamente na incógnita do que nos espera.
[/quote]

Incógnita sim, mas a avaliar as probabilidades com base em factos passados e presentes o mais certo é o cenários de quedas.

Até cheguei a pensar que tinhas esquecido de nós, não deixa de ser curioso que já lá vai muito tempo desde que iniciastes esse gráfico e ainda bem que teve continuação/actualização

Um abraço :wink:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Cem » 2/8/2005 14:57

Muito obrigado pelas respostas.
- Ao Cat:
Ainda não sei quando e se publicarei o tal livro, a condição essencial é ter tempo disponível e isso agora está muito difícil e se calhar vai continuar a estar!
Abraço amigo.
- Ao Elias:
Desculpa mas não consegui perceber na totalidade a tua dúvida. De facto não considerei o triplo fundo do S&P como o final da sub-onda 5 amarela, que termina na grande onda vermelha WA. A razão é que em finais de 2002 o segundo fundo foi o mínimo deste século pelo que foi aí que considerei terminada a onda 5 amarela e respectiva grande onda WA vermelha. O 3º fundo acontecido já em 2003 foi efectuado já acima do 2º fundo, pelo que a classifiquei como sendo uma sub-onda 2 das 5 que compõem a onda impulsiva seguinte A (amarela).
Não sei se consegui responder a contento...
Abraço amigo.
- Ao castelbranco:
É interessante confrontar o timingo dos mínimos do Footsie, que só sucedem em 2003, em contraste com os mínimos absolutos do S&P em 2002.
Eu agora vou dizer algo polémico que nem toda a gente concorda: a análise de Elliott, por ser o consenso generalizado das reacções das grandes multidões, só fazem sentido, ou terão tanto mais significado, se forem efectuadas no líder do sector. Quando às vezes olho para algumas análises de acções baseadas em ondas de Elliott fico sempre de pé atrás, não porque não haja a melhor das boas vontades dos analistas em querer mostrar uma excelente análise mas apenas porque os retracements são tanto mais aproximados às percentagens de Fibonacci quanto maior for o número de participantes do respectivo mercado. Esta teoria do "follow the leader" resulta bastante bem no rei incontestável dos câmbios (EURUSD); nos índices mundiais o S&P 500 tem sido aquele que melhor se adapta ao título de "ìndice dos índices" e que tem tido no passado um comportamento ondulatório com grandes aproximações aos retracements previstos. Isto não quer dizer que continue a ter sempre o mesmo comportamento previsível, mas lá que tem mais capacidades de liderança que o Footsie parece inegável!
Mas a conclusão da análise do castelbranco não deixa de ter muitos pontos em contacto com o cenário que tracei...
Abraço amigo.

Cupmrimentos a todos em geral e boas trades.
Cem

por castelbranco » 2/8/2005 11:06

Ora viva a todos.

a analise de EW são sempre um pouco discutiveis de modo que por vezes dá para confundir os movimentos no entanto cada analista dá uma sentença e eu estou precisamente a dar a minha.

escolhi dois indices o ftse de londres e o s&p500

escolhi para proceder á contagem os movimentos maiores tanto de um indice como do outro, como acho eu que é o que deve ser feito para proceder a uma contagem.

seguindo essa teoria vemos que no ftse fizemos durante o bear uma onda 1 estendida sendo a terceira mais curta seguindo-se assim de uma 5 mais curta que a terceira. E neste momento verifico isso precisamente ao contrario ou seja neste bull fizemos uma onda 1 estendida segindo-se de uma terceira mais curta e estaremos neste momento a completar a quinta.

no sp500 verifico que fez a mesma coisa que o ftse durante o bear mas tem uma diferença que é na quinta onda que foi interrompida a meio do percurso sendo esta interrupção valida segundo Elliott. Fico então á espera de uma inversão aqui algures, como todos aqueles que me leêm sabem já há algum tempo.
Anexos
FTSE.png
FTSE.png (37.3 KiB) Visualizado 3327 vezes
SP500.png
SP500.png (44.07 KiB) Visualizado 3317 vezes

Registado: 10/11/2002 12:19

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kiko_463, Kooc, m-m, Mavericks7 e 62 visitantes