Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - A solução para os incêndios ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Incognitus

por Dwer » 28/7/2004 12:38

Os teus argumentos anarco-capitalistas ainda vão demorar um bocadinho a refutar mas para já deixava-te uma questão: se o teu vizinho de baixo - lançador de foguetes nas feiras - armazenasse material pirotécnico em casa por falta de vontade (ou dinheiro) para pagar um espaço de armazenamento, tu pagagas-lhe o armazém, para dormires descançado?

:wink:
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por Incognitus » 28/7/2004 12:36

Bem, importar-mo-nos com os fogos é politicamente correcto, mas logicamente errado. Há fogos, havia fogos, e haverá fogos. Se nos importarmos com os fogos, tem que ser na perspectiva de como os minimizar-mos dentro de um custo razoável, que não supere o proveito que se tem de os diminuir (isso sim, é difícil).

A Justiça dava para mais 1000 posts, sem dúvida. A primeira questão seria, "há realmente justiça"? Não há, o sistema tá podre e não funciona.

De resto existem advogados bons e advogados maus. O resultado de um processo pode depender da qualidade do advogado. Ou seja, a justiça pode variar tanto com quem nos representa, como pelos factos. Assim, para factos iguais podem existir "outcomes" diferentes. Ou seja, a Justiça não é justa e imparcial "by design".
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

ff

por Razao_Pura » 28/7/2004 12:31

Bem, se a questão é quem ganha a discussão, então I'm out of here....
É sempre a mesma coisa.....
Pensei que afinal se importassem com a porcaria dos fogos....
sou mesmo naif...

Ah, e para rematar, de anarquia estamos nós fartos.

Há leis para tudo neste país, não há é quem as faça cumprir ( fiscalização, multas, etc...) e os tribunais são a vergonha que são a punir os infractores. Levam anos e custos monumentais para fazer o que quer que seja, e isto já nos levava para a discussão da reforma judicial e eram outros 500's.

I'm gone!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Incognitus » 28/7/2004 12:31

Na realidade, este é um assunto para o qual só pode existir uma solução democrática ... ou seja, todos aqueles que possuem terrenos e imóveis deviam votar uma solução ... ehehe (esta também é politicamente incorrecta).
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 12:21

Ahh...parece-me uma razão fraquinha, Pata. Mesmo trabalho, mesma remuneração, seria algo mais expectável de uma mulher ... ehehe.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Pata-Hari » 28/7/2004 12:19

Pela mesma razão que não se dá prémios aos filhos por terem boas notas: é a obrigação, lol! Mas que paspalhão :lol: .

E não é ganhar a discussão, é dizer-te que não tenho pachorra para disparates. E o que vale é que os outros moderadores não estão cá para me apagar :lol: .

(para quem ler isto, eu sei que o incognitus sabe que não o estou a insultar, mas a brincar, apesar de estar em total desacordo com ele... só para que não restem dúvidas)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Incognitus » 28/7/2004 12:14

(Obviamente, a resposta - verdadeira - é: "Eh Pah, porque isso é uma cena muita reaccionária, muita pouca politicamente correcta, Pah")

ehehhehe
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 12:13

Raramente vi uma discussão ser ganha com um "sei que estás errado mas não tenho pachorra para o provar" ... ehehe.

Pata, porque é que podemos pagar aos jovens para limpar as florestas, e não podemos pagar aos proprietários para fazer o mesmo?
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Pata-Hari » 28/7/2004 12:11

Exacto, Dwer, lol! era a frase que eu precisava para responder, mas que como não encontrei, optei por não responder.

É que no meu caso, eu sei que não tenho pachorra para o provar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Incognitus

por Dwer » 28/7/2004 12:07

A tua argumentação é díficil de contradizer. Como o Umberto Eco diria - sei que o argumento é falacioso mas não sei se tenho a pachorra de o provar.

segue dentro de momentos,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por Incognitus » 28/7/2004 12:06

carlinhos, já agora, se o terreno do vizinho não tivesse dono, o que é que farias?
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 11:54

Eu acho que à partida, dar viaturas para a vigilância das florestas é o caminho errado. O ser humano é notoriamente ineficaz a vigilar coisas muito extensas, o dinheiro devia ser investido em métodos de larga escala, automatizados, com sensores, para a mesma vigilância.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 11:51

Observador, se o custo é de todos nós, então devemos ser todos a paga-lo e não somente os proprietários.

Pata, os teus argumentos são internamente contraditórios, mas muito politicamente correctos. Quero ver como "descalças" aquela dos jovens ... ehehe
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Fogos Florestais

por Razao_Pura » 28/7/2004 11:51

Mais uma intervenção neste post fora de contexto para dizer que a questão não é criar mais importos ou quem é que paga o quê. Numa democracia com 30 anos acho que já passámos esse ponto.
A questão é saber o que está a ser feito com o dinheiro destinado às florestas.
Por exemplo, pegando no que foi dito mais a cima: queriam dar viaturas às autarquias para vigilância das florestas, muito bem, apoiado, óptima ideia. Mas quem foi o anormal que se lembrou de dar fiats puntos e toyotas yaris para andar no meio da mata? em picadas e corta fogos? LOL
Pelo amor de Deus! se querem fazer as coisas ao menos que as façam acordados e não a dormir.....
E mais, como é que se justifica que durante a época da fogos os bombeiros não tenham verbas para o gasóleo dos meios de combate? e tenham que andam à mercê dos favores de alguns pequenos gasolineiros que lhes fiam a gasosa?
Mas onde é que estamos? no Sudão? na Somália? Na Roménia?
Meus Senhores, acção já......

E nem que ficássemos aqui até amanhã a discutir isto chegaríamos a algum lado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Incognitus » 28/7/2004 11:50

Pata, já agora vamos aos jovens para limpar as florestas.

Porque não obriga-los a faze-lo? Afinal eles respiram o oxigénio que sai delas, né?

Ahhh ... não, esses podemos emprega-los. Então se podemos empregar os jovens, porque é que não podemos "empregar" os proprietários? Porque é que tendo os proprietários um custo para o bem comum, não podems ser remunerados por ele, e os jovens, se tiverem um custo (trabalho) para o bem comum, já podem, isto na mesma função (limpar as florestas)?
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 11:47

Observador, no pagamento do Condomínio tu PARTILHAS o espaço com terceiros. No caso dos terrenos, não. Um terreno acaba, outro começa.

Se quiseres uma situação análoga, terias a das estradas que servem os terrenos. Aí sim, faria sentido falar de um condomínio. Porque são partilhadas. Mas porque será que essas regra geral são pagas pela comunidade?

Quanto ao "pulmão do planeta", os fogos já existiam antes de haver bombeiros, e se deixadas sozinhas as florestas crescem (como, por acidente, argumentou a Razão Pura).
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Pata-Hari » 28/7/2004 11:47

Continuas nos argumentos dos contos de fada e de total irresponsabilidade, incognitus. Não fales em estado, tu és o primeiro a querer suprimir o dito. Não ouses então usar isso como exemplo ou argumento.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Observador » 28/7/2004 11:45

Incognitus Escreveu:Não era difícil. O benefício é uma probabilidade de arder menor. O custo? Bem, o custo para ti é zero, pois tu espetaste-o no proprietário ... eheeh

Não! O custo ecológico é de todos nós! Os Bushes (e não são arbustos 8-) ) do mundo, ainda não perceberam isso.

Já agora, li há algum tempo, que Portugal ultrapassou a sua "quota" do tratado de Quioto. (acho que não sonhei com isso)
Nobody is perfect. But who wants to be Nobody?
 
Mensagens: 88
Registado: 4/5/2004 12:02
Localização: Observatório

por Incognitus » 28/7/2004 11:44

carlinhos, compra o terreno do vizinho e ele deixa de ser proprietário. Ou assume o custo de um corta fogo. Ou da limpeza do terreno do vizinho, já que aparentemente estás mais interessado nessa limpeza do que o próprio vizinho.

Guest. Por essa ACÇÃO provocarias custos a terceiros.

Neste caso, os proprietários não estão a fazer nada que provoque custos a terceiros. Aliás, se limpassem os terrenos os fogos continuariam a existir, e depois entrávamos no domínio dos graus de limpeza.

De resto, arder nas florestas, por incrível que pareça, é natural.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 28/7/2004 11:38

Pata, eu para falar a verdade não acho que deva ser o estado a responsabilizar-se pois, como dizes, é mais um custo logo mais um imposto.

Acho que cada um devia cuidar do que é seu.

Porém, também acho que ninguém devia ser obrigado a cuidar do que é seu.

Já agora, todos os casos que mencionaste seriam culpados pela acção. Culpar pela inacção é bem mais discutível, e culpar pela inacção é algo que estamos a discutir aqui.

Expropriar porque o proprietário não cuida é ridículo pois o estado também não cuida ... ehehe.

Já agora, eu não sou pela "irresponsabilidade", eu sou pela análise de custos e benefícios, e se o proprietário faz essa análise e chega à conclusão que não vale a pena, então se os "outros" chegam a uma conclusão diferente, ELES que paguem.

A tua opinião, é diferente. Tu chegaste à conclusão que vale a pena fazer o proprietário incorrer nesse custo.

Não era difícil. O benefício é uma probabilidade de arder menor. O custo? Bem, o custo para ti é zero, pois tu espetaste-o no proprietário ... eheeh
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Observador » 28/7/2004 11:38

Pata-Hari Escreveu:Agora, que 100 bombeiros a combater um fogo é ridículo, é. 50 bombeiros era o número que foi disponibilizado aqui em França numa vilinha onde ardeu um apartamento (...)
durante os fogos de yosemite há duas semanas, a quantidade de bombeiros e meios disponíveis era impressionante (...)
Enfim... realidades tão distintas que nem parece estarmos no mesmo planeta...

Cara Pata, estamos no mesmo planeta....um planeta onde há países desenvolvidos e países do terceiro mundo, infelizmente.

Pata-Hari Escreveu:Ou custaria empregar jovens de férias na limpeza? teria vantagens multiplas, além da evidente. Aprendizagem e responsabilização do que é uma tarefa importante, criação do hábito de se fazer trabalho útil de modo semi-voluntário (coisa que não existe na nossa cultura) e custos relativamente reduzidos.

Excelente ideia. Espero que haja governantes a ler este forúm, em particular, esta ideia. Mas até poderia alargar este conceito...que tal empregar quem está desempregado?

Incognitus Escreveu:LOGO, o proprietário deve ser livre de optar por salvar ou não o seu terreno.

E não deve ser obrigado, certamente, a suportar custos para salvar os dos outros, quando não tem sequer vontade de salvar o seu.

Eu também não tenho vontade de pagar condominio (a parte correspondente à manutenção do edificio), mas sou OBRIGADO a pagar, mesmo sem querer. E há quem gostasse de não pagar a parte correspondente à manutenção do elevador que, por viver no R/C ou no 1º andar, não o usa, mas paga mesmo sem querer.

Tudo que é verde, é de todos e por lei, deveria ser considerado como tal. Não querem o terreno? Reverte para o Estado, ou para quem estiver interessado em ficar.
O que não pode continuar a acontecer são estes fogos enormes todos os anos.

Só destroi parte do pulmão da Terra. Depois é ver enchentes, temperaturas estupidamente altas, alterações brutais do clima, enfim...banalidades de ecologista.
Nobody is perfect. But who wants to be Nobody?
 
Mensagens: 88
Registado: 4/5/2004 12:02
Localização: Observatório

Um exeplo radical

por guest » 28/7/2004 11:34

Bom dia

peço desculpa Incognitus, mas por essa ordem de ideias eu podia fazer experiências nucleares no meu quintal e a vizinhança que se amanhasse. :mrgreen:

Cmpts
guest
 

por carlinhos » 28/7/2004 11:34

Sr. Incognitus o meu pai tem uns hectares de terreno plantado com pinheiros, carvalhos,castanheiros etc.. e tem tudo impecavelmente limpo so que isso na xega pra qgarantir um nao incendio na nossa propriedade porque com as vizinhanças que tem esta sujeito a ficar com uma vasta area queimada so pelos matagais dos vizinhos .que soluçao ve pra isto? eu so vejo uma (obrigar o proprietarioa a limpar ou perde o terreno afinal ninguem e obrigado a ser proprietario)
carlinhos
 

por Pata-Hari » 28/7/2004 11:29

O estado tem que se ocupar?!?!! qual estado? o português é o primeiro a não querer pagar impostos sobre nada, como queres vir pedir ao estado para se responsabilizar? tu próprio acabaste de dizer que os impostos são demais. Não me venhas usar o argumento do estado. Esse não está no teu rol de argumentos utilizaveis porque o eliminaste.

Incognitus, achas que se tiveres um carro que possa causar danos e mortes de outras pessoas que devas ser autorizado a conduzir? achas que se fores ceguinho que deves ter autorização de manipulação de armas de fogo e explosivos? achas que deverias poder guiar sem carta? achas que os assassinos devem andar à solta? achas que os pedófilos devem ser professores primários? tudo isto é defensável se usares argumentos de auto-responsabilização.
Parece que vivemos num conto de fadas.

Aliás, a resposta ao que tu afirmas é dizer "ok, proprietário não cuida, seja expropriado. Não tem capacidade para isso, alguém tomará essa responsabilidade por ele com os custos que isso tem".

Que raio de resposta a tua. As pessoas não aprendem que têm que ser responsaveis pelas acções e pelas inacções!??!?! de facto assim e com essas respostas, vamos longe. Viva a irresponsabilidade.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Incognitus » 28/7/2004 11:28

Razão Pura, o que disseste ainda levanta mais questões...

Se a mancha florestal cresceu, e se os fogos são em muitos casos naturais, será que faz sentido estar a criar estruturas e custos para os evitar? O que será mais custoso? Combate-los ou Preveni-los?

Se for preveni-los, talvez valha mais a pena combate-los... (não estou a dizer que é, mas estas coisas devem ser ponderadas).
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Apramg, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, malakas, navaldoc, niceboy, PAULOJOAO, smog63, tami, vmb1426 e 204 visitantes