Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
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Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lá vamos nós outra vez..... 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dado o pouco numero ações dispersas, com um resultado dentro do esperado e o anuncio de um dividendo semelhante ao ano anterior , julgo que a Mota pode subir..
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia![]()
( o muad'dib que não me ouça/leia
)
No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
A composição dos consórcios pode, de fato, influenciar a decisão final, especialmente quando há um forte interesse em empresas locais privilegiadas. Embora o processo tenha sido transparente, a escolha do vencedor pode não ser totalmente imparcial nesse sentido.
No entanto, a adjudicação fortaleceria o pipeline de obras da empresa e fortaleceria a presença na Colômbia, o que é sempre estratégico para o crescimento na região.
De acordo com a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), o valor total do contrato para a operação e manutenção do corredor férreo La Dorada-Chiriguaná é de 3,3 bilhões de pesos colombianos, distribuídos da seguinte forma: 2,6 bilhões em Capex (bens de capital, como maquinaria, equipamentos e terrenos) e 795 bilhões em Opex (gastos operacionais)
Considerando a taxa de câmbio atual, onde 1 dólar americano equivale a aproximadamente 4,123 pesos colombianos, o valor total do contrato seria cerca de 800 milhões de dólares americanos.
Portanto, a participação da Mota Engil Colômbia, com uma cota de 50% + 25%, corresponderia a aproximadamente 600 milhões de dólares americanos.
Vamos aguardar até abril para ver o desfecho.
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Padrão Emergente
Tecnicamente parece-me que, no gráfico diário, se está a formar um "Ascending Triangle" que, por definição, é considerado um padrão de continuação (de subida neste caso).
Já temos os dois clássicos swing highs e swing lows, pelo que, a ser testada novamente a resistência dos 3.07€, se o fecho for acima deste valor, teremos um breakout pelo upside e a projeção clássica é a de uma subida, desde o ponto do breakout, equivalente à distância da base, que objetivamente se encontra nos 3,451€ (e curiosamente serviu de suporte entre junho e julho do ano passado.
Claro que o breakout pode ser pelo downside (há que preparar stop losses, just in case), mas ... como costumo dizer, keep calm and hope for the best.
Já temos os dois clássicos swing highs e swing lows, pelo que, a ser testada novamente a resistência dos 3.07€, se o fecho for acima deste valor, teremos um breakout pelo upside e a projeção clássica é a de uma subida, desde o ponto do breakout, equivalente à distância da base, que objetivamente se encontra nos 3,451€ (e curiosamente serviu de suporte entre junho e julho do ano passado.
Claro que o breakout pode ser pelo downside (há que preparar stop losses, just in case), mas ... como costumo dizer, keep calm and hope for the best.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Sinedrio Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:
(...)
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
(...)
A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.
Sinedrio, a estrutura das participadas e subsidiárias da Mota Engil não é nada linear, mas efetivamente tem razão no que disse (quem errou fui eu).
A "Colombia ME S.A.S. ("Colombia ME")" é detida a 99% pela "ME Latin America BV" e a 1% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção"
Já a "Mota-Engil Colômbia, S.A.S. ("Mota-Engil Colômbia")" é detida a 9.2% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção" e a 90.80% pela "Mota-Engil Latin America BV"
Pelo RC de 2023, a "Mota-Engil Latin America BV" não apresenta interesses que não controlam reportados, pelo que creio se pode assumir que é controlada a 100% pelo Grupo.
Eu assumi, erradamente, que o controle da Mota Engil Colômbia era a 51% (tal como acontece com a Mota Engil México), daí ter feito aquelas contas.
Portanto sim, o Grupo Mota-Engil, ficaria com 75% dos 600 milhões de euros, i.e. 450 milhões de euros se tiver aquela obra adjudicada.
Sinedrio Escreveu:A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...
Calma lá com os "cavalos" Sinedrio, assumir que a Mota vai ganhar o concurso da Colômbia já é um salto de fé (apesar de estar bem posicionada), assumir que vai "entrar na obra" do aeroporto ou da nova ponte já é exagero, convém ficar com os pés assentes na terra, a concorrência será feroz e nada é garantido... Portugal não é a Colômbia.
Aliás, nem sequer é ainda garantido que a Mota fique com o segundo troço do TGV dado que, apesar de ter sido a única a apresentar proposta, excedeu o valor inscrito no caderno de encargos e a Infraestruturas de Portugal pode voltar a lançar outro concurso (o que acho bastante provável).
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 10/2/2025 0:56, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia![]()
( o muad'dib que não me ouça/leia
)
No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.
A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Acho que se os principais índices europeus e americanos inverterem a tendência de subida, a Mota-Engil pode ainda ter uma queda grande, porque o que desceu em2024 ainda é relativamente pouco comparado com o que subiu em 2023. Em todas as correções que a Mota engil teve até agora (2008, 2014, 2018), não desceu só um ano.
Enquanto o PSI estiver abaixo da media movel 200 dias, a tendência de médio longo prazo da bolsa portuguesa é negativa.
Pode haver alguma razão para o PSI andar a subir menos que os outros indices europeus.
Enquanto o PSI estiver abaixo da media movel 200 dias, a tendência de médio longo prazo da bolsa portuguesa é negativa.
Pode haver alguma razão para o PSI andar a subir menos que os outros indices europeus.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia



No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vai ao encontro do que mencionei há uns dias, qualquer dia sai uma notícia efectiva de que a mota ganhou uma obra importante e os curtos são entalados, e se pretenderem fechar não sei se uma subida diária de 10% é muito....
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eish, e que grande obra seria... E a decisão já é conhecida daqui a um mês. A Mota está a tornar-se um caso sério.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Que teimosia, mas está suportada. Por enquanto
CumPrim/
ValeAquilino
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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Semana de volumes discretos. E a cotação também acabou por não mexer muito, se formos a ver (cerca de 2 centimos no espaço de uma semana). A região em torno dos 2.85 poderá estar a funcionar como um suporte (secundário) - ver comportamento em dezembro - mas não é totalmente evidente/claro.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
De momento estou fora da mota, mas sigo-a atentamente todos dias, não vai tardar em sa´r uma notícia que irá rebentar com os curtos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Não sei se viram: https://www.google.com/amp/s/amp.expres ... s-2221ebff
Mais 600 milhões a concurso na futura obra...
Mais 600 milhões a concurso na futura obra...
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Motaengil

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Alguém sabe como está a situação da segunda linha do metro de Bogotá?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
No final fecha acima da linha



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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
"Porque hoje é exta feira"...
Esperar para ver.
CumPrim/
ValeAquilino
Esperar para ver.
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José Ortega Y Gasset
Kickoff da apresentação de resultados das Construtoras Europ
No calendário que referi há uns tempos atrás, elenquei o dia de hoje como o kickoff da apresentação de resultados das construtoras europeias.
Apresentaram resultados hoje, referentes ao exercício consolidado de 2024, a francesa Vinci (a maior construtora europeia) e a sueca Peab AB (outra gigante).
A Peab AB foi a que ficou mais acima da estimativa dos analistas, nomeadamente 24,6% acima do esperado no EBT e 28,5% acima do esperado no lucro e com um impressionante rácio de surpresa, no Free Cash Flow, 109,7% acima do esperado.
Não investiguei a fundo se foi devido a vendas não recorrentes, mas o mercado parece ter gostado e reagiu pela positiva com uma valorização da cotação da Peab AB de 6.99% (nada mau).
Porém as construtoras nórdicas têm a sua receita maioritariamente proveniente do mercado doméstico (i.e. do país de onde são oriundos) e de outros da Europa do Norte, ou Escandinávia, pelo que são pouco comparáveis com as suas congéneres da Europa Ocidental, especialmente as que operam nos mesmos continentes que a Mota Engil.
Já a Vinci tem uma internacionalização impressionante, em termos de dispersão geográfica e setorial e também em volume de negócios nessas regiões/setores, tendo este ano, segundo o relatório de contas de 2024, conseguido mais de 50% da sua receita fora de França.
Segundo o ranking da ENR de 2024, a Vinci é a construtora mundial com maior volume de negócios na Europa, a 4ª nos EUA, a 3ª na Australia/Oceania, a 6ª em África, a 1ª na América Latina e a 3ª no Canadá.
É a 2ª construtora que obtém mais receita em adjudicações relacionadas com o setor de transportes, a 1ª no setor da energia, a 8ª no setor industrial, 1ª no setor de telecomunicações e 6ª no setor da água.
Os resultados da Vinci foram excelentes e atingiram um record histórico no Free Cash Flow obtido este ano. Cresceram 4% na receita, 6.1% no EBITDA, 7.7% no EBIT e 3.4% no lucro. Comparativamente com 2023, que foi um ano excelente para a Vinci como para a Mota-Engil, existiu um abrandamento nos crescimentos destas rubricas e o mesmo se espera para a Mota.
Estes resultados ficaram mais ou menos alinhados com a expetativa dos analistas, mas houve um rácio de surpresa de lucro 3.3% acima do esperado e do Free Cash Flow 44.7% acima do esperado.
Ademais comunicaram um outlook positivo para 2025 com esperado aumento das receitas e dos lucros, apesar do aumento da taxa de imposto verificada em França.
Foi um bom kickoff para o setor, apesar da Mota-Engil ter desvalorizado, em contraciclo com o setor.
Amanhã apresentam resultados mais duas construtoras nórdicas, a Finladesa Yit e a Sueca Skanska B.
O dia mais relevante de apresentação de resultados será sem dúvida o dia 27 de fevereiro, em que para além dos resultados da Mota-Engil, temos também os da Armada Espanhola toda: FCC, ACS, OHLA, Sacyr e Acciona, todas apresentam contas no mesmo dia.
E porque é que os resultados do setor são tremendamente importantes? Porque se forem maus, ou o outlook para 2025/2026 for pintado de forma negra pela administração dessas empresas, o setor cai e a Mota também por arrasto.
O inverso não é certo (o setor subir e a Mota subir por contágio), mas ajuda muito e a Mota não conseguiria subir com o setor em queda, especialmente com esta pressão shortista.
Portanto, estamos bem lançados para uma boa earning season para o setor da construção.
Apresentaram resultados hoje, referentes ao exercício consolidado de 2024, a francesa Vinci (a maior construtora europeia) e a sueca Peab AB (outra gigante).
A Peab AB foi a que ficou mais acima da estimativa dos analistas, nomeadamente 24,6% acima do esperado no EBT e 28,5% acima do esperado no lucro e com um impressionante rácio de surpresa, no Free Cash Flow, 109,7% acima do esperado.
Não investiguei a fundo se foi devido a vendas não recorrentes, mas o mercado parece ter gostado e reagiu pela positiva com uma valorização da cotação da Peab AB de 6.99% (nada mau).
Porém as construtoras nórdicas têm a sua receita maioritariamente proveniente do mercado doméstico (i.e. do país de onde são oriundos) e de outros da Europa do Norte, ou Escandinávia, pelo que são pouco comparáveis com as suas congéneres da Europa Ocidental, especialmente as que operam nos mesmos continentes que a Mota Engil.
Já a Vinci tem uma internacionalização impressionante, em termos de dispersão geográfica e setorial e também em volume de negócios nessas regiões/setores, tendo este ano, segundo o relatório de contas de 2024, conseguido mais de 50% da sua receita fora de França.
Segundo o ranking da ENR de 2024, a Vinci é a construtora mundial com maior volume de negócios na Europa, a 4ª nos EUA, a 3ª na Australia/Oceania, a 6ª em África, a 1ª na América Latina e a 3ª no Canadá.
É a 2ª construtora que obtém mais receita em adjudicações relacionadas com o setor de transportes, a 1ª no setor da energia, a 8ª no setor industrial, 1ª no setor de telecomunicações e 6ª no setor da água.
Os resultados da Vinci foram excelentes e atingiram um record histórico no Free Cash Flow obtido este ano. Cresceram 4% na receita, 6.1% no EBITDA, 7.7% no EBIT e 3.4% no lucro. Comparativamente com 2023, que foi um ano excelente para a Vinci como para a Mota-Engil, existiu um abrandamento nos crescimentos destas rubricas e o mesmo se espera para a Mota.
Estes resultados ficaram mais ou menos alinhados com a expetativa dos analistas, mas houve um rácio de surpresa de lucro 3.3% acima do esperado e do Free Cash Flow 44.7% acima do esperado.
Ademais comunicaram um outlook positivo para 2025 com esperado aumento das receitas e dos lucros, apesar do aumento da taxa de imposto verificada em França.
Foi um bom kickoff para o setor, apesar da Mota-Engil ter desvalorizado, em contraciclo com o setor.
Amanhã apresentam resultados mais duas construtoras nórdicas, a Finladesa Yit e a Sueca Skanska B.
O dia mais relevante de apresentação de resultados será sem dúvida o dia 27 de fevereiro, em que para além dos resultados da Mota-Engil, temos também os da Armada Espanhola toda: FCC, ACS, OHLA, Sacyr e Acciona, todas apresentam contas no mesmo dia.
E porque é que os resultados do setor são tremendamente importantes? Porque se forem maus, ou o outlook para 2025/2026 for pintado de forma negra pela administração dessas empresas, o setor cai e a Mota também por arrasto.
O inverso não é certo (o setor subir e a Mota subir por contágio), mas ajuda muito e a Mota não conseguiria subir com o setor em queda, especialmente com esta pressão shortista.
Portanto, estamos bem lançados para uma boa earning season para o setor da construção.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esqueçam o assunto das tarifas com o México. O México colocou meia dúzia de soldados na fronteira e isso foi o suficiente para o Trump adiar as tarifas. Isso foi uma brincadeira.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Reiterando o meu comentário de ontem, volumes modestos. O meu indicador de volume está quase lateral, não obstante a correcção algo significativa desde o topo (há ali duas sessões mais expressivas, em termos de volume, provavelmente quando os fundos estiveram mais ativos, mas esse tipo de apreciação deixo para os demais interlocutores do tópico).


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Motaengil
Os mercados com os olhos trocados com Trumpomanias a Motaengil não pode escapa a este novo fenômeno,volumes muito fraquinhos mas vai aguentando a investida de dois fundos que não a deixam respirar, a EMA200 não está distante pode ser que os fundos torçam para passar este marco.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral








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