Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Indiscrição de Borrell fez cair o plano de transferir caças polacos para a Ucrânia
De acordo com o jornal digital "Politico", o espanhol Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE, está a ser apontado pelos Estados Unidos e pelos aliados europeus como o principal culpado pelo fracasso do plano para transferir 28 caças MiG-29 polacos para a Ucrânia.
O plano caiu por terra após Borrell ter tornado pública uma operação que era secreta, ao avançar uma decisão para a qual ainda não havia consenso entre os membros da NATO.
"A transferência [dos caças polacos] teria sido possível, caso o plano se mantivesse nos bastidores, mas isso não foi possível depois de Josep Borrell declarar à imprensa, no dia 27 de fevereiro, que a NATO iria enviar caças para a Ucrânia", escreve o "Politico".
@ Expresso
Confesso alguma surpresa com os anúncios públicos do envio de equipamento militar para a Ucrânia, penso que os únicos que tiveram juízo foram os franceses, que disseram que iam enviar mas não disseram o que era, parece-me óbvio as vantagens desta postura.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Confesso que estou surpreendido com a aparente inépcia dos russos.... deviam estar a contar que isto ia ser um passeio....
@CNN

Ukrainians have been "very creative in how they’re defending themselves," senior US defense official says
From CNN's Jeremy Herb
The Ukrainian air force has about 56 fighter aircraft remaining on the ground, which is about 80% of the fixed-wing capabilities the Ukrainian air force had before Russia attacked, a senior US defense official said Friday.
The official told reporters that Ukraine hasn’t had to rely much on their fixed-wing fighter aircraft in the war against Russia, because they’ve used other capabilities, including drones and surface-to-air missiles, to fight back against the Russian air force. The Ukrainians are flying about five to 10 sorties per day, the official said, compared to roughly 200 from the Russians.
“The Ukrainians again have been very creative in how they’re defending themselves and how they’re using the airpower they have available to them,” the official said. “Frankly, they haven’t proven they need to do more than what they’re doing. They’ve been very effective with the tools that they have, very creatively so. And those are having a good effect on Russian air power.”
Ukrainian President Volodymyr Zelensky has urged NATO countries to provide Ukraine with more fighter jets. Poland had proposed sending its MiG-29 fighters to Ukraine by giving them to the US via a German air base, but the Pentagon rejected that plan earlier this week.
The defense official said that beyond Ukraine’s fixed-wing fighters, the Ukrainians have made effective use of drones, noting they are “cheap” and can fly below radar coverage. “It’s a very nimble platform, and they’re using them with terrific effect, particularly against Russian ground units,” the official said.
The Ukrainians are using surface-to-air missiles “with great effect” against Russian forces, the official said. “They’re being careful at what they’re shooting at, they’re moving stuff around, they’re being very nimble. And it’s proven effective,” the official said. “And I’m not just talking about mobile launchers, I’m talking about use of shoulder fire surface-to-air capability as well.”
@CNN
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
forza algarve Escreveu:porque ja nao seria so' Russia contra Ucrania mas haveria outro pais envolvido e entao porque a Polonia nao deveria intervir em defesa da Ucrania..ja nao seria questao da segurança da Russia e bla bla bla
Falas sem saber dá asneira...
A NATO so intervém se um país da NATO for atacado
- Registado: 17/7/2014 22:33
forza algarve Escreveu:m-m Escreveu:forza algarve Escreveu:POST IRONICO...
Portugal sem cereais, sem turismo,sem trabalho,sem gasolina,com alta inflaçao...os russos sem mc donalds,sem coca cola,sem mastercard e sem Louis Vuitton...vamos ver quanto aguentam
Voltaste a ligar o modo "parvo" usado durante o COVID?!
com o COVID tive razao eu..basta ver como hoje sao caricatas as medidas que foram tomadas ha 2 anos..por exemplo os famosos 15 dias de isolamento por ter cumprimentado um que testou covid 10 dias depoisou medidas que eram tomadas quase o ano todo menos em agosto
enfim...
e os que vos informam sobre a guerra sao os mesmos que vos informam sobre o covid
Claro que tiveste razão quanto ao Covid. Defendeste uma coisa e o seu contrário, só podias acertar.
As medidas nunca foram estáticas e foram evoluindo conforme o conhecimento. Vir agora dizer que era estúpido ter medidas de isolamento de 15 dias por contacto, há 2 anos, é uma autêntica imbecilidade. Mas já nos habituaste, e neste tópico não é diferente.
Haja pachorra!
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Goya777 Escreveu:forza algarve Escreveu:onemillion2021 Escreveu:Ucrânia diz que invasão por parte da Bielorrússia ainda hoje "não pode ser excluída"
Os serviços de informação da Ucrânia estão a indicar que “não pode ser excluída” uma possível invasão do país por parte da Bielorrússia – uma operação que pode acontecer “ainda hoje“, segundo a informação que está a ser transmitida pelas agências noticiosas incluindo a Reuters.
entao se fosse assim a NATO tambem poderia intervir pelo menos contra a Bielorussia
Então porquê?
porque ja nao seria so' Russia contra Ucrania mas haveria outro pais envolvido e entao porque a Polonia nao deveria intervir em defesa da Ucrania..ja nao seria questao da segurança da Russia e bla bla bla
- Registado: 25/2/2019 17:26
Marco Martins Escreveu:onemillion2021 Escreveu:O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje ao seu ministro da Defesa que apresente uma proposta para o reforço militar na fronteira ocidental da Rússia em resposta às ações da NATO no leste da Europa.
"O reforço das nossas fronteiras ocidentais devido às ações dos países da NATO (...) precisa de ser estudado e peço-lhe que me prepare um relatório", disse Putin ao ministro Serguei Shoigu, citado pela agência francesa AFP.
O pedido foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, parte da qual foi transmitida pela televisão russa.
"Com base nos resultados da sua discussão, tomaremos uma decisão apropriada num futuro próximo", disse Putin, segundo a agência oficial russa TASS.
Será que o Putin se refere às fronteiras da Ucrânia com a Europa (tendo por base que a Ucrânia já será um território russo)?
Se assim for, criará aí uma maior pressão para evitar que entre mais armamento ou alimentos na Ucrânia por via terrestre...
A fronteira do Dniepre...
Em troca, deixa que o restante território faça parta da União Europeia.
E fica concluída a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
- Registado: 23/4/2015 17:00
forza algarve Escreveu:onemillion2021 Escreveu:Ucrânia diz que invasão por parte da Bielorrússia ainda hoje "não pode ser excluída"
Os serviços de informação da Ucrânia estão a indicar que “não pode ser excluída” uma possível invasão do país por parte da Bielorrússia – uma operação que pode acontecer “ainda hoje“, segundo a informação que está a ser transmitida pelas agências noticiosas incluindo a Reuters.
entao se fosse assim a NATO tambem poderia intervir pelo menos contra a Bielorussia
Então porquê?
- Registado: 17/7/2014 22:33
onemillion2021 Escreveu:O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje ao seu ministro da Defesa que apresente uma proposta para o reforço militar na fronteira ocidental da Rússia em resposta às ações da NATO no leste da Europa.
"O reforço das nossas fronteiras ocidentais devido às ações dos países da NATO (...) precisa de ser estudado e peço-lhe que me prepare um relatório", disse Putin ao ministro Serguei Shoigu, citado pela agência francesa AFP.
O pedido foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, parte da qual foi transmitida pela televisão russa.
"Com base nos resultados da sua discussão, tomaremos uma decisão apropriada num futuro próximo", disse Putin, segundo a agência oficial russa TASS.
Será que o Putin se refere às fronteiras da Ucrânia com a Europa (tendo por base que a Ucrânia já será um território russo)?
Se assim for, criará aí uma maior pressão para evitar que entre mais armamento ou alimentos na Ucrânia por via terrestre...
- Registado: 7/4/2007 17:13
m-m Escreveu:forza algarve Escreveu:POST IRONICO...
Portugal sem cereais, sem turismo,sem trabalho,sem gasolina,com alta inflaçao...os russos sem mc donalds,sem coca cola,sem mastercard e sem Louis Vuitton...vamos ver quanto aguentam
com o COVID tive razao eu..basta ver como hoje sao caricatas as medidas que foram tomadas ha 2 anos..por exemplo os famosos 15 dias de isolamento por ter cumprimentado um que testou covid 10 dias depois

e os que vos informam sobre a guerra sao os mesmos que vos informam sobre o covid

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje ao seu ministro da Defesa que apresente uma proposta para o reforço militar na fronteira ocidental da Rússia em resposta às ações da NATO no leste da Europa.
- Registado: 23/10/2020 11:20
Masterchief Escreveu:Marco Martins Escreveu:E UE está a agir da melhor forma com as sanções.
Qualquer outra intervenção directa com a Nato ou UE de confronto directo com a Rússia seria uma incógnita no tipo de armas que seriam utilizadas, com uma devastação muito maior directamente para a UE como para o mundo!
A única esperança que a europa tem é que o regime de Putin caia para que assim se possam renegociar o fim das sanções, caso contrário será muito complicado!
A meu ver quanto mais perto do ocidente a Rússia estiver, melhor será para todos (Europa/Ásia/América/Médio oriente).
Eu também concordo com a tua ultima afirmação mas, infelizmente, enquanto o Putin existir isso não irá acontecer. E depois deste episódio queimou pontes demais. Nada voltará a ser sequer o mesmo que era.
A Rússia fazer parte da UE, ou no mínimo ser uma verdadeira democracia com quem fosse possivel negociar, seria a cereja no topo do bolo mas não vejo isso acontecer tão cedo.
Sim, enquanto o Putin estiver no governo, não haverá qualquer aproximação ou reconciliação com a Rússia!
Mas uma Rússia desvastada acho que também não será bom para os países asiáticos, pois com o tempo será normal haver muitos russos a ir para os paises vizinhos e a própria fraqueza da economia russa poderá penalizar esses países.
Para além de que um país em decadência com um arsenal tão grande de armas nucleares (e outras que tais) será um perigo para todos, tanto pela sua fraca manutenção como pela possibilidade de irem parar às mãos erradas no mercado negro.
Nesse sentido, acho que até à China deverá avaliar se será melhor ou não o Putin continuar...
- Registado: 7/4/2007 17:13
onemillion2021 Escreveu:Ucrânia diz que invasão por parte da Bielorrússia ainda hoje "não pode ser excluída"

Ucrânia diz que invasão por parte da Bielorrússia ainda hoje "não pode ser excluída"
- Registado: 23/10/2020 11:20
forza algarve Escreveu:POST IRONICO...
- Registado: 25/2/2008 17:56
POST IRONICO...

mais_um Escreveu:PMP69 Escreveu:E a seguir?
Por algo semelhante o Milošević foi parar ao TPI a Haia.
Pedro
Não acredito que se o Putin for deposto alguma vez os russos o entreguem.
Também acho difícil, mas se a guerra continuar a correr como está, vai haver uma caça às bruxas em Moscovo, mais a sanções económicas, pode ser que o Kremelin abane.
Pedro
mais_um Escreveu:
Na minha opinião o Putin está encurralado, não vejo forma de ele aceitar uma derrota, assim a Ucrânia vai ser atacada até se render custe o que custar, nem que para isso seja necessário usar armas químicas ou mesmo nucleares táticas.
Se isso acontecer não vejo que a NATO assista a isso sem intervir. Se Putin fizer isso mostra claramente que pode atacar em seguida um país da NATO e a NATO não vai ficar simplesmente à espera que isso aconteça!!! Não se julgue que neste conflito não há linhas vermelhas. Essas linhas vermelhas não são apenas as fronteiras dos países da NATO!!! Enfim ...
mais_um Escreveu:É realmente incrível o que o Putin está a conseguir fazer, colocar todo o mundo ocidental contra ele:
https://www.dailymail.co.uk/news/articl ... hters.html
Caro mais_mais,
Já tinha colocado essa informação aqui no tópico

Quiçá apareçam mais, voluntários não tem faltado, é preciso é dar-lhes as melhores condições dentro do possível para lutar contra está injusta e cruel Guerra, cheia de crimes de Guerra, corredores humanitários da morte, mentiras, etc..
Agora falta saber do lado do agressor/criminoso...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=93344&start=1825#p1724633
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
luislobs Escreveu:DvdIsi Escreveu:Há aqui muito caldeireiro a opinar sobre se a Ucrânia deve resistir ou não como se pudessem sequer saber o que é estar numa situação semelhante. Se fosse em Portugal estou inclinado para dizer que me juntaria à resistência mas numa situação tão extrema até eu tenho dúvidas da minha atitude quanto mais da dos outros. Ao contrário da Rússia, na Ucrânia lutam-se por valores e isso é admirável e demonstra bem a diferença entre os dois regimes
tbem sou de acordo que c os 3 pontos zeliski podia tentar cessar fogo ja que fica com pais destruido.
quanto ao pudim era secalo economicamente e nòs ganhavamos por sines..
É cada atropelo gramatical, que até dói! Respeitem a língua portuguesa, sff!
Aqui acrescento a minha opinião nesta fase da guerra.
Pelo que li um bocado em diagonal, pareceu-me ver alguns foristas com pena do Putinhas!!! A mim faz-me pena essa espécie de solidariedade um bocado doentia.
Se a UE e os EUA e Canad´´a mantiverem por bastante tempo as enormes sansões que foram aplicadas à Rússia e em particular tb aos oligarcas, existem condições suficientes para parar a guerra e evitar mais mortes e o sofrimento de milhares de inocentes e a Rússia vai lever muito tempo a reconquistar o poder que tinha ou julgava ter. No fundo o tiro parece ter saído pela culatra ao Putinhas e muitos dos seus anteriores amigos no ocidente, vão apanhar por tabela por serem tão submissos a essa amizade.
A Ucrânia com a entrada com termos mais acelarados na UE e maior ajuda, pode recuperar mais rápido da destruição da guerra.
Pelo que li um bocado em diagonal, pareceu-me ver alguns foristas com pena do Putinhas!!! A mim faz-me pena essa espécie de solidariedade um bocado doentia.
Se a UE e os EUA e Canad´´a mantiverem por bastante tempo as enormes sansões que foram aplicadas à Rússia e em particular tb aos oligarcas, existem condições suficientes para parar a guerra e evitar mais mortes e o sofrimento de milhares de inocentes e a Rússia vai lever muito tempo a reconquistar o poder que tinha ou julgava ter. No fundo o tiro parece ter saído pela culatra ao Putinhas e muitos dos seus anteriores amigos no ocidente, vão apanhar por tabela por serem tão submissos a essa amizade.
A Ucrânia com a entrada com termos mais acelarados na UE e maior ajuda, pode recuperar mais rápido da destruição da guerra.
- Registado: 9/3/2017 16:10
PMP69 Escreveu:E a seguir?
Pedro
Não acredito que se o Putin for deposto alguma vez os russos o entreguem.
PMP69 Escreveu:Não sei se o Afeganistão não vai passar a ser uma brincadeira perto do que vão passar na Ucrânia.
De certeza que vão rolar cabeças em Moscovo.
Já aqui disse, que o arrastar da guerra serve o Ocidente, pois vai desgastar Putin e parece-me que é a única maneira de cair. Por outro lado, vai trazer mais baixas para a população civil.
Pedro
Na minha opinião o Putin está encurralado, não vejo forma de ele aceitar uma derrota, assim a Ucrânia vai ser atacada até se render custe o que custar, nem que para isso seja necessário usar armas químicas ou mesmo nucleares táticas.
E a seguir?
Pedro
Pedro
É realmente incrível o que o Putin está a conseguir fazer, colocar todo o mundo ocidental contra ele:
Canadian sniper arrives Ukraine answering President Zelenskys call foreign fighters
'It's like a firefighter who hears the alarm ringing': One of the 'world's deadliest snipers' who fought in Afghanistan and Iraq arrives in Ukraine from Canada after answering Zelensky's plea for foreign fighters
Marksman known as 'Wali', 40, leaves behind a wife and baby son to join the war
He had served in the Royal Canadian 22nd Regiment in Iraq and Afghanistan
'Wali' has travelled more than 4,800 miles to help repel the Russian invaders
Over 20,000 volunteers from international armed forces said to have signed up
One of the world's most fearsome snipers is set to join the fighting in Ukraine after answering President Volodymyr Zelensky's call for foreign volunteers to help defeat Russian invaders.
The marksman, known only by his nickname 'Wali', hails from the Royal Canadian 22nd Regiment and has previous combat experience from fighting in the Kandahar theatre during the Afghanistan War between 2009 and 2011.
The 40-year-old later took it upon himself to travel to Iraq in 2015 to help fight the Islamic State's forces.
In June 2017, one of his comrades reportedly shot dead an Islamic State terrorist from an incredible distance of 3,450m - more than two miles away.
It has been widely reported that a member of the Royal Canadian 22nd used a McMillan Tac-50 rifle to fatally shoot an Islamic State terrorist in 2017 from more than two miles away - a 'world-record' for the longest ever kill shot.
On Saturday, Ukraine's defiant president Volodymyr Zelensky put out a plea and appealed for members of the international armed forces community to fly to Eastern Europe and join the war effort.
'Wali', who left behind his wife and one-year-old son, was contacted by a friend who has been helping to arrange 'neutral humanitarian aid convoys' into the occupied Donbas region in the south east of Ukraine.
Just last week, 'Wali' was still working as a computer programmer in Canada.
Now, he's preparing to fight Russian troops from a remote location in Ukraine more than 4,800 miles away.
'A week ago I was still programming stuff. Now I'm grabbing anti-tank missiles in a warehouse to kill people... That's my reality right now,' he told CBC News.
More than 20,000 people from 52 countries have already volunteered to repel the Russian invaders in Ukraine, where they will serve in a newly created international legion, Ukrainian Foreign Minister Dmytro Kuleba said over the weekend.
He said: 'I know it's just awful, but me, in my head, when I see images of destruction in Ukraine, it is my son that I see, in danger and who is suffering.'
His wife, whose identity has been protected for security reasons, said she reluctantly allowed him to leave and that keeping him home would have been 'like putting him in jail'.
´'Wali' was met with hugs and handshakes by the local population after arriving into Ukraine alongside three fellow former Canadian soldiers on Friday, March 4.
But wandering deeper into the heart of Ukraine, and witnessing the destruction wrought by Russian invaders and artillery barrages, 'Wali' said he felt compelled to act.
He told CBC News: 'I want to help them. It's as simple as that.
'When I see a destroyed building, it is the person who owns it, who sees his pension fund go up in smoke, that I see.
'I have to help because there are people here being bombarded just because they want to be European and not Russian.
'I'm going there for humanitarian reasons.'
The group of volunteers veterans are currently sheltered in an abandoned home and plan to link up with the Ukrainian defence forces soon.
Ukraine has plans to field a reserve unit of around 10,000 trained officers and more than 120,000 volunteers to repel the Russian invaders.
He described the moment he answered the call to join the Ukrainian volunteer forces as being 'like a firefighter who hears the alarm ringing'.
https://www.dailymail.co.uk/news/articl ... hters.html
Não sei se o Afeganistão não vai passar a ser uma brincadeira perto do que vão passar na Ucrânia.
Já aqui disse, que o arrastar da guerra serve o Ocidente, pois vai desgastar Putin e parece-me que é a única maneira de cair. Por outro lado, vai trazer mais baixas para a população civil.
Pedro
Pedro
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 194 visitantes