Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por acintra » 10/9/2007 11:36

Recomenda comprar
Deutsche Bank sobe “target” da EDP em 55% para 4,5 euros
O Deutsche Bank subiu a sua avaliação para os títulos da Energias de Portugal (EDP) em 55% para os 4,50 euros, com base na reavaliação da divisão das energias renováveis da companhia nacional. O banco alemão passou a recomendar a "compra" dos títulos da empresa liderada por António Mexia.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Deutsche Bank subiu a sua avaliação para os títulos da Energias de Portugal (EDP) em 55% para os 4,50 euros, com base na reavaliação da divisão das energias renováveis da companhia nacional. O banco alemão passou a recomendar a "compra" dos títulos da empresa liderada por António Mexia.

"A EDP é uma acção atractiva para comprar. Permite exposição a mercados emergentes e a uma unidade de energias renováveis em rápido desenvolvimento", afirma a analista Virgínia Sanz De Madrid Grosse.

Para o banco, "o negócio das renováveis da EDP parece ser barato face à divisão da congénere espanhola Iberdrola". Virgínia Grosse acrescenta que "a colocação da Iberdrola Renovables em bolsa no último trimestre poderá funcionar como catalisador para a EDP".

A divisão de energias renováveis foi a principal responsável pelo aumento do preço-alvo do Deutsche Bank para a EDP. O banco reavaliou a unidade em resultado das "aquisições efectuadas [pela EDP] nos últimos quinze meses", chegando a 1,1 euros por acção.

O "target" para os títulos da EDP passou de 2,90 euros para os 4,50 euros, um aumento de 55%, que confere às acções da eléctrica lusa um potencial de valorização de 14,8% face à cotação actual. Os títulos da EDP seguem em alta de 0,77%, a cotar nos 3,92 euros.

Registado: 17/7/2006 16:09

por Globetrotter » 9/9/2007 11:12

Caro Ulisses, depois da sessão de sexta feira a edp não ficou com nada bom aspecto (mas na sexta também foi mau para todas as acções :evil: ). Depois de ver, na sexta, uma forte queda com um aumento do volume fiquei com a ideia que a edp tinha quebrado a LTA... :? O que é que eu fiz??? Vim logo ver os teus gráficos. Depois de observa-los parece-me que tal facto aconteceu, o que deixa a edp em maus lençois (tal como referiste e muito bem).
Mas já agora gostava de ouvir uma opinião tua e se possivel uma actualização gráfica do titulo.

Desde já obrigado e BN.

Ps-Ando aqui com um bichinho de shortar a edp, e parece-me ser uma boa oportunidade, não? :wink:
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "

Registado: 3/2/2006 14:13

por R_Martins » 7/9/2007 20:29

PSI20 12,402 -2.57% 10.75%
CAC40 5,430 -2.63% -2.01%
DAX Xetra 7,437 -2.43% 12.73%
NASDAQ 2,566 -1.86% 6.23%
S&P 500 1,456 -1.55% 2.64%

No BCP dá-me vontade de dizer que o marido da tal loura, já lá não está...

ALTRI 6.00 -5.95% 1,746,631
BCP 3.27 -4.66% 35,572,617
GALP ENERGIA 10.40 -4.49% 659,228
SONAE IND.SGPS 9.33 -4.40% 480,329
SONAE SGPS 1.89 -4.06% 23,329,092

5 Mais Transaccionadas
Título Preço Var. Valor
BCP 3.27 -4.66% 118,723,357
EDP 3.89 -2.75% 105,733,444
SONAE SGPS 1.89 -4.06% 44,999,968
BES 15.75 -2.47% 22,774,336
P.TELECOM 9.99 -0.79% 19,150,597

Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Ulisses Pereira » 6/9/2007 11:40

A EDP está numa curiosa situação técnica, emparedada pela linha de tendência ascendente de curto prazo e pela linha de tendência ascendente de longo prazo.

Eu diria que um investidor de longo prazo que possua EDP em carteira, deve manter a sua posição até que a LT ascendente de longo prazo seja quebrada. Aí poderá soar o primeiro sinal de alerta que fará o investidor ter que tomar a sua primeira decisão.

Para os investidores de curto prazo, não vejo qualquer sinal que justifique deter acções da EDP em carteira, enquanto a LT descendente de curto prazo for quebrada em alta.

Deixo os gráficos actualizados que penso serem esclarecedores.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (0 Bytes) Visualizado 3628 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (0 Bytes) Visualizado 3617 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (0 Bytes) Visualizado 3617 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Nasdaq 5 anos

por R_Martins » 1/9/2007 11:18

Que lindo...
Anexos
Nasdaq.gif
Nasdaq.gif (0 Bytes) Visualizado 2197 vezes

por R_Martins » 1/9/2007 11:16

Os mercados importantes ainda não corrigiram,será que isto sobem sempre? Eu penso que a correcção tem de existir de facto e em breve...
Rmartins

por Jiboia Cega » 31/8/2007 16:09

Até eu que ainda as tenho não me lembro dela, tal é a letargia em que se encontra.

No entanto o volume de hoje (comparativamente aos últimos dias) também me chamou a atenção. É bem possível que o Midas tenha razão e venha coisa boa.

Registado: 21/3/2006 10:46

por Midas » 31/8/2007 16:04

Coloco para complementar a análise do Ulisses um gráfico meu com uma divergência positiva no CMF. Ou seja, andam a deita-la abaixo para irem acumulando. Mas palpita-me que para a semana o caso mude de figura, por isso comprei umas hj nos 4.02. Forte suporte dos 4/4.02, divergência positiva no CMF, MACD a dar sinal de compra e hoje fez um volume muito acima da média no suporte. Além disto temos os mercados a inverterem, tendo criado uns bons fundos e se virem as empresas do mesmo sector hoje tiveram um óptimo dia, só a EDP por estar em Portugal em que os fundos fazem o que querem é que ela não arrancou também, mas por pouco tempo... palpita-me.
Anexos
edp.png
edp.png (0 Bytes) Visualizado 2318 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por brunovsky » 31/8/2007 15:53

Tendo em conta a duração da tendência da linha vermelha - aproximadamente 1 ano - não deveria ser designada por linha de tendência de médio-prazo ao invés de curto-prazo? Digo isto por questões de coerência técnica.

Cumprimentos,
"Não possuo dotes excepcionais, sou apenas extremamente curioso." Einstein
"Muitos pouco, fazem muito."

Registado: 25/8/2007 16:00

por Ulisses Pereira » 31/8/2007 12:00

Peço desculpa pelo excesso de "riscos" no gráfico e sou um pouco avesso a isso, mas há tantos pontos importantes neste gráfico que não consigo apanhar nenhum deles :)

Tentando ser sucinto:

:arrow: A quebra da LT ascendente de curto prazo levou logo a um acelerar da queda da EDP:

:arrow: A forte resistência horizontal não chegou a ser quebrada.

:arrow: A LT ascendente de longo prazo permanece inviolada e essa é a amior vitória dos touros nesta altura.

:arrow: Se alguém estiver com ideias de entrar na acção, julgo que será conveniente esperar pela ruptura, em alta, da LT descendente de curto prazo e a pequena resistência horizontal nos 4,09 euros pois, até que isso aconteça, os ursos dominam no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2409 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2408 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (0 Bytes) Visualizado 2407 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Princepe da bolsa » 31/8/2007 11:37

Ulisses, dá para actualizares o teu gráfico da EDP? Neste momento estamos mesmo em cima da zona de suporte entre os 4.02-4,08... :roll: Se for quebrado este suporte talvez compre este put: 7918Z :roll:

PS: Parabéns pela tua intervenção televisiva, apesar de tal facto ser, para mim, um eventual sinal de fim de tendência primária de subida... :idea:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por sol » 29/8/2007 23:54

António Mexia afirma que EDP foi «reconhecida» na importância do projecto
Por António Costa
O presidente da EDP, empresa que terá a concessão da Barragem do Sabor, afirmou hoje ao SOL ter ficado «reconhecida a importância estratégica deste projecto, não só para a EDP como para o País
Imprimir
Enviar por mail

Além disso, ficou também demonstrado que é possível conciliar crescimento com o meio ambiente, numa lógica de «desenvolvimento sustentável».

Esta foi a primeira reacção de António Mexia à decisão da Comissão Europeia, anunciada hoje, de arquivar o processo de infracção contra Portugal por causa da barragem do Baixo Sabor. Uma decisão que irá permitir que o Estado se candidate ao financiamento comunitário do projecto, estimado em 300 milhões de euros.

Recorde-se que o processo de infracção foi aberto na sequência de queixas de ambientalistas que contestaram a construção da barragem alegando, entre outros argumentos, que o Sabor é o último rio selvagem da Europa.

antonio.costa@sol.pt

fonte: www.sapo.pt

Registado: 17/12/2002 10:41

por sol » 29/8/2007 23:41

Não deixa de ser curiosos, mas tratando-se de um dos títulos mais transacionados do PSI 20 a EDP é um dos títulos menos comentados no fórum, é um mero reparo, mas é um facto!

Tinha saído nos 4,14 mas voltei novamente ao título o tempo dirá se foi uma opção acertada.

sol

por 654235 » 14/8/2007 21:17

8-)
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (0 Bytes) Visualizado 2697 vezes
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por 654235 » 14/8/2007 16:29

A EDP está a formar um triângulo simétrico. Ou estoira para cima ou para baixo. Vamos acompanhar.
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (0 Bytes) Visualizado 2788 vezes
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por sol » 14/8/2007 10:40

EDP 'top-pick' em mês elevada volatilidade - Gestores fundos

14/08/2007

LISBOA, 14 Ago (Reuters) - A EDP-Energias de Portugal é a 'top-pick' dos gestores de fundos de acções nacionais para Agosto, mês que deverá ser marcado por uma forte volatilidade, segundo três gestores de fundos.

Os títulos da Sonae , Portucel , Galp , Cimpor e PT Multimédia também surgem na lista de preferidos dos gestores para este mês.

A EDP, que regista um ganho de 6,52 pct desde o início do ano, é escolhida pelos gestores de fundos devido às perspectivas de evolução do negócio das renováveis e pela evolução do sector.

"A EDP (é escolhida) pela crescente exposição ao sector das energias renováveis e pelo potencial de contribuição (desta área) para os resultados no futuro", afirmou Francisco Oliveira, gestor do Barclays.

A EDP registou lucros de 422,1 milhões de euros (ME) no primeiro semestre de 2007, o que representou um crescimento de 12,7 pct face ao período homólogo, embora aquém dos lucros de 432 ME previstos pelos analistas.

A Cimpor e a PTM são eleitas pelos analistas devido ao ângulo especulativo relativamente ao futuro das respectivas estruturas accionistas, enquanto a Sonae e a Portucel beneficiam do valor fundamental e das operações previstas para médio prazo.

VOLATILIDADE MARCA PSI20

Ao longo do mês a evolução dos títulos será marcada por forte volatilidade, com os investidores atentos à evolução da crise do mercado de crédito imobiliário nos EUA, referem os gestores de fundos.

"A evolução do PSI20 irá ser marcada pela evolução dos mercados internacionais, neste momento dominados pelas preocupações com a crise do mercado de subprime nos EUA e as suas consequências no sistema financeiro mundial", referiu outro gestor de fundos.

O PSI20 regista uma subida de 15,01 pct desde o início do ano.

((---Ruben Bicho, Lisboa Editorial 351 21 350 9206, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters messaging: ruben.bicho.reuters.com@reuters.net))

fonte: www.bpionline.pt

por tiopatinhas » 13/8/2007 11:52

Nunca pensei que os meus amigos e investidores não entendessem a EDP como uma acção refúgio :roll: :roll: :roll:
Viram esta visita pertinho dos 4 euros :?: :?:
Pelo gráfico parece-me andar a desenhar um rectânglo entre os 3.98 +- e os 4,3... :roll: :roll:
Vamos ver como será o seu fecho :!:
Tenho EDP :!: :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por hclaudino » 8/8/2007 19:58

Boas!
Parece que hoje reagiu bem, vamos ver se é para continuar...
Apenas estranho todos os bons resultados e indicadores sobre esta acção e no entanto é uma das que menos se valorizou neste ano. Alguma Explicação?
Este teu gráfico parece-me mto bom, mas n consideras a existência de um bom suporte nos 4,10?
Um Abraço
Asterix

Registado: 10/3/2005 18:56

por Keyser Soze » 7/8/2007 8:41

eu diria que a EDP está num ponto "delicado"
Anexos
edp1.PNG
edp1.PNG (0 Bytes) Visualizado 3338 vezes
edp2.PNG
edp2.PNG (0 Bytes) Visualizado 3334 vezes

Registado: 8/2/2006 17:32

por sol » 7/8/2007 8:01

Volvidos 6 dias sobre o meu último comentário nada de novo a acrescentar, o suporte dos 4,09-4,08 continua a suportar a cotação, resta-me saber esperar por melhores dias.

sol

por sol » 1/8/2007 12:09

Faço votos que o BNP Paribas, tenha razão sobre a projecção que faz para o título, sendo um dos títulos onde estou particularmente focado nos meus investimentos!

Em relação a sessão de ontem e hoje e a EDP em particular nada tenho a acrescentar, depois de vir aos 4,11 tem-se aguentado bem nesta zona, tudo mais que normal o Mercado hoje "espirrou" à acusar o fecho em baixa dos Mercados Americanos costuma ser assim em movimentos de correcção generalizada, diria que tudo em aberto tanto para a hipótese de subidas ou descidas. Só o tempo dirá se trata de um normal correcção dos mercados ou algo mais, eventualmente uma mudança de tendência!

sol

BNP Paribas atribui à EDP potencial de subida de 25%

por enologo » 31/7/2007 9:44

O Exane BNP Paribas mantém a recomendação da EDP em "outperform" e o preço-alvo de 5,19 euros, por considerar que o negócio de energias renováveis está a ser subavaliado pelo mercado. O banco atribui às acções da eléctrica nacional um potencial de valorização superior a 25%.

"Acreditamos que o mercado está a subavaliar a actividade de energias reonováveis", afirma o analista José Javier Ruiz Fernandez, numa nota de "research" divulgada hoje. O banco de investimento mantém, assim, a recomendação de "outperformance" para as acções da eléctrica liderada por António Mexia, assim como o preço-alvo de 5,19 euros. Valor que confere um potencial de valorização de 25,67% em relação à actual cotação dos títulos.

A EDP reportou na última semana um crescimento de 12,7% do lucro líquido no primeiro semestre, que ascendeu a 422 milhões de euros. Este montante ficou em linha com as previsões do BNP Paribas, que destaca o "forte desempenho operacional", com a subida de 37,2% do lucro antes de juros e impostos (EBIT).

O banco acredita que estes resultados "suportam os objectivos de crescimento da empresa fixados para os próximos quatro anos".

Os títulos da EDP [Cot] encontram-se a valorizar 0,49% e negoceiam nos 4,13 euros.

http://www.negocios.pt/mobile/default.a ... &id=300171
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por sol » 30/7/2007 23:17

A EDP hoje teve uma correcção que a levou a um fecho perto do suporte dos 4,08 estou em querer que este valor no pior dos cenários terá a capacidade de segurar a cotação, por agora nesses valores.

Se a EDP, tiver outra sessão negativa que a leve em fecho abaixo dos 4,08, não penso duas vezes e fecho a minha posição, mas não acredito nesse cenário estou mais inclinado para uma abertura em alta da EDP depois desta correcção, que são sempre uma excelente oportunidade de entrada em momentos bull como o que estamos a viver.Mas também não me admirava nada se ficar uns dias junto a este suporte.

sol

EDP na corda bamba

por Millhouse » 30/7/2007 21:24

Não gostei deste fecho da EDP . Nos ultimos dias tinha vindo a ameaçar os 4.16 e por fim acabou fechando abaixo desse valor .
Apesar do volume não ter sido nada de especial , o fecho em baixa num dia como o de hoje e depois de terem sido divulgados os resultados na sexta feira
( sell the facts ) , não augura nada de bom para este activo no curto prazo .
Mas tecnicamente o que mais me preocupa é o facto de a EDP no médio prazo não conseguir superar a LT resistencia descendente assinalada no gráfico .
Um fecho abaixo de 4.10 é um claro sinal para abandono de posições longas para o curto e até médio prazo .

Millhouse
Anexos
edp.GIF
edp.GIF (0 Bytes) Visualizado 3954 vezes

Registado: 3/12/2002 0:51

por sol » 28/7/2007 0:22

Como referi ontem, não acreditava em grande correcção na EDP mas foi uma boa atitude saltar do título e reentrar hoje logo pela manhã no título com compra a 4,15 a saída ontem foi a 4,25 desta vez resultou nem sempre acontece!

Para refazer a carteira que tinha vai depender muito da leitura que fizer do mercado nos próximos dias, vamos ver se de facto esta correcção dos mercados em geral se fica por aqui, tenho algumas duvidas, ninguém sabe concerteza.

Penso que o título tem todas as condições para dar grandes alegrias a todos os que acreditarem no seu potencial de valorização e passo a mencionar alguns factores que valorizo em particular a longo prazo:

-Lucros em linha c/o mercado.
-A existência de um plano de investimento ambicioso e amplamente divulgado fortemente implementado com empenho, rigor, e forte contenção de custos.
- O factor de dispersão em bolsa do negócio das energias renováveis.
- Possibilidade de uma nova OPV ainda este ano, que deverá dar forte visibilidade ao título e proporcionar uma presença mais reduzida do Estado na Empresa o que a tornará mais apetecivel para potenciais compradores em caso de concentração no sector.
-Em termos técnicos do pouco que consigo ver sobre o assunto gosto do seu aspecto já leva uma grande lateralização, que poderá indiciar potencial de novas subidas a novos máximos.

O desempenho do anual está um pouco aquém do indíce o quelhe dá alguma margem lógica em termos de acompanhamento do mesmo e demais Empresas do sector.

sol

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google Adsense [Bot], KAWA, m-m, OSTC e 109 visitantes