Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 27/9/2006 13:30

Ulisses
Abri a minha posição num pressuposto técnico há algumas semanas atrás. Se outro pressuposto técnico fizer fechar o trade é a coisa mais natural do mundo.

...ceeeeerto ! Mas nem só de gráficos vive um Trader . O que eu estou a falar é do "momentum " da acção , de tudo o que a envolve . Não estou a falar de uma notícia tipo " EDP abre mais uma barraquinha de gelados !" ou uma mais uma recomendação . Estou a falr do momento que se vive e que pode e vái afectar a EDP em termos estratégicos . Quando esse "momentum" é favorável , eu não posso olhar só para pressupostos técnicos !
Eu tambem tenho EDP há já algum tempo, tambem olho aos pressupostos técnicos e tambem gosto é de ganhar dinheiro ( e não , perdê-lo ) . Mas há situações para asa quais temos de olhar "mais alem " e não apenas " see what meets the eye ".

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por 654235 » 27/9/2006 13:21

Pois é o PER está a fazer das suas finalmente. Ontem comparei a EDP com a Endesa nesse indicador fundamental e fiquei atónito. Estão practicamente ao mesmo nível.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 970#328970
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

EDP

por barcavelha » 27/9/2006 13:21

Tenho todas à venda(7500) a 3.44.

Já coloquei uma ordem para comprar metade a 3.38.

Quem quiser ir lá buscá-las agradecia desde já!!!!!! ou não caso ela dispare!!!
abraço

Registado: 19/5/2005 17:55

por GAB » 27/9/2006 13:19

Ninguém deve entrar sem que saiba onde é a porta de saída e as saídas de emergência. :wink:
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por jeso » 27/9/2006 13:17

Eu "tinha" EDP a 2,95 3,03 3,30 3,33 .
Saí de fininho com tudo a 3,45 com uma mais valia de +- 7%
Gostei desta sessão. :) :) :)

Registado: 24/6/2006 12:52

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 13:14

autentico, este fórum ajuda muitos investidores, mas essa ajuda também se faz sentir quando "damos na cabeça" a alguns investidores.

Tu entraste numa acção sem pedir opinião de ninguém, devido a motivos que só tu saberás explicar. Por que pedes agora a opinião para sair? Tu definiste o timing de entrada, terás tido os teus motivos. Que sentido faz agora nós opiniarmos sobre se deves ou não sair se nem sabemos o que esteve na génese da tua entrada?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: ajuda

por pedrom » 27/9/2006 13:08

autentico Escreveu:entrei a 3,42. manter a posição ou saltar fora , eis a questão?
alguem me ilumina

Mediante o teu perfil de risco, estabelece um limite para perdas e mete um stop.

Registado: 29/7/2004 19:55

ajuda

por autentico » 27/9/2006 12:59

entrei a 3,42. manter a posição ou saltar fora , eis a questão?
alguem me ilumina

Registado: 29/4/2006 22:11

por DOW » 27/9/2006 12:57

pedrom Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:The Mechanic,

Abri a minha posição num pressuposto técnico há algumas semanas atrás. Se outro pressuposto técnico fizer fechar o trade é a coisa mais natural do mundo.

E se a acção fechar abaixo desses níveis (não tenho que acreditar ou deixar de acreditar) eu fecho mesmo as posições dos meus clientes, nem que mais tarde as tenha que reabrir mais tarde caso a acção volte a mostrar força.

Já levo anos de mercado suficientes para perceber que não são as notícias que me fazem ganhar dinheiro. E quem anda a reboque delas quase sempre se queima.

Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições longas sobre a EDP.

Um abraço,
Ulisses

Gosto desta maneira de pensar!!!

Chama-se a isto disciplina, uma coisa muito importante para se ter sucesso.

Registado: 29/12/2005 1:10

por pvg80713 » 27/9/2006 12:56

buy on the rumor, sell on the news.
eu vendi, mas curiosamente se voltar ao preços que o Ulisses falou, penso reentrar.

Registado: 19/4/2005 11:11

por pedrom » 27/9/2006 12:50

Ulisses Pereira Escreveu:The Mechanic,

E se a acção fechar abaixo desses níveis (não tenho que acreditar ou deixar de acreditar) eu fecho mesmo as posições dos meus clientes, nem que mais tarde as tenha que reabrir mais tarde caso a acção volte a mostrar força.

Já levo anos de mercado suficientes para perceber que não são as notícias que me fazem ganhar dinheiro. E quem anda a reboque delas quase sempre se queima.

Um abraço,
Ulisses

Gosto desta maneira de pensar!!!

por pedrom » 27/9/2006 12:47

Presa35 Escreveu:Chama-se a isso .... precipitação.
A análise técnica precisa de muita mais calma e ponderação. De qq maneira, fez mais-valias.

Presa35

Talvez tenha sido.... mas eu tenho um método e coloquei stop mediante o que tinha estabelecido.

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 12:41

The Mechanic,

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por The Mechanic » 27/9/2006 12:36

Ulisses :
É difícil estar a perspectivar o que irá acontecer até ao final da sessão. Penso que era importante a EDP conseguir fechar acima da sua zona de resistência entre os 3,32 e os 3,35 euros. Se não o conseguir fazer, irei fechar as posições dos meus clientes.

Ó Ulisses , não me venhas dizer que se a EDP não fechar hoje acima dos 3,32 - 3,35 tu váis fechar a posição dos teus clientes , que eu custa-me a acreditar .

Algo não está correcto na tua frase porque , nem eu acredito que tu acredites que a EDP hoje vái fechar abaixo desses valores , nem vejo muito sentido em fechar posições com base nesse pressuposto quando a acção e o sector energético estão ao rubro .

Eu acho melhor clarificares essa afirmação , porque se eu fosse teu cliente ( embora já o seja , de certa maneira ) e me dissesses que ias fechar a posição hoje , eu no mínimo dava-te um tiro , puxava-te fogo e depois afogava-te...

Eu acho que as proprias recomendações/imposições da Europa ao Governo Espanhol para que mude as regras impostas à OPA , são um prenuncio que o Governo Português terá no futuro terá de mudar tambem as regras quanto à EDP .Isto ainda tem muita lenha pra queimar e estar a fechar posições hoje , seja qual for a evolução da cotação hoje , parece-me um tanto precipitado .

Mas isto é minha opinião e é uma opinião de quem reconhece estar a anos-luz abaixo da tua competência nesta area .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Presa36 » 27/9/2006 12:34

O post acima era para o Pedrom

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por Presa36 » 27/9/2006 12:32

Chama-se a isso .... precipitação.
A análise técnica precisa de muita mais calma e ponderação. De qq maneira, fez mais-valias.

Presa35

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 12:31

Exacto, Infoo.

Já agora, recebi 3 MP com a mesma questão. Por que razão eu digo que é um padrão de entrada de grandes institucionais estrangeiros e saída dos institucionais nacionais?

Porque estas compras "a varrer", não interessando o preço e querendo é entrar no papel, é típica deste género de entradas e geralmente são os institucionais nacionais que asseguram a liquidez ao mercado necessária para que tal aconteça.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pedrom » 27/9/2006 12:28

Eu sai a 3,35 e vou esperar para ver o que acontece.

Ainda estava na cama, quando vi que ela estava a subir 1,??% para 3,27 levantei-me imediatamente, tomei banho, fui ao correio e quando cheguei ao trabalho já estava no 7%!!!
Coloquei o stop nos 3,35 quando ela deu sinais de lenta descida e passou!!

re

por Infoo » 27/9/2006 12:22

ulisses.... meados de Agosto o papel começa a dar 1ª sinais (técnicos) de cansaço... que se adiantaram às reduções de targets e recomendações de algumas casas de invest (neste momento tenho presente as da Citi, Goldman e Lehman.. mas crieo q houve mais)

MASSS

dia 15 Set começa a euforia energética com os boatos de OPA sobre Iberdrola, e claro que a EDP foi apanhada na onda....

agora, e como tu dizes, opa sobre a edp... hummmm
ou aparece uma prima da EON que queira o governo como inimigo e se atire a uma cruzada ouuuuuu..

é que dizer-se que a EDP -comparativamente- está barata quando a EON "paga" 35 euros pela Endesa.... é valido nestas alturas de euforia.... digamos é que a Endesa está cara a 35 euros (mas a EON lá sabe como vai assimilar aquilo)

a ver se a "irracionalidade" é mantida ateada e se segura o papel acima da zona 3,30.... se a "chama" se apaga bom q se segure ali perto dos 3,20... senão cruzes/canhoto

Registado: 17/11/2005 1:02

por Presa36 » 27/9/2006 12:08

A análise técnica na sua plenitude.
Perfeito.

Agora é estar atento aos sinais do(s) próximo(s) dia(s).

Cumprimentos,

Presa35

por JCS » 27/9/2006 12:04

Aplicando o fibonaci à amplitude de hoje (€3,27-€3,47), verifica-se que a EDP veio exactamente testar os 61,8% de retracement (€3,34) e encontra-se a consolidar agora na zona dos 50% (€3,37).

Curiosidades...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 11:58

Mantendo o ritual de ir actualizando este tópico, hoje com uma adrenalina especial pelo fabuloso movimento de hoje na EDP.

A acção está ter uma alucinante sessão com enorme volatilidade e volumes assombrosos, dando continuidade aos excelentes sinais técnicos que vinha apresentando e que aqui tenho vindo a dar conta.

Os críticos da análise técnica dirão que foi sorte terem surgido estas notícias de Espanha que levaram a esta valorização, mas talvez o melhor seja perdermos a inocência e pensarmos que por alguma razão a EDP vinha a dar tão bons sinais técnicos nos últimos tempos... Não terá sido por acaso que os compradores estavam a começar a mostrar a sua força.

Pessoalmente, considero que é muito difícil a EDP ser alvo de uma OPA. Contudo, depois da revisão em alta de 30% do preço oferecido na OPA sobre a Endesa, naturalmente que o valor da EDP, em termos comparativos, teria que subir. O movimento é mais do que natural.

Acredito que muitos institucionais portugueses estejam a aproveitar para realizar excelentes mais-valias e muitos institucionais estrangeiros estejam a entrar no papel. O movimento de hoje é típico deste padrão. Muita coisa começou hoje (e ontem) a mudar na EDP.

É difícil estar a perspectivar o que irá acontecer até ao final da sessão. Penso que era importante a EDP conseguir fechar acima da sua zona de resistência entre os 3,32 e os 3,35 euros. Se não o conseguir fazer, irei fechar as posições dos meus clientes. O melhor cenário para os touros seria um fecho acima dessa zona e depois alguma consolidação, durante uns tempos, acima desses valores. Seria a perfeição.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (21.86 KiB) Visualizado 2528 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Presa36 » 26/9/2006 16:43

Fiz uma entrada completa. Ontem com 30% e hoje com o restante, a bom preço médio.

O volume foi impressionante. Espero que agora funcione como suporte os 3,20.

Presa35

por JCS » 26/9/2006 16:35

Penso que será possivel um pull-back aos 3,20 (agora suporte) nas próximas sessões. Vamos acompanhando.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Ulisses Pereira » 26/9/2006 16:31

Impressionante sessão. Pela subida, mas sobretudo pelo gigantesco volume negociado, quase 44 milhões de acções!

A EDP continua a confirmar todos os bons sinais técnicos que vem dando e parece-me inevitável que, mais cedo ou mais tarde, venha a testar a zona dos máximos dos últimos anos, entre os 3,32 e os 3,35 euros.

Disclosure: Os meus clientes continuam a manter posições longas sobre a EDP.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (22.83 KiB) Visualizado 2740 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (27.7 KiB) Visualizado 2735 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum