Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/5/2021 13:54

Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.

Ora aqui está o cerne da questão, não teria dito melhor. Mas a malta insiste.

Registado: 2/5/2020 20:05

por imauroxavier » 27/5/2021 13:28

fosgass2020 Escreveu:
imauroxavier Escreveu:Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.

https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... rio-PT.pdf

O que se sabia:

1 - O AC não era para pequenos,
2 - Havia um acordo de principio sobre as posições 40/30,
3 - Para o sucesso do AC, bastava os dois acionistas de referencia irem ao AC,
4 - Quanto mais ações fossem subscritas no AC, maior a diluição dos pequenos,

O que aconteceu:

1 - A cotação foi mantida apertada, mantendo o desinteresse nos direitos, mas permitindo que os pequenos ajustassem as suas posições.
2 - O acordo foi mantido, e eventualmente estão a despejar o excesso até atingir o limite estabelecido
3 - Os dois acionista de referencia garantiram o sucesso da operação
4 - Foram subscritas apenas as ações necessárias para o sucesso da operação, evitando uma grande diluição dos pequenos acionistas

Resumindo, o AC foi um sucesso para a empresa, e para os pequenos acionistas que acreditam realmente nas sinergias que serão geradas pela parceria, e a verdade é que os acionistas de referencia estão-se a marimbar para a cotação da empresa, que será devidamente ajustada com os eventuais resultados positivos da parceria. Mas, realmente não é uma aposta para sprinters, para isso ha outros ativos.

mx

Tá bem visto, sim senhor... mas há mais, uma vez que há alguns detalhes "entre os pingos da chuva":

1. As obrigações 2021 e 2023 da Mota "obrigavam" a manter um controlo da empresa em que a MGP tinha que ser o maior acionista. Se tal controlo fosse perdido, as obrigações entrariam em default (no total cerca de 85 milhões €);

2. O AC teve poucas ações subscritas extra compromissos assumidos: só 2.244.908 novas ações, pelo que, quando entrarem, quase não se dará por ela;

Atenção!!! Não estou a querer menosprezar o que alguns foristas, e bem, não se cansam de apregoar: DIVIDA BRUTAL, MARGENS MARGINIAS etc... e estou certo que sem a entrada da CCCC, a empresa, pelo menos a cotação, iria passar um mau bocado.

A Mota antes CCCC e após CCCC são duas empresas distintas, e só daqui a algum tempo se verá o valor das sinergias.

Registado: 23/4/2015 17:00

por fosgass2020 » 27/5/2021 13:04

imauroxavier Escreveu:Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.

O que se sabia:

O que aconteceu:

1 - A cotação foi mantida apertada, mantendo o desinteresse nos direitos, mas permitindo que os pequenos ajustassem as suas posições.
2 - O acordo foi mantido, e eventualmente estão a despejar o excesso até atingir o limite estabelecido
4 - Foram subscritas apenas as ações necessárias para o sucesso da operação, evitando uma grande diluição dos pequenos acionistas

Resumindo, o AC foi um sucesso para a empresa, e para os pequenos acionistas que acreditam realmente nas sinergias que serão geradas pela parceria, e a verdade é que os acionistas de referencia estão-se a marimbar para a cotação da empresa, que será devidamente ajustada com os eventuais resultados positivos da parceria. Mas, realmente não é uma aposta para sprinters, para isso ha outros ativos.

mx

Tá bem visto, sim senhor... mas há mais, uma vez que há alguns detalhes "entre os pingos da chuva":

1. As obrigações 2021 e 2023 da Mota "obrigavam" a manter um controlo da empresa em que a MGP tinha que ser o maior acionista. Se tal controlo fosse perdido, as obrigações entrariam em default (no total cerca de 85 milhões €);

2. O AC teve poucas ações subscritas extra compromissos assumidos: só 2.244.908 novas ações, pelo que, quando entrarem, quase não se dará por ela;

Registado: 7/12/2020 19:33

por Àlvaro » 27/5/2021 12:42

Registado: 31/5/2014 23:07

por volvista » 27/5/2021 12:17

Esta Empresa por mais obras que tenha não descola a cotação. Temos que ver em que Países é que têm as obras faraónicas e lembrem-se do caso de Angolas há uns anos atras que não quis pagar a 3 grandes construtoras Portuguesas que lá tinham feito obras. Os boatos dizem que os orçamentos são feitos muito por cima e depois de pagarem parte já não querem pagar mais porque entendem que o valor justo já foi pago. Sãso boatos mas o certo é que a Mota não desciola.

Registado: 9/9/2017 21:28

por RuiGerente » 27/5/2021 12:08

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -portugues

Com tanta coisa fantástica e a cotação é a que se vê :oh: :wall:

Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 27/5/2021 11:56

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 27Maio.png
MOTA 27Maio.png (74.97 KiB) Visualizado 6831 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 27/5/2021 11:45

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil

Embora dentro com uma pequena quantidade, espero para ver. :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por imauroxavier » 27/5/2021 11:43

Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.

O que se sabia:

O que aconteceu:

mx

Registado: 23/4/2015 17:00

por kidd » 27/5/2021 11:39

Diacono Escreveu:
kidd Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Tudo muito estranho... por mais raciocínio lógico que faça não vou lá. Ou é mesmo ilógico ou não estou a ver o filme. A que propósito é que surgem hoje vendedores quando quem tem mais de 70% do capital compra acima do que cota?! Estranho... :shock:

Há sempre idiotas! :shock:

Quer-se-me parecer que os idiotas são gajos como eu que compraram ações a pensar numa boa subida e afinal... :shame: :oh:

Também podem ser os que pensavam que subia logo após o AC, e agora estão desiludidos e começam a vender.

A Mota está mais forte agora ou não?

Registado: 16/6/2016 10:21

por Diacono » 27/5/2021 11:16

kidd Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Tudo muito estranho... por mais raciocínio lógico que faça não vou lá. Ou é mesmo ilógico ou não estou a ver o filme. A que propósito é que surgem hoje vendedores quando quem tem mais de 70% do capital compra acima do que cota?! Estranho... :shock:

Quer-se-me parecer que os idiotas são gajos como eu que compraram ações a pensar numa boa subida e afinal... :shame: :oh:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por kidd » 27/5/2021 11:10

Registado: 16/6/2016 10:21

por Àlvaro » 27/5/2021 10:55

Tudo muito estranho... por mais raciocínio lógico que faça não vou lá. Ou é mesmo ilógico ou não estou a ver o filme. A que propósito é que surgem hoje vendedores quando quem tem mais de 70% do capital compra acima do que cota?! Estranho... :shock:

por Diacono » 27/5/2021 10:32

Spiff69 Escreveu:O que se passa na Mota-Engil é que o pessoal gosta muito de fazer filmes e pensar em conspirações, eu incluido. :mrgreen:

E que filme é esse? Ao menos que tenha um final feliz
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

por Spiff69 » 27/5/2021 10:16

O que se passa na Mota-Engil é que o pessoal gosta muito de fazer filmes e pensar em conspirações, eu incluido. :mrgreen:

Registado: 2/5/2020 20:05

por Opcard » 27/5/2021 10:02

fosgass2020 Escreveu:Bem, pelo comunicado da Mota do resultado do AC só posso concluir que correu mal. Não só não colocaram as ações todas que estavam disponíveis, como a malta achou caro 1,50€ por ação, tendo em conta o desinteresse praticamente total pela subscrição.

Nem eles mesmo foram ao rateio buscar as ações para aumentar a sua posição acionista.

Que AC mais estranho, sinceramente!!

Também pensei o mesmo , mas haveria um acordo a família ficaria pelos 40% e os. Chineses com 30% mas o chineses estão com 32% .

O que ainda não percebi porque este grande grupo chinês quer ter 1/3 da Mota no futuro aliando-se a um fundo podem ultrapassar a posição da família .

Registado: 14/3/2009 0:19

por RuiGerente » 27/5/2021 9:54

E a reacção ao AC ainda é mais estranha :wall: :wall: :wall:

Registado: 13/1/2020 7:43

por fosgass2020 » 27/5/2021 8:39

Bem, pelo comunicado da Mota do resultado do AC só posso concluir que correu mal. Não só não colocaram as ações todas que estavam disponíveis, como a malta achou caro 1,50€ por ação, tendo em conta o desinteresse praticamente total pela subscrição.

Nem eles mesmo foram ao rateio buscar as ações para aumentar a sua posição acionista.

Que AC mais estranho, sinceramente!!

Registado: 7/12/2020 19:33

por Pageup » 27/5/2021 0:38

Special01 Escreveu:
forza algarve Escreveu:Quase um ano de cinema por so 100.milhoes..enfim

Percebo Forza, mas no fundo 100 milhões foi o suficiente para a CCCC se tornar acionista de referência.

Forza tens toda a razão para quem tem em carteira 5 mil milhões em obras fazer este filme todo por 100 milhões, parece que não bate a bota com a perdigota....ou há algo escondido e bem grande.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Special01 » 26/5/2021 22:16

forza algarve Escreveu:Quase um ano de cinema por so 100.milhoes..enfim

Percebo Forza, mas no fundo 100 milhões foi o suficiente para a CCCC se tornar acionista de referência.

Registado: 25/12/2018 19:26

por forza algarve » 26/5/2021 22:11

Quase um ano de cinema por so 100.milhoes..enfim

Registado: 25/2/2019 17:26

por RFPB » 26/5/2021 21:11

Esqueci-me de colocar o gráfico ...
Anexos
ME.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por RFPB » 26/5/2021 18:58

Agora se quiserem aumentar mais a posição, vão ao mercado.
Podem estar mais baratas ...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Àlvaro » 26/5/2021 18:54

Vale, já nem sei se deva dizer alguma coisa, mas já que aqui estou, digo. Fará sentido a família Mota -que encaixou aqueles milhões- deixe cair mais a ação. Para mim não faz, mas ... já nem sei muito bem que dizer. Vejo ali uma resistência em 1.49, se for passada a ação dispara.

por Diacono » 26/5/2021 18:42

No fundo o importante é que o AC foi concluído com "sucesso" face aos objectivos que se propuseram.
Como diz o Trend-friend...menos diluição haverá, o que é bom

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Opcard33, Shimazaki_2 e 129 visitantes