Jesse James Escreveu:Esta situação, como muitas outras idênticas, leva-me a questionar os colegas do C, principalmente aqueles mais associados à AF:
O que é que a empresa VW tem hoje, que não tinha ontem?
Quais as diferenças em termos de demonstrações financeiras, activos, tangíveis ou não, passivo, etc?
Qual a variação dos seus fundamentais?
Simplificando, o que é que a empresa tem hoje que não tinha ontem?
Obrigado desde já,
um ab
JJ
O que é que a VW tem ontem que não tinha antes. Em termos gerais, nada e tudo.
E VW tem cerca de 12% em posições short. Estas acções foram emprestadas por fundos que replicam o índice (por exemplo) pelo que não o perigo de serem pedidas de emergência.
A Porsche tem mais de 50% da empresa, o que reduz grandemente a quantidade de acções disponíveis para negociar. Têm também uma opção de compra de uma quantidade bastante grande de acções da VW a preço pré-definido (não sei exactamente qual é o preço).
E ontem anunciou que pretendia comprar até 75% da VW.
Isso fez com que houvesse uma corrida às acções da VW. Uma vez que há poucas acções disponíveis provocou o aumento que todos viram. Por seu lado, os shorts (que são 12% não se esqueçam) neste momento querem fechar as suas posições e não conseguem, pois n há à benda.
Para além disso, os fundos que replicam os índices vêem-se na obrigação de comprar mais e mais VW pois o peso da VW no Dax aumentou imenso (passou de menos de 7% na semana passada para mais de 28% hoje).
Ou seja, há uma verdadeira corrida às acções da VW.
Surpreende-me como é que não há uma investigação a este processo todo. Parece-me claramente um corner muito bem feito pela Porsche e que está a afectar não só os accionistas da VW mas também quem apostava na queda do Dax.
Para que é que serve a AF... olhando para as contas da VW, a verdade é que a VW nunca poderia valer o que vale hoje (olhando para a capitalização bolsista, a VW é a maior empresa do mundo lol). E a verdade é que as acções preferenciais valem cerca de 40€. Mas se antes de comprar acções olhares também para a estrutura accionista e a quantidade de shorts existentes e o número de acções disponível, vias que a VW está a ser alvo de um short squeeze brutal (que já foi referido anteriormente) e que nunca poderá ser um investimento curto com base em AF (apesar da AF gritar que a empresa deveria valer no máximo 50€/acção, que é o valor das acções preferenciais).
Um abr
Nuno