Caldeirão da Bolsa

NDX - Qual a melhor estratégia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 17/12/2006 20:24

Eu não trabalho com a carregosa mas em principio aquilo é o grafico que o sistema deles produz à medida que vão recebendo os dados. Ora existindo um problema nas comunicações por exemplo, o sistema deles não recebe dados e essa falha ficará registrada, podendo deste modo um grafico ficar incompleto relativamente a dados.

Lembro-me de um dia ter ligado o globalserver da tradestation a um real time feed e assim que havia uma falha de comunicação lá ficava um buraco no grafico. Ora não existindo um serviço que no final do dia faça um reset aos dados recebidos e os limpe de erros no caso de existirem, eles irão lá ficar, e deste modo, se a falha existiu precisamente no minuto que o maximo ou minimo do dia foram feitos ou mesmo na abertura ou fecho, esses valores não serão registrados, assumindo o sistema os 1º ou ultimos dados recebidos.

Acho que os graficos diarios que as corretoras fornecem são convertidos directamente de um grafico intraday e daí a possibilidade de existirem com mais frequencia esses erros. A corretora não é revendedora de dados logo não tem grande preocupação em rever os dados recebidos.

Pessoalmente prefiro ter um data provider separado da corretora. Aliás, quem negoceia cfd's é obrigatorio ter um realtime data provider separado pois é a unica maneira de não apanhar com "spikes" no spread que muitas vezes acontecem. É claro que apenas nos preocupamos com este factor se estivermos à espera que um certo valor seja quebrado dando deste modo a ordem manualmente pois se a ordem estiver no sistema ela só será efectuada se o preço for feito no mercado.

um abraço
arnie

PS: Deixa dar um exemplo. Eu recebo os dados via esignal. Faço o download dos dados e depois vejo-os no metastock. Se abrir um grafico intraday e depois peço ao meta para converte-lo num grafico diario tenho um resultado, mas se abrir directamente um grafico diario, existem barras diferentes. Ora aqui temos a prova como os mesmos dados são convertidos de maneira diferente com sistemas diferentes.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por empirico » 17/12/2006 20:18

@rmando Escreveu:Muito obrigado.

Um primeiro gráfico é da plataforma da Carregosa e o segundo é do Stockcharts. E o mais intrigante ainda é o empirico apresenta também um gráfico do StockCharts que é diferente do meu e semelhante ao do Carregosa :shock: :?: :shock: Grande confusão!...

mais uma vez, obrigado.
armando

Estranho por acaso, mas o meu gráfico está correcto o NDX abriu a 1818,21 perto dos máximos da sessão.
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por @rmando » 17/12/2006 19:55

Muito obrigado.

Um primeiro gráfico é da plataforma da Carregosa e o segundo é do Stockcharts. E o mais intrigante ainda é o empirico apresenta também um gráfico do StockCharts que é diferente do meu e semelhante ao do Carregosa :shock: :?: :shock: Grande confusão!...

mais uma vez, obrigado.
armando

Registado: 11/10/2006 11:18

por arnie » 17/12/2006 19:47

É algo a que à muito me habituei. Diferentes data providers fornecem diferentes valores de abertura e fecho. Por exemplo, esignal e yahoo. É raro entre estes 2 existir um dia em que o valor de abertura e fecho dos indices coincidirem.

Por exemplo, a yahoo fornece os valores de abertura do SPX e DOW ao mesmo preço do fecho da sessão anterior enquanto a esignal mostra muitas vezes gaps nas aberturas.

Para sistemas discricionarios o problema não é grave mas para quem corre sistemas mecanicos a diferença existente pode produzir resultados diferentes
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por @rmando » 17/12/2006 19:21

Alguém me sabe explicar a razão da discrepância entre as velas destes dois gráficos?

Os gráficos estão um pouco desproporcionados no tempo mas as setas indicam exactamente a mesma data.

Desde já, o meu obrigado.
Anexos
ndx01.png
ndx01.png (31.18 KiB) Visualizado 1773 vezes
ndx02.png
ndx02.png (56.8 KiB) Visualizado 1781 vezes

por arnie » 17/12/2006 18:01

Tudo se mantem intacto para a possibilidade de existir aqui nestes valores um topo.

SPX é o unico que foi além do previsto. DOW está em cima da zona critica de inversão e o NASDAQ é dos 3 o que mostra um sinal mais bearish visto não ter conseguido ir acima do anterior swing high e esta 6ª feira ter feito um oops pattern reforçando ainda mais a sua fragilidade.

Deixo os graficos:
Anexos
dow.png
dow.png (6.79 KiB) Visualizado 1830 vezes
ixic.png
ixic.png (7.61 KiB) Visualizado 1824 vezes
spx.png
spx.png (7.54 KiB) Visualizado 1815 vezes
Bons negocios,
arnie

Estratégia de Curto prazo

por empirico » 17/12/2006 13:15

O NDX deixou tudo ainda mais confuso...

Pode ter feito um duplo topo quase perfeito e agora cair como também pode com este fecho abaixo ds 1810 dar a ideia de uma falsa fraqueza.

Tenho referido que é perigoso negociar o NDX neste range dos 1825/1760 (zona neutra) e assim mantenho a minha opinião abstendo-me de negociar.

A candlestick da última sessão apesar de preta e ter fechado abaixo dos 1810 pontos é realizada na parte superior da sessão anterior o que se pode considerar que pode nao ser uma candlestick de fraqueza do indíce...

OBSERVO 2 CENÁRIOS NO CURTO PRAZO:

1. O NDX conseque quebrar em alta os 1825 e tem como 1º objectivo os 1870 pontos, ou;

2. Caso a sessão de 2ª feira seja negativa poderá ir testar os 1760 pontos novamente e caso se verifique este cenário poderá perder força e quebrar este suporte.
Anexos
NDX.GIF
NDX.GIF (23.25 KiB) Visualizado 1405 vezes
Empirico

por empirico » 14/12/2006 22:46

Hoje o NDX fez mais do mesmo... não consegue demonstrar força suficientemente convincente para desfazer este possivel topo.
Continua com sinais de divergências e com riscos de queda apesar desta subida.

Contudo deixou como alerta o fecho acima dos 1800 pontos.

CENÁRIO POSSIVEL PARA AMANHÃ:

1.Não consegue quebrar os 1810 pontos em alta e poderá ir novamente para a zona dos 1785/1777.

2.Quebra em alta os 1810 e vai aos 1825.
Anexos
NDX.GIF
NDX.GIF (22.8 KiB) Visualizado 1482 vezes
Empirico

por meu-gôdo » 14/12/2006 20:56

E agora numa versão mais aproximada...
Anexos
NDX 1.PNG
NDX 1.PNG (88.97 KiB) Visualizado 1505 vezes

Registado: 4/7/2006 19:54

por meu-gôdo » 14/12/2006 20:53

Hoje foi dado um bom sinal no gráfico horário. Cá ficam 2 versões. Eis a primeira...
Anexos
NDX.PNG
NDX.PNG (93.17 KiB) Visualizado 1526 vezes

por empirico » 14/12/2006 1:26

Uma imagem vale mais que mil palavras...

Se inverterem a imagem dizem que o NDX está a criar uma boa base :wink:
Anexos
NDX1.GIF
NDX1.GIF (26.82 KiB) Visualizado 1560 vezes
Empirico

por SLC » 14/12/2006 1:09

Olhando para o gráfico vê-se uma resistência à volta dos 1775, apesar de durante as sessões vir um pouco abaixo. Se esse valor for quebrado acredito então na queda, mas até sexta enquanto não sair o CPI(Consumer Price Index) acredito que este suporte vaia-se aguentar. A partir dai... :!:

Registado: 4/7/2006 18:44

Re: Estratégia para 14/12/06

por empirico » 13/12/2006 22:14

empirico Escreveu:Enquanto o NDX não fechar acima dos 1780 pontos dificilmente terá condições para quebrar em alta os 1825 pontos.

Errata: Não são 1780 mas sim 1800 pontos
Empirico

Estratégia para 14/12/06

por empirico » 13/12/2006 22:11

O NDX continua a demonstrar falta de capacidade para quebrar os máximos anteriores ao contrário dos outros indíces americanos.

CENÁRIO PARA O CURTO PRAZO:

Enquanto o NDX não fechar acima dos 1780 pontos dificilmente terá condições para quebrar em alta os 1825 pontos.

Neste momento os sinais são de queda e o 1º objectivo são os 1730 pontos seguidos dos 1690 pontos.
Anexos
NDX.GIF
NDX.GIF (23.41 KiB) Visualizado 1629 vezes
Empirico

Estratégia para 12/12/06

por empirico » 11/12/2006 22:48

O NDX sobe mas a sua força é relativa o que poderá originar tomadas de posições contrárias aos do mercado no curto prazo. Por esta razão hoje fechei a minha posição longa e só a reabro na quebra em alta dos 1825 pontos.

Estou Neutro nesta fase e passo a considerar perigoso assumir posições no range 1825/1760.

Para o curto prazo observo 2 cenários:

1. O NDX dá um sinal claro de força e quebra os máximos anteriores e as próximas sessões serão de ganhos consideráveis, ou;

2. O NDX não tem força para quebrar os 1810 pontos e possivelmente irá testar a zona dos 1740/1730 pontos.
Anexos
NDX.GIF
NDX.GIF (24.52 KiB) Visualizado 1683 vezes
Empirico

por meu-gôdo » 11/12/2006 20:54

Apesar do nasdaq ainda não ter fechado, faço uma análise ao mesmo. Suportes relevantes - 1767, 1759 e 1710 (este o mais importante). As resistências a ter em conta no curto prazo são os 1811 e os 1824 pontos. Neste momento tenta regressar ao canal ascendente e encontra-se a lateralizar há já algumas sessões com o MACD ainda positivo e um RSI a lateralizar. Em suma, perdeu alguma força nestas últimas sessões, mas ainda não existem sinais claros de inversão de tendência ou de correcção. Aguardemos serenamente pelo sinal :wink:
Anexos
NDX.PNG
NDX.PNG (80.46 KiB) Visualizado 1732 vezes

por empirico » 10/12/2006 21:31

TerraVerde Escreveu:Vou dar o meu contributo, com uma linha ligeiramente diferente.

Une o mínimo da primeira vela do início da subida, em meados de Agosto com o mínimo no princípio de Novembro.

O interessante, é que a sessão de 6.ª seria um reteste, por baixo a essa linha.

2ª feira se verá!

TerraVerde,

Estás a trabalhar numa escala logorítmica que pessoalmente não gosto. Há quem a defenda, para mim distorce a realidade e não a utilizo.
É só um reparo,

Bons negócios
Empirico

por empirico » 10/12/2006 21:24

Arnie,

Agora percebi o que querias dizer é um cenário possivel como tantos outros, na mensagem anterior convenci-me que estavas crente nas quedas dos indíces para os próximos tempos...

Um exemplo:

Repara no gráfico do NDX em 2003:

De Fevereiro a Julho sempre a subir, lateraliza em alta,; muitos a pensarem que uma correcção viria e não aconteceu...
Anexos
ndx2.png
ndx2.png (38.71 KiB) Visualizado 1820 vezes
Empirico

por arnie » 10/12/2006 20:54

vamos lá aqui separar as coisas

da maneira que organizaste o que eu disse deixas uma mensagem de que devido ao actual padrão, teremos um ano de 2007 negativo e não foi isso que eu disse

o actual padrão do nasdaq e dow deixa os mesmos numa posição de inversão devido a estarem com um lower high.

no entanto, este lower high poderá tb ser uma movimento de 5 ondas ainda por concluir o que pode trazer novos maximos que respeitando os valores dados anteriormente, deixarão os indices com falsos breaks deixando tb aqui estes numa posição de inversão. No caso desses valores serem quebrados naturalmente que o padrão de falso break deixa de existir e os indices ficarão livres para continuar a subir.

estamos aqui a falar apenas de uma inversão relativamente ao grafico diario, ou seja, curto prazo

não será este padrão em si que fará o indice inverter a medio longo prazo, para isso teremos que olhar para o grafico semanal ou mesmo mensal.

o meu entendimento de um ano 2007 negativo é devido ao facto de o indice não ter feito nenhum retracement consideravel a este movimento de alta. Graficamente falando não há nada que indique isso para já.

quando falo negativo não estou a dizer que o indice vai cair 10 ou 20%. Quem sabe quanto ele vai cair ou mesmo se vai cair. O que eu falo é um movimento correctivo a toda esta subida. Pode durar entre 3 a 6 meses e até que depois possa atingir novos maximos pode durar outros 3 a 6 meses, daí a possibilidade de um ano 2007 negativo.

repara os 1º 6 meses do ano no DOW, flat. Repara nos ultimos 6 meses do ano, huge rallie. Porquê a dificuldade em realmente existir a possibilidade de um retracement a se aproximar dos indices.

6 meses é muito tempo

em 6 meses empresas que não conseguiram acompanhar o indice não terão agora capacidade de provocar uma rotação para que o indice possa continuar a subir.

aliás, se o indice confirmar o resvalo, essas empresas que não conseguiram acompanha-lo deverão ser as 1ª a cair seguidas das que o acompanharam.

naturalmente que estamos aqui a desenhar um possivel cenario para o futuro imediato. Ninguém naturalmente vai tomar posições curtas no mercado sem que exista um claro sinal

por exemplo, esta 6ª feira os 3 indices sustentaram o dia anterior, deixando assim a probabilidade de na proxima sessão existir um ataque aos maximos de 6ª feira e com isso a tentativa de fazer novos maximos do ano.

vamos ver o que vai acontecer

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por empirico » 10/12/2006 14:35

arnie Escreveu:olá a todos

DOW e Nasdaq estão em divergencia com o SPX apesar de que o SPX estar em convergencia com o DOW e o Nasdaq. Confuso? Nem por isso

Resumindo, apesar do novo máximo do SPX o facto deste estar a indicar um falso break, reforça ainda mais os lower highs do Dow e do Nasdaq.

Tudo se está a posicionar para um ano de 2007 negativo nos mercados.
arnie

Olá Arnie!

Pessoalmente respeito a tua opinião embora considere uma diferente até ver...

1. Relativamente à convergência/divergência dos indíces americanos nesta fase não dou importância, isto porque me parece estar a haver uma consolidação dos mercados em alta para novos máximos, facto natural e confirmdo por um bias positivo em todos eles. Enquanto alguns suportes não forem quebrados para baixo, estas divergências têm pouco significado são simples alivios.

2.Falsos Breaks?...Se retardarmos a analise dos indíces ao ano 2000, vimos que estão todos acima dos breaks e o que está a ocorrer possivelmente é um reteste a esses mesmos breaks.

3. Porque será que há cada vez mais adeptos de que 2007 será um ano negativo na bolsa?...Até pode ser, mas não vamos intriorizar acontecimentos antes de o mercado os confirmar porque poderemos ficar sempre do lado errado. Nesta fase, observo muitas empresas de grande capitalização só agora a acordar e poderão ser elas, ou não, o catalizador de ganhos para 2007 ou não!...

Resumindo, os sinais para já são de subidas. Nesta fase qualquer outro tipo de interiorização poderá levar a percas ou a ficar fora dos ganhos.
Empirico

por arnie » 10/12/2006 13:29

olá a todos

já ando um pouco destreinado destas lides mas vamos ver se consigo dizer algo que se aproveite.

DOW e Nasdaq estão em divergencia com o SPX apesar de que o SPX estar em convergencia com o DOW e o Nasdaq. Confuso? Nem por isso

Vejamos:

:arrow: Divergencia :arrow: Temos o SPX a fazer novo máximo e o Dow e o Nasdaq a não conseguirem fazer o mesmo no mesmo espaço temporal

:arrow: Convergencia :arrow: Temos o Dow e o Nasdaq com lower highs, padrão de inversão e temos o SPX com um falso break do anterior high devido a não ter ido alem dos 25% de extenção.

Resumindo, apesar do novo máximo do SPX o facto deste estar a indicar um falso break, reforça ainda mais os lower highs do Dow e do Nasdaq.

Uma chamada de atenção para o Dow e o Nasdaq que mostram neste momento 8 dias de rallie em 3 ondas sem que tenham feito novo máximo. Isto indica-nos uma obvia dificuldade em ganhar momentum para novos maximos e indica-nos que a existir um novo máximo nestes 2 indices, este indicará um movimento de 5 ondas e devido ao padrão existente, este poderá dar-nos falsos breaks com targets imediatos abaixo do low do range, no DOW nos 12072 e no Nasdaq Compq nos 2390.

Considera-se falso break no Dow não existindo subidas acima dos 12433.12 e no Nasdaq acima dos 2488. Isto, relativamente a fechos pois a nivel intraday podem facilmente fazer spikes acima disto. Podemos ver facilmente isso no SPX, com os 25% de extenção nos 1415.51 e fazer um spike intra nos 1418.27.

Tudo se está a posicionar para um ano de 2007 negativo nos mercados.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por @rmando » 9/12/2006 23:33

Ok. E as negras com corpo branco facharam negativas em relação à sessão anterior mas tiveram um fecho superior à abertura... ele há cada coisa... eu vi logo que era uma pergunta de algibeira.

Muito obrigado pela ajuda.

abraço
armando

por empirico » 9/12/2006 23:22

Apesar de fechar positivo o dia versus a sessão anterior o fecho foi inferior à abertura, daí serem negras mesmo. :wink:
Empirico

por @rmando » 9/12/2006 23:19

Desculpem lá a pergunta de algibeira mas há aqui uma coisa que me deixa confuso. As velas brancas e as velas negras (vermelhas, neste caso) percebo-as bem: abertura, fecho, máximo e mínimo, mas ali pelo meio aparecem algumas MESMO negras, pretas! Qual o significado deste terceiro (e raro, pelos vistos) tipo de velas?

obrigado
armando

por TerraVerde » 9/12/2006 23:00

Vou dar o meu contributo, com uma linha ligeiramente diferente.

Une o mínimo da primeira vela do início da subida, em meados de Agosto com o mínimo no princípio de Novembro.

O interessante, é que a sessão de 6.ª seria um reteste, por baixo a essa linha.

2ª feira se verá!
Anexos
ndx100.jpg
ndx100.jpg (63.48 KiB) Visualizado 1998 vezes
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, rg7803 e 95 visitantes