Caldeirão da Bolsa

EurUsd

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Susana Amado_ » 4/10/2006 3:56

Bom dia CN!

Felizmente não fui afectada. ;-)
Mas, também, acho que no ano passado tudo se processou de forma diferente e foram feitas as correcções nos gráficos se a memória não me falha...

Obrigada pela tua sempre simpática resposta.

Beijinhos,
Su

P.S. Coincidência entrei mesmo agora ;-)!

Registado: 5/11/2002 11:12

A seguir a chuva veio o Sol

por C.N. » 4/10/2006 3:49

Bom dia!

Apos uma noite bem chuvosa o Sol apareceu para iluminar as gentes de Saigao. Iluminacao que tambem parece ter atingido Omi San que ja fala do fim da deflacao (para os Forexianos significa que o aumento das taxas de juro nao tarda ai e que o JPY ganhara forca). Ver o link do Ulisses: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=51662

Semana ate agora calminha. O GPB teve uma correcao bem interessante para os 50% do movimento de alta no EUR/GBP (baixa no GBP/USD) e quase 100% no GBP/USD, movimento esse que ocorreu nos ultimos 3 dias da semana passada, talvez devido aos comentarios do Blanchflower (ou seria apenas o mercado a corrigir as quedas de Setembro da libra :roll: ).

Obrigado pelos parabens Susana. Em relacao ao spike, recordo-me que em Novembro do ano passado tinha acontecido algo semelhante que foi rapidamente corrigido pela oanda. Se foste afectada envia-lhes um email para que as posicoes que tinhas sejam reactivadas. Spike link: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ight=spike

Ate logo

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por Susana Amado_ » 3/10/2006 7:44

nunofaustino Escreveu:Parabéns CN... não só pelos dois anos, mas também pelo esforço em manteres o tópico Forex vivo por estes lados e pelo elevado número de comentários e artigos interessantes que vais deixando por aqui...

Olá CN!

Olha, quero te dizer que faço minhas as palavras do Nuno :wink:
Os meus Parabéns e um grande obrigada! :wink:

Quanto ao nosso par favorito, curiosamente esta semana também estou a pensar no mesmo que tu (baseada na AT, claro!)... Mas!... está a parecer-me muito evidente! :wink:
... vamos lá ver se não surge nenhuma surpresa e me corre bem a semana :roll:

Muitos beijinhos para ti.
Su

P.S. Não achas estranho a OANDA não ter referido nada no site sobre o pico de mais de 100 pips de Domingo? Confesso que não gostei muito disso.
Não seria normal regularizarem o preço nos (pares) gráficos afectados, e fazerem desaparecer o dito cujo? :roll: :roll: :shock: Vou aguardar mais um tempinho e colocar-lhes a questão. :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 11:12

EBS & Reuters 3000 - Brokers for Interbank

por C.N. » 3/10/2006 5:56

Bom dia!

Depois do mau resultado do ISM (52.7) de ontem, parece cada vez mais dificil que as taxas de juro nos US sofram alteracoes nos proximos tempos. O EUR/USD la deu mais um saltinho, desta vez para a zona 1.2735/55. Nao creio que consiga vencer os 1.28 esta semana.

Entretanto continuo as pesquisas pela net e sobretudo no wikipedia. Achei este artigo bem interessante sobre Electronic Broking Services para Interbank spot FX. Actualmente o mercado e dominado por dois sistemas: EBS e Reuters 3000. E de leitura facil e o link esta aqui:

:arrow: http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic ... g_Services
:arrow: http://www.londonfx.co.uk/autobrok.html

Abraco e ate logo.

CN

Acima dos 1.27 e dos 150.00

por C.N. » 2/10/2006 11:57

Boas!

Sessao Europeia e ja estamos a carburar em forca acima dos 150.00 (150.25) no EUR/JPY e tambem dos 1.27 no nosso par. Nada que justifique esta forca do EUR e com o feriado de amanha na Alemanha talvez nao seja mau aproveitar a onda para fazer um pouco de range trading entre sessoes e cacar alguns Pips :wink:

Abraco

CN

PS - Obrigado pelos parabens Emanuel Santos.

por Emanuel Santos » 2/10/2006 11:01

Saudações forexianas e claro, parabens CN!
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Forex - Semana 40

por C.N. » 2/10/2006 3:37

Bom dia!

Segunda-feira, sessao Tokyo a rolar. Semana cheia de Economical Releases e muita animacao em prespectiva. 3 bancos centrais vao anunciar a subida ou nao das taxas de juro. Apesar de os mercados ja terem descontado as decisoes, e preciso estar a espreita para o futuro, especialmente do lado Jean-Claude & companhia. No final da semana, como e habito, temos o US non-farm payrolls. Ate logo.

Time (NYT) - Location - Description - Forecast - Previous

Segunda-feira
04:00 E-12 September Manufacturing PMI 56.5 56.5
04:30 UK September CIPS Manufacturing PMI 53.0 53.1
10:00 US September Manufacturing ISM 53.5 54.5
21:30 Australia August Retail Sales m/m 0.2% 0.6%
N/A JP Tankan, large Manufacturers Index (Q3) 21 21

Terca-feira
19:30 Australia RBA Monetary Policy Announcement 6.00% 6.00%
N/A E-12 PPI 5.7% 5.9%

Quarta-feira
04:00 E-12 September non-manufacturing PMI 57.0 57.1
04:30 UK September CIPS non-manufacturing PMI 56.5 56.7
10:00 US August Factory Orders m/m -0.1% -0.6%
10:00 US September non-manufacturing ISM 56.0 57.0
12:45 US Fed Chairman Bernanke Speaks n/a n/a

Quinta-feira
07:00 UK BoE Monetary Policy Decision 4.75% 4.75%
07:45 E-12 ECB Monetary Policy Decision 3.25% 3.00%
10:00 Canada September IVEY PMI 60.0 55.7

Sexta-feira
04:30 UK August Industrial Output m/m 0.1% 0.2%
06:00 Germany August Factory Orders m/m -0.5% 1.8%
07:00 Canada September Unemployment Rate 6.4% 6.5%
08:30 US September Average Hourly Earnings 0.3% 0.1%
08:30 US September Unemployment Rate 4.7% 4.7%
08:30 US September non-farm payrolls 120k 128k

Abraco

CN

JPY

por C.N. » 29/9/2006 5:44

Seja bem-vindo caro Mestre! Folgo em ve-lo por aqui.

Em relacao ao JPY eu acho que ainda da para mais e que em 2007 o bull market vai continuar. Nao me surprenderia nada que 2006 feche acima dos 120.00 no USD/JPY e 150.75 (maximo do ano) no EUR/JPY.

Os dados economicos (ver CPI) ainda nao apontam para uma subida das taxas de juro. A mudanca de primeiro ministro - Shinzo Abe - e de ministro das financas - Omi - e como tal tambem de retorica, trazem alguma incerteza ao mercado. Outro dado interessante e que em Julho 2007 havera eleicoes para a upper house, o que deve por em stand-by qualquer medida para reformar o sistema de taxas.

Abraco

CN

PS- Obrigado nunofaustino e Djovarius pelos parabens :)

Artigo sobre as novas caras: http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... zDA2MUNE7s

por djovarius » 28/9/2006 15:38

Boa tardee um abraço a todos,

É verdade, quando menos se espera ele aparece :shock:

Na realidade tenho estido ligado, ao longo do Verão, a mais uma pequena unidade turistica, portanto, com mais e mais trabalho do que o que humanamente é possível realizar, seguramente mais do que no ano anterior.
Um abraço especial para o CN que completou dois anos de participação no grande Caldeirão e que mantém a informação relevante muito actualizada.

Mas em relação ao Forex, nada de mais esta ausência. Para quem não vive do "daytrade", o grande lançe das semanas de estio foi mesmo a subida das "europeias" face ao JPY, situação que poderá ter chegado ao seu final.

Em relação ao EUR/USD, um bocejo entre os 1.2630 e os 1.29xx nos últimos tempos, típico de Verão, mas anunciador de um despertador que não deve demorar.
Em Outubro, outro galo cantará.

Em breve, voltarei ao assunto com uma análise mais elaborada.

Em relação aos "dez mais" da Banca serem responsáveis por mais de 2/3 das transacções do mercado cambial, esta é uma situação normal, que sempre tem sido assim.
São os tais "elefantes" a que me costumo referir e que não convém contrariar. Recorde-se o esforço do BOJ para contrariar a apreciação do JPY face ao USD há quase 2 anos atrás.

Quero apenas dizer neste momento, que os outros tubarões da especulação "imediatista" tiraram os lucros da mesa do petróleo e estão cheios de USD para investimento. De momento, ainda é interessante não sair do "cash" em dólar (juros reais positivos), nem de activos norte-americanos, mas se começar a especulação em torno da descida dos juros, lá teremos que pensar novamente em "shortar" a nota verdinha.

Um abraço e até breve a todos

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por GAB » 28/9/2006 15:36

Yen:

The yen remained on the defensive against the dollar on Wednesday, weakening to lows around 117.65 against the US currency, while the yen also weakened against the Euro

Finance official Watanabe hinted that next Monday's Tankan survey would be strong, but Watanabe also stated that the price movements gave some cause for concern and the remarks continue to suggest that the Finance Ministry will oppose a further near-term increase in interest rates.

The yen was also unsettled slightly by comments from new Finance Minister Omi who stated that there was no need to intervene to support the yen against the Euro, dampening expectations of any near-term action to support the yen.

Sterling

Sterling was subjected to some profit taking on Wednesday with the UK currency weakening towards the 1.8850 level and to 0.6730 against the Euro.

Mortgage lending data was strong for August and the CBI retail survey was firm for September with the headline index at a 21-month high. The data did not have a major impact with Sterling undermined by official comments.

Expectations of higher interest rates were undermined by the comments from MPC member Blanchflower. He stated that there were downward risks to growth and that inflation risks had levelled out due to spare capacity. There will be divergent views within the MPC and Blanchflower voted against the recent interest rate increase which will lessen the impact. There will still be greater caution over assuming that rates will increase within the next two months and this will introduce greater two-way risk into the market.

The UK current account deficit was held to GBP7.0bn for the second quarter from GBP8.7bn in the first quarter which will offer Sterling relief.

Swiss franc

The Swiss currency found support weaker than 1.2450 against the dollar, but was unable to make significant progress and weakened back beyond 1.58 against the Euro.

Domestically, the KOF leading indicator weakened slightly to 2.32 in September from 2.44 the previous month. Although below expectations, the indicator is still at a high level and indicates firm growth. The National Bank remains on rack for a tightening in December, but there is unlikely to be an acceleration of the tightening process.

This potential volatility in high-yield markets was illustrated by a sharp New Zealand dollar fall over the past 24 hours and there will be caution over aggressive buying of high-yield currencies which should shield the franc from heavy selling pressure.

Australian dollar

The Australian dollar was unable to make significant progress during Wednesday and tested support levels below the 0.75 level before recovering slightly in US trading.

Commodity prices offered no support to the Australian dollar and the currency was also unsettled by a sharp drop in the New Zealand dollar. A series of weak US data would tend to support the Australian currency, although it will also tend to increase fears over a deteriorating global economy which would expose commodity prices to downward pressure. Risk aversion levels will remain an important short-term factor and will limit the potential for Australian dollar gains.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 28/9/2006 15:33

EUR(€)/ US($)

The Euro found support against the dollar close to the 1.2670 level on Wednesday, but struggled to make any headway above the 1.27 level as narrow ranges prevailed with neither the dollar or Euro able to secure a decisive advantage.

US durable goods orders fell 0.5% in August with a 2.0% decrease excluding the transport sector while there was a 0.3% drop in core capital goods spending. The monthly data will remain volatile, but does suggest some slowdown in the manufacturing sector.

US new home sales rose 4.1% in August to an annual rate of 1.05mn, although the July rate was revised down to 1.01mn. Prices weakened over the year for the first time in three years, although there was a small decline in inventories. Concerns over the housing sector will continue, although there will be some hopes that the sector is starting to stabilise. The most pessimistic expectations on the economy may have to be adjusted slightly, but the data will not offer strong dollar support.

As far as the Euro-zone is concerned, there was a stronger than expected increase in money supply growth of 8.2% from 7.8% in July which will maintain pressure for a further near-term increase in interest rates and the ECB is likely to sanction an increase in early October.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por nunofaustino » 28/9/2006 14:14

Parabéns CN... não só pelos dois anos, mas também pelo esforço em manteres o tópico Forex vivo por estes lados e pelo elevado número de comentários e artigos interessantes que vais deixando por aqui...

Um abraço
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

Dois anos de Caldeirao!

por C.N. » 28/9/2006 13:55

Hoje faco anos!

E verdade. Ha dois anos exactamente deixei o meu primeiro post no melhor forum em lingua portuguesa sobre mercados financeiros. Na altura nunca pensei estar dois anos e 332 posts depois a celebrar um aniversario :shock:

Queria agradecer a todos aqueles que deixaram posts interessantes, com links de interesse, com ideias e projeccoes de qualidade, em suma, com sumo :P

Eu estou contente de ter participado nestes dois ultimos anos. Tenho aprendido tanto com o que leio vosso como com o que escrevo.

MUITO OBRIGADO a todos aqueles que organizam, mantem, participam e divulgam conhecimentos e informacoes neste site.

CN

Top 10 Currency Traders

por C.N. » 28/9/2006 8:16

Bom dia!

Tambem nao sei onde anda o nosso mestre, mas ele aparecera quando menos se esperar. Entretanto, andando em pesquisas pela net li um artigo sobre Forex na wikipedia que diz que 77% do volume de transacoes neste mercado e feito por apenas 10 bancos :shock: :

Top 10 Currency Traders
% of overall volume, May 2005

1 - Deutsche Bank 17.0%
2 - UBS 12.5%
3 - Citigroup 7.5%
4 - HSBC 6.4%
5 - Barclays 5.9%
6 - Merrill Lynch 5.7%
7 - J.P. Morgan Chase 5.3%
8 - Goldman Sachs 4.4%
9 - ABN AMRO 4.2%
10 - Morgan Stanley 3.9%

O link: http://en.wikipedia.org/wiki/Forex

Ate logo.

CN

Forex

por Emanuel Santos » 27/9/2006 14:18

Por falar nisso, onde anda o nosso guru do Forex, o Djovarius?
Emanuel Santos

Forex - Semana 39

por C.N. » 27/9/2006 8:33

Bom dia!

Aproveitando o grafico do Emanuel Santos, aqui ficam os principais economic releases desta semana. Deixo em anexo o grafico do PCE desde 2002.

Time (NYT) - Location - Description - Forecast - Previous

Segunda-feira
10:00 US August Existing Home Sales 6.2m units 6.33m units 6.3 units (actual)

Terca-feira
04:00 E-12 Germany September IFO Sentiment 104.4 105.0 104.9 (actual)
10:00 US September Consumer Confidence 103.0 99.6 104.5 (actual)

Quarta-feira
08:30 US August Durable Goods Orders m/m 0.5% -2.4%
10:00 US August New Home Sales 1.045m units 1.072m units

Quinta-feira
08:30 US Q2 Revised GDP q/q 2.9% 2.9%
19:30 Japan August National Core CPI 0.3% 0.2%
19:50 Japan August Industrial Output 2.0% -0.9%

Sexta-feira
02:00 Germany August Retail Sales 0.8% -1.5%
05:00 E-12 Eurozone September Flash CPI 1.9% 2.3%
08:30 US August Core PCE 0.2% 0.1%
08:30 US August Personal Income m/m 0.3% 0.5%
09:45 US September University of Michigan Sentiment 85.0 84.4
10:00 US Chicago PMI 56.0 57.1

Abraco

CN
Anexos
US PCE - Jan 02 to now.gif
US PCE - Jan 02 to now.gif (9.69 KiB) Visualizado 1702 vezes

EurUsd

por Emanuel Santos » 26/9/2006 23:43

Isto sim, é um mercado fervilhando volatilidade, enquanto a situação de médio prazo não se clarifica, deixo o gráfico destes 2 meses. Uma vez que os previsíveis 1.2750 não se aguentaram, um teste aos últimos mínimos a 1.2630 é provável, se não mesmo à base do canal, neste momento a 1.2600...
Anexos
forex.png
forex.png (14.98 KiB) Visualizado 1767 vezes
Emanuel Santos

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], m-m e 47 visitantes