OT - Políticas para Portugal
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:As empresas que produzem camiões do lixo, só pensam no lucro não prestam serviço á sociedade.
As empresas que produzem vacinas, obviamente que só pensam no lucro e não prestam serviço publico.
As empresas que gerem os imoveis do PCP...oppps.....
Não conheço ninguém que invista numa empresa que não seja para ganhar dinheiro....aliás é essa a génese do capitalismo.
Para fins sociais há associações, fundações, cooperativas, IPSS, etc... e mesmo essas por vezes são de fachada.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:Já estava esquecido de como és, quem não concorda contigo é comunista....![]()
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Vais me dizer que quando compras ações de uma empresa é pela avaliação das políticas sociais desta... e olha quem, pelos teus comentários no CdB quando se fala nas preocupações sociais metes o rotulo de comunista para cima.... és hilariante![]()
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No trading não vou por conduta ética, a minha participação no mercado é irrelevante no grande esquema. Se falares de um Buffet é outra historia, mas eu não influencio ninguém. Além disso muitas vezes digo que é investir em lixo e deixo a minha posição clara do que penso de alguns títulos.
O rotulo comunista, nesse tipo de comentários que se movem pelo lucro, é impossível catalogar de outra forma.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Políticas para Portugal
As empresas que produzem camiões do lixo, só pensam no lucro não prestam serviço á sociedade.
As empresas que produzem vacinas, obviamente que só pensam no lucro e não prestam serviço publico.
As empresas que gerem os imoveis do PCP...oppps.....
As empresas que produzem vacinas, obviamente que só pensam no lucro e não prestam serviço publico.
As empresas que gerem os imoveis do PCP...oppps.....
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
Muitos professores faram mesmo a opção de escolher uma escola privada porque podem contribuir mais para a sociedade do que estar no estado com falta de recursos, a lecionar catequese socialista e a pensar na próxima greve.
Mais uma anedota....



"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....
Jeronimo, és tu?
Eu sempre trabalhei empresas privadas e o meu objectivo principal sempre foi contribuir para um mundo melhor e com conduta de ética exemplar acima de tudo. E felizmente que tenho tido a felicidade de trabalhar sempre com pessoas excepcionais e com lideres de calibre, educação, saber e conduta como nunca vi em nenhuma instituição publica.
Conversa de PCP que acha que toda a gente que trabalha no privado anda aqui só para extorquir dinheiro. O agente que rouba dinheiro na sociedade está bem identificado e chama-se estado.
Nem sei em que porcaria de banco trabalhas mas realmente quase tudo que é empresa no mundo actual é customer centric e tenta prover o melhor para o cliente e para a sociedade. Se calhar a tua instituição deve estar interessada em enganar os clientes, e vale tudo para maximizar o lucro, eu pelo menos não trabalharia num ambiente desse tipo, mas são opções.
Agora não fales das empresas como se fossem agentes de interesse meramente focadas em captar lucro, as empresas são feitas de pessoas e muitas tem valores e conduta ética que nenhum estado no mundo pode sequer sonhar em poder vislumbrar. Discurso de BE/PCP/PS frustrado e infeliz para não assumir erros de governação.



Já estava esquecido de como és, quem não concorda contigo é comunista....


Vais me dizer que quando compras ações de uma empresa é pela avaliação das políticas sociais desta... e olha quem, pelos teus comentários no CdB quando se fala nas preocupações sociais metes o rotulo de comunista para cima.... és hilariante



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Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....
Jeronimo, és tu?
Eu sempre trabalhei empresas privadas e o meu objectivo principal sempre foi contribuir para um mundo melhor e com conduta de ética exemplar acima de tudo. E felizmente que tenho tido a felicidade de trabalhar sempre com pessoas excepcionais e com lideres de calibre, educação, saber e conduta como nunca vi em nenhuma instituição publica.
Conversa de PCP que acha que toda a gente que trabalha no privado anda aqui só para extorquir dinheiro. O agente que rouba dinheiro na sociedade está bem identificado e chama-se estado.
Nem sei em que porcaria de banco trabalhas mas realmente quase tudo que é empresa no mundo actual é customer centric e tenta prover o melhor para o cliente e para a sociedade. Se calhar a tua instituição deve estar interessada em enganar os clientes, e vale tudo para maximizar o lucro, eu pelo menos não trabalharia num ambiente desse tipo, mas são opções.
Agora não fales das empresas como se fossem agentes de interesse meramente focadas em captar lucro, as empresas são feitas de pessoas e muitas tem valores e conduta ética que nenhum estado no mundo pode sequer sonhar em poder vislumbrar. Discurso de BE/PCP/PS frustrado e infeliz para não assumir erros de governação.
Muitos professores faram mesmo a opção de escolher uma escola privada porque podem contribuir mais para a sociedade do que estar no estado com falta de recursos, a lecionar catequese socialista e a pensar na próxima greve.
E finalmente pela ultima vez vou repetir o mesmo pela 4 vez: o ranking não é o per si o que está em discussão mas sim a evolução das escolas publicas no ranking ao longo dos anos. Isso sim demonstra efetivamente uma degradação real do sistema educacional publico português e pior vai ficar quando se reformar esta geração dos 50'-60'.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.
Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas"....
Tu mesmo acabas por identificar um problema que contribui para degradação do ensino publico (embora não o assumas). Curiosamente deixas a solução na mesma frase Depois recorres ao extremismo (sarcástico) na frase por baixo.
Marco Martins Escreveu:Concordo com tudo e concordo com aqueles que deveriam ser excluidos das escolas, simplesmente por estarem a ser obrigado a frequentar algo que penaliza os próprios alunos, os outros alunos, as turmas e os professores!!!!
Um aluno no privado, se levanta problemas, simplesmente é convidado a sair da escola ou os pais são chamados e têm mesmo de assumir responsabilidades.
Quanto aos professores e alunos, tanto existem bons nos privados como nos públicos... mas os métodos de trabalho e acesso a mais informação e conteúdos é diferente... e isso começa logo no infantário e na pré escola, com maior oferta de disciplinas integradas na escola, enquanto no público muitas disciplinas têm de ser procuradas em ATL ou outros locais....
Bear e Marco, peço desculpa por alguma falta de paciência mas discuto este tema há mais de 20 anos e estou saturado de explicar a mesma coisa n vezes. Compreendo que quem nunca esteve na gestão de uma escola publica faça algumas afirmações descontextualizadas com a realidade e nunca tenha pensado que a definição de políticas educativas tem um impacto enorme na sociedade que transcende o simplismo dos rankings.
É importante recordar que a escola privada tem objectivos diferentes da escola publica, a primeira tem como objectivo dar lucro aos seus proprietários como legitimamente qualquer empresa privada têm, a publica tem como objectivo prestar um serviço à sociedade, comunidade, etc....
Por isso as privadas podem recusar alunos, as publicas não. E a partir daqui os rankings pelo menos nas publicas não servem para nada.
A escolaridade obrigatória foi um avanço enorme, nenhum pais consegue aumentar a produtividade (aumentar a produtividade não é trabalhar mais horas, é com as mesmas horas produzir mais riqueza) com população sem qualificações, aliás uma das grandes vantagens dos países da europa de leste foi terem uma população bastante qualificada mas vou dar de barato que para vocês é irrelevante se Portugal tem muitos ou poucos qualificados e o impacto que isso tem na economia e na sociedade em geral, o que interessa são os rankings.
A sociedade tem que decidir o que faz com os miúdos que são problemáticos ou não tem condições sócio económicas para tirarem boas notas, isto sim é uma decisão política, aqui não há certo ou errado, há consequências, tivemos muitos anos em que estes eram expulsos do sistema, sim isso melhora os rankings das escolas publicas mas melhorou o país? Querem formar empregados de mesa ou querem técnicos especializados? Quais são os que mais produtivos, os que acrescentam valor? É isto que deve ser discutido e não se as escolas publicas aparecem nos 10 primeiros do ranking ou não, não é esse o objectivo da escola publica, pelo menos no meu entendimento.
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Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.
Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas"....
Tu mesmo acabas por identificar um problema que contribui para degradação do ensino publico (embora não o assumas). Curiosamente deixas a solução na mesma frase Depois recorres ao extremismo (sarcástico) na frase por baixo.
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Re: Políticas para Portugal
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/medina-admite-analisar-iniciativa-espanhola-para-tributar-lucros-extraordinarios
Mais uma "boa" notícia para os que investem em Portugal
vão pagar mais!!!!
Será que vão começar também a tributar os combustíveis como em Espanha?!?!!

Mais uma "boa" notícia para os que investem em Portugal

Será que vão começar também a tributar os combustíveis como em Espanha?!?!!


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Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:Todos os anos após a publicação dos rankings esta discussão é recorrente e não leva a lado nenhum, nisso concordo em absoluto com o Masterchief e com o LoneWolf.
Da minha experiência, quer como aluno da escola publica, quer como pai de 2 filhos que fiz questão que frequentassem a escola publica, daquelas da aldeia em que tinham aulas em simultâneo 2 anos, quer como presidente da associação de pais de um agrupamento com +/- 2000 alunos durante 3 anos, membro durante 3 anos do conselho geral do agrupamento (para quem não sabe é o equivalente à AR mas para a gestão do agrupamento), ter sido professor durante um ano e ainda ter familiares e amigos que são professores há mais de 30 anos, considero que quem acredita que os resultados dos alunos das escolas privadas são fruto da melhor qualidade destas não muda de opinião, apesar de todas as evidências que demonstram que são as condições sócio-económicas dos alunos o principal fator a influenciar o seu desempenho, além das suas próprias capacidades, claro.
Mesmo dentro das escolas publicas existe essa diferenciação, principalmente nos grandes centros urbanos, alunos das escolas publicas em zonas com rendimento mais elevado tem melhores resultados do que alunos de escolas publicas em zonas problemáticas e/ou com menos rendimentos.
Existem vários estudos sobre o tema em outros países e as conclusões são as mesmas, as escolas privadas, nos sistemas onde fazem selecção dos alunos têm melhores resultados, não porque tenham um ensino de qualidade (seja lá o que isto for) mas porque ao escolherem apenas alunos com capacidade financeira faz com que as suas lacunas possam ser colmatadas com explicações.
Tirando a possibilidade de escolher os professores e os alunos, hoje em dias as escolas publicas já têm grande autonomia.
Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.
Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas"....
Nota: os meus filhos tiveram 18 e 18,2 no exame nacional de matemática, andaram sempre na escola publica, mas no 12º tiveram explicações de matemática, como outros que conheço que andaram em escolas privadas.
Concordo com tudo e concordo com aqueles que deveriam ser excluidos das escolas, simplesmente por estarem a ser obrigado a frequentar algo que penaliza os próprios alunos, os outros alunos, as turmas e os professores!!!!
Um aluno no privado, se levanta problemas, simplesmente é convidado a sair da escola ou os pais são chamados e têm mesmo de assumir responsabilidades.
Quanto aos professores e alunos, tanto existem bons nos privados como nos públicos... mas os métodos de trabalho e acesso a mais informação e conteúdos é diferente... e isso começa logo no infantário e na pré escola, com maior oferta de disciplinas integradas na escola, enquanto no público muitas disciplinas têm de ser procuradas em ATL ou outros locais....
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Re: Políticas para Portugal
Davas um bom guionista para a Netflix 

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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:LoneWolf Escreveu: Arrisca-se, e muito, em concentrar os melhores professores nos centros das grandes cidades, e deixar as zonas do interior e ilhas completamente ao abandono
Neste momento o melhor ensino publico é fora dos grandes centros.
Claro, na maior parte dessas localidades não existe ensino privado, logo os alunos de famílias da classe alta e media alta andam na escola publica.... Além de também não existirem zonas problemáticas como nos grandes centros urbanos.


Só confirma que a questão sócio-económica do aluno é determinante para o sucesso escolar.
Vejam a temporada 4 do The Wire e vão perceber a questão.
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Re: Políticas para Portugal
E batem na mesma tecla...
Não se trata de comparar publico vs privado estaticamente.
Numa dinâmica de longo prazo o ensino publico antes tinha 5 escolas publicas no top 10, agora a primeira aparece em 49.
Por alguma coisa publiquei o evoluir da pobreza, que é mais ou menos igual, ou seja o ranking de escola devia ser mais ou menos uniforme na mesma igualdade segundo vossas excelências.
Mas prontos la veem com a posta que o pobre é burro, excluído, mal tratado, mal versado, achincalhado, deplorado, repudiado, explorado, ostracizado... e obrigados a usar a escola publica e que os ricos é tudo flores de estufa que qualquer mal formado os consegue motivar a ter resultados exemplares... as teorias da psicologia e da estatística...
Não se trata de comparar publico vs privado estaticamente.
Numa dinâmica de longo prazo o ensino publico antes tinha 5 escolas publicas no top 10, agora a primeira aparece em 49.
Por alguma coisa publiquei o evoluir da pobreza, que é mais ou menos igual, ou seja o ranking de escola devia ser mais ou menos uniforme na mesma igualdade segundo vossas excelências.
Mas prontos la veem com a posta que o pobre é burro, excluído, mal tratado, mal versado, achincalhado, deplorado, repudiado, explorado, ostracizado... e obrigados a usar a escola publica e que os ricos é tudo flores de estufa que qualquer mal formado os consegue motivar a ter resultados exemplares... as teorias da psicologia e da estatística...
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Re: Políticas para Portugal
Masterchief Escreveu:Há escolas privadas que levam tantos, ou mais, alunos a exame que qualquer outra escola publica.
É verdade, no entanto tal como o LW refere a balança favorece os privados quando não é tido em conta o nº de provas, no rankings das escolas com mais de 100 exames, nas melhores 100, há 50 publicas, sem o filtro dos 100 exames tens 39 publicas nos 100 primeiros.
O site do Expresso permite fazer o filtro pela quantidade de exames, apesar de 2021 não ser um bom exemplo porque os alunos não era obrigados a fazer exame das disciplinas que habitualmente são.
https://expresso.pt/ranking-das-escolas/2021
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Políticas para Portugal
Masterchief Escreveu:LoneWolf Escreveu:mais_um, disseste tudo.
Gostaria de acrescentar, e já aqui deve ter sido dito, que comparar uma escola publica q leva mais de 2500 alunos a exames com uma escola privada q leva 40 só pode dar asneira.
Era giro q, para cada escola publica, selecionassem o top 40 de alunos, e comparassem a media com esses 40 alunos do privado.
#Magia
LW
Isso não é verdade. Só mostra que tu és um dos extremistas que eu referi.
Há escolas privadas que levam tantos, ou mais, alunos a exame que qualquer outra escola publica.
Que disparate!
eu nao disse q todas as escolas privadas só levam 40 alunos ou menos a exame.
Mas se estamos a falar de estatística, só se pode comparar o comparável.
LW
Re: Políticas para Portugal
LoneWolf Escreveu:mais_um, disseste tudo.
Gostaria de acrescentar, e já aqui deve ter sido dito, que comparar uma escola publica q leva mais de 2500 alunos a exames com uma escola privada q leva 40 só pode dar asneira.
Era giro q, para cada escola publica, selecionassem o top 40 de alunos, e comparassem a media com esses 40 alunos do privado.
#Magia
LW
Isso não é verdade. Só mostra que tu és um dos extremistas que eu referi.
Há escolas privadas que levam tantos, ou mais, alunos a exame que qualquer outra escola publica.
Que disparate!
Re: Políticas para Portugal
mais_um, disseste tudo.
Gostaria de acrescentar, e já aqui deve ter sido dito, que comparar uma escola publica q leva mais de 2500 alunos a exames com uma escola privada q leva 40 só pode dar asneira.
Era giro q, para cada escola publica, selecionassem o top 40 de alunos, e comparassem a media com esses 40 alunos do privado.
#Magia
LW
Gostaria de acrescentar, e já aqui deve ter sido dito, que comparar uma escola publica q leva mais de 2500 alunos a exames com uma escola privada q leva 40 só pode dar asneira.
Era giro q, para cada escola publica, selecionassem o top 40 de alunos, e comparassem a media com esses 40 alunos do privado.
#Magia
LW
Re: Políticas para Portugal
Todos os anos após a publicação dos rankings esta discussão é recorrente e não leva a lado nenhum, nisso concordo em absoluto com o Masterchief e com o LoneWolf.
Da minha experiência, quer como aluno da escola publica, quer como pai de 2 filhos que fiz questão que frequentassem a escola publica, daquelas da aldeia em que tinham aulas em simultâneo 2 anos, quer como presidente da associação de pais de um agrupamento com +/- 2000 alunos durante 3 anos, membro durante 3 anos do conselho geral do agrupamento (para quem não sabe é o equivalente à AR mas para a gestão do agrupamento), ter sido professor durante um ano e ainda ter familiares e amigos que são professores há mais de 30 anos, considero que quem acredita que os resultados dos alunos das escolas privadas são fruto da melhor qualidade destas não muda de opinião, apesar de todas as evidências que demonstram que são as condições sócio-económicas dos alunos o principal fator a influenciar o seu desempenho, além das suas próprias capacidades, claro.
Mesmo dentro das escolas publicas existe essa diferenciação, principalmente nos grandes centros urbanos, alunos das escolas publicas em zonas com rendimento mais elevado tem melhores resultados do que alunos de escolas publicas em zonas problemáticas e/ou com menos rendimentos.
Existem vários estudos sobre o tema em outros países e as conclusões são as mesmas, as escolas privadas, nos sistemas onde fazem selecção dos alunos têm melhores resultados, não porque tenham um ensino de qualidade (seja lá o que isto for) mas porque ao escolherem apenas alunos com capacidade financeira faz com que as suas lacunas possam ser colmatadas com explicações.
Tirando a possibilidade de escolher os professores e os alunos, hoje em dias as escolas publicas já têm grande autonomia.
Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.
Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas"....
Nota: os meus filhos tiveram 18 e 18,2 no exame nacional de matemática, andaram sempre na escola publica, mas no 12º tiveram explicações de matemática, como outros que conheço que andaram em escolas privadas.
Da minha experiência, quer como aluno da escola publica, quer como pai de 2 filhos que fiz questão que frequentassem a escola publica, daquelas da aldeia em que tinham aulas em simultâneo 2 anos, quer como presidente da associação de pais de um agrupamento com +/- 2000 alunos durante 3 anos, membro durante 3 anos do conselho geral do agrupamento (para quem não sabe é o equivalente à AR mas para a gestão do agrupamento), ter sido professor durante um ano e ainda ter familiares e amigos que são professores há mais de 30 anos, considero que quem acredita que os resultados dos alunos das escolas privadas são fruto da melhor qualidade destas não muda de opinião, apesar de todas as evidências que demonstram que são as condições sócio-económicas dos alunos o principal fator a influenciar o seu desempenho, além das suas próprias capacidades, claro.
Mesmo dentro das escolas publicas existe essa diferenciação, principalmente nos grandes centros urbanos, alunos das escolas publicas em zonas com rendimento mais elevado tem melhores resultados do que alunos de escolas publicas em zonas problemáticas e/ou com menos rendimentos.
Existem vários estudos sobre o tema em outros países e as conclusões são as mesmas, as escolas privadas, nos sistemas onde fazem selecção dos alunos têm melhores resultados, não porque tenham um ensino de qualidade (seja lá o que isto for) mas porque ao escolherem apenas alunos com capacidade financeira faz com que as suas lacunas possam ser colmatadas com explicações.
Tirando a possibilidade de escolher os professores e os alunos, hoje em dias as escolas publicas já têm grande autonomia.
Eu ainda sou do tempo em que a escolaridade obrigatória era só até ao 6 ano e os alunos problemáticos deixavam de frequentar a escola no inicio do 2º período, isso agora não existe. Os maus alunos andam no sistema até serem adultos e "lixam" as estatísticas, os colégios privados agradecem.
Talvez a solução seja matá-los a todos, assim como aos pobres, depois as estatísticas já ficam "bonitas"....

Nota: os meus filhos tiveram 18 e 18,2 no exame nacional de matemática, andaram sempre na escola publica, mas no 12º tiveram explicações de matemática, como outros que conheço que andaram em escolas privadas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
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“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Políticas para Portugal
Os rankings fazem sentido para se ter uma ideia de melhores técnicas, formas de trabalho, notas, etc, mas não acho que devam ser factores decisivos para o que quer que seja.
Estamos num mundo tão stressado que vivemos em função de performances individuais, quando deveriamos sim, procurar performances de grupo...,
É mais importante uma escola ter um projecto que envolva todos e obtenha um resultado social positivo, do que ter um ou dois alunos muito bons a trabalhar em benefício próprio!
Eu sei que a vida profissional é assim, mas também acredito que deveremos também tentar mudar esse paradigma, mesmo ao nível dos cursos, facilitando uma formação contínua na vida em áreas que as pessoas mais se interessem sem terem de fazer um curso de 5 anos antes do início da vida profissioanal.
Devemos tentar formar as pessoas ao longo da vida e promover a mudança de área de trabalho, facilitando formações e promovendo o bem estar social de todos....
Sei que é difícil... mas a seu tempo seria humanamente melhor...
Estamos num mundo tão stressado que vivemos em função de performances individuais, quando deveriamos sim, procurar performances de grupo...,
É mais importante uma escola ter um projecto que envolva todos e obtenha um resultado social positivo, do que ter um ou dois alunos muito bons a trabalhar em benefício próprio!
Eu sei que a vida profissional é assim, mas também acredito que deveremos também tentar mudar esse paradigma, mesmo ao nível dos cursos, facilitando uma formação contínua na vida em áreas que as pessoas mais se interessem sem terem de fazer um curso de 5 anos antes do início da vida profissioanal.
Devemos tentar formar as pessoas ao longo da vida e promover a mudança de área de trabalho, facilitando formações e promovendo o bem estar social de todos....
Sei que é difícil... mas a seu tempo seria humanamente melhor...
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Re: Políticas para Portugal
LoneWolf Escreveu: Arrisca-se, e muito, em concentrar os melhores professores nos centros das grandes cidades, e deixar as zonas do interior e ilhas completamente ao abandono
Neste momento o melhor ensino publico é fora dos grandes centros.
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Re: Políticas para Portugal
Masterchief Escreveu:Os privados aqui podem filtrar os seus alunos, os públicos não. Mas isto não seria possivel avaliar se os rankings não existissem!
Podem filtrar q.b., desde que exista €€€ para pagar.
Masterchief Escreveu:Na minha modesta opinião a maior diferença aqui estará na AUTONOMIA. Porque não dão maior autonomia ás escolas publicas para estas poderem escolher, por exemplo, os professores? Poderem tomar decisões com base nas condições individuais de cada uma? Porque tem que ser o estado central a controlar tudo? Isto aplica-se a outras áreas como a saúde, por exemplo? Claro que dar autonomia "choca" com idealismos bacocos e ultrapassados da ideologia socialista que governa o país á décadas. E não me parece que com as actuais forças politicas do país isto vá mudar tão cedo.
Sim também me soa bem que tenham mais autonomia.
Eu não sou contra escolas publica, o que me preocupa é que cada vez se cobram mais impostos e o ensino perdeu efetivamente competitividade face ao privado e isso que podem cantar o hino bolchevique que quiserem mas é uma realidade factual.
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Re: Políticas para Portugal
Masterchief Escreveu: (....)
Porque o publico não tem qualidade ou é mal gerido. A parte do mal gerido eu até concordo porque regra geral o "estado" não sabe gerir muito bem. (....)
Na minha modesta opinião a maior diferença aqui estará na AUTONOMIA. Porque não dão maior autonomia ás escolas publicas para estas poderem escolher, por exemplo, os professores? Poderem tomar decisões com base nas condições individuais de cada uma? Porque tem que ser o estado central a controlar tudo? Isto aplica-se a outras áreas como a saúde, por exemplo? Claro que dar autonomia "choca" com idealismos bacocos e ultrapassados da ideologia socialista que governa o país á décadas. E não me parece que com as actuais forças politicas do país isto vá mudar tão cedo.
Nao vai melhorar se a gestao passar do Min da Educaçao para a camaras municipais. Não têm conhecimento algum em materia de educação.
Se já sao miseráveis em conseguir seguir PDMs, pior será a gerir escolas.
E muito menos se forem as próprias escolas a gerirem a situação. Arrisca-se, e muito, em concentrar os melhores professores nos centros das grandes cidades, e deixar as zonas do interior e ilhas completamente ao abandono. Se o dinheiro já é mal distribuido em portugal por nao haver regionalização, imaginem o estado a distribuir dinheiro para essa tal "autonomia"...
LW
Re: Políticas para Portugal
LoneWolf Escreveu:Quando tens meia turma com grandes dificuldades económicas, a outra metade é afetada.
Quando tens turmas pequenas em escolas privadas, os alunos recebem mais atençao, logo aprendem mais.
Mas isso tanto acontece agora como há 20 anos atrás e se comprares rankings vais ver que as classificações pioraram.
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Tal como em muitas outras questões esta está inquinada á partida pelo radicalismo das partes.
Alguns defensores dos rankings, eu incluído, "alegam" que os rankings são necessários para ter uma noção da realidade das escolas publicas e privadas e com isso tentar melhorar e minorar as diferenças entre os dois. O objectivo final seria, claro, a melhoria geral do ensino em Portugal e dar aos alunos, que deveriam ser o centro da questão, uma melhor educação e preparação para a vida futura. Isto é a posição sem extremismos.
Depois temos a "fação" que defende que o ensino privado é o melhor e a única solução. Porque o publico não tem qualidade ou é mal gerido. A parte do mal gerido eu até concordo porque regra geral o "estado" não sabe gerir muito bem. Mas esta "fação" é radical ao ponto de achar que o melhor é acabar com o publico e entregar tudo ao privado.
A outra "fação", a que é contra o ranking, defende acabar com os rankings e ponto final. Porque é estupido comparar o que não tem comparação, porque mostra os defeitos do publico e porque, seja por ideologia ou ou que for, preferem enterrar a cabeça na areis e esconder a realidade. Se não houver termo de comparação então estes defeitos não serão tão visíveis.
Na minha opinião os extremos estão errados (aliás como é normal) e o bom senso é jogado ás traças.
Porque é que os privados são melhores que os públicos (rankings)? Por vários motivos e aqui ambas as fações têm razão nesses motivos. Os privados conseguem gerir melhor porque têm Autonomia para gerir como melhor entenderem. No final são "julgados" pelos resultados e eventualmente, corrigida a estratégia. Também têm razão aqueles que dizem que os factores socioeconómicos devem ser tidos em consideração. Os privados aqui podem filtrar os seus alunos, os públicos não. Mas isto não seria possivel avaliar se os rankings não existissem!
Na minha modesta opinião a maior diferença aqui estará na AUTONOMIA. Porque não dão maior autonomia ás escolas publicas para estas poderem escolher, por exemplo, os professores? Poderem tomar decisões com base nas condições individuais de cada uma? Porque tem que ser o estado central a controlar tudo? Isto aplica-se a outras áreas como a saúde, por exemplo? Claro que dar autonomia "choca" com idealismos bacocos e ultrapassados da ideologia socialista que governa o país á décadas. E não me parece que com as actuais forças politicas do país isto vá mudar tão cedo.
Alguns defensores dos rankings, eu incluído, "alegam" que os rankings são necessários para ter uma noção da realidade das escolas publicas e privadas e com isso tentar melhorar e minorar as diferenças entre os dois. O objectivo final seria, claro, a melhoria geral do ensino em Portugal e dar aos alunos, que deveriam ser o centro da questão, uma melhor educação e preparação para a vida futura. Isto é a posição sem extremismos.
Depois temos a "fação" que defende que o ensino privado é o melhor e a única solução. Porque o publico não tem qualidade ou é mal gerido. A parte do mal gerido eu até concordo porque regra geral o "estado" não sabe gerir muito bem. Mas esta "fação" é radical ao ponto de achar que o melhor é acabar com o publico e entregar tudo ao privado.
A outra "fação", a que é contra o ranking, defende acabar com os rankings e ponto final. Porque é estupido comparar o que não tem comparação, porque mostra os defeitos do publico e porque, seja por ideologia ou ou que for, preferem enterrar a cabeça na areis e esconder a realidade. Se não houver termo de comparação então estes defeitos não serão tão visíveis.
Na minha opinião os extremos estão errados (aliás como é normal) e o bom senso é jogado ás traças.
Porque é que os privados são melhores que os públicos (rankings)? Por vários motivos e aqui ambas as fações têm razão nesses motivos. Os privados conseguem gerir melhor porque têm Autonomia para gerir como melhor entenderem. No final são "julgados" pelos resultados e eventualmente, corrigida a estratégia. Também têm razão aqueles que dizem que os factores socioeconómicos devem ser tidos em consideração. Os privados aqui podem filtrar os seus alunos, os públicos não. Mas isto não seria possivel avaliar se os rankings não existissem!
Na minha modesta opinião a maior diferença aqui estará na AUTONOMIA. Porque não dão maior autonomia ás escolas publicas para estas poderem escolher, por exemplo, os professores? Poderem tomar decisões com base nas condições individuais de cada uma? Porque tem que ser o estado central a controlar tudo? Isto aplica-se a outras áreas como a saúde, por exemplo? Claro que dar autonomia "choca" com idealismos bacocos e ultrapassados da ideologia socialista que governa o país á décadas. E não me parece que com as actuais forças politicas do país isto vá mudar tão cedo.
Re: Políticas para Portugal
Muito interessante que o limiar de pobreza subiu de 5000 para 6600 em 2020 e as taxas de IRS máximas se mantiveram intactas 
A este ritmo ainda vamos chegar ao dia qua a taxa máxima de IRS é superior ao limiar da pobreza -> seria uma Epifania Marcelino Costina - um momento majestoso do progresso e da unidade europeia.

A este ritmo ainda vamos chegar ao dia qua a taxa máxima de IRS é superior ao limiar da pobreza -> seria uma Epifania Marcelino Costina - um momento majestoso do progresso e da unidade europeia.
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― Leon C. Megginson
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