Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Caracole$ » 2/5/2008 22:52

Boas,

mais um palpite. Nenhumas certezas, só perguntas… e muita observação.

Então aqui vai; o crude Light oil valia +/- 50$ em Janeiro 2007 desde então valorisou 140%!

Será que poderiamos assistir a uma retração desta onda altista sem no entanto falar de uma quebra maior da tendência principal iniciada em 1999? Os objetivos "baixistas" de Fibonacci poderiam situar-se nos níveis 102.50, 93.50, 84.70, 76.50.

É de salientar que o nível 93.50 representa 38,20% de toda a progressão desde Jan 2007.
Anexos
Light Sweet Crude Oil.png
Light Sweet Crude Oil.png (53.68 KiB) Visualizado 12028 vezes
"Uma maçã por dia afasta o médico,… desde que se tenha boa pontaria" . Sir Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 160
Registado: 9/4/2008 10:04
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 2/5/2008 19:53

Pvg, a teoria do Peak Oil não diz que o petroleo nunca mais vai descer, não é uma teoria sobre o preço no mercado mas sim sobre a relação da procura e da oferta.

É claro que acaba por ter reflexos no preço, mas estás a dar um salto ao assumires que o preço no mercado é o correcto, entre outras coisas.

Ora, a Teoria do Peak Oil pode ser válida e ainda voltarmos a ver o Petroleo a preços substancialmente mais baixos.

Basta para isso que neste momento esteja sobrecotado.


Convém também sublinhar que a Teoria do Peak Oil é apenas uma Teoria e não um facto e que há grande discussão em torno disso: uns dizem que já passamos o Peak, outros dizem que está para breve e outros são ainda mais optimistas e prevêm que só virá lá para 2020 ou 2030 (o que daria muito espaço para subidas, descidas, whatever).

Portanto, mesmo tomando em consideração a Teoria base há duas questões:

> Quando é que se deu exactamente ou quando é que se vai dar exactamente o "pico"?

> Neste momento, o preço corresponde ao valor real do crude ou é fruto de uma bolha especulativa e está sobrecotado?


Outra coisa que pode ocorrer é começar-se a investir (mais) noutras energias, estas tornarem-se mais viáveis economicamente e de forma natural a procura do crude diminuir (por concorrer com outras energias) e portanto o preço tender a baixar também.

Imagina que daqui a 10 ou 15 anos metade da utilização do crude foi substituido por outra fonte de energia?

Então o preço não tem que estar mais alto, até pode estar mais baixo ou ao mesmo valor.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por pvg80713 » 2/5/2008 17:46

zigzag1000 Escreveu:sr marco no outro dia retirou a minha msg. agora retire esta tambem se quiser. mas o certo é que o petroleo está a descer de valores e nas bombas isso não acontece(ver post do nyk acima)pois quando o petroleo esteve nestes valores 108-110$ o gasoleo estava a 1,199(esso) e 1,269(galp) e AGORA NÃO BAIXAM PORQUÊ.QUANDO É PARA CIMA CORRIGEM LOGO.


zigzag,
a teoria do Peak Oil, diz que o petróleo nunca mais vai descer... assim temos que nos preparar para o petróleo a 200, 500 , 1000 dólares por barril.

e as gasolineiras vão sempre e apenas aumentar...
em 2007 o petroleo cotou abaixo de 50... e isso não fez diferença nenhuma.

óbviamente o governo tem que ver o que se passa, se os hipermercados podem fazer preços abaixo 15 centimos...

o governo tambem pode deixar de "comer" metade de cada um dos nossos depósitos...

mas o P.O. está aí para ficar...

cumprimentos a todos
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Nyk » 2/5/2008 17:30

Petróleo acentua ganhos e valoriza mais de 3% em Londres
O petróleo valorizava mais de 3% em Londres, a reflectir os ataques levados a cabo pela Turquia contra os rebeldes curdos no Iraque. Ainda a contribuir para a subida da matéria-prima está a divulgação de um dado económico nos EUA que sugere que não deverá haver um abrandamento significativo do consumo de combustíveis.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


O petróleo valorizava mais de 3% em Londres, a reflectir os ataques levados a cabo pela Turquia contra os rebeldes curdos no Iraque. Ainda a contribuir para a subida da matéria-prima está a divulgação de um dado económico nos EUA que sugere que não deverá haver um abrandamento significativo do consumo de combustíveis.

O West Texas Intermediate (WTI) [Cot], negociado em Nova Iorque, ganhava 2,78% para os 115,65 dólares e em Londres, o "Brent" [Cot] subia 3,21% para os 114,05 dólares por barril.

Estas são as maiores subidas do petróleo, acumuladas num dia, no último mês.

A Turquia reiniciou a sua ofensiva contra os rebeldes no Iraque, país que detém as terceiras maiores reservas de petróleo do mundo. Os ataques aumentam os receios de que os problemas geopolíticos naquela região possam afectar a produção e o fornecimento de matéria-prima.

A contribuir para a subida dos preços do petróleo está também a divulgação dos dados do desemprego nos EUA. O Departamento do Trabalho norte-americano revelou números que surpreenderam pela positiva o mercado, o que contribui para a subida da matéria-prima devido à especulação de que a procura daquele que é o país que mais consome petróleo não vai abrandar.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por Resina » 2/5/2008 9:23

Maior série de quedas do ano
Petróleo desce pela quarta sessão com alta do dólar
O petróleo segue em queda pela quarta sessão consecutiva, a maior série de descidas deste ano, com a desvalorização do euro e a subida dos mercados accionistas a levarem os investidores a deixarem de apostar nas matérias-primas. O ouro está também em queda.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


O petróleo segue em queda pela quarta sessão consecutiva, a maior série de descidas deste ano, com a desvalorização do euro e a subida dos mercados accionistas a levarem os investidores a deixarem de apostar nas matérias-primas. O ouro está também em queda.

O crude em Nova Iorque desce 0,6% para 111,85 dólares e na bolsa de Londres o brent perde 0,45% para 110 dólares.

O euro sofreu ontem uma queda superior a 1% e hoje continua a negociar em baixa face ao dólar, devido à expectativa de que a Reserva Federal não vai continuar a descer os juros e que o pior da crise do mercado de crédito já passou.

Os mercados accionistas estão também em recuperação, o que em conjunto com a alta do dólar, está a levar os investidores a saírem das matérias-primas, activos que têm servido de refugio em tempos de crise.

Desde os máximos históricos da semana passada, o petróleo está já a descer mais de 6%. O Ouro está também em queda e ontem desceu abaixo dos 850 dólares, o que aconteceu pela primeira vez desde o início deste ano.

A pressionar também em baixa os preços do petróleo está o facto de na Nigéria ter terminado a greve que estava a afectar mais de metade da produção neste país africano.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por zigzag1000 » 2/5/2008 7:49

sr marco no outro dia retirou a minha msg. agora retire esta tambem se quiser. mas o certo é que o petroleo está a descer de valores e nas bombas isso não acontece(ver post do nyk acima)pois quando o petroleo esteve nestes valores 108-110$ o gasoleo estava a 1,199(esso) e 1,269(galp) e AGORA NÃO BAIXAM PORQUÊ.QUANDO É PARA CIMA CORRIGEM LOGO.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 59
Registado: 22/3/2008 9:45
Localização: updown

por Nyk » 1/5/2008 20:48

Petróleo desliza mais de 2% e já negoceia abaixo dos 109 dólares
O petróleo continua a tendência de queda nos mercados internacionais, registando esta quinta-feira uma desvalorização superior a 2%, que se deve à forte recuperação do dólar contra o euro. Na bolsa de Londres o “brent” está já abaixo dos 109 dólares por barril.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



O petróleo continua a tendência de queda nos mercados internacionais, registando esta quinta-feira uma desvalorização superior a 2%, que se deve à forte recuperação do dólar contra o euro. Na bolsa de Londres o "brent" está já abaixo dos 109 dólares por barril.

Na bolsa de Nova Iorque o crude WTI cede 2,23% para 110,93 dólares, enquanto na bolsa de Londres o "brent" caiu 2,27% para 108,83 dólares. Ambos os contratos atingiram valores recorde na semana passada, muito perto dos 120 dólares por barril.

Grande parte da alto do petróleo nas últimas semanas ficou a dever-se à perda de valor do dólar face ao euro, mas a moeda norte-americana tem recuperado terreno nos últimos dias, afastando os investidores da mercado das matérias-primas, que estava a servir de refúgio.

Hoje o euro cede mais de 1% para 1,5441 dólares, devido à expectativa de que a Reserva Federal, depois de ontem ter cortado os juros para 2%, terminou já o ciclo de redução do preço do dinheiro nos Estados Unidos.

Já ontem os do crude tinham descido fortemente, depois do Departamento de Energia dos Estados Unidos ter assinalado nova subida nas reservas de combustíveis nos EUA. Hoje a mesma fonte anunciou que os stocks de gás natural, energia alternativa ao petróleo, também subiram mais do que o esperado.

Ainda a pressionar as cotações está o facto de a Exxon Mobil estar em negociações para por fim à greve dos trabalhadores na Nigéria, que está a ser responsável pela quebra de produção de 860 mil barris diários.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por MarcoAntonio » 1/5/2008 0:22

ahugo Escreveu:... o Marco esta foi a minha estreia e só queria dar o meu contributo.


Ahugo, eu tinha acabado de colocar os valores correctos.


A verdade é que neste tema, a confusão é mais do que muita. Correm posts em tudo o que é forum e um spam de e-mails com valores incorrectos como nunca vi.

Parece haver um interesse em desinformar as pessoas. Outras naturalmente, por distracção, sem qualquer interesse particular...


Agora, repara: imagina que colocavas uma série de posts com as diversas contas (e valores correctos), a explicar, a esclarecer.

E logo a seguir, depois de todo esse trabalho, aparece alguém que nunca postou no forum e coloca valores incorrectos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 1/5/2008 0:14

Eu não estou a desconsiderar a tua opinião, estou a dizer que estarmos aqui a discutir termos, expressões e os posts que se leu ou deixou de ler não acrescenta nada: em vez de estarmos a discutir o crude e a gasolina, estamos a discutir se é "ninguém" ou "alguém" e que posts eu li... isso para mim não faz sentido nenhum!


Aparentemente achaste que eu estava a fugir a alguma questão ou a não querer admitir que não li o teu post: ora, eu não li o teu post e não tenho problema absolutamente nenhum em admitir isso (o trafego do caldeirão é medonho e meu tempo limitado). Para mais há uma data de tópicos correntes sobre o Petróleo...

Enfim, estas trocas de posts só distraiem do essencial.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ahugo » 1/5/2008 0:13

... o Marco esta foi a minha estreia e só queria dar o meu contributo.
Mas já me apercebi que contigo não vale a pena quando tu dizes se eu estou a espera que se corrija as bombas em tempo real.
...acho que está tudo dito.

Foi a minha estreia, mas tambem a minha saída.

...desculpem qualquer coisa.
 
Mensagens: 7
Registado: 11/3/2008 23:01

por Elias » 1/5/2008 0:01

MarcoAntonio Escreveu:Mas isso altera e acrescenta o quê na discussão?
(...) Muito especialmente num tema destes onde já reina a confusão e falta de esclarecimento...


MarcoAntonio,

Acrescenta exactamente isso: esclarecimento.

Como sabes no post que criei sobre o assunto (e que já tem mais de 2 anos de existência) tenho procurado esclarecer os interessados sobre a evolução do preço do crude. Usando gráficos e valores actualizados e não apenas percepção com os consequentes enviesamentos.

Lamento que consideres que a minha intervenção não acrescenta nada.

Certamente se fosse ao contrário sentir-te-ias desconsiderado :cry:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:51

Mas é que não tinha lido mesmo. É-me impossível ler todos os posts forum. Mas isso altera e acrescenta o quê na discussão?

Acho que só está aqui a baralhar. Centremo-nos no essencial e dispensemos o acessório. Muito especialmente num tema destes onde já reina a confusão e falta de esclarecimento...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 30/4/2008 23:48

MarcoAntonio Escreveu:Elias, "ninguém" é uma forma de expressão. Falo naturalmente das massas, das pessoas em geral...


MarcoAntonio,

Tu não escreveste "ninguém".

Escreveste exactamente isto: "não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!"

Ora, em português corrente, "alguém" significa pelo menos uma pessoa. Acontece que "alguém" tinha reclamado sobre esse assunto.

Mais valia assumires que não tinhas lido o post :mrgreen:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:42

ahugo Escreveu::?: :?:
:?: :?:

ver link:

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlP ... Ticker=cl1

...ok 113.72 :mrgreen:


Ahugo, já agora, não queres esperar e usar os preços da próxima sexta-feira.

O último aumento da gasolina foi ontem e provavelmente até com base em preços anteriores (o máximo não foi ontem). Portanto, já é algo "generoso" estar a usar os valores de ontem...


Nas últimas horas (durante ontem e hoje) o crude virou e está a corrigir de forma relativamente significativa. Não me digas que estás à espera que corrija também nas bombas em tempo real.

Para se fazer uma comparação justa e objectiva é preciso recorrer a prazos minimamente razoáveis e ignorar a informação que é irrelevante.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:34

Elias, "ninguém" é uma forma de expressão. Falo naturalmente das massas, das pessoas em geral...

De qq das formas, isso também não é importante, o que pretendo mostrar é como as massas funcionam psicologicamente. Porque não é importante se nas semanas x ou y subiu menos e nas z ou w subiu mais, o que é importante é verificar como sobe num prazo razoável e pesar ambas as coisas da mesma forma.

Quando sobe a menos, não é menos importante de quando sobe a mais e vice-versa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ahugo » 30/4/2008 23:31

:?: :?:
:?: :?:

ver link:

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlP ... Ticker=cl1

...ok 113.72 :mrgreen:


O West Texas Intermediate [Cot], em Nova Iorque, seguia a cair 1,65% para os 113,72 dólares por barril e em Londres, o "brent" do Mar do Norte [Cot] negociava nos 111,86 dólares por barril ao desvalorizar 1,38%. :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 7
Registado: 11/3/2008 23:01

por Elias » 30/4/2008 23:21

MarcoAntonio Escreveu:Portanto, o que diz não é verdade. Pode ocorrer em determinados períodos mas isso é irrelevante. Noutros períodos devia subir mais e também não sobe (e nisso já não repara nem assinala com o mesmo enfase). Eu deixei aliás um exemplo bem claro de um desses períodos em que a gasolina subiu bem menos do que poderia ter subido para acompanhar o crude...

Nessa altura não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!


Tá mal... :cry:

Eu escrevi justamente sobre isso no dia 21 de Abril no outro post sobre esse tema... a dizer que a gasolina já devia estar era mais cara.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:13

ahugo Escreveu:... mais um exemplo

01/01/2008 ____ 100 $ valiam 68 €


30/04/2008 ____ 106 $ valem 68 €

No inicio do ano um barril custava 100 $.
Ou seja um barril de petroleo podia custar hoje 106 dolares que pagavamos os mesmos 68 euros
face a valorização do euro em relação ao dolar
mas o barril custa 112 dolares o que perfaz um aumento de cerca 5,7% do petroleo desde o inicio do ano.

Sabem quanto já aumentou o gasoleo desde o inicio do ano ???? Resp: 12,3%


Ahugo, começa a não haver paciência para estes números. As pessoas ou estão distraídas ou estão mal intencionadas. E sendo o seu primeiro post no forum estou perfeitamente à vontade para o dizê-lo pois não tem um histórico de participação portanto não posso aferir quais as suas motivações...

No inicio do ano o crude estava a 96 USD (~66 euros).

Actualmente está a 115 USD (~74 euros).

O crude subiu mais de 10% desde o início do ano, mesmo depois de cotado em euros.


(estou a considerar os valores de ontem, naturalmente)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ahugo » 30/4/2008 23:04

... mais um exemplo

01/01/2008 ____ 100 $ valiam 68 €


30/04/2008 ____ 106 $ valem 68 €

No inicio do ano um barril custava 100 $.
Ou seja um barril de petroleo podia custar hoje 106 dolares que pagavamos os mesmos 68 euros
face a valorização do euro em relação ao dolar
mas o barril custa 112 dolares o que perfaz um aumento de cerca 5,7% do petroleo desde o inicio do ano.

Sabem quanto já aumentou o gasoleo desde o inicio do ano ???? Resp: 12,3%
 
Mensagens: 7
Registado: 11/3/2008 23:01

Excelente Marco

por gorgo » 30/4/2008 22:57

Quando as pessoas fazem o trabalho de casa acabam as manipulações. Esta sua abordagem está muito acertada.

Apenas algumas ideias:

Não há uma relação totalmente directa entre o petróleo bruto e a gasolina, da mesma forma que o trigo impacta no pão em apenas talvez 20%. Temos de ter em conta os outros factores da produção: operação das refinarias (recursos humanos, investimentos), navios de transporte, parques de armazenamento, inflação quando se comparam períodos longos, veículos cisterna, distancia ao local de produção e consumo, custo das reservas estratégicas e claro políticas comerciais. Estes factores não evoluem na mesma lógica do crude.

Qualquer operador pode importar produtos destilados (gasóleo, gasolina) e vender em Portugal, logo se compra à Petrogal é porque esta lhe apresenta alguma vantagem. Portugal importa um navio de gasóleo todos os meses. As refinarias portuguesas são deficitárias em gasóleo e têm excesso de gasolina, logo não são eficientes.

O mercado dos destilados é liquido, faz-se cotação diária e portanto quem quizer comprar um navio de gasolina não faz indexação ao petróleo bruto mas a cotações do dia (mercado spot) desta commodity (gasolina), ou cotação à data de carga ou outro período de cotações que entendam.

A bloomberg frequentemente informa do preço do dia da gasolina reformulada nos USA, que são os grandes consumidores de gasolina e a Europa de gasóleo.

A procura de gasolina nos USA interfere nas cotações da mesma na Europa, verificando exportações regulares de gasolina da Europa para os USA.

Uma refinaria produz outros produtos como GPL, Betumes, Aromáticos, Fuel,óleos base, etc. Não será facil fazer o pricing deste mix, será sempre a procura (mercado)a definir o preço, pois se não houver procura não tem valor.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por MarcoAntonio » 30/4/2008 22:01

Titleist Escreveu:Foi dito tb que era mais do que expectável que estas subidas viessem a acontecer, a forma como as mms são exploradas (politicamente e jornalisticamente) é que por vezes "incendeiam" nais a opinião pública. O esclarecimento factual não é feito, são enviados dados para o ar, sem se proceder á devida análise dos mms e sem introduzir nos mms factores que possivelmente ajudariam mais facilmente a percebermos o pq das coisas.


Ora nem mais. E é a razão destes meus posts...

Os números estão alcance de todos, as contas e as comparações são apenas ligeiramente trabalhosas... mas são acessíveis e relativamente fáceis de fazer.

Trabalho para esclarecer as pessoas, mostrar os numeros verdadeiros às pessoas há muito pouco. Mostrar o real porquê, mostrar como nos situamos realmente no panorama europeu... muito pouco!

Apenas aproveitamente jornalistico e político. Porque a confusão e a polémica "vendem"!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Titleist » 30/4/2008 21:52

Vim agora de ver uma peça e respectivo comentário no jornal da 9 na SIC Noticias, apresentado e conduzido pelo excelentissimo jornalista Mario Crespo.

O assunto foi como seria de esperar, o aumento do preço dos combustiveis em Portugal e a forma como o mm se reflecte na nossa economia. O convidado, excelente tb (não me recordo o nome), era um jurista especialista em assuntos petroliferos.

Em relação ao aumento do preço, ele fez referência aquilo que o Marco vem dizendo, ou seja, os nossos combustiveis são dos mais caros devido à enorme carga fiscal.

Mas disse tb e por forma a desmistificar a ideia de que em Portugal sobe sempre mais do que nos outros paises, deu o exemplo da % de subida da gasolina de 2006 para 2007, sem impostos e que, foi em média de 30% na Europa e de "apenas" 19% em Portugal.

A comparação com a nossa vizinha Espanha surgiu naturalmente e outros factores foram indicados como decisivos para a diferença de preço ainda assim existir : concorrência (mais de um refinador), fiscalização da ADC mais rigorosa, politica de transportes mais virada para os distribuidores, etc.

A relação Estado maior accionista do único refinador existente em Portugal (GALP) tb acaba por ser um factor que leva á suspeição, uma vez que o conflito de interesses é óbvio.

Foi dito tb que era mais do que expectável que estas subidas viessem a acontecer, a forma como as mms são exploradas (politicamente e jornalisticamente) é que por vezes "incendeiam" nais a opinião pública. O esclarecimento factual não é feito, são enviados dados para o ar, sem se proceder á devida análise dos mms e sem introduzir nos mms factores que possivelmente ajudariam mais facilmente a percebermos o pq das coisas.

1 abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:39

E não estou a dizer que a situação em Portugal é um mar de rosas. Não falta qualquer objectividade na minha apresentação, tanto mais que em cima pode ver os preços e comparar com o resto da Europa.

É fácil de ver porque é que é mais cara e com que países mais nos diferenciamos.


E também é fácil de perceber a razão de tanto alarido: o facto de sermos vizinhos da Espanha que está no polo oposto criando um enorme contraste e levando as pessoas a julgar que somos uma espécie de excepção.

Por detrás de todo este alarido estão concerteza aqueles que mais saiem prejudicados com isto: as gasolineiras e os consumidores.

Agora, o que é desnecessário é por a Autoridade da Concorrência a perder tempo a investigar o que é óbvio: a razão da diferença de preços.

Sería mais útil pressionar o governo para alterar a política de taxação dos combustíveis, sendo certo que se aliviarem aí, "cobrarão" noutro lado qualquer. Ele tem de vir de algum lado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:31

zigzag1000 Escreveu:bom o sr marco antonio vai-me desculpar mas eu acho que algo se passa,pois tenho acompanhado a evolução do preço do crude e mal saem as noticias de novos maximos historicos e é sempre a subir 2 a 3 centimos mas quando é ao contrario nem chega a ser 1 centimo pois usam as 3 casas decimais.em março o crude esteve a preços de fevereiro mas nos postos isso não se constatou e se quiser eu tenho facturas de gasoleo com datas para comprovar.eu tenho bombas da gasolina perto de mim que neste momento chegam a fazer 11 centimos de diferença o litro de gasoleo, esso em relação a galp e bp.agora já deve saber porque a galp comprou a esso e ficou com os postos que eram do carrefour agora continente.mas pronto isto é o que eu acho.as pessoas qeriam os combustiveis livres para haver concorrencia ai a tem galp - bp tomaram conta do negocio.resta a repsol com 2 centimos menos.


Zigzag, isso é uma falácia psicológica. É fácil cairmos nesse raciocínio pois reparamos sempre no que nos prejudica e nem sempre reparamos no que nos benefícia.

Se o crude desce mas o Euro sobe, só reparamos que o crude desceu. Se a gasolina sobe reparamos logo, quando desce já nem sempre reparamos ou damos o devido valor.

Se o que diz fosse verdade, então o preço base da gasolina tinha de subir mais que o preço do crude.

Ora, isso não acontece. Até tem subido ligeiramente menos!



Portanto, o que diz não é verdade. Pode ocorrer em determinados períodos mas isso é irrelevante. Noutros períodos devia subir mais e também não sobe (e nisso já não repara nem assinala com o mesmo enfase). Eu deixei aliás um exemplo bem claro de um desses períodos em que a gasolina subiu bem menos do que poderia ter subido para acompanhar o crude...

Nessa altura não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!


O facto é este: em cerca de dois anos o crude subiu 35~40% quando cotado em euros, o preço base da gasolina no mesmo período subiu 33%. Mas "toda a gente" protesta, que algo de estranho se passa e que para subir sobem sempre e para descer não descem...

Mas pegamos nos números e perguntamos: mas afinal onde está essa subida anormal? Não está em lado nenhum: é psicológica.


Quando comparado com o resto da europa, o preço base teve uma subida ligeira nos últimos anos, muito ligeira (estamos a falar de 1 ou 2 centimos).

E mais significativo que isso foi o nosso afastamento em termos de impostos, com o IVA a subir e com o ISP a subir vários centimos com os diversos ajustes ao longo dos anos. Se há alguma coisa a culpar é a uma política de taxação agressiva e pouco simpática para o consumidor (que contrasta logo com a de Espanha, nossa vizinha, que está no polo oposto). Ainda assim, a nossa política de taxação não é nada de extraordinário no universo europeu, há países que estão piores...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38754
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por zigzag1000 » 30/4/2008 21:19

bom o sr marco antonio vai-me desculpar mas eu acho que algo se passa,pois tenho acompanhado a evolução do preço do crude e mal saem as noticias de novos maximos historicos e é sempre a subir 2 a 3 centimos mas quando é ao contrario nem chega a ser 1 centimo pois usam as 3 casas decimais.em março o crude esteve a preços de fevereiro mas nos postos isso não se constatou e se quiser eu tenho facturas de gasoleo com datas para comprovar.eu tenho bombas da gasolina perto de mim que neste momento chegam a fazer 11 centimos de diferença o litro de gasoleo, esso em relação a galp e bp.agora já deve saber porque a galp comprou a esso e ficou com os postos que eram do carrefour agora continente.mas pronto isto é o que eu acho.as pessoas qeriam os combustiveis livres para haver concorrencia ai a tem galp - bp tomaram conta do negocio.resta a repsol com 2 centimos menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 59
Registado: 22/3/2008 9:45
Localização: updown

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, Jonas74, LMMV, m-m, MEL1980, navaldoc, rtinto, Shimazaki_2 e 95 visitantes