Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Finalmente os accionistas do BCP!!!

por hallo » 9/10/2012 23:18

Já era sem tempo. Ao menos já se sabe o que se passou durante o AC.

Pelo que percebi, Sonangol reforça mas fica ainda com a possibilidade de reforçar até aos 20%.

Teixeira Duarte, andou a brincar com os direitos. Comprou direitos, mas pelos vistos não os exerceu. Ou os vendeu no mercado ou a alguém. A realidade é que a sua posição diminui.

Entra a InterOceânico, como já era esperado. Entra outro comendador Madeirense, entra a Ageas em pequena quantidade e com o compromisso segundo o Dr. Nuno Amado de reforçar a prazo.

A Caixa reduz a sua posição.

Bem o que me apetece escrever é que o AC ainda está a decorrer. Ontem e hoje, principalmente ontem quando a acção esteve a perder 8% e era o 1º dia de negociação da novas acções. Existiu muita pressão compradora. E durante o dia de hoje também. O volume disparou e passa-se algo no BCP. Anda alguém a comprar e com muita capacidade ofuscando as vendas. E não é certamente o fecho de posições curtas relevantes. Senão já tinhamos recebido a comunicação.

O que vai acontecer no BCP só o futuro o dirá. Mas uma coisa podemos ter a certeza. Existem "players" fortes, e com capacidade para reforçarem se necessário.

Qualquer um destes accionistas tem uma vantagem para pequenos accionistas, teoricamente, estão agarrados ao título e sem possibilidade de poderem reduzir posições. Simplesmente porque qualquer um destes institucionais já existentes antes do AC. Acumulam fortes perdas.

Mas para termos uma ideia. A Sonangol falou-se que não reforçou grande coisa e é verdade.

Mas imaginemos que existiam 7.000.000.000 e cabiam á Sonangol 10%, por exemplo 700.000.000 de acções.

Neste AC a Sonangol para acompanhar e não ver a sua posição reduzida tinha de comprar 700.000.000 * 1,734 = 1213.800.000 a 0,04 e não ter vendido qualquer direito.

Isto dá a módica quantia de perto de 50.000.000 de euros. Mais ou menos 10% do AC.

Apenas fiz estas contas rápidas para termos a noção que por maior que se seja. Investir 50 milhões de euros. Tem logo associado um documento com uma série de regras e formas de conduzir um investimento.

Supondo que eu era o responsável na sala pelo investimento da Sonangol. Se calhar e imaginemos que tinha para gerir perto de 100.000.000 € e como objectivo reforçar até aos 20%.
Esse investimento iria ser acompanhado e de forma gradual. Por minha decisão iria fazer este investimento recorrendo ao mercado e não a operações fora dele. Porque seria do meu interesse. O risco prende-se com as váriáveis decorrentes do fator tempo. Sendo para mim relevante consolidar com o progresso. Executar vendas em periodos de optimismo e compras em periodos menos optimistas.

Iria tentar estabilizar o título evitando grandes movimentos de venda, compensando-o com compras. Tentaria valorizar o comportamento da acção para mitigar as perdas do investimento anterior ao AC. E não nos esqueça-mos, não sei de cabeça, mas deve ser superior a mil milhões. Onde entra a InterOceânico.

É apenas uma segurança. Não vá a parada aumentar ou aparecer um graúdo a querer tomar o controlo da instituição. Sim porque esse já pertence á Sonangol.


Cumprimentos
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

por STRESSZERO » 9/10/2012 22:41

getede Escreveu:Conheco o Sr Estevao Neves ha longos anos e posso dizer que é um visionario e uma pessoa 100% as direitas, e com um verdadeiro espirito empreendedor, acho que é uma mais valia ao BCP.


Por acaso também o conheço e é sem dúvida um empreendedor, e tem crescido de uma maneira sustentável e coerente. Desejo-lhe boa sorte no Bcp!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por getede » 9/10/2012 22:16

Conheco o Sr Estevao Neves ha longos anos e posso dizer que é um visionario e uma pessoa 100% as direitas, e com um verdadeiro espirito empreendedor, acho que é uma mais valia ao BCP.
 
Mensagens: 156
Registado: 10/5/2010 15:35
Localização: 24

por Las_Vegas » 9/10/2012 21:42

FGRACIA3 Escreveu:Porque como já referi atrás, a ação do bcp está desde há duas seçoes a ser dominada pelos touros e ela tem se aguentado bem, e com isso penso que a mesma num curto prazo ainda irá até aos 0,09.
:mrgreen:
Se estiver enganado, vendo :mrgreen: :mrgreen:



Parece-me bem esgalhado.
Mas como fazes para descobrir que estás enganado?
(se por azar vier a acontecer)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por Las_Vegas » 9/10/2012 21:32

JCS Escreveu:TDU: Pagou e mesmo assim se ficou com menos...


Mas isso pode ser positivo: quanto menos entrarem agora mais poderão entrar no futuro.

;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por JCS » 9/10/2012 21:28

TDU: Pagou e mesmo assim ficou com menos...
Editado pela última vez por JCS em 9/10/2012 21:57, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por PC05 » 9/10/2012 21:24

Acho estranho a sonangol não ter aproveitado para aumentar a participação (como muitos esperavam), uma vez que está autorizada a ir até aos 20%!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por nook » 9/10/2012 21:24

CGD e Teixeira Duarte reduzem no BCP enquanto empresário hoteleiro assume 3% do capital (act.3)
09 Outubro 2012 | 18:32
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt


CGD e Teixeira Duarte perdem relevância no banco privado depois do aumento de capital, enquanto a InterOceânico e o Grupo Estêvão Neves reforçam posição. Ageas ainda não é accionista de referência.
A Caixa Geral de Depósitos já não é uma accionista de referência do BCP. A Teixeira Duarte já não tem mais de 5% do banco.

Por sua vez, a entidade dirigida por Nuno Amado ganha dois novos accionistas de referência: a InterOceânico, que tem Proença de Carvalho como um dos representantes, e o Grupo Estêvão Neves, do comendador da indústria hoteleira José Estêvão Neves.

Estas são as mudanças da estrutura accionista do banco privado depois de concluído o aumento de capital, segundo o anúncio feito hoje, terça-feira, em comunicado emitido através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A CGD, que a 30 de Junho era dona de 2,96% do BCP, tem agora uma posição de 1,172% do BCP. A redução da participação no banco pela entidade estatal era já expectável, sendo que a Caixa teria de gastar dinheiro num momento de crise em Portugal, para acompanhar o aumento de capital do banco privado. A troika exigiu mesmo ao banco público que reduzisse as suas participações financeiras.

A reduzir a sua participação esteve, igualmente, a Teixeira Duarte. Apesar de ter sido noticiado que a construtora comprou direitos de subscrição das novas acções do BCP, a participação qualificada do grupo desceu. Se em Junho a Teixeira Duarte era detentora de 5,36%, actualmente a construtora tem 2,29% do capital do banco. Não foi ainda possível ao Negócios obter uma reacção da empresa presidida por Pedro Teixeira Duarte a esta redução do investimento no banco privado.

Dois novos accionistas

Embora perca a CGD como accionista com uma participação qualificada superior a 2%, o BCP ganha dois novos accionistas de referência.

O Grupo Estêvão Neves, do comendado da indústria hoteleira madeirense José Estêvão Neves que tem uma posição de quase 3% na Zon Multimédia, assumiu uma participação de 3,21% no banco.

Já a InterOceânico, que em Fevereiro tinha já mostrado disponível para reforçar a sua posição no BCP, acabou por concretizá-lo. A sociedade, que junta empresários portugueses como Francisco Pinto Balsemão, Rui Nabeiro ou Proença de Carvalho a nomes estrangeiros como Carlos da Silva, líder do banco angolano Atlântico, detém agora 2,94% do banco.

Os accionistas que já tinham uma posição de referência (acima de 2%) não têm de comunicar ao mercado caso não superem determinadas "barreiras" de participação (5%, 10% ou 15%), de acordo com o artigo 16º do Código de Valores Mobiliários.

A Sonangol, que tinha 11,03% em Junho e tinha mostrado disponibilidade para reforçar a posição, terá agora, sempre, uma nova posição no capital do banco nunca inferior a 10% e sempre abaixo de 15%.

Joe Berardo terá mantido uma posição na mesma ordem da que tinha no final do segundo semestre (3,07%), já que não poderá ter descido dos 2% nem superar os 5%. O mesmo acontece com o banco Sabadell (3,97%) e EDP (2,99%), no final do primeiro semestre.

Aegas sem entrar na estrutura

A seguradora Ageas, que o "Diário Económico" tinha referido como a nova accionista de referência, ainda não assumiu uma posição qualificada. Nuno Amado, sem referir o nome do investidor, disse a semana passada que, "a prazo", haveria um novo accionista europeu de referência.

O aumento de capital do banco foi bem-sucedido, já que todas as 12 mil milhões de novas acções foram subscritas por investidores privados, permitindo um encaixe de 500 milhões de euros. Algo que evitou que o Estado tivesse de entrar no banco como accionista.


(Notícia actualizada às 19h05 com mais informações; notícia actualizada pela segunda às 19h20; Notícia actualizada pela última vez às 19h45 com novo título)

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=583115
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Um dó li tá, quem está livre livre está?

por franck polahvski » 9/10/2012 20:26

Oxalá subam, pois convém me, mas será que só eu acho ridículos estes reforços de posição por parte dos investidores institucionais?
O que me parece é que falaram muito de grandes grupos a irem ao aumento, e afinal foi quase tudo colocado pela rede de bcp em pequenos e médios accionistas, ou seja, dá me a sensação que ninguém quer ficar com o "menino nas mãos".
Será?
Oxalá esteja errado!!!
 
Mensagens: 84
Registado: 5/9/2012 23:16

por FGRACIA3 » 9/10/2012 20:10

São boas noticias pois são mais investidores a apostar no futuro do BCP.
Vamos ver como reage amanhã o BCP face aos novos accionistas. :mrgreen: :mrgreen: Espero que possa tocar já amanhã nos 0,077, seria inicio de uma grande recuperação.
:P :P :P
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

por Dom_Quixote » 9/10/2012 19:36

A contra-informação continua. Então, nas notícias, a Teixeira Duarte não reforçava? :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por FHSMONTEIRO » 9/10/2012 19:27

Com que então os angolanos...ninguém diria...
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

por menin0 » 9/10/2012 19:11

 
Mensagens: 9
Registado: 10/10/2011 10:36

BCP

por pepe7 » 9/10/2012 14:42

lfhm Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
pepe7 Escreveu:Olá
Alguém sabe dizer a que valor fica a MA200. Não é pelos 0,076?!
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos


Confirmo


Está a ficar com um perfil interessante, mas seria importante ultrapassar a MM200, primeira etapa será confirmar os 0,067 como suporte.


Boas,
Obrigado Figueiraa1 e lfhm de AT.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 29/4/2010 22:36

we

por luislobs. » 9/10/2012 13:53

Padroes Técnicos quase perfeitos..vamos lá recuperar a economia agora :lol:

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

Re: BCP

por BearManBull » 9/10/2012 13:40

Figueiraa1 Escreveu:
pepe7 Escreveu:Olá
Alguém sabe dizer a que valor fica a MA200. Não é pelos 0,076?!
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos


Confirmo


Está a ficar com um perfil interessante, mas seria importante ultrapassar a MM200, primeira etapa será confirmar os 0,067 como suporte.
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (157.94 KiB) Visualizado 5720 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8939
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: BCP

por Figueiraa1 » 9/10/2012 13:23

pepe7 Escreveu:Olá
Alguém sabe dizer a que valor fica a MA200. Não é pelos 0,076?!
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos


Confirmo
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

BCP

por pepe7 » 9/10/2012 13:09

Olá
Alguém sabe dizer a que valor fica a MA200. Não é pelos 0,076?!
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 29/4/2010 22:36

por AFtrader » 9/10/2012 13:02

Essa é a conversa tipica dos perdedores. Quando estão a perder "refugiam-se" mentalmente nestes argumentos para justificar os seus trades, tais como: Fica para os meus filhos ou netos, foi um investimento a muito longo prazo (+ 5 anos)e não estou preocupado, recebo os dividendos (como se os dividendos tivessem sido criados para compensar perdas de capital), etc, etc.
 
Mensagens: 18
Registado: 20/9/2012 9:48
Localização: 21

por FGRACIA3 » 9/10/2012 12:58

Porque como já referi atrás, a ação do bcp está desde há duas seçoes a ser dominada pelos touros e ela tem se aguentado bem, e com isso penso que a mesma num curto prazo ainda irá até aos 0,09.
:mrgreen:
Se estiver enganado, vendo :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

????

por L.S.S » 9/10/2012 12:45

FGRACIA3 Escreveu:Não sei se fiz bem, mas voltei a comprar a 0,074. :mrgreen: :mrgreen:


Qual foi o motivo da compra?

:roll: :roll: :roll:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por FGRACIA3 » 9/10/2012 12:40

Não sei se fiz bem, mas voltei a comprar a 0,074. :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

por pvg80713 » 9/10/2012 11:50

o BCP começou com um capital social de 15 M euros.

foi fazendo aumentos de capital sucessivos, com o objectivo de não ser rapidamente engolido numa OPA hostil.......

assim se chegou por mais de uma vez a Capitalizações bolsistas acima de 10 mil M de euros ou seja capitaizações mil vezes o seu capital inicial.

tudo isto foi sempre com esforço do pequeno accionista.

o Eng Jardim Gonçalves, disse que 10 mil M euros seria a capitalização bolsista razoável para o BCP.

de repente......... tudo muda. o BCP cai de 3 euros a 6 cêntimos......

aumentos de capital... para tentar manter rácios....

o que fizeram ao meu querido Banco ?

já nem sei...... parece que foi a Peste... e realmente lá fora aconteceu igual a muitos...

fusões e nacionalizações forçadas, não foi só cá.

e a procissão está no inicio...

ainda à dias estava com um amigo que reforçou no AC do BCP.... fica para os netos........ basta o BCP voltar a 1 euro e os miudos vão ficar agradecidos... dizia ele.......

mas........ e se o BCP for integrado na Caixa por os seus rácios estarem péssimos, dizia eu.......
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 9/10/2012 11:14

Figueiraa1 Escreveu:
artista Escreveu:Em relação aos gráficos, é interessante verificar os efeitos nefastos dos AC's. Mesmo corrigindo os AC's o BCP teve como máximo histórico um valor a rondar os 2.60€, mas, com o número de ações que tem atualmente, se algum dia cotar a 1€ valerá mais do que alguma vez valeu em bolsa! :shock:


Se não estou errado, a capitalização bolsista máxima foi atingida em junho/2007 quando ultrapassou os 15.000.000,000.00


Sim foi por aí, eu tenho a ideia que num esticão em final de bull market chegou aos 17 mil milhões ou perto disso. Será sempre menos do que um euro atual... de qualquer forma isto é apenas uma curiosidade, para mim não me serve para nada para as decisões que venha a tomar em relação à ação!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por altrio » 9/10/2012 11:07

Eu penso que a capitalização bolsista máxima foi de 15,24 mil milhões de euros (em 26/06/2007), o que para o número de acções actual, dá 0,77€ por acção.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ASimoes, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, LCRLCR, MR32 e 97 visitantes