Caldeirão da Bolsa

Split - Soares da Costa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JOGO2006IT » 23/8/2006 14:05

DOW Escreveu:
Queromais.pt Escreveu:http://dn.sapo.pt/2006/08/23/economia/investifino_notifica_concorrencia_so.html

Para escapar à obrigatoriedade de uma OPA geral sobre a Soares da Costa, a Investifino anunciou a intenção de reduzir a sua participação até 33%.

Se calhar já reduziu alguma coisa nos ultimos dias... :wink:

Conforme já tive oportunidade de evidenciar a minha opinião, pela razão ai enumerada, não me parece.

Encontrei ainda no fórum do website financeiro http://www.******.com, num tópico sobre a Soares da Costa, uma tentativa de explicação bastante interessante e de não rejeitar. Ao que destaco a possibilidade de "parqueamento" pel Investifino.

Em face de todas as dúvidas que tem subsistido relativamente a composiçäo societária do Grupo Soares da Costa, nomedamente no que respeita a posiçäo detida pela Investino controlada por Manuel Fino e familia, em particular depois de tornado publíco pelo Diário de Noticias que Manuel Fino se "comprometeu" perante a Autoridade da Concorrência a diminuir a sua posiçäo, analisamos a mátéria e chegamos a seguinte, mas näo garantidamente certa, conclusäo:

A Investifino vê-se obrigada a pôr termo situação que lhe confere 43.32% dos direitos de voto do Grupo Soares da Costa, até 10 de Outubro do corrente ano, findo o prazo pelo qual, se ainda lhe imputável mais do que um terço dos direitos de voto nos termos do disposto do artigo 20º, nº 1, alinea b) do Cód.V.M., tem o dever de lançar oferta pública de aquisição sobre a totalidade das acções e de outros valores mobiliários emitidos por essa sociedade que confiram direito à sua subscrição ou aquisição, em conformidade com o articulado pelo artigo 187º, nº 1 do Cód.V.M.

Mais se faz saber que, de acordo com a comunicação do Grupo Soares da Costa, pela Investifino, datada de 13 de Julho de 2006, entendeu está última exercer o direito potestativo de suspender o dever de lançamento da referida oferta de acordo com o disposto do artigo 190º do Cód.V.M.

É, então, entendimento pacifíco e deverá ser isento de dúvida, que a Investifino não pretende lançar uma oferta publica de aquisição sobre o Grupo da Soares da Costa, sendo assim e de acordo com a obrigação assumida na comunicação escrita dirigida a CMVM, terá, obrigatoriamente, nesse prazo (120 dias - até 10 de Outubro de 2006) de pôr termo a situação, alienando a pessoas que, em relação ele, não estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º os valores mobiliários bastantes para que os seus direitos de voto se situem abaixo dos limites a que se refere o artigo 187.º.

Na nossa melhor opinião, com base estritamente na informação tornada publica, não nos parece pacifico, do ponto de vista económico e estrategico, que a Investifino vá reduzir parcialmente a sua posição apenas de forma bastante a que os seus direitos de voto se situem abaixo dos limites de um terço, de forma a evitar o lançamento de uma OPA. Quer isto dizer, que consideramos que a Investifino é apenas o "parque" desta posição a ser alienada na totalidade a um terceiro. Não será por isso estranho o desconhecimento do valor da operação e ainda não concretização, em fora de bolsa, do registo da operação (pelo menos das preferencias - em call auction).

Para já, é provavel a manutenção dos actuais preços, ou, no desinteresse, uma descida do volume e uma eventual queda do preço para range dos EUR0.60.

Será importante, para uma eventual OPA, seja lá de que oferente, o preço médio ponderado dos últimos seis meses antes do lançamento, pelo que foi positivo a subida registada nos últimos dias, especialmente pelo elevado volume.

Não detemos qualquer participação no Grupo Soares da Costa, mas continuamos atentos a novos desenvolvimentos e possíveis oportunidades. Sendo que o patamar optimo de entrada na nossa opinião, se situa no range 0.60-0.66 Euros.

Registado: 20/11/2006 23:09

por DOW » 23/8/2006 13:51

Queromais.pt Escreveu:http://dn.sapo.pt/2006/08/23/economia/investifino_notifica_concorrencia_so.html

Para escapar à obrigatoriedade de uma OPA geral sobre a Soares da Costa, a Investifino anunciou a intenção de reduzir a sua participação até 33%.

Se calhar já reduziu alguma coisa nos ultimos dias... :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por Queromais.pt » 23/8/2006 13:06

http://dn.sapo.pt/2006/08/23/economia/i ... ia_so.html

Fonte: Diário de Notícias

Lisboa 23.08.06

Investifino notifica Concorrência sobre reforço na Soares da Costa

Ana Suspiro e Márcio Alves Candoso

A Investifino, holding pessoal do empresário Manuel Fino e da sua família, notificou já a Autoridade da Concorrência (AdC) da recente aquisição de uma quota de capital da Soares da Costa que lhe permite deter actualmente 43,32% da empresa. A entrada do empresário de Portalegre não deverá ter consequências de maior, a nível de direito da concorrência, já que a Soares da Costa não suscita problemas ao nível de uma eventual concentração exagerada nos sectores onde actua (construção e obras públicas).

Para além da nova participação na Soares da Costa, que já implicou o afastamento do seu presidente, Laurindo Costa, Manuel Fino controla uma quota relevante da Cimpor. A Investifino tem ainda participações no BCP, a cujo Conselho Superior Manuel Fino pertence, na Jerónimo Martins e noutras empresas de menor relevo.

No mercado, especula-se com uma alegada ligação de Manuel Fino ao grupo Teixeira Duarte. Este último controla a Cimpor e, em tempos, tentou uma aproximação à Soares da Costa que não chegou a bom porto. Essa ligação, a provar-se, seria mais um dado para a avaliação da AdC. Mesmo assim, fontes do sector não pensam que gerasse qualquer oposição, dado a atomização empresarial que construção e obras públicas ainda têm em Portugal.

Nos últimos dias, a Soares da Costa tem estado entre os títulos com maior liquidez em bolsa. À espera de entrar para o PSI-20, a empresa registou uma alta de 24% em apenas três sessões, mas ontem terá corrigido em baixa, já que recuou 7,79%. O volume continuou elevado, tendo-se transaccionado 9,72 milhões de acções. Para escapar à obrigatoriedade de uma OPA geral sobre a Soares da Costa, a Investifino anunciou a intenção de reduzir a sua participação até 33%.

Registado: 8/4/2006 1:05

por lois » 23/8/2006 12:48

bom... eu saí a 0.71, considero tarde a saída, no entanto continuo atento para uma possível entrada...

já agora, q aconselhariam a comprar para curto prazo!!

obrigado e bons negocios!!

Registado: 17/8/2006 17:40

por artista_ » 23/8/2006 12:42

Ainda assim há muitos a irem comprar ao vendedor e a acção está a aguentar muito melhor do que se esperava...

Aqui há gato... não sei se está é escaldado!? :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

por JOGO2006IT » 23/8/2006 11:13

por edgar araujo » 23/8/2006 10:55

a aproximação do Fino da Teixeira Duarte , pode ser favoravel para a acção da TDU ,certo?
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:53

Posso informar que este assunto já está a ser tratado em sede própria. Mais informarei assim que oportuno.

Este facto é susceptível de alterar o preço da Soares da Costa. Perante isto mais uma queda poderá se verificar.

Jogo

por edgar araujo » 23/8/2006 10:48

que consequencias pode ter na acção?

Bons negócios
EA

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:46

A Investifino, holding pessoal do empresário Manuel Fino e da sua família, notificou já a Autoridade da Concorrência (AdC) da recente aquisição de uma quota de capital da Soares da Costa que lhe permite deter actualmente 43,32% da empresa. A entrada do empresário de Portalegre não deverá ter consequências de maior, a nível de direito da concorrência, já que a Soares da Costa não suscita problemas ao nível de uma eventual concentração exagerada nos sectores onde actua (construção e obras públicas).

Para além da nova participação na Soares da Costa, que já implicou o afastamento do seu presidente, Laurindo Costa, Manuel Fino controla uma quota relevante da Cimpor. A Investifino tem ainda participações no BCP, a cujo Conselho Superior Manuel Fino pertence, na Jerónimo Martins e noutras empresas de menor relevo.

No mercado, especula-se com uma alegada ligação de Manuel Fino ao grupo Teixeira Duarte. Este último controla a Cimpor e, em tempos, tentou uma aproximação à Soares da Costa que não chegou a bom porto. Essa ligação, a provar-se, seria mais um dado para a avaliação da AdC. Mesmo assim, fontes do sector não pensam que gerasse qualquer oposição, dado a atomização empresarial que construção e obras públicas ainda têm em Portugal.

Nos últimos dias, a Soares da Costa tem estado entre os títulos com maior liquidez em bolsa. À espera de entrar para o PSI-20, a empresa registou uma alta de 24% em apenas três sessões, mas ontem terá corrigido em baixa, já que recuou 7,79%. O volume continuou elevado, tendo-se transaccionado 9,72 milhões de acções. Para escapar à obrigatoriedade de uma OPA geral sobre a Soares da Costa, a Investifino anunciou a intenção de reduzir a sua participação até 33%.

Investifino notifica Concorrencia sobre reforço na Soares da

por edgar araujo » 23/8/2006 10:46

A Investifino, holding pessoal do empresário Manuel fino,e da sua familia,notificou já a autoridade da Concorrencia da recente aquisição de uma quota de capital da SC que lhe permite deter actualmente 43,32% da empresa.
No mercado especula-se uma alegada ligação de Fino ao grupo Teixeira Duarte. Este ultimo controla a Cimpor e em tempos tentou aproximar se da Sc mas sem resultados.
Para escapar a obrigatoriedade de uma OPA geral sobre a Sc, A Investifino anunciou a intenção de reduzir a sua participação até 33%

Bons negócios
EA

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:44

wolfmen Escreveu:bom dia,

penso que é desta noticia que estão a falar

Laurindo encaixa 28 milhões com venda de 26,46% da Soares da Costa
Laurindo Costa, o ainda presidente da Soares da Costa, deverá encaixar cerca de 28 milhões de euros com a venda de 26,46% do capital da construtora à Investifino, de Manuel Fino, garantiu ao Jornal de Negócios Online fonte próxima do empresário nortenho.

--------------------------------------------------------------------------------

Rui Neves
ruineves@mediafin.pt

Laurindo Costa, o ainda presidente da Soares da Costa, deverá encaixar cerca de 28 milhões de euros com a venda de 26,46% do capital da construtora à Investifino, de Manuel Fino, garantiu ao Jornal de Negócios Online fonte próxima do empresário nortenho.

Não foi possível confirmar este valor junto de Laurindo Costa, que continuará, para já, na estrutura accionista da empresa com uma participação de 5%.

Com esta aquisição, Manuel Fino passa a deter 43,32% do capital social e dos direitos de voto, mas compromete-se a reduzir esta posição para 31,83%.

Caso decida não recuar para uma participação inferior a 33,33% dos direitos de voto, através da revenda parcial da sua posição, Fino será obrigado, quando ultrapassadas várias medidas suspensivas da operação – entre as quais a decisão da Autoridade da Concorrência –, a lançar uma OPA sobre as restantes acções da Soares da Costa.

em: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=279363

wolf,

Não me parece que seja isso. Essa notícia tem várias semanas (antes do stock split) e acentam numa mera suposição jornalisticas - Tudo bem. A notícia suposamente publicada hoje pelo DN, vai mais longe na afirmação que vinca e assegura a intenção de Manuel Fino.

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:42

edgar araujo Escreveu:como sabes eu tenho pouco tempo de bolsa e estou a aprender graças a ti e a outros neste forum, por isso nao fazia sentido escrever aqui coisas que nao fossem verdade.

BN

Edgar, mesmo tranto-se isto de um mero forúm de bolsa, por vezes é imperativo sermos rigorosos. Neste caso a mencionar a fonte importa, exactamente para não te atribuirem a "culpa". Pois uma coisa sería tu dizeres - "Eu acho que a investifino vai reduzir a posição para evitar a OPA" e outra é a forma que apresentaste. A forma que apresentaste "obriga" a que indiques a fonte.

Em todo o caso fizeste um grande serviço a todos os investidores que frequentam o forúm ao colocar a mensagem e esclareceres sobre a fonte. Falta agora analisar o assunto e comunicar a CMVM no sentido de que este orgão peça uma explicação á investifino.

Consegues passar o texto para aqui?

por wolfmen » 23/8/2006 10:42

bom dia,

penso que é desta noticia que estão a falar

Laurindo encaixa 28 milhões com venda de 26,46% da Soares da Costa

--------------------------------------------------------------------------------

Rui Neves
ruineves@mediafin.pt

Não foi possível confirmar este valor junto de Laurindo Costa, que continuará, para já, na estrutura accionista da empresa com uma participação de 5%.

Com esta aquisição, Manuel Fino passa a deter 43,32% do capital social e dos direitos de voto, mas compromete-se a reduzir esta posição para 31,83%.

Caso decida não recuar para uma participação inferior a 33,33% dos direitos de voto, através da revenda parcial da sua posição, Fino será obrigado, quando ultrapassadas várias medidas suspensivas da operação – entre as quais a decisão da Autoridade da Concorrência –, a lançar uma OPA sobre as restantes acções da Soares da Costa.

em: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=279363

wolf,

Registado: 14/12/2004 18:21

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:38

DOW Escreveu:
JOGO2006IT Escreveu:Repito: Este tipo de (des)informação é grave, muito grave e intolerável.

É engraçado como este tipo de informações são muito graves e já especulações sobre OPA´s já não o são... :-k :)

Caro Dow, Uma coisa é efectuar uma análise, subjectiva ou não - embora toda a análise sobre a evolução do preço de um titulo seja sempre subjectiva, onde se especula sobre diversos cenários e outra é apresentar informação falsa, subscptível de alterar o preço do mercado. Neste caso, pode até ser mais grave, se verificarmos que a Investifino comunicou um facto relevante a um jornal, antes de o ter sido comunicado a CMVM e tornado publico.

Ainda sobre a especulação: Especular é o próprio acto de especular um modo lícito de actuar em bolsa tendo sempre como principio comprar e vender (ou vender e tornar a comprar), procurando obter um lucro com a diferença de preço da acção. Isso é o que todos fazemos, todos os dias.

por edgar araujo » 23/8/2006 10:31

como sabes eu tenho pouco tempo de bolsa e estou a aprender graças a ti e a outros neste forum, por isso nao fazia sentido escrever aqui coisas que nao fossem verdade.

BN

Bons negócios
EA

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:29

edgar araujo Escreveu:Jogo, eu nao sei postar a noticia aqui.
Mas, vai ao site do Diario de noticias, abre a secção de economia e tens lá essa noticia...
desculpa lá mas Não sou eu que dou noticias falsas ...mas se for entao é o DN
abraço

Não digo que sejas tu a dar noticias falsas, nem tão o DN. Será proventura mais grave do que isso e responsabilidades imputada a Investifino.

Mas está é uma razão pela qual em mensagens com este tipo de conteudo é importante referir sempre a fonte e data.

Será que, não sendo a noticia extensa, podias reproduzir na integra?

Desde já agradeço.

Re: para / Jogo2006it

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:26

edgar araujo Escreveu:bom dia amigo,
esta noticia vem no Diario de noticias no suplemento de economia...
Abraço

Boas, Agradeço a diligência, é importante. Torna-se relevante conseguir copia do jornal e/ou notícia completa no sentido de contextualizar a "mensagem" e como foi obtida essa informação. Caso a Investifino tenha comunicado essa intenção ao jornal antes de o ter feito a CMVM, incorrer num delito sujeito a contra-ordenação grave (ou mesmo muito grave).

por edgar araujo » 23/8/2006 10:24

Jogo, eu nao sei postar a noticia aqui.
Mas, vai ao site do Diario de noticias, abre a secção de economia e tens lá essa noticia...
desculpa lá mas Não sou eu que dou noticias falsas ...mas se for entao é o DN
abraço

Bons negócios
EA

por JOGO2006IT » 23/8/2006 10:23

scpnuno Escreveu:JOGO

(eu não sei postar aqui pdfs)
No comunicado á CMVM, pela SCO, é mencionada a intenção da Investfino de "cautelarmente exercer o direito potestativo de suspender o dever de lançamento da OPA...". Não sei até que ponto isto ajuda...
Vai aqui o link - ver o ponto 4
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ10000.pdf

Abraços
Isso é mero formalismo e não suspende os deveres emanados pelo Cod.V.M.

para / Jogo2006it

por edgar araujo » 23/8/2006 10:18

bom dia amigo,
esta noticia vem no Diario de noticias no suplemento de economia...
Abraço

Bons negócios
EA

por scpnuno » 23/8/2006 10:12

JOGO

(eu não sei postar aqui pdfs)
No comunicado á CMVM, pela SCO, é mencionada a intenção da Investfino de "cautelarmente exercer o direito potestativo de suspender o dever de lançamento da OPA...". Não sei até que ponto isto ajuda...
Vai aqui o link - ver o ponto 4
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ10000.pdf

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por DOW » 23/8/2006 10:11

JOGO2006IT Escreveu:Repito: Este tipo de (des)informação é grave, muito grave e intolerável.

É engraçado como este tipo de informações são muito graves e já especulações sobre OPA´s já não o são... :-k :)

Registado: 29/12/2005 1:10

por artista_ » 23/8/2006 10:00

artista Escreveu:A bolsa revela-nos muitas surpresas mas quem manteve hoje Soares da Costa ou entrou/reforçou revela uma propensão para o risco que mais tarde ou mais cedo se paga caro...

Eu nunca tive Soares da Costa mas gostaria de ter se a tivesse apanhado nos primeiros sinais de força, mas hoje teria vendido com toda a certeza...

Se amanhã subisse não me admiraria nada, também não é à toa que a acção subiu tanto com volume tão forte
mas só acompanhando a evolução das cotações saberia o que fazer se as tivesse neste momento... se ganhasse força depois da abertura e eu pudesse ficar permanentemente no PC até seria capaz de as manter mas o mais certo é que, mesmo que possa abrir a subir, acabe por perder força e aí saía de certeza mesmo que depois a acção viesse a recuperar e acabasse a subir...

Se as tivesse agora estava agarrado ao PC, ou vendia... :)

bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por JOGO2006IT » 23/8/2006 9:54

JOGO2006IT Escreveu:
JOGO2006IT Escreveu:
edgar araujo Escreveu:A Investefino detem actualmente 43,32% da Sc , depois de uma aquesição recente de uma quota..e anunciou a intencao de reduzir a sua participação até 33% para nao ter de lançar uma OPA...

isto tudo foi comonicado à concorrencia...
BN

Edgar,

Não houve nenhuma comunicação nesse sentido, caso contrário teria de constar na informação priviligiada dos emitentes na pagina da CMVM.

A afirmação que fazes, senão encontrada sustentação e fonte para a mesma, é falsa, incompleta, exagerada e tendenciosa. Assim, há que haver rigor no que se apresenta, mesmo sendo isto um forúm de livre discussão. Peço-te por isso que indiques a fonte (onde se possa comprovar a noticia) ou retifiques a mensagem.

Mais... Se tal fosse factual e verdadeiro, seria bastante suspetivel de alterar a formação dos preços de mercado (possível queda). A pouca variação do preço da acção hoje responde logo a questão sobre a veracidade da noticia.

Repito: Este tipo de (des)informação é grave, muito grave e intolerável.

suceptível.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], peterteam2 e 95 visitantes