Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 15/6/2021 20:10

Se houver alguma racionalidade na bolsa de Lisboa e mantendo-se a conjuntura actual, a cotação, para o bem de todos os accionistas (excepto a Sodim), deveria afastar-se para norte dos 11,66. A Sodim mais tarde ou mais cedo irá voltar à carga através de nova OPA ou de um aumento de capital (estilo SONAE Indústria) mas, nesse sentido, quando isso acontecesse teria que abrir os cordões à bolsa.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 15/6/2021 15:07

Queria fazer algum para investir noutro título mas não quero vender antes de amanhã tanto por estar curioso sobre o que irá acontecer a este como por não querer que as manas as apanhem... alguém tem uma opinião sobre para onde vai (se é que vai a algum lado)?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 9/6/2021 19:59

A OPA morreu! Longa vida à SEMAPA!
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 9/6/2021 19:56

Sacanitajose Escreveu:
Sacanitajose Escreveu::shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;

Bom dia !
Uma pergunta algo ingénua:- A Navigator e os Dividendos. há alguma notícia de !?
Obrigado e resto de boa semana :idea: :!: :roll:
:lol: falta de atenção, foram a 25Maio ! Desculpem :oh:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 9/6/2021 9:04

Sacanitajose Escreveu::shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;

Bom dia !
Uma pergunta algo ingénua:- A Navigator e os Dividendos. há alguma notícia de !?
Obrigado e resto de boa semana :idea: :!: :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 9/6/2021 0:20

Spfgg Escreveu:
Bar38 Escreveu:Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..




Na minha perspectiva, a falta de acção em relação ao preço é somente derivada da falta de interesse no mercado português.


Isso não aconteceu de ontem para hoje...
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 8/6/2021 23:16

Bar38 Escreveu:Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..


Voltamos à eficiência do mercado (e um pouco de game theory). Se a Semapa estiver de facto subvalorizada, é irrelevante quanto controla o principal accionista. Se ele pretender vender abaixo de book value (ou seja qual for a métrica em questão), está a criar oportunidade para os outro participantes. Se por outro lado tentar agir de forma negligente (na gestão da empresa) para tentar forçar o outros participantes a vender, está também a auto prejudicar-se, o que à partida não fará por razões óbvias. Além de haver sempre a chance de alguém fazer call do bluff.

Na minha perspectiva, a falta de acção em relação ao preço é somente derivada da falta de interesse no mercado português.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 22:40

Lusitanus Escreveu:Um sócio com mais de 82% da Semapa vai querer que a Semapa tenha os maiores resultados possíveis.

Para ele sim...as intenções deste são bem conhecidas...na minha opinião é mais uma que vai andar por aqui moribunda...sem qualquer interesse...
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Lusitanus » 8/6/2021 22:37

Um sócio com mais de 82% da Semapa vai querer que a Semapa tenha os maiores resultados possíveis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1473
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 22:31

Lusitanus Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...

Isso depende unicamente dos resultados que a Semapa vier a obter futuramente.

Isso é estar dependente da benevolência de um socio que tem mais de 80%...basicamente estar nas suas mãos... principalmente para um pequeno acionista não me parece grande ideia..
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Lusitanus » 8/6/2021 22:21

Bar38 Escreveu:
Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...

Isso depende unicamente dos resultados que a Semapa vier a obter futuramente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1473
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 21:46

Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 8/6/2021 21:42

É preciso é calma...! Calma e gelo no estomago para aguentar a parada. A Sodim só ganha se os atuais acionistas quiserem e só querem se perderem a calma e a paciência. Vai ser uma guerra surda, mas há que aguentar, gelo no estomago, compadres, gelo no estomago... 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 8/6/2021 18:16

Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/6/2021 11:30

:shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 8/6/2021 3:02

"A “holding” da família Queiroz Pereira ficou longe do objetivo de alcançar 90% dos direitos de voto da Semapa e tirá-la de bolsa. No entanto, a Sodim diz que vai continuar a comprar ações em bolsa até ao próximo dia 15. A associação de investidores fala em ilegalidade." -In JN

Uma vergonha esta administração! Ainda me interrogo que é que leva, as poucas pessoas, que vendem abaixo de 17,5€ a fazê-lo!
Não entendo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 7/6/2021 19:30

82,752%. Número mágico 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 4/6/2021 18:12

Olá Pata-Hari,
O JCRRZX perguntou: "um conselho o que fazer em relaçao á Semapa ???
Vender ou ficar com as ações ??" eu limitei-me a responder que não tencionava vender àquele preço.
Lamento mas não estou a ver outra forma de responder à questão.
Se a questão fosse "vender ou não vender. Quid Iuris?" Aí, na minha modesta opinião, teria que fundamentar.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 4/6/2021 17:57

NirSup Escreveu:
Spfgg Escreveu:Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.


:wall: :wall: :wall:


Sodim, dixit (carta ao acionista da Semapa):

" Com o lançamento desta Oferta, ......., a Sodim pretende simplificar a sua estrutura societária, reduzindo o número de empresas do grupo que são atualmente cotadas, concentrando a sua presença em bolsa na The Navigator Company, S.A...."

E portanto (acrescento eu), a Sodim, não vendo como atingir o seu propósito principal, num assomo de generosidade, aceita (certamente a contragosto...!), adquirir, não importa quantas, todas as ações que os seus "sócios" lhe quiserem vender. Nada que lhe interesse muito, visto que não vai ser simplificada a estrutura societária...

Aqui há tempos, também apareceu aqui na Herdade um "pimpão" da cidade que me queria facilitar a vida comprando a Herdade pelo valor do batatal à espera de ser colhido, levando o resto (gado, sobreiros e árvores de fruto) à pala de me aliviar o fardo. Disse que queria ter um monte para descansar... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Pata-Hari » 4/6/2021 17:13

Olá Ezenaide. Bem vindo ao fórum. Explica-nos, porque razão não vendes a este preço? sem argumentos, as opiniões tornam-se impossiveis de fazer parte de alguma discussão. A argumentação é o que cria e alimenta o f´órum :)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 4/6/2021 16:24

Eu nao tenciono vender ao preço actual.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por JCRRZX » 4/6/2021 9:59

Bom dia... um conselho o que fazer em relaçao á Semapa ???
Vender ou ficar com as ações ???
Se a OPA tiver sucesso temos que vender ???

Obrigado
 
Mensagens: 1
Registado: 13/4/2009 11:08
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 2/6/2021 14:27

Spfgg Escreveu:Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.


Manas catatuas gananciosas. A elas é que eu NUNCA venderia. Preferia doá-las a uma instituição de caridade.
:wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 2/6/2021 14:23

Eu acredito numa valorização razoável a curto prazo. Apenas um quarto dos proprietários aceitou vender - e muitos aceitaram por receio, não porque achassem que fosse um bom negócio. Os investidores nesta empresa não são amantes do risco, e isso concerteza pesou. Quando saírem os próximos números da NVG veremos, se não antes.
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 2/6/2021 14:10

Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Goya777, iniciado1, JoeP, Kooc, m-m, machadosoares31, maturidade, MR32, Nietz19, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262, xabregas da calçada e 136 visitantes