Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
BearManBull Escreveu:PMP69 Escreveu:A Europa é diferente, não se pode dar ao luxo de uma vitória russa, nomeadamente a Polónia, pois isso punha em perigo a segurança de toda a Europa num futuro próximo.
Num dia a Russia já perdeu praticamente o exercito todo e nem tem tanques para uma parada militar no outro dizes que é uma ameça para a Europa (e NATO)...
Pior que depois é afirmações do tipo que um F-16 sozinho abate meia duzia de Migs e um T-14 nem sequer consegue disparar um tiro contra um Leopard. Medo do quê então, de orcs com machados?
Mas bem esta retorica é um pouco o que vai nos media. Tudo um non-sense completo, jogos de desinformação.
Deixa-os crescer, ganhar apoios e vais ver se não têm capacidade para engolir a Europa toda, a vontade está lá e é obvia, o resto é só permitirmos que aconteça. Se te acobardares até com uma fisga entram em tua casa. É como analisar a produção bélica em tempo de paz e dizer que não há capacidade para ir à guerra pois a este ritmo não tínhamos armamento suficiente, quando em tempo de guerra até uma fábrica de terços e santos pode virar uma fábrica de armas.

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Há vários anos a nato prometeu ajudar a Ucrânia se a Ucrânia abdicasse das armas nucleares e a Ucrânia abdicou delas. Por isso, a nato não está a fazer mais do que a sua obrigação.
Acho que as pessoas que gostam de conflitos tendem a apoiar a Rússia sem pensar nas consequências. Felizmente, a maioria está do lado da Ucrânia e não da Rússia.
Os Estados Unidos já se envolveram em guerras desnecessárias, mas desta vez agiram corretamente.
Os Estados Unidos já se envolveram em guerras desnecessárias, mas desta vez agiram corretamente.
BearManBull Escreveu:PMP69 Escreveu:A Europa é diferente, não se pode dar ao luxo de uma vitória russa, nomeadamente a Polónia, pois isso punha em perigo a segurança de toda a Europa num futuro próximo.
Num dia a Russia já perdeu praticamente o exercito todo e nem tem tanques para uma parada militar no outro dizes que é uma ameça para a Europa (e NATO)...
Primeiro, esta guerra não começou no dia 20/02/2022, começou em 2014 e desde essa data que países como os EUA e o RU têm apoiado a Ucrânia, que provavelmente sem esse apoio tinha capitulado em fevereiro de 2022. Se olharmos para a batalha de Kiev, percebemos bem isso.
A Rússia tem meios humanos, nem que necessite de fazer uma mobilização geral, e equipamento obsoleto em quantidade, para arrastar esta guerra, mas claro, pagando um preço altíssimo. As baixas russas, não têm paralelo numa guerra deste tipo (atrito).
Em fevereiro de 2022 a Rússia podia ter dado um passo importante para a vitória militar, mas desde que perdeu a iniciativa (Batalha de Kiev), sem um milagre, não vai conseguir essa vitória, pois as forças armadas ucranianas não são as que eram em 2022, e muito menos em 2014.
Pedro
rg7803 Escreveu:Esta guerra dura enquanto houver interessados em que ela dure.
Os interessados em que esta se prolongue são os mesmos que têm alimentado a defesa ucraniana.
Obtêm um resultado desejado por um preço módico e à custa de sangue alheio.
A guerra acabará quando o cansaço imperar e outros interesses mais relevantes se sobrepuserem aos presentes.
Acham mesmo que o ocidente está preocupado com os pobres ucranianos? Tanto quanto estiveram com os afegãos recentemente.
Só agora é que descobriste isso?!? Tens conhecimento de alguém que tenha ido (intervido/apoiado...) para a guerra apenas para defender os interesses de outrem? É muita ingenuidade!
Acho um piadão quem vem com este argumento simultaneamente criticar o ocidente por não intervir nos locais longínquos e onde não tem interesses

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Eu já acho que para a guerra parar..so tem que a Russia voltar para trás das suas fronteiras
- Registado: 29/11/2007 11:56
PMP69 Escreveu:A Europa é diferente, não se pode dar ao luxo de uma vitória russa, nomeadamente a Polónia, pois isso punha em perigo a segurança de toda a Europa num futuro próximo.
Num dia a Russia já perdeu praticamente o exercito todo e nem tem tanques para uma parada militar no outro dizes que é uma ameça para a Europa (e NATO

Pior que depois é afirmações do tipo que um F-16 sozinho abate meia duzia de Migs e um T-14 nem sequer consegue disparar um tiro contra um Leopard. Medo do quê então, de orcs com machados?
Mas bem esta retorica é um pouco o que vai nos media. Tudo um non-sense completo, jogos de desinformação.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson

cOMO VIZINHOS ESSA DA paz, lool

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Os interessados em que esta se prolongue são os mesmos que têm alimentado a defesa ucraniana.
A guerra acabará quando o cansaço imperar e outros interesses mais relevantes se sobrepuserem aos presentes.
Acham mesmo que o ocidente está preocupado com os pobres ucranianos? Tanto quanto estiveram com os afegãos recentemente.
Na generalidade concordo, no entanto, separo os EUA da Europa, pois enquanto para os primeiros trata-se de uma questão económica e estratégica, para os segundos, trata-se da sua própria segurança.
Como já disse, uma derrota militar pode não deitar abaixo um regime, mas o arrastar de uma guerra pode fazê-lo, e os EUA sabem disso, daí estarem a fornecer material a "conta-gotas", vão tentado manter a balança mais ou menos equilibrada, para desgastar as forças russas.
Já em 2014 a Academi estava na Ucrânia a dar formação a grupos que depois foram integrados nas forças ucranianas, como os Batalhões Azov, Dnipro 1, Aidar, Donbass .... e que combatiam as forças da RPD e RPL.
Para a indústria militar dos EUA esta guerra tem sido um oásis, nomeadamente para a Lockheed Martin, Raytheon Technologies e outras tantas.
A Europa é diferente, não se pode dar ao luxo de uma vitória russa, nomeadamente a Polónia, pois isso punha em perigo a segurança de toda a Europa num futuro próximo.
Pessoalmente, acho que a Rússia tem que ser derrotada militarmente, pois é a única maneira da Europa conseguir ter mais umas décadas de uma certa paz.
Pedro
E o resto é conversa...
- Registado: 16/9/2014 15:30
Esta guerra dura enquanto houver interessados em que ela dure.
“Buy high, sell higher...”.
Se não houver acordo as ocupações são ilegais e por isso temporárias, mesmo a ocupação da crimeia.
Acho que o máximo que a Rússia pode conseguir ter é um acordo para uma ocupação temporária de vários anos. Vi no Twitter que um comentador da cnn Portugal, que dizem que é pro Rússia, falou também nessa possibilidade. Mas acho que nunca será um acordo para sempre. E acho difícil a Ucrânia aceitar isso, porque não confiam no Putin.
A mim parece-me que os ucranianos já tomaram a decisão de tentar recuperar o território pela via militar e tambem já sabem o que precisam para recuperar e manter o território na sua posse. Vamos ter de esperar para ver se têm o que precisam e se serão capazes os não.
Acho que o máximo que a Rússia pode conseguir ter é um acordo para uma ocupação temporária de vários anos. Vi no Twitter que um comentador da cnn Portugal, que dizem que é pro Rússia, falou também nessa possibilidade. Mas acho que nunca será um acordo para sempre. E acho difícil a Ucrânia aceitar isso, porque não confiam no Putin.
A mim parece-me que os ucranianos já tomaram a decisão de tentar recuperar o território pela via militar e tambem já sabem o que precisam para recuperar e manter o território na sua posse. Vamos ter de esperar para ver se têm o que precisam e se serão capazes os não.
RobertoC Escreveu:No entanto, também não parecem ter hipótese de ganhar.
A minha percepção é de que está a ganhar a guerra (independentemente do custo, em termos humanos completamente intolerável...). Se conseguir manter os territórios ocupados até ao momento, é uma vitoria importante, até porque a Russia consegue assimilar esses territórios, não acredito que fosse capaz de assimilar a Ucrânia totalmente, quando muito com um modelo ao estilo da Bielorrussa (governo fantoche) e mesmo esse seria complicado de manter no longo prazo.
Falta saber se vai existir realmente uma contra ofensiva capaz de recuperar território. Mas defender é geralmente mais fácil do que atacar e isso significa que o arrastar da guerra vai ficar nas mãos da Ucrânia (quem vai querer voar para Kiev enquanto a guerra durar?) que vai ser forçada a investir recursos (e vidas) na guerra em vez de na recuperação do país.
O que estás a dizer é como se Espanha tivesse invadido o Algarve e o Alentejo e estivesses a dizer que não tinha hipótese de ganhar a guerra...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Resumo a história assim:
Durante muito tempo, a Rússia exerceu uma grande influência sobre os ucranianos. Os presidentes anteriores eram pró-Rússia.
As coisas começaram a mudar em 2014 quando os ucranianos manifestaram-se nas ruas porque queriam maior independência da Rússia, menos corrupção e pertencer à União Europeia.
Nas manifestações, ocorreram mortes devido ao uso de balas reais pela polícia, isso foi divulgado pelos meios de comunicação na altura.
Nesse mesmo ano, a Rússia invadiu a Crimeia, que se percebe, que não tinha condições para se defender.
Em 2019, Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia com 70% dos votos, deixando claro o que os ucranianos desejavam.
A Rússia tentou, com esta invasão, retomar o controlo da Ucrânia, mas isso é praticamente impossível. Os russos tentaram ir a Kiev para tirar Zelensky e meter um presidente fantoche, mas foram corridos de lá.
Agora, estão a prolongar a guerra porque o Putin não pode desistir, pois os russos correriam com ele. No entanto, também não parecem ter hipótese de ganhar.
Em relação aos ucranianos pro russos, existem provavelmente ainda menos agora porque as pessoas não gostam obviamente de ver as suas casas e tudo o resto destruído.
Durante muito tempo, a Rússia exerceu uma grande influência sobre os ucranianos. Os presidentes anteriores eram pró-Rússia.
As coisas começaram a mudar em 2014 quando os ucranianos manifestaram-se nas ruas porque queriam maior independência da Rússia, menos corrupção e pertencer à União Europeia.
Nas manifestações, ocorreram mortes devido ao uso de balas reais pela polícia, isso foi divulgado pelos meios de comunicação na altura.
Nesse mesmo ano, a Rússia invadiu a Crimeia, que se percebe, que não tinha condições para se defender.
Em 2019, Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia com 70% dos votos, deixando claro o que os ucranianos desejavam.
A Rússia tentou, com esta invasão, retomar o controlo da Ucrânia, mas isso é praticamente impossível. Os russos tentaram ir a Kiev para tirar Zelensky e meter um presidente fantoche, mas foram corridos de lá.
Agora, estão a prolongar a guerra porque o Putin não pode desistir, pois os russos correriam com ele. No entanto, também não parecem ter hipótese de ganhar.
Em relação aos ucranianos pro russos, existem provavelmente ainda menos agora porque as pessoas não gostam obviamente de ver as suas casas e tudo o resto destruído.
RobertoC Escreveu:Eu acho estranho a Ucrânia ter permitido partidos pro Rússia concorrer a eleições ucranianas, mas isso permite ver a falácia Rússia de que os ucranianos querem ser russos.
Democracia a funcionar, estranho é não existir um plano para entender porquê 20% votou pro Russia e trabalhar para que isso não acontece-se. Nas regiões de leste esse numero eram muito superiores a 20%.
O mesmo que se passa na Europa neste momento com populismo de direitas conservadoras. Anda tudo a apontar o dedo e a chamar esse eleitorado de racista, xenófobo, machista, fascista, negacionista, estúpidos, burros, campónios em vez de trabalharam para perceber que tem de existir um equilíbrio e abandonaram as ideologias neo marxistas que caracterizam a nova Europa no seculo XXI.
Entretanto somos bombardeados com casos de corrupção todos os dias nos telejornais, pelos donos do poder. O poder está podre e na Ucrânia não devia ser muito melhor (aliás têm fama de ter indicies de corrupção extremamente elevados num 111), obviamente que isso gera revolta popular. No casos dos ucranianos, ficaram expostos à sedução russa que ofereceu uma alternativa. O resto é história.
Relativo à Crimeia desde que os russos entraram em 2014 a região recebeu quantidade elevadas de fundos e transformou-se numa Riviera russa. A vida melhorou significativamente, até que começou a guerra no ano passado...
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
As recentes zonas ocupadas por russos devem ter mais apoiantes da russia agora do que da Ucrânia, mas também será porque precisam de apoios para sobreviverem. Se a Ucrânia recuperar as zonas ocupadas vai dar também apoios a essa população, mas não é a população ucraniana pro Rússia que está a combater os ucranianos e essas zonas já devem ter também pouca população por causa da destruição e pq fugiram.
Em relação à crimeia, houve muitos russos que foram viver para lá. O que fazem é regressar à Rússia como fez esta mulher:
https://twitter.com/sumlenny/status/155 ... 79969?s=20
Em relação à crimeia, houve muitos russos que foram viver para lá. O que fazem é regressar à Rússia como fez esta mulher:
https://twitter.com/sumlenny/status/155 ... 79969?s=20
Marco Martins Escreveu:Compreendo todo o desejo e direito da Ucrânia recuperar o que é dela!
Contudo, mesmo que a Ucrânia recupere, duvido que consiga ter paz nesses territórios, pois a população está muito dividida entre pró-russia e pró-ucrania!!
Por isso digo que a independência desses territórios talvez fosse o melhor até para a Ucrânia!
Se é fácil abdicar daquelas terras? Não acredito que seja... mas...
Só cerca de 20% da população ucraniana votou em partidos pro russia nas eleições da Ucrânia. Eu acho estranho a Ucrânia ter permitido partidos pro Rússia concorrer a eleições ucranianas, mas isso permite ver a falácia Rússia de que os ucranianos querem ser russos. A guerra também tem mostrado isso porque têm sido valentes a combater os russos. A guerra está a ser feita entre russos e ucranianos e não entre ucranianos pro russia e ucranianos.
Opcard Escreveu:A paz Ucrânia Rússia é difícil haverá recursos no 1.o caso com ajuda ocidental para
um conflito de 30 anos , é necessário diplomacia criativa , estou estou com a Ucrânia mas está guerra tem de terminar e não pode haver nem vencidos nem vencedores .
Dificilmente esta guerra terminará sem uma vitória militar, para qualquer um dos lados. O que não me parece que aconteça no futuro próximo. E se acontecer, vamos ter uma espécie de Coreia(s) a Leste.
É utópico pensar que uma guerra não tem vencedores, quer seja militarmente, quer seja diplomaticamente. Neste tipo de guerras, os militares dão tempo aos políticos para negocias, mas nesta guerra, ninguém vai poder aceitar o que lhe vão propor.
A solução mais fácil e lógica era a assinatura de um armistício, patrocinado pela ONU.
No entanto, isso dificilmente vai acontecer, pois esta guerra já se arraste desde 2014, e já existiram os Acordos Minsk I e II, que ninguém os quis implementar, tirando a França, bem pelo contrário.
Pedro
A paz na Europa ou entre a Grécia e a Turquia foi conseguida com troca de populações ( há que lhe chame limpeza étnica é mas é sem mortes e funciona )
Quando acabam os impérios ou estados artificiais como a Jugoslávia há conflitos por culpa da actual política que impede a troca de populações .
O que se passa no Kosovo é teimosia ocidental quando havia uma solução simples , no médio oriente o objectivo em 48 eram 3 estados um para judeus ,outro para muçulmanos e outros para cristãos , eu sou pela separação de quem se dá mal .
A paz Ucrânia Rússia é difícil haverá recursos no 1.o caso com ajuda ocidental para
um conflito de 30 anos , é necessário diplomacia criativa , estou estou com a Ucrânia mas está guerra tem de terminar e não pode haver nem vencidos nem vencedores .
Quando acabam os impérios ou estados artificiais como a Jugoslávia há conflitos por culpa da actual política que impede a troca de populações .
O que se passa no Kosovo é teimosia ocidental quando havia uma solução simples , no médio oriente o objectivo em 48 eram 3 estados um para judeus ,outro para muçulmanos e outros para cristãos , eu sou pela separação de quem se dá mal .
A paz Ucrânia Rússia é difícil haverá recursos no 1.o caso com ajuda ocidental para
- Registado: 14/3/2009 0:19
RobertoC Escreveu:Marco Martins Escreveu:RobertoC Escreveu:Crimea was never Russian
Crimea is no bargaining chip in a geopolitical game; it is my homeland and I will not give it up, just like my Crimean Tatar ancestors did not
https://www.aljazeera.com/opinions/2023 ... er-russian
Acho que apenas haverá uma possível paz, se a Crimeia e algumas regiões Ucranianas se tornarem independentes.... não ficando russas nem ucranianas!!!
E só isso terá o apoio (mesmo com reservas, de muitos outros países)...
Acho que isso não vai acontecer, porque a Rússia opõe-se à independência dessas regiões. A Russia nem sequer deixa a Ucrânia ser independente. Quer mandar nela da mesma forma que manda na Bielorrússia.
Segundo a Rússia, a Ucrânia deve desistir de ingressar na UE e na OTAN para restaurar a paz
https://www.topky.sk/cl/11/2528565/MIMO ... ymsky-most
O problema tambem não é a falta de apoio de outros paises, uma vez que a maioria considera que a Crimeia e as outras regiões pertencem à Ucrânia e que as ocupações são ilegais.
Acho que a situação só pode ser resolvida através de um conflito militar e ou do afastamento de Putin.
Vamos ver se vão conseguir pela via militar
Ucrânia anuncia contra-ofensiva: “Chegou a hora de recuperar o que é nosso”
https://www.publico.pt/2023/05/27/mundo ... ar-2051280
Compreendo todo o desejo e direito da Ucrânia recuperar o que é dela!
Contudo, mesmo que a Ucrânia recupere, duvido que consiga ter paz nesses territórios, pois a população está muito dividida entre pró-russia e pró-ucrania!!
Por isso digo que a independência desses territórios talvez fosse o melhor até para a Ucrânia!
Se é fácil abdicar daquelas terras? Não acredito que seja... mas...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:RobertoC Escreveu:Crimea was never Russian
Crimea is no bargaining chip in a geopolitical game; it is my homeland and I will not give it up, just like my Crimean Tatar ancestors did not
https://www.aljazeera.com/opinions/2023 ... er-russian
Acho que apenas haverá uma possível paz, se a Crimeia e algumas regiões Ucranianas se tornarem independentes.... não ficando russas nem ucranianas!!!
E só isso terá o apoio (mesmo com reservas, de muitos outros países)...
Acho que isso não vai acontecer, porque a Rússia opõe-se à independência dessas regiões. A Russia nem sequer deixa a Ucrânia ser independente. Quer mandar nela da mesma forma que manda na Bielorrússia.
Segundo a Rússia, a Ucrânia deve desistir de ingressar na UE e na OTAN para restaurar a paz
https://www.topky.sk/cl/11/2528565/MIMO ... ymsky-most
O problema tambem não é a falta de apoio de outros paises, uma vez que a maioria considera que a Crimeia e as outras regiões pertencem à Ucrânia e que as ocupações são ilegais.
Acho que a situação só pode ser resolvida através de um conflito militar e ou do afastamento de Putin.
Vamos ver se vão conseguir pela via militar
Ucrânia anuncia contra-ofensiva: “Chegou a hora de recuperar o que é nosso”
https://www.publico.pt/2023/05/27/mundo ... ar-2051280
https://twitter.com/DefenceU/status/1661995451845955586
Na Europa há cerca de 220 F-16, tantos como no Egipto, um dos maiores operadores de F-16. No entanto, estes são Block 40 e 50.
Pedro
Na Europa há cerca de 220 F-16, tantos como no Egipto, um dos maiores operadores de F-16. No entanto, estes são Block 40 e 50.
Pedro
Alguma informação sobre JAS 39 Gripen.
Acrescentar que consegue operar em pistas mais pequenas, em relação ao F-16.
https://www.globaldefensecorp.com/2021/01/07/gripen/
Pedro
Acrescentar que consegue operar em pistas mais pequenas, em relação ao F-16.
https://www.globaldefensecorp.com/2021/01/07/gripen/
Pedro
MarcoAntonio Escreveu:Penso que os jactos já são, em larga medida, a pensar no longo-prazo, pós-pacificação (mas primeiro era preciso chegar à pacificação, o que me parece bastante complicado no imediato, talvez ainda mais agora com estes desenvolvimentos recentes). Mas a minha interpretação é que a aliança ocidental terá em mente que com uma força aérea decente, seria mais fácil assegurar o cumprimento de qualquer acordo que se venha a fazer (isto é, prevenir uma nova reinvestida russa).Sweden could allow Ukrainian pilots to train in its own fighter jets - as it softens stance on sending aircraft
Sweden could allow Ukrainian pilots to test its own fighter jets - the JAS-39 Gripen.
The country's defence minister Pal Jonsson says the government is considering whether to let Ukrainian pilots test the Swedish jets.
It is a significant softening of policy from Sweden and comes after the US agreed to allow Western nations to export American-made F-16s to Ukraine.
The Nordic country has previously ruled out sending any Gripen fighters, saying they are needed for its own territorial defence.
But, speaking to Swedish media, Jonsson says the country is looking with a “positive spirit” on a Ukrainian request to allow its pilots to try out the Swedish plane.
“That could, for example, mean test flights, using simulators, learning more about the extensive ground system that is part of the Gripen system," he says.
However, he reiterates that Sweden has no immediate plans to transfer Gripen planes to Ukraine.
The Gripen is a single-engine aircraft designed to take off and land from dispersed bases and even highways, which some analysts say would make it a good fit for Ukraine's air force, which currently relies on Soviet-era fighters.
Sky News
Aviões como os F-16 ou JAS 39 Gripen e mísseis de médio/longo alcance, como os Storm Shadow, já fornecidos pelo RU ou os ATACMS americanos, são essenciais para a Ucrânia conseguir chegar às fronteiras de 2014.
Pessoalmente, acho que esta guerra não tem uma solução militar, pois mesmo retomadas as fronteiras anteriores a 2014, os militares da RPL e RPD, apoiados pelos russos, transforma esta guerra numa guerra de guerrilha (mais de 2.000 kms de fronteira). Solução negocial, também não vejo como, enquanto o Ocidente apoiar a Ucrânia e o poder do Kremlin não mude radicalmente.
O ocidente e em especial os EUA não querem uma vitória "rápida" da Ucrânia, pois Putin resiste a uma derrota militar. No entanto, pode não resistir às convulsões internas provocadas por anos de guerra.
Pedro
- Registado: 29/11/2007 11:56
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], rg7803 e 76 visitantes