Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Ora aí está um boa informação... Alguem me sabe dizer o total de acções a atribuir nesta opv, e quando significa (em %, do capital) estas intenções.
Alguem me sabe dizer se é possível a entrada em simultaneo nas categorias de pequeno investidor e na outra categoria ?
Alguem me sabe dizer se é possível a entrada em simultaneo nas categorias de pequeno investidor e na outra categoria ?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Procura na OPV da Portucel atingiu 30 milhões de acções no primeiro dia
No primeiro dia da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel foram manifestadas 149 intenções de compra de acções para 30 milhões de títulos, apurou o Jornal de Negócios.
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
No primeiro dia da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel foram manifestadas 149 intenções de compra de acções para 30 milhões de títulos, apurou o Jornal de Negócios.
Este número inclui pequenos investidores e investidores institucionais sendo que no segmento dos trabalhadores ainda não foi dada qualquer ordem de compra.
O período de subscrição de acções da Portucel termina a 10 de Novembro. Até dia 3 de Novembro podem ser manifestadas intenções de investimento e os pedidos podem ser alterados ou revogados até às 15 horas de 10 de Novembro. Os resultados da OPV da Portucel, cujo prospecto só foi aprovado pela CMVM no sábado à tarde, serão apurados numa sessão especial de bolsa a 13 de Novermbo.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Pata-Hari Escreveu:Estarás a ganhar se as puderes vender(na tranche dos pequenotes, ficam lá cativas durante três meses). E estarás a ganhar se não descontares comissões que te foram cobradas. E estarás a ganhar mais se tiveres direito aos 5% de desconto.
Sim eu sei, eu estou entalado na Galp das duas formas.
Só tinha a duvida em relação a cotação actual.
Obrigado.
1963 Escreveu:E será isso possível artista? Penso que não, então o sector só traz beneficios à Altri?
Em Bolsa tudo é possível...bem acho que não é possível a PAD lançar uma OPA ao BCP, mas mesmo assim tenho dúvidas que não seja
Falando sério, possível é não sei se será espectável até porque conheço mal a empresa e o sector, ainda nem sei se irei à OPV, estou a pensar estudar a situação mas agora vou ficar com menos tempo para isto, aliás vou começar a escrever bem menos no Caldeirão...
Bons negócios
Vodka7 Escreveu:Uma duvida, subscrevendo a OPV da Portucel, fazendo a conta que seria a 2.20€, estando a cotação a 2,28€ e sendo esse o valor no primeiro dia de cotação de OPV, á partida já estaria a ganhar 0,08€?!
Obrigado.
Afinal qual é a dúvida?!!!O que não é garantido é que a abertura pós opv seja igual ao fecho pré opv. Quanto ao resto só é necessário saber somar ou subtrair.Ex:Se abrir a 2,50 ganharás 30 cêntimos. Mas se abrir a 2,15, perderás 15 cêntimos. É que aí eu acredito que alguém poderá pressionar para baixo, de forma a apanhar os medrosos e os sem experiência, penso eu de que...
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Vodka7 Escreveu:Uma duvida, subscrevendo a OPV da Portucel, fazendo a conta que seria a 2.20€, estando a cotação a 2,28€ e sendo esse o valor no primeiro dia de cotação de OPV, á partida já estaria a ganhar 0,08€?!
Obrigado.
Já, se no primeiro dia em que elas ficarem disponíveis (devem ser 2 ou 3 dias depois do final da subscrição) negoceiem a esse preço, até ganhas mais se entretanto subirem, mas até podem descer para baixo do valor da OPV...
Vamos é ver, e eu não vou pagar para ver, é se quem está a suportar o título neste nível, o vai continuar a fazer. É que o estado (Parpública ?) depois de vender, não vai continuar a suportar o título. Será que alguém o vai suportar?
Abraço
Abraço
pedrom Escreveu:Apenas queria dizer que muita gente foi à galp a pensar em altos lucros em poucos dias e isso não esta a acontecer e estes não se devem meter na portucel, no entanto afirmo que isto é apenas uma opinião minha e daquilo que ouço na praça pública.
Pelo menos no meu caso não foi esse o objectivo, porque só posso vender daqui a 3 meses. Além disso há muitos assimcomo eu... Os que entraram nas outras categorias, podem bem vender agora que já tem algum lucro...
iurp Escreveu:Gostava de saber se já perceberam que o preço vai ser de 2,20? Porque é que o Governo decide que o preço de cada título é num determinado intervalo, mas depois falseia aquilo que decide, colocando o título no espaço temporal que vai definir o preço, sempre acima dos 2,20. Grande malabarice. Acho que o governo está a esticar a corda e vamos ver como os investidores vão reagir. Eu , que pensava ir à OPV, já quase decidi que não vou. Está-se a tornar numa falácia esta OPV. .
Mesmo que seja a 2.20 e que não se entre na categoria de pequenos subscritores, sempre se tem um lucro de 8centimos. Já penso que seja razoavel, senão entra-se na categoria de P.S. sempre são 11centimos.
Mas tambem não podemos pensar no lucro directo, eu se entrei e para realizar lucro no espaço de 3 a 5 meses.
Abraço
Ó meu problema é que fui à OPV da Galp e pedi um valor que se tornou obsoleto. Agora tenho de esperar 3 meses para vender uns miseros trocos que não rendem nada. Não quero que aconteça o mesmo na Portucel, pedir um valor e receber 12 vezes menos. Por outro lado tambem não quero pedir a mais e depois ter de recorrer ao crédito para as pagar.
Eu sei que é dificil, mas tambem há por aí pessoal que ja anda a décadas nisto e deve ter alguma experiência, coisa que nesta matéria tenho pouca.
Já agora posso dar as minhas razões para ir à OPV da PTI:
->O valor da oferta está compreendido entre 2€ e 2.20€, o titulo anda uns centimos acima. Tambem acredito que não chege lá.
->A empresa tem boas perspectivas de futuro, e acredito que a medio prazo (1ano) deve valorizar.
->Está bem cotada entre as empresas de Pasta e Papel.
->Os pequenos subscritores beneficiam de 5% de desconto (equivale a 11 centimos, se a oferta for ao valor máximo). Apesar de só se puder vender daqui a 3 meses, estaremos numa fase na qual há sempre uma entrada em grande de capital na bolsa (dividendos).
->É estavel e sólida.
Abraço
Eu sei que é dificil, mas tambem há por aí pessoal que ja anda a décadas nisto e deve ter alguma experiência, coisa que nesta matéria tenho pouca.
Já agora posso dar as minhas razões para ir à OPV da PTI:
->O valor da oferta está compreendido entre 2€ e 2.20€, o titulo anda uns centimos acima. Tambem acredito que não chege lá.
->A empresa tem boas perspectivas de futuro, e acredito que a medio prazo (1ano) deve valorizar.
->Está bem cotada entre as empresas de Pasta e Papel.
->Os pequenos subscritores beneficiam de 5% de desconto (equivale a 11 centimos, se a oferta for ao valor máximo). Apesar de só se puder vender daqui a 3 meses, estaremos numa fase na qual há sempre uma entrada em grande de capital na bolsa (dividendos).
->É estavel e sólida.
Abraço
Gostava de saber se já perceberam que o preço vai ser de 2,20? Porque é que o Governo decide que o preço de cada título é num determinado intervalo, mas depois falseia aquilo que decide, colocando o título no espaço temporal que vai definir o preço, sempre acima dos 2,20. Grande malabarice. Acho que o governo está a esticar a corda e vamos ver como os investidores vão reagir. Eu , que pensava ir à OPV, já quase decidi que não vou. Está-se a tornar numa falácia esta OPV.
Um abraço
Um abraço
Resina Escreveu:[quote="pedromAinda arrisco a dizer que se a galp descer abaixo de 5.52 durante o pré-registo da portucel, esta opv vai ser para o estado o contrário do que foi a da galp: um sucesso!!!
Sinceramente não compreendo o sentido disso. A galp não foi um sucesso se observarmos que elas foram vendidas a um valor acima do valor real da empresa? o que ganha o estado com a queda até aos 5.52.? Que eu saiba o estado já realizou o capital, agora parte de cada um, os lucros, ou as perdas!
Abraço[/quote]
Foi um sucesso para o estado e isso estou claramente de acordo.
O estado não ganha nada com a queda delas, muito pelo contrário penso que só tem a perder.
Apenas queria dizer que muita gente foi à galp a pensar em altos lucros em poucos dias e isso não esta a acontecer e estes não se devem meter na portucel, no entanto afirmo que isto é apenas uma opinião minha e daquilo que ouço na praça pública.
pedrom Escreveu:Caso se verifique que a galp nos próximos dias e durante o decorrer do pré-registo da portucel passe abaixo da linha dos 5.81, penso que uma percentagem muito grande de "pequenos investidores" vai desistir da portucel pois já está a perder na galp.
Achas mesmo pedrom?
Eu pessoalmente acho a Portucel mais atractiva. Se calhar não tem a expectativa de bolha que teria a Galp, influenciada por muito pequenos subscritores, mas tem futuro risonho, pois o aumento do preço da pasta de papel e o aumento da produção penso serem benéficos. Se calhar não é de desleixar também o contágio do efeito Altri (empresa do mesmo sector).
Ainda não sei se vou à OPV mas agradaria-me mais que à da Galp.
[quote="pedromAinda arrisco a dizer que se a galp descer abaixo de 5.52 durante o pré-registo da portucel, esta opv vai ser para o estado o contrário do que foi a da galp: um sucesso!!![/quote]
Sinceramente não compreendo o sentido disso. A galp não foi um sucesso se observarmos que elas foram vendidas a um valor acima do valor real da empresa? o que ganha o estado com a queda até aos 5.52.? Que eu saiba o estado já realizou o capital, agora parte de cada um, os lucros, ou as perdas!
Abraço
Abraço
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, mesmo não estando por dentro da operação, queria só recordar-te que as OPV`s que não sejam de primeira fase geralmente têm uma procura muito inferior.
Um abraço,
Ulisses
Por outro lado e a meu ver penso que o falhanço (por enquanto) da OPV da galp em termos grandes subidas e em poucos dias que os "pequenos subscritores" estariam à espera (como eu por exemplo) pode influenciar muito a procura na portucel.
Caso se verifique que a galp nos próximos dias e durante o decorrer do pré-registo da portucel passe abaixo da linha dos 5.81, penso que uma percentagem muito grande de "pequenos investidores" vai desistir da portucel pois já está a perder na galp.
Quando falo em "pequenos subscritores" estou a referir-me ao publico em geral que só investe om OPV's e "coisas" parecidas.
Ainda arrisco a dizer que se a galp descer abaixo de 5.52 durante o pré-registo da portucel, esta opv vai ser para o estado o contrário do que foi a da galp: um sucesso!!!
Além de isto ser apenas uma convicção pessoal, gostava de ver as vossas opiniões do que escrevi.
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, mesmo não estando por dentro da operação, queria só recordar-te que as OPV`s que não sejam de primeira fase geralmente têm uma procura muito inferior.
Um abraço,
Ulisses
Então em números isto significa mais ou menos o quê? Duas vezes a oferta? Se for duas vezes a oferta tenho de pedir o dobro do que estou disposto a dar, ou não será assim tão facil?
Abraço
Re: re
Infoo Escreveu:resina, hoje e neste momento creio q era mais fácil acertar no euromilhoes
Depende, se for no euromilhões de sexta-feira próxima, não será tão facil.
Ou seja o que quero saber é, qual será o valor máximo que cada um deverá receber, assim dá para me orientar mais ou menos, na realidade não faço a minima ideia se a procura da portucel, chega a ser metade da Galp. Sabe-se que a Galp teve uma procura desenfreada, na Portucel não faço a minima. Tenho reparado na rua, se vê imensa publicidade à OPV, pelo menos em Lisboa, em quase todas as ruas.
Reparei tambem que para o publico em geral, podem ser adquiridas no maximo 15.350.000 acções. Não será um erro???
Abraço
princepe da bolsa Escreveu:Artista nãp sei isso dos PER, mas também não gosto muito de os usar, porque tenho ideia que é mais fácil serem influenciados... Basta venderes um activo para ficares com um PER sobreavaliado...
Eu também só os uso como referência e tento ter sempre saber se há ou não resultados extraordinários a influenciar os mesmos...
Bons negócios