Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 18/2/2022 20:42

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 9/2/2022 19:33

Forte subida hoje, graças aos resultados da Navigator.
Dia 18 apresenta resultados, espero resultados muitos bons tendo em conta os 3 primeiros trimestres.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por ASimoes » 18/1/2022 11:38

E a Navigater !? :idea: :shock:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 655
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por ASimoes » 18/1/2022 11:37

Spfgg Escreveu:O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)

Bom dia e bom Novo Ano !
Pergunto-vos e os Dividendos !? Haverão !? Eventualmente, continuam elevados !?
:-k
:mrgreen: Bons negócios !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 655
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 3/1/2022 21:45

O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 16:24

O homem que mais entende disto também escreveu:
"Diversification makes little sense if you know what you are doing"
É por isso que desde sempre combati e critiquei todos os que tentam ganhar direito aproveitando-se da ignorância alheia. E falo concretamente de Fundos, ETF's e afins.
Obrigado e um BOM ANO para Ti com negócios proveitosos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 31/12/2021 13:25

NirSup Escreveu:
Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana


Da mesma forma que quem comprou a 6,45 em 2020 deve estar contente.
Mesmo que tivesse comprado a 13,68 em 2019 e não tivesse reforçado em 2020, estaria contente. Porquê? Porque o plano esta correr como previsto , basta acompanhar trimestre a trimestre os resultados e o desapalancamento da empresa.

Se Semapa é um bom negócio porquê conhecer outros?
Trata-se de gestão de risco da carteira, não invisto mais de 10% da carteira em uma ação por melhor que ela seja. Neste momento a semapa pesa 7,5%. Como já deves ter visto em estudos, se a tua carteira tem menos de 25 ações aumenta o risco.
Busco rentabilidade, mas com risco moderado, desde de 2016 que tenho 95% do meu património investido em bolsa com bons retornos sem assumir grandes loucuras.

Como diz a pessoa que mais sabe disto:
“a Bolsa é um mecanismo de transferência de dinheiro dos impacientes para pacientes”

Boas entradas!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 31/12/2021 12:51

NirSup Escreveu:Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? .... Não passa de uma múmia paralítica.
By Nirvana


Cuidado amigo NirSup, a Múmia, qual réplica de Ahmanet, pode subitamente acordar do seu sono milenar e, num assomo de bravura, compensar os seus devotos. Quanto aos detratores...bom, quanto aos detratores, a Adaga de Set, será implacável, infligindo-lhes uma valente dor ... (de cotovelo... 8-) )

Abraço e bom ano 2022, caro NirSup... :wink:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 11:49

Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 31/12/2021 10:45

A Semapa tinha em 2016 uma dívida de 700 milhões, hoje a divida é de 206 milhões.
O que a direção tem feito é muito claro, desapalancar a companhia, dos 140 milhões que gera utiliza 90 milhões para abater dívida e 45 para dividendos. Pagar dívida é o melhor destino que podes aos lucros de uma empresa, por estar totalmente de acordo com a gestão da empresa é a 2º posição da minha carteira.

Em 2/3 anos a dívida estará totalmente paga, passando a companhia a ter 140 milhões livres para fazer o que acha melhor, pagar dividendos, recomprar ações ou investir novas linhas de negócio, qualquer um deles será bom para os acionistas.

A Semapa é o tipo de negócio onde gosto de investir o meu dinheiro, rentável mas ao mesmo tempo chato e aborrecido.
Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 9:42

Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? Não, não faz. Quem quer investir em rendimento fixo não compra ações na Bolsa de Valores Mobiliários.
Está no local errado.
O principal propósito das empresas que pedem a sua admissão em Bolsa é conseguir financiar-se a custos mais baixos. Quem aposta na empresa aposta sobretudo (não só mas também) nas mais-valias futuras à conta e por conta do crescimento da empresa. Claro que a empresa pode falhar os seus objetivos. É um risco.
Por isso, faz todo o sentido que empresas como a Greenvolt peçam a sua admissão em Bolsa, porque quer financiar o seu crescimento a custos mais baixos. A Semapa com uma gestão mathusaleneana não tem essa ambição. Não passa de uma múmia paralítica. Disse.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 31/12/2021 7:02

No que toca também a valores relativos, a Semapa encontra-se actualmente a tender para o extremo histórico de divergência negativa para com a Navigator.
Esperar-se-ia portanto alguma convergência de preços durante o pr´óximo ano.

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 31/12/2021 6:51

Não discordo com nada acima escrito. Estamos, aliás, no mesmo barco: também escolhi não vender aquando da OPA. Cheguei mesmo a receber em casa uma carta física da Semapa com a oferta (ainda gostava de saber se isto não é violação de dados segundo a GDPR europeia).
Estou simplesmente a fazer o caso para a falta de volume, liquidez e interesse na acção; que de resto não me parece que terá tendência a mudar tão cedo.
Agora põe-se a questão: é um problema? Não deteria uma posição se o fosse, como é obvio.
Aliado aos dividendos, acresce a dívida descrescente, cashflow saudável e um PE super "barato". Se sair da bolsa, pode acabar por ser outra Brisa. Daí não estar interessado em vender, nem muito preocupado com a eventual retirada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 31/12/2021 3:34

Qual é a dúvida? Realmente temos uma familia que detem uma parte substancial do capital e do outro lado temos 3 fundos que nao aceitam vender pelo preço oferecido por essa familia. Como as coisas estao a melhor, tanto a nivel operacional como ao nivel da divida. Sabemos que hoje a empresa vale mais do que valia ontem. Se a oferta foi de 11,66, salvo erro, basicamente o mercado está a dizer-te que o valor atual nao explana o valor da empresa. Pode descer? Com certeza que pode, mas sabemos que "nunca" saira do mercado abaixo deste valor. Assim sendo, temos um premio de aproximadamente de 5% todos os anos, sabendo que para sair do mercado vou receber, em principio, pelo menos os 11,66.

É verdade, se sair do mercado, nao quer dizer que seja obrigado a vender. Só sou obrigado a vender se conseguirem na oferta mais de 90 % das acçoesvotos que estao sujeitas á oferta.

Ps: um dos tres fundo é o maior fundo soberano do mundo, logo estamos com as costas quentes, estes nao vao em tres cantigas
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 31/12/2021 2:22

NirSup Escreveu:Sex, Lies and Videotape (not with Sex), filme português de 2019, escrito e dirigido por BPI

Será que sou eu que não vejo as coisas que o BPI vê?
É que, francamente, até fico bear das vistinhas ao ler certas notícias.

A cotação da Semapa teve no último ano um comportamento medíocre. Tudo leva a crer que assim irá continuar.
O dividendo pago de €0,512 dá um rendimento bruto por ação de 3,74%. Nada de transcendente.
__________________________
1.º Em 23/07/2019, a JB Capital Markets recomenda “comprar” Semapa e vê potencial de valorização de 66%. O que é que aconteceu? Nada de relevante. Lendas e narrativas.
......
3.º Em 30/11/2019, os analistas do BPI melhoraram a avaliação para as ações da Semapa em 3,43%, com o target a subir para 25,65 euros. A companhia tem margem para mais que duplicar face à cotação atual.
O que vai acontecer? O que tem acontecido até agora. Nada de relevante. Mais filmes, mentiras e videos.
By Em 30/11/2019 21:02

Isto foi escrito por mim há mais de 2 longos anos.
Entretanto, o Sol continuou a girar à volta da Terra, oops é ao contrário, a Terra é que gira à volta do Sol, e os rios continuam a correr em direção ao mar.
O BPI continua a publicar atoardas atrás de atoardas com propósitos inconfessáveis. Pelo menos, que eu tenha tomado conhecimento nunca o confessou publicamente e não sei se o confessa às paredes lá do escritório onde são escritas estas atoardas.
BOAS FESTAS & BOAS ENTRADAS COM O PÉ DIREITO PARA TODOS!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 30/12/2021 23:15

Em teoria os dividendos não deveriam ser importantes para o preço de uma acção. E (definitivamente) não são importantes para o valor da mesma.
O único resultado do pagamento de dividendos é a extracção de valor da empresa de uma forma fiscalmente ineficiente (ie, estás a queimar 28 cêntimos de cada euro que sai da empresa - na maioria dos casos).
Ao oposto que seria o reinvestimento capital por parte da empresa - de forma fiscalmente favorável - que continuaria a acumular (e espera-se de forma produtiva) valor na empresa. É claro que nem todas as empresas têm por onde crescer e se calhar já não precisam de capital extra.
Mas o valor da empresa (!= preço) não deveria estar dependente de um modelo distributivo.

Falando especificamente da Semapa, o problema reside na vasta maioria das acções estarem sob controlo de uma única entidade. O "mercado" não é nenhum mecanismo mágico que automaticamente reverte o preço de uma empresa para o valor intrínseco; pelo que, o que se passa é que para todos os restantes participantes do mercado (ex-Semapa) não existe interesse em especular sobre o preço das acções quando (1) o float é baixíssimo, (2) a liquidez do mercado, por consequência, é terrível e (3) resulta em ser impossível acumular uma posição relevante (2%+), especialmente tendo em conta que os principais accionistas têm quase a maioria necessária para fazer a retirado de bolsa e (como sabemos) já expressaram a intenção de o fazer.
Portanto, a meu ver, o preço da empresa reflecte também esse facto. Ou seja estamos a olhar para o valor da mesma, descontado da potencial retirada da bolsa.

PS: Já agora faço também o "PSA". Só tenho 3 acções da bolsa portuguesa e a Semapa é uma delas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 30/12/2021 22:17

Vão desculpar-me mas este conceito é algo ambíguo. Se não há no mercado quem pague o que entendemos que é o valor, esse valor torna-se irrelevante. Poderemos falar em perspectivas, mas quando aqui o horizonte temporal é uma incógnita (ou não é?), a atribuição do “valor” fica mais nebulosa. Até pode não haver procura que faça subir o preço até que os ursos cheguem.
“Winter is coming”… já agora no capítulo das frases feitas, “time is money”.
E depois?, ficamos super contentes porque por uns tempos tivemos algo por 10 e que valia 20 - pelo menos resta-nos esse prazer secreto…

Daí falar nos dividendos. Porque eles aumentam a procura. Ao aumentar a procura, o preço acompanha. Que é (além dos próprios dividendos) o que nos importa não é?

Quem me ouvir ainda pensa que tenho algo contra a ação; pelo contrário eu tenho-a em carteira porque acredito que o mercado não pode ser assim tão burro. Mas não vamos dizer que os dividendos não são importantes, por qualquer uma das vias.
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Panchito » 30/12/2021 13:59

Temos de ter paciência, o enterprise value da Semapa nunca teve tão baixo.
Em 2/3 anos temos uma empresa que ganha em média 140 € milhões por ano sem dividas, com um marktet cap de 950 milhões €.


É a segunda posição na minha carteira.
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 27/12/2021 22:00

ALEGRIA40 Escreveu:Eu olho ao valor. Só estou a falar nos dividendos porque eles puxam o valor para cima. Não?


O ParaCima disse valor, não disse preço :wink:. Mas sim, às vezes o anúncio de um dividendo tende a dar algum moral às tropas e por um momento o preço dá um ar da sua graça. Mas realmente o que interessa é o valor, visto que, mais tarde ou mais cedo, o preço ajustará ao valor. O que é necessário é ter uma boa dose de paciência (tipo Xi Jinping). Por acaso, numa outra encarnação, já me chamei HU e antes Mandarim, aqui no Caldeirão... Deve ser por isso que gosto da Semapa, é que realmente ela precisa (mas merece...!) muita paciência...
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 27/12/2021 20:25

Como é que tirar dinheiro da empresa puxa o valor para cima?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 27/12/2021 19:08

Eu olho ao valor. Só estou a falar nos dividendos porque eles puxam o valor para cima. Não?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 27/12/2021 18:55

ALEGRIA40 Escreveu:A diferença de capitalizações entre Semapa e Navigator está cada vez mais absurda! Receberam uns 34 milhões em dividendo antecipado e a cotação nada… as manas podem/querem aguentar sem dividendos…?


Esquece os dividendos, olha ao valor
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 27/12/2021 15:38

A diferença de capitalizações entre Semapa e Navigator está cada vez mais absurda! Receberam uns 34 milhões em dividendo antecipado e a cotação nada… as manas podem/querem aguentar sem dividendos…?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 7/11/2021 23:38

Artista Romeno Escreveu:
ParaCima Escreveu:Rapaziada vamos mudar de ceo. É a subida de um administrador a ceo, que neste momento é ceo da semapa next.

O antigo ceo fez um trabalho fantastico tanto ao nivel das margens, bem como na reduçao de dívida, tendo como ponto mais baixo do percurso o anuncio que a opa era justa.

Tenho curiosidade sobre o valor implicito dos activos da next, sabendo que os investimentos têm sido avultados, tendo em conta a dívida da empresa. Podemos ter aqui um gestor de portfolio.

Espero que continuem a reduzir a divida ate 0, mesmo com a taxa de juro baixinha, e que posteriormente comecem a adquirir participaçoes, ou mesmo a pensar em opar a navigator. A navigator tem um grande futuro pela frente em m9çambique, e os creditos de carbono podem vir a ser a nova moeda digital

A semapa é um bom nome e por inerencia a nvg, mas nao te parece que o projecto em mocambique é uma miragem honestamente? Quais sao as condicoes de seguranca daquilo? Nenhumas nao é...


A minha perspectiva em relaçao a mocambique é relativamente á floresta, tudo o reato só faz sentido investir com colaterar. Falavam num investinento em infraestruturas de 2B, espero que nao se metam nisso, excepto se houver um colaterar do estado moçambicano( o que nao faz sentido, mas seria a unica forma de manter as coisas equilibradas.

Aparentemente as nossas arvores nao tem as melhores fibras para se produzir as embalagem, logo esta Mp vai aumentar o portfolio da navigator.

Mesmo ao nivel da segurança fisica dos projectos esta nao está garantida como observámos em cabo delgado.

Ps: empresas que lavam maos, sao empresas sem futuro
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 6/11/2021 1:30

Desde que se molhem as mãos certas como em tudo nesses países há de correr tudo bem. São árvores, não diamantes…
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado: