Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Última compra realizada hoje a 3,55€... Estou totalmente investido na Mota-Engil. Podem me chamar de tolo, mas tenho apenas ???mil ações (muintas).
Compreender a decisão de investir completamente na Mota-Engil é crucial, especialmente em um mercado volátil e com tantas incertezas econômicas.
Embora a minha decisão possa parecer arriscada para alguns, é fundamental avaliar o apetite ao risco e a confiança que se tem na empresa. Se a Mota-Engil conseguir executar seus projetos com sucesso e melhorar suas finanças, o investimento pode se mostrar bastante lucrativo. No entanto, é sempre prudente estar preparado para as variações do mercado e considerar a diversificação para proteger o capital.
Com isto não estou a dizer para fazerem o mesmo...é apenas uma opinião minha e um risco que quero assumir.
J.f.vieira
Compreender a decisão de investir completamente na Mota-Engil é crucial, especialmente em um mercado volátil e com tantas incertezas econômicas.
Embora a minha decisão possa parecer arriscada para alguns, é fundamental avaliar o apetite ao risco e a confiança que se tem na empresa. Se a Mota-Engil conseguir executar seus projetos com sucesso e melhorar suas finanças, o investimento pode se mostrar bastante lucrativo. No entanto, é sempre prudente estar preparado para as variações do mercado e considerar a diversificação para proteger o capital.
Com isto não estou a dizer para fazerem o mesmo...é apenas uma opinião minha e um risco que quero assumir.
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Algumas notícias têm impacto, mas as jotícias só aceleram os movimentos que se vão desenhando. Em relação à Mota ou à Martifer é óbvio que estão a desconto, o mercado corrigirá isso. Se demora uma semana ou um mês, isso não sabemos. A Martifer é só uma empresa com uma carteira de encomendas de um valor que nunca teve, a dívida +e resídual, os lucros crescentes. A Mota tem uma dívida notável, mas caramba tem hoje uma dimensão gigante. A Mota é outra que em pouco tempo poderá ser levada ao colo para o patamar que aponta o Vale. E às vezes mota não se encolhe nas subidas. 

- Mensagens: 10365
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Manipulada? Isso é uma verdade de La Palisse. Todas são, é com a mão que se dão os clicks para compra e venda.
Mas nem todas são tão manipuladas por notícias como a ação Mota Engil.

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mesmo que o mercado americano corrija estas empresas serão alvo, estarão ma mira. Quando uma Tesla sobe assim com o baile que está a levar da indústria automóvel chinesa! Espresas como a Mota ou a Martifer estão em saldos. E que saldos, coisa tipo Aliexpress. 

- Mensagens: 10365
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Só para recordar...
A consolidação persiste.
CumPrim/
ValeAquilino
E ainda bem, os mais fortes arranques da Mota seguem-se sempre a pachorrentas lateralizações. Além disso, as quedas parecem estancar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Mensagens: 4470
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Só para recordar...
A consolidação persiste.
CumPrim/
ValeAquilino
A consolidação persiste.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Manipulada? Isso é uma verdade de La Palisse. Todas são, é com a mão que se dão os clicks para compra e venda. 

- Mensagens: 10365
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
andraderui Escreveu:Estou dentro, mas tenho uma preocupação ... porque será que quase todos os dias, tem havido notícias sobre a ME?
Será a necessidade constante por parte desconhecida de aguentar estes valores?
Ou será apenas coincidendência a altura em que aparecem todas estas notícias?
Foi a alta-velocidade, não ser discriminado no 2º lote, foi o aeroporto luanda, Nearshoring, corredor lobito, a EGF, Resíduos sólidos como fonte de energia, novo hospital de Lisboa, etc, mexico (um dia destes)... muitas notícias e entrevista em muito pouco tempo!!!
Se há ação "manipulada" por notícias essa ação é a ação da Mota Engil. Isso é assim há muito, muito tempo, e a malta gosta!

Re: Mota Engil - Tópico Geral
andraderui Escreveu:Estou dentro, mas tenho uma preocupação ... porque será que quase todos os dias, tem havido notícias sobre a ME?
Será a necessidade constante por parte desconhecida de aguentar estes valores?
Ou será apenas coincidendência a altura em que aparecem todas estas notícias?
Foi a alta-velocidade, não ser discriminado no 2º lote, foi o aeroporto luanda, Nearshoring, corredor lobito, a EGF, Resíduos![]()
sólidos como fonte de energia, novo hospital de Lisboa, etc, mexico (um dia destes)... muitas notícias e entrevista em muito pouco tempo!!!
Gráfico semanal sem grandes novidades.
os Mercados são assim ! A EGLE e os seus negócios


também estou dentro, em Ações e Obrigações, mesmo na Crise Atual, periódica, a Construção, continua ! Boa semana d Negócios !

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Mensagens: 810
- Registado: 10/2/2006 23:18
- Localização: Lisboa
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Estou dentro, mas tenho uma preocupação ... porque será que quase todos os dias, tem havido notícias sobre a ME?
Será a necessidade constante por parte desconhecida de aguentar estes valores?
Ou será apenas coincidendência a altura em que aparecem todas estas notícias?
Foi a alta-velocidade, não ser discriminado no 2º lote, foi o aeroporto luanda, Nearshoring, corredor lobito, a EGF, Resíduos sólidos como fonte de energia, novo hospital de Lisboa, etc, mexico (um dia destes)... muitas notícias e entrevista em muito pouco tempo!!!
Gráfico semanal sem grandes novidades.
Será a necessidade constante por parte desconhecida de aguentar estes valores?
Ou será apenas coincidendência a altura em que aparecem todas estas notícias?
Foi a alta-velocidade, não ser discriminado no 2º lote, foi o aeroporto luanda, Nearshoring, corredor lobito, a EGF, Resíduos sólidos como fonte de energia, novo hospital de Lisboa, etc, mexico (um dia destes)... muitas notícias e entrevista em muito pouco tempo!!!
Gráfico semanal sem grandes novidades.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Mensagens: 1330
- Registado: 12/11/2002 16:18
- Localização: Santarém
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O lançamento da Linha 4 do Trem Leve em Jalisco representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte público da região. A previsão de início das operações no primeiro semestre de 2024 é um marco importante que demonstra o compromisso e a melhoria da mobilidade urbana.
Para empresas envolvidas, como a Mota Engil, projetos como este são oportunidades de demonstrar sua capacidade de executar grandes obras de infraestrutura e reforçar sua presença no mercado. A participação em iniciativas desse porte pode levar a mais contratos e parcerias, fortalecendo a posição da empresa no setor.
https://www.google.com/amp/s/www.inform ... -0077.html
J.f.vieira
Para empresas envolvidas, como a Mota Engil, projetos como este são oportunidades de demonstrar sua capacidade de executar grandes obras de infraestrutura e reforçar sua presença no mercado. A participação em iniciativas desse porte pode levar a mais contratos e parcerias, fortalecendo a posição da empresa no setor.
https://www.google.com/amp/s/www.inform ... -0077.html
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vai de encontro da minha previsão de investimento na mota engil...
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-ate-2026
J.f.vieira
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-ate-2026
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O corredor permitirá um intercâmbio eficiente de produtos entre a região Ásia-Pacífico e a Europa, passando pelo México. Isso pode transformar Coatzacoalcos em um hub logístico crucial.
Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar.
Dois Podebis em Coatzacoalcos foram concedidos à Mota Engil, uma empresa portuguesa. Isso inclui a construção de um terminal no porto, o que demonstra a confiança na capacidade de execução da Mota Engil.
Coatzacoalcos é responsável por 90% da produção petroquímica do México, com a maior parte do transporte feito por ferrovia e navio. Isso destaca a importância estratégica da região para a indústria.
A Mota Engil está envolvida em promover parques industriais, atraindo empresas que consumam matérias-primas e produtos acabados da zona industrial. Isso pode levar a um crescimento significativo de investimentos e desenvolvimento econômico.
A construção do Terminal Químico de Porto México pela Braskem-Idesa é mencionada como um fator positivo, permitindo a importação de etano, essencial para a indústria local.
O Corredor Marítimo Sines-Coatzacoalcos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços comerciais entre a Europa e a América do Norte, facilitando o fluxo de mercadorias entre estas regiões. A participação da Mota Engil em projetos chave dentro deste corredor não só demonstra a capacidade técnica e operacional da empresa, mas também posiciona Portugal como um parceiro vital no desenvolvimento infraestrutural do México.
O foco no desenvolvimento dos Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar e a integração com a indústria petroquímica local sugerem um futuro promissor para Coatzacoalcos como um centro logístico e industrial. A capacidade de atrair empresas que consumam as matérias-primas produzidas localmente pode criar um ciclo virtuoso de investimentos e crescimento econômico.
Para a Mota Engil, este projeto reforça sua presença internacional e pode resultar em um fluxo constante de contratos e investimentos, contribuindo para a estabilidade financeira da empresa a longo prazo. Por fim, a execução bem-sucedida deste projeto pode servir de modelo para futuras colaborações internacionais em grandes projetos de infraestrutura.
https://diariodelistmo.com/coatzacoalco ... o/50549280
J.f.vieira
Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar.
Dois Podebis em Coatzacoalcos foram concedidos à Mota Engil, uma empresa portuguesa. Isso inclui a construção de um terminal no porto, o que demonstra a confiança na capacidade de execução da Mota Engil.
Coatzacoalcos é responsável por 90% da produção petroquímica do México, com a maior parte do transporte feito por ferrovia e navio. Isso destaca a importância estratégica da região para a indústria.
A Mota Engil está envolvida em promover parques industriais, atraindo empresas que consumam matérias-primas e produtos acabados da zona industrial. Isso pode levar a um crescimento significativo de investimentos e desenvolvimento econômico.
A construção do Terminal Químico de Porto México pela Braskem-Idesa é mencionada como um fator positivo, permitindo a importação de etano, essencial para a indústria local.
O Corredor Marítimo Sines-Coatzacoalcos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços comerciais entre a Europa e a América do Norte, facilitando o fluxo de mercadorias entre estas regiões. A participação da Mota Engil em projetos chave dentro deste corredor não só demonstra a capacidade técnica e operacional da empresa, mas também posiciona Portugal como um parceiro vital no desenvolvimento infraestrutural do México.
O foco no desenvolvimento dos Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar e a integração com a indústria petroquímica local sugerem um futuro promissor para Coatzacoalcos como um centro logístico e industrial. A capacidade de atrair empresas que consumam as matérias-primas produzidas localmente pode criar um ciclo virtuoso de investimentos e crescimento econômico.
Para a Mota Engil, este projeto reforça sua presença internacional e pode resultar em um fluxo constante de contratos e investimentos, contribuindo para a estabilidade financeira da empresa a longo prazo. Por fim, a execução bem-sucedida deste projeto pode servir de modelo para futuras colaborações internacionais em grandes projetos de infraestrutura.
https://diariodelistmo.com/coatzacoalco ... o/50549280
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Este avanço no Corredor do Lobito pode potencialmente aumentar o fluxo de receita para a Mota-Engil, fortalecer seu portfólio de projetos e contribuir para a diversificação de seus investimentos. A parceria com a Trafigura e Ivanhoe, grandes 'traders' de commodities, bem como o financiamento pelo DFC dos EUA, sublinha a relevância e o potencial de crescimento do projeto, alinhando-se com a estratégia da empresa de expandir suas operações em mercados de alto crescimento.
https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... -portuaria
J.f.vieira
https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... -portuaria
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
E la vai ela direitinha ao seu objetivo de curto prazo em 3.74. Mas passado esse termos então a merecida valorização. A partir daí irá de Mota.
- Mensagens: 10365
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A ME já ganhou algum concurso na Europa, excluindo Portugal?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Júri só admite proposta do consórcio da Mota-Engil para alta velocidade
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/juri-so-admite-proposta-do-consorcio-da-mota-engil-para-alta-velocidade
Júri do concurso para o troço da alta velocidade entre Porto e Oiã concluiu que documento entregue pela empresa Alexandre Barbosa Borges "não reunia as condições necessárias" e recusou o requerimento do agrupamento da Sacyr para que a sua proposta fosse aceite.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/juri-so-admite-proposta-do-consorcio-da-mota-engil-para-alta-velocidade
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
Aparentemente a margem não é curta, apenas não existe, daí mais ninguém aparecer, até porque as empresas espanholas são agressivas no preço.
"Salvaguardar compensações" é crime, mas como já foi aqui dito, não por mim

Por outro lado, uma empresa como a ME precisa de volume de obras.
Se nesta fase o preço vale 70%, nas restantes deve valer o mesmo, logo restão 30% para alguma eventual "engenharia".
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
- Mensagens: 495
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O consórcio CAAP|Mota-Engil|BestFly e a parceria AVIC|Yunnan Airport Group foram admitidos ao concurso de concessão para explorar, gerir e manter o novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Esse concurso, promovido pelo Ministério dos Transportes, inclui um contrato inicial de 25 anos, podendo ser estendido por mais 15. O NAIL, com capacidade para movimentar até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de mercadorias por ano, visa se tornar um hub logístico significativo em África. O consórcio vencedor será avaliado e negociado antes da adjudicação final (JornalF8).
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
- Mensagens: 394
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil na corrida ao aeroporto de Luanda
Dois consórcios apresentaram propostas, um deles da Mota-Engil. O Ministério dos Transportes de Angola vai agora avaliar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
Acho que o Vale conseguiu resumir tudo nestea nota...
A ME não sairá a perder nesta obra!
FR
- Mensagens: 34
- Registado: 13/4/2024 0:05
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
Por aqui se vê o alívio dos espanhóis… vai ser difícil tirar grande margem disto.
Só espero que o CEO no alerta que ontem dava não tenha razão… De o segundo troço, muito mais simples, não ficar para os espanhóis por uma tentação de equilibrarem o resultado dos concursos…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Mensagens: 4470
- Registado: 27/8/2013 19:39