Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Que bem! Ainda vendem... baixar de 3 é que vai ser um enredo para os ursos. Ai é que se dará a batalha decisiva entre ursos e touros. 
Qual é o sonho dos vendedores? Que os índices corrijam e quem tem Mota desate a vender. Pode dar errado, a Mota tem um suporte em 3 euros e aí os touros poderão entrar a comprar e as posições curtas ficam desconfortáveis e terão de emendar a mão.

Qual é o sonho dos vendedores? Que os índices corrijam e quem tem Mota desate a vender. Pode dar errado, a Mota tem um suporte em 3 euros e aí os touros poderão entrar a comprar e as posições curtas ficam desconfortáveis e terão de emendar a mão.

- Registado: 31/5/2014 23:07
Àlvaro Escreveu:Dá que pensar, será que vem aí correção?
https://expresso.pt/semanario/primeiro/ ... a-b7360d0e

- Registado: 13/4/2024 0:05
Dá que pensar, será que vem aí correção?
Beira mar Escreveu:Penso que será algo mais profundo, na minha visão a mota engil é das primeiras a subir num bull e esta descida deixa-me apreensivo para todas as acções.
Já me antecipou muitos movimentos generalizados de subida, já me antecipou muitos movimentos generalizados de queda…
A razão, não sei, mas é quase em jeito de fractais

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Quem acredita na empresa, tem agora um dividendo de 4,2% a valores atuais.
Nota-se o peso da dívida, ainda que controlada, a pressionar brutalmente o resultado líquido, mas mais de 60% da dívida da mota está a taxas variáveis, pelo que haverá algum impacto positivo nos próximos meses com a descida dos juros.
A empresa não cresceu à velocidade que se esperava, em princípio será esta a causa das quedas.
Mas em resumo, diria que a cotação já descontou isso tudo. E como se costuma dizer, "para trás mija a burra". Agora o que interessa daqui para a frente é a performance futura:
Rotação de ativos no horizonte, novas obras e redução dos juros.
Dissipadas as dúvidas nos resultados do 1 semestre, este pode ser um bom ponto de entrada.
Nota-se o peso da dívida, ainda que controlada, a pressionar brutalmente o resultado líquido, mas mais de 60% da dívida da mota está a taxas variáveis, pelo que haverá algum impacto positivo nos próximos meses com a descida dos juros.
A empresa não cresceu à velocidade que se esperava, em princípio será esta a causa das quedas.
Mas em resumo, diria que a cotação já descontou isso tudo. E como se costuma dizer, "para trás mija a burra". Agora o que interessa daqui para a frente é a performance futura:
Rotação de ativos no horizonte, novas obras e redução dos juros.
Dissipadas as dúvidas nos resultados do 1 semestre, este pode ser um bom ponto de entrada.
- Registado: 8/3/2012 17:31
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:41, num total de 1 vez.
Penso que será algo mais profundo, na minha visão a mota engil é das primeiras a subir num bull e esta descida deixa-me apreensivo para todas as acções.
- Registado: 14/12/2023 10:14
Àlvaro Escreveu:andrerui, isso é o dia a dia. Cá e lá fora. E será que neste caso é preciso publicidade? Não me parece quem entrou aqui quer lá saber se no curto prazo cai de 3 para 2.70. Claro que seria melhor entrar a 2.70, mas... veremos se lá chegará.
DE resto, qual a empresa que não faz pelos acionistas? Haverá umas quantas, não é de todo este o caso, seriam masoquistas.
A publicidade em parte és mesmo tu que a fazes , pareces um papagaio com as tuas duas accoes na mão...
Tem calma.
- Registado: 22/2/2019 14:19
andrerui, isso é o dia a dia. Cá e lá fora. E será que neste caso é preciso publicidade? Não me parece quem entrou aqui quer lá saber se no curto prazo cai de 3 para 2.70. Claro que seria melhor entrar a 2.70, mas... veremos se lá chegará. 
DE resto, qual a empresa que não faz pelos acionistas? Haverá umas quantas, não é de todo este o caso, seriam masoquistas.

Crissssx Escreveu: ....
Também acredito que possa subir , mas esta publicidade...faz-me confusão. ....
A estes preços também estou positivo no médio/longo prazo, mas esta publicidade ...
Alguns posts atrás dei exemplos de notícias diárias/semanais que eram dadas pelo negócios.pt que achava demais a sua frequência. Ok, houve uma entrevista e depois separaram em episódios. Ok.
Agora vejamos, ontem e hoje. Ontem no negocios.pt chegou a ser a principal notícia a venda de 9% da Líneas. Essa venda foi feita até 30 de junho. Ontem, durante algum tempo foi a principal notícia.
Hoje a criação de uma nova entidade para o setor da energia!!!
Zero valor para quem ler isto!
Não quero parecer mal agradecido com toda esta publicidade, mas faz-me também alguma confusão!!!
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Tão bom ver o positivismo mesmo quando caí a pique .
Também acredito que possa subir , mas esta publicidade...faz-me confusão .
Quando saíssem os resultados é que ia ser....
Também acredito que possa subir , mas esta publicidade...faz-me confusão .
Quando saíssem os resultados é que ia ser....
Exato, nada disto faz sentido em termos fundamentais. Provavelmente vão insistir e abrir espaço para melhores ganhos que aqueles que já estão dentro, mas continuo a não acreditar que caia de 3. Penso que a posição curta tentará, mas aí haverá movimento forte contrário. Para mim é o que faz sentido. É que tem ainda uma outra coisa, a construção srá um setor de futuro, de bom rendimento. Veremos mais adiante o que será dito sobre IA na construção. 

Só na Lineas/Lusoponte, Martifer, EGF e nas concessões mexicanas ainda por vender terá um valor a rondar 600 milhões (para um market cap atual de cerca de 900 milhões, a rondar os 3 euros por ação)…
É o que é… sem contar com tudo o resto, pipelines de obras, etc.
Mas como diz o JJ os ciclos da Mota são isto. E a realidade é que se perder os 3 euros, vai direta aos 2,70. E perdendo estes então, só dá para aguardar por lateralização e duplo fundo novamente para o arranque, como é tradição…
É o que é… sem contar com tudo o resto, pipelines de obras, etc.
Mas como diz o JJ os ciclos da Mota são isto. E a realidade é que se perder os 3 euros, vai direta aos 2,70. E perdendo estes então, só dá para aguardar por lateralização e duplo fundo novamente para o arranque, como é tradição…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Àlvaro Escreveu:jj, parece haver por aqui interessados em entrar abaixo de 3, mas continua a parecer-me sonho a mais. Seria um saldo que o mercado não deverá dar, o n+umero de ações ontem transacionadas abaixo de 3 é diminuto, por isso mantenho intacto o meu otimismo nesta ação, apesar de saber da exstências de posições curtas que até poderão contribuir para dar gás à Mota, será uma questão de perceberem que não têm espaço para negociar para baixo.
Parece-me tratar-se aqui de afastar quem está dentro.
Essas posicões estão a perder a dinheiro pela tua lógica...
jj, parece haver por aqui interessados em entrar abaixo de 3, mas continua a parecer-me sonho a mais. Seria um saldo que o mercado não deverá dar, o n+umero de ações ontem transacionadas abaixo de 3 é diminuto, por isso mantenho intacto o meu otimismo nesta ação, apesar de saber da exstências de posições curtas que até poderão contribuir para dar gás à Mota, será uma questão de perceberem que não têm espaço para negociar para baixo. 

.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:40, num total de 1 vez.
Tx9262 Escreveu:Chegou o pânico, está em ponto de rebuçado.
Em 07/06/2024:
Lusitanus Escreveu:...
Se há pânico ele podia ter sido evitado: em 07/06/2024 já tinha dado sinal de que a "coisa" ia descarrilar ...
Hoje o panorama é este:
Meia posição não a levarão nem que a vaca tussa, podem partir 3 euros que não a levarão. Não faz sentido. Com a outra meia, entre compras e vendas cá andaremos nesta brincadeira... estou como o vale, nada disto me faz sentido, faz até sentido contrário. Atribuo esta efeméride à posição curta. 

Ora finalmente cá está!
Foi dificil mas chegou o movimento tipico da mota antes das explosivas reversões.
Chegou o pânico, está em ponto de rebuçado.
Tem tudo para nos próximos dias fazer o caminho ascendente com os objetivos atrás já definidos.
Se não o fizer será inedito, e a viagem para baixo poderá ser vetrtiginosa e dolorosa.
Como já atrás disse, estou a pagar para ver (embora reconheça que não esperava uma correção desta magnitude e com neste periodo temporal!)
Até já e bons negócios
Foi dificil mas chegou o movimento tipico da mota antes das explosivas reversões.
Chegou o pânico, está em ponto de rebuçado.
Tem tudo para nos próximos dias fazer o caminho ascendente com os objetivos atrás já definidos.
Se não o fizer será inedito, e a viagem para baixo poderá ser vetrtiginosa e dolorosa.
Como já atrás disse, estou a pagar para ver (embora reconheça que não esperava uma correção desta magnitude e com neste periodo temporal!)
Até já e bons negócios
- Registado: 13/4/2024 0:05
Voltam a atacar já levaram metade.
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:40, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Não percebo nada disto. Estou a ficar "menente" como se diz por estas Terras.
Para mim, a vela deveria ter sido feita em sentido contrário e na mesma proporção.
Parece-me que vou deixar andar e vou de férias grandes. Quando se acabarem os cascanhóis, volto de MOTA.
CumPrim/
ValeAquilino
Para mim, a vela deveria ter sido feita em sentido contrário e na mesma proporção.
Parece-me que vou deixar andar e vou de férias grandes. Quando se acabarem os cascanhóis, volto de MOTA.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
tecnicamente, uma vela dessas é um sinal de alerta, mas a verdade é que ela não rompeu o suporte e,portanto poder ter resultado de venderem até à exaustão. E, portanto veremos até onde irá o ressalto e veremos se, caso volte atrás, se não retomam neste suporte. Que está a haver boa reação, isto está e que pode ir num ápice a 3.36 tbm pode acontecer.
Xxx jj xxx Parece-me que poderá ter um bom ressalto. Até aos tais 3,85 que já falei não seria nada mau.
Mas se me perguntares se o fundo está já feito num horizonte mais longo… esta vela tecnicamente…
Mas se me perguntares se o fundo está já feito num horizonte mais longo… esta vela tecnicamente…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
jj, havia de facto a possibilidade de corrigir mais um pouco, mas cedo deu para perceber que os ursos estavam exaustos. Agora há uma evidência: 3 é um suporte para valer. E, portanto... é deixar correr o marfim.